Postado originalmente por
John1532Jr
Badia,
A questão de reprogramação da ECU é um assunto bastante complexo (envolve parâmetros que somente podem ser verificados com estes exaustivos em dinamômetro e outros exames específicos no motor em laboratório) e que se feito inadequadamente pode comprometer e muito a segurança e a durabilidade do motor. Na minha opinião, reprogramação de ECU não é assunto para "curiosos".
No entanto, a eliminação do DPF é possível, sem reprogramação da ECU, "enganando" a central pelo sensor de saída do sistema catalizador/DPF.
No Troller, me parece que o DPF é composto de dois estágios: um catalizador na entrada e em seguida o filtro de material particulado. Existem dois sensores de pressão no sistema (um na entrada do DPF e outro na saída do DPF) que informam à ECU a diferença de pressão entre os dois pontos. Se a diferença for acima de um determinado valor, indica à ECU que o DPF está obstruído e necessita ser regenerado.
Para "enganar" a central (ECU), será necessário fazer o seguinte:
1 - fazer um furo no filtro DPF (somente ao longo do filtro DPF e não no catalizador) com diâmetro aproximado do tubo de escape (deve ser feito um furo com qualidade, e não simplesmente esburacar tudo).
2 - substituir a saída de leitura do segundo sensor de pressão (na saída do DPF) por um divisor resistivo que gere a tensão correta para a ECU como se o DPF estivesse limpo.
Isto feito, a ECU sempre vai "entender" que o DPF está limpo, pois a tensão gerada pelo divisor resistivo será sempre constante.
O problema é encontrar quem tenha a coragem para fazer isto, pois acabará com a garantia do carro, que hoje é de dois anos. É um prazo significativo.