x
Convex Datacenter

regeneracao filtro

Citação Postado originalmente por Vinicius.goncalvesmoreira Ver Post
    Olá John,

Obrigado pelas informações! Vou dar uma pesquisada melhor nesse assunto, porém sendo uma característica do veículo ( e que é nova pra 99% dos compradores) a Troller / Ford deveria explicar no manual obrigatoriamente!

Hoje isso não acontece e as concessionárias também não tem a informação! Toda informação sobre regeneração se encontra em apenas 2 páginas do manual e bem resumida, com foco em como realizar a regeneração manual.

Como disse, estou bem contente com o veículo. Se esse lag não evoluir para um problema maior (parada do veículo), como já teve relato aqui no fórum, é o preço por ter um veículo que atende EURO5.

Abraço
    o que foi explicado anteriormente esta correto.
    o meu troller fica desta forma de 500 em 500 km
    ja estou acostumado mas da primeira vez fiquei com medo, principalmente pois estava cheganda da estrada pela primeira vez e ainda ocorreu de cair graxa da cruzeta no catalizador, gerando um cheiro forte de queimado. Liguei na agencia e nao souberam me explicar nada. Curiosamente naquela semana vi uma SW4 saindo uma fumaca branca pelo escape. Pesquisei e descobri exatamente o que foi explicado pelo colega. De uma olhada na pagina da Nissan/Frontier. Baixe o manual da camionete e leia. La esta explicando esta regeneracao. É chato, o carro fica esquisito mas é normal.

artigo sobre nosso motor

A MWM está testando e pesquisando a tecnologia para emissões Euro VI. A companhia, também está preparada para atender a fase P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores ? Proconve, equivalente a legislação de emissão Euro V, que entrará em vigor no Brasil em janeiro de 2012.

A empresa está em fase de aplicação do Euro V para clientes, com testes de calibração e de campo. Domingos Carapinha, gerente de Divisão do Desenvolvimento do Produto explica que a MWM se antecipa para atender novas demandas. O Euro VI contará com todas essas vantagens, mas terá como diferencial a unificação das rotas de emissões EGR e SCR. Além desses estudos, a MWM desenvolveu o motor MaxxForce 3.2H com os injetores centrais e verticais, novo cabeçote 16 válvulas cross flow com comando único e o turbo de geometria variável Dual Axle, com comando eletrônico e roda de titânio, que proporciona maior durabilidade e robustez. O modelo está disponível na versão EGR e oferece 4,5% na redução do custo de combustível, 55% de melhoria no torque de arrancada, 400 mil quilômetros de vida útil do motor, tucho hidráulico que elimina a necessidade de manutenção das válvulas e sistema de distribuição traseiro de engrenagens.

fonte:Revista Caminhoneiro MWM registra crescimento contínuo

Usuário
    Entrada
    15/02/2009
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 3
    cpinsdorf,

Qual o uso que você faz do seu Troller? Predominantemente uso urbano com engarrafamento e sinais de transito, uso em rodovia, uso misto, ou trilha?

Esta informação é importante para os colegas de 3.2, pois se usam em situações parecidas, terão como parâmetro a regeneração a cada 500km aproximadamente (supondo-se o uso de diesel S10 naturalmente).

Um abraço...

Usuário
    Entrada
    19/12/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, estou acompanhando esse tópico desde o início quando dependurei no cabide o sonho do 3.2, face aos problemas ocorridos.
    Entendi mal, estou louco ou eliminando o filtro de particulas como nas Lands modernas e reprogramando o ECU o trem vira só alegria??
    Abraço na torcida!
    Badia

Usuário
    Entrada
    15/02/2009
    Local
    Recife/PE
    Citação Postado originalmente por BADIA Ver Post
    Pessoal, estou acompanhando esse tópico desde o início quando dependurei no cabide o sonho do 3.2, face aos problemas ocorridos.
    Entendi mal, estou louco ou eliminando o filtro de particulas como nas Lands modernas e reprogramando o ECU o trem vira só alegria??
    Abraço na torcida!
    Badia
    Badia,

A questão de reprogramação da ECU é um assunto bastante complexo (envolve parâmetros que somente podem ser verificados com estes exaustivos em dinamômetro e outros exames específicos no motor em laboratório) e que se feito inadequadamente pode comprometer e muito a segurança e a durabilidade do motor. Na minha opinião, reprogramação de ECU não é assunto para "curiosos".

No entanto, a eliminação do DPF é possível, sem reprogramação da ECU, "enganando" a central pelo sensor de saída do sistema catalizador/DPF.

No Troller, me parece que o DPF é composto de dois estágios: um catalizador na entrada e em seguida o filtro de material particulado. Existem dois sensores de pressão no sistema (um na entrada do DPF e outro na saída do DPF) que informam à ECU a diferença de pressão entre os dois pontos. Se a diferença for acima de um determinado valor, indica à ECU que o DPF está obstruído e necessita ser regenerado.

Para "enganar" a central (ECU), será necessário fazer o seguinte:

1 - fazer um furo no filtro DPF (somente ao longo do filtro DPF e não no catalizador) com diâmetro aproximado do tubo de escape (deve ser feito um furo com qualidade, e não simplesmente esburacar tudo).
    2 - substituir a saída de leitura do segundo sensor de pressão (na saída do DPF) por um divisor resistivo que gere a tensão correta para a ECU como se o DPF estivesse limpo.

Isto feito, a ECU sempre vai "entender" que o DPF está limpo, pois a tensão gerada pelo divisor resistivo será sempre constante.

O problema é encontrar quem tenha a coragem para fazer isto, pois acabará com a garantia do carro, que hoje é de dois anos. É um prazo significativo.

Usuário Avatar de Vinicius.goncalvesmoreira
    Entrada
    09/11/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por John1532Jr Ver Post
    Badia,

A questão de reprogramação da ECU é um assunto bastante complexo (envolve parâmetros que somente podem ser verificados com estes exaustivos em dinamômetro e outros exames específicos no motor em laboratório) e que se feito inadequadamente pode comprometer e muito a segurança e a durabilidade do motor. Na minha opinião, reprogramação de ECU não é assunto para "curiosos".

No entanto, a eliminação do DPF é possível, sem reprogramação da ECU, "enganando" a central pelo sensor de saída do sistema catalizador/DPF.

No Troller, me parece que o DPF é composto de dois estágios: um catalizador na entrada e em seguida o filtro de material particulado. Existem dois sensores de pressão no sistema (um na entrada do DPF e outro na saída do DPF) que informam à ECU a diferença de pressão entre os dois pontos. Se a diferença for acima de um determinado valor, indica à ECU que o DPF está obstruído e necessita ser regenerado.

Para "enganar" a central (ECU), será necessário fazer o seguinte:

1 - fazer um furo no filtro DPF (somente ao longo do filtro DPF e não no catalizador) com diâmetro aproximado do tubo de escape (deve ser feito um furo com qualidade, e não simplesmente esburacar tudo).
    2 - substituir a saída de leitura do segundo sensor de pressão (na saída do DPF) por um divisor resistivo que gere a tensão correta para a ECU como se o DPF estivesse limpo.

Isto feito, a ECU sempre vai "entender" que o DPF está limpo, pois a tensão gerada pelo divisor resistivo será sempre constante.

O problema é encontrar quem tenha a coragem para fazer isto, pois acabará com a garantia do carro, que hoje é de dois anos. É um prazo significativo.
    Outro problema é que o sistema não regenerá e o DPF depois de um tempo começará a ficar obstruido, aumentando a contra pressão do sistema.

Usuário
    Entrada
    15/02/2009
    Local
    Recife/PE
    Outro problema é que o sistema não regenerá e o DPF depois de um tempo começará a ficar obstruido, aumentando a contra pressão do sistema.
    Vinicius,

Neste caso, como o DPF ficará perfurado, não haverá retenção de partículas, não haverá aumento da contra pressão, e não será necessário fazer a regeneração. Desnecessário dizer que se for gerado material particulado em excesso, o veículo não passará no CONTROLAR...

Atenção, pessoal de São Paulo.

cpinsdorf,

Qual o uso que você faz do seu Troller? Predominantemente uso urbano com engarrafamento e sinais de transito, uso em rodovia, uso misto, ou trilha?

Esta informação é importante para os colegas de 3.2, pois se usam em situações parecidas, terão como parâmetro a regeneração a cada 500km aproximadamente (supondo-se o uso de diesel S10 naturalmente).

Um abraço...
    John, você me parece ter um bom conhecimento técnico da coisa, precisamos conversar mais! Kkkkkkk

Quanto a regeneração, no Troller 3.2 ela se dá em um espaço mais curto.
    Em média uma vez a cada 250Km rodando na cidade e uma vez a cada 360km na estrada.
    A regeneração dura entre 5 e 25 minutos.

Hoje, depois da reprogramação feita pela MWM, a regeneração automática se dá de forma imperceptível, salvo um leve aumento na potência do motor e uma leve mudança no barulho do escapamento (que devido a alta temperatura no momento da regeneração faz o filtro de expandir e ser menos restritivo).
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

Usuário Avatar de Vinicius.goncalvesmoreira
    Entrada
    09/11/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Vinicius,

Neste caso, como o DPF ficará perfurado, não haverá retenção de partículas, não haverá aumento da contra pressão, e não será necessário fazer a regeneração. Desnecessário dizer que se for gerado material particulado em excesso, o veículo não passará no CONTROLAR...

Atenção, pessoal de São Paulo.

Ok, agora compreendi. Todo o sistema de escape do furo para trás acabaria ficando inutilizado....
    Moro em SP e não tenho coragem... kkkk
    Abraço

Usuário
    Entrada
    15/02/2009
    Local
    Recife/PE
    Ok, agora compreendi. Todo o sistema de escape do furo para trás acabaria ficando inutilizado....
    Moro em SP e não tenho coragem... kkkk
    Abraço
    Vinicius,

O furo é no miolo do conjunto catalisador/DPF, mas somente na parte DPF. A parte catalisador do conjunto e o escapamento continuam a funcionar normalmente.

Apenas o DPF terá um furo interno ao longo de seu comprimento, e não terá mais função, exceto conduzir os gases do escape.

regeneracao

cpinsdorf,

Um abraço...
    Uso o carro diariamente, moro numa cidade relativamente pequena e me desloco num misto de cidade e rodovia. Ando de 10-15 km para ir de casa ao trabalho e vice versa, ou seja, o motor nem chega a esquentar direito. Nos finais de semana rodo mais em rodovia e por mais tempo. Uso apenas S10. Estou com pneus 33pol. e consigo media de 7,5 a 8 km/litro pela bomba. O hodometro ao invez de marcar para mais em relacao a velocidade real marca cerca de 10% para menos. Conferi no GPS e nas lombadas eletronicas. Acrescentando cerca de 10% aos km rodados e dividido pelo volume de diesel chega em quase 9km/l na cidade/estrada. Nunca acendeu nenhuma lampada da injecao ate o momento. O motor tem minima instabilidade nos dias frios e engasgava um pouco quando frio apenas antes de amaciar. Quando entra em regeneracao tem um lag bem nitido. Para evitar o lag acabo trocando de marcha num rpm maior e dou um toque no acelerador durante a troca para nao deixar o rpm cair. Minimiza o problema parcialmente. Se esta reprogramacao resolver o lag acho bem interessante. Nesta semana dei uma volta numa Frontier 190cv, e ao entregar o carro na loja vi a fumaca branca saindo do escape, acredito que entrou em regeneracao mas nem percebi nada no desempenho. Concluo que a regeneracao nao precisa gerar este lag na aceleracao. Defeito ate agora apenas o aquecimento que vive travando aquecido e entrada de agua pela parte superior da porta do motorista, aguardo proximo mes para fazer a segunda revisao para resolver este problema.

Usuário Avatar de Dudu Torres
    Entrada
    13/06/2013
    Local
    Bhz/MG
    Pessoal, pelo que vi e ja passei por todos esses problemas,com meu t4tgv-12/13 nao tem "conserto ,resposta da montadora nada,nada,nada" cheguei a conclusao ,que o melhor a fazer e acionar a justiça,refiro-me ,procurar um advogado e mover uma açao,(todo mundo, ao quase todo mundo tem um conhecido,primo,irmao,colega,vizinho,cliente,que e advogado) entao: FAÇA O QUE TENHA DE SER FEITO,MAS FAÇA, pois nao ira adiantar de nada reclamar neste ou em outra site,(comentar sobre problemas,dicas ... e diferente),pois o que vejo e que somente a justiça e quem vai resolver a situaçao.

Peço um favor ,antes de responder o que escrevi,pense ,mas pense bem ,com a cabeça fria,veja os fatos ,leia todo este topico,seja REALISTA!
    NASCIDO NA TRILHA ,CRIADO NA CONCESSIONARIA .

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 5 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 5 visitantes)

Tópicos Similares

1. Troller 3.2 TGV: Problemas resolvidos?
      Por MarcoKK no fórum Troller
      Respostas: 6
      Última resposta: 25/09/2017, 16:38
    2. Problemas Troller MWM 2.8
      Por Bruno F. Lima no fórum Troller
      Respostas: 38
      Última resposta: 06/08/2013, 10:16
    3. Problemas com troller 2008 3.0
      Por robson caxias no fórum Troller
      Respostas: 14
      Última resposta: 30/12/2012, 15:15
    4. Troller 3.0: problemas com bloqueio ...
      Por arthurmozao no fórum Troller
      Respostas: 0
      Última resposta: 15/12/2009, 22:56
    5. Problemas Câmbio Troller 03
      Por aluchesi no fórum Troller
      Respostas: 4
      Última resposta: 20/10/2008, 18:46

Permissões de Postagem