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Tópico: Molas para SW4.

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  • #1
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    SANDRO_VENTANIA

    Vc esta dormindo de toca , estou a sua disposição é só fazer o protocolo que todos fizeram , como o EDSON_ALEMÃO que foi o último a fazer o pedido , faei o pedido do EDSON agora por email para o Inacio .

    Abraço
    Dr. Guilherme,

    Você tem previsão de quando as minhas molas ficarão prontas?

    Abraço

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Edson_Alemão Ver Post
    Dr. Guilherme,

    Você tem previsão de quando as minhas molas ficarão prontas?

    Abraço


    EDSON

    Como falei ele pede 30 dias para entregar e o pedido foi feito dia 14/10 , esta muito cedo ainda para perguntar ao Inacio sobre estas molas .

  • #3
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    EDSON

    Como falei ele pede 30 dias para entregar e o pedido foi feito dia 14/10 , esta muito cedo ainda para perguntar ao Inacio sobre estas molas .
    Dr. Guilherme,

    Quando perguntei naquele momento sobre a previsão de quando minhas molas ficariam prontas, era apenas pra ter certeza que continuava sendo de 30 dias o prazo. É possível verificar com o Inácio se elas estão prontas.

    Agradeço desde já,
    Edson

  • #4
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    Boa tarde, Dr Guilherme, Engels, Ernesto e demais participantes.

    Obrigado pelas respostas e orientações.

    A teimosia em trocar as molas dianteiras foi minha, resolvi ser "cobaia" porque imaginei que molas dianteiras novas pudessem corrigir a inclinação para a esquerda. Quanto ao tecnil, é só um quebra galho porque precisava viajar.
    Tentei enviar fotos no post anterior, mas sou péssimo em informática. Hoja à noite pedirei ajudar para meu filho, e tentarei envia-las novamente.

    Quero aproveitar para perguntar onde posso encontrar o termômetro RACETRONIX ou similar, pois ontem numa serra, com este calor tive problemas com superaquecimento.

    Agradeço antecipadamente. Murilo.

  • #5
    Usuário Avatar de calhiandro
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    Citação Postado originalmente por Mujunqueira Ver Post
    Boa tarde, Dr Guilherme, Engels, Ernesto e demais participantes.

    Obrigado pelas respostas e orientações.

    A teimosia em trocar as molas dianteiras foi minha, resolvi ser "cobaia" porque imaginei que molas dianteiras novas pudessem corrigir a inclinação para a esquerda. Quanto ao tecnil, é só um quebra galho porque precisava viajar.
    Tentei enviar fotos no post anterior, mas sou péssimo em informática. Hoja à noite pedirei ajudar para meu filho, e tentarei envia-las novamente.

    Quero aproveitar para perguntar onde posso encontrar o termômetro RACETRONIX ou similar, pois ontem numa serra, com este calor tive problemas com superaquecimento.

    Agradeço antecipadamente. Murilo.
    Para postar as fotos é so clicar no botão modo avançado depois clique em administrar anexos e so escolher as fotos que quer enviar.

    Abraços e boa sorte
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Mujunqueira Ver Post
    Boa tarde, Dr Guilherme, Engels, Ernesto e demais participantes.

    Obrigado pelas respostas e orientações.

    A teimosia em trocar as molas dianteiras foi minha, resolvi ser "cobaia" porque imaginei que molas dianteiras novas pudessem corrigir a inclinação para a esquerda. Quanto ao tecnil, é só um quebra galho porque precisava viajar.
    Tentei enviar fotos no post anterior, mas sou péssimo em informática. Hoja à noite pedirei ajudar para meu filho, e tentarei envia-las novamente.

    Quero aproveitar para perguntar onde posso encontrar o termômetro RACETRONIX ou similar, pois ontem numa serra, com este calor tive problemas com superaquecimento.

    Agradeço antecipadamente. Murilo.
    CARO MURILO

    O RACETRONIX vc compra na :

    www.deltapecas.com.br

    Abraço

    MURILO

    Como eu havia falado aqui para todos , a maneira que fiz as minhas molas foram na tentativa de acerto e erro , na primeira SW4 93 ( fio de 14,5mm ) mandei fazer as molas com fio de 15mm , ela ficou boa mas ficou um pouco mais comprida do que deveria , mas deu pra usar assim mesmo só batia fim de curso aberto se passasse em quebra molas um pouco mais rápido , já na SW4 2002 ( fio de 13,8mm ) mandei fazer molas com fio de 14,3mm e ficou mole demais ainda daí fiz com fio de 15mm que ficou ótimo , PERDI UM PAR DE MOLAS , na SW4 2008 ( fio de 15mm ) mandei fazer com fio de 16mm e ficou mole demais ainda , daí mandei fazer com fio de 16,5mm e ficou ótima , PERDI MAIS UM PAR DE MOLAS .

    Com isto coloquei pra todos vcs as medidas que deram certo para mim para que vcs não fizessem errado tb , MAS NAS MOLAS DIANTEIRAS eu não havia feito para mim e a MINHA SUGESTÃO FOI DE FAZER MOLAS COM FIO DE 16,5MM , talvez este foi meu erro , pois as originais são de fio 16mm , mas como nas traseiras eu tive que engrossar o fio para resolver , por analogia calculei em engrossar apenas 0,5mm nas molas dianteiras e o MUJUNQUEIRA me faz este relato de ter FICADO ALTO DEMAIS E MUITO DURO .

    Gostaria de saber do pessoal que tb compraram as molas dianteiras se tiveram este mesmo resultado NEGATIVO com as molas pq se confirmarem este relato do MUJUNQUEIRA , eu teria que rever esta ESPESSURA DO FIO DAS MOLAS DIANTEIRAS , mas observando tb que eu SEMPRE FALEI AQUI QUE NA DIANTEIRA NÃO PRECISARIA DE TROCAR AS MOLAS reafirmado pelo amigo ENGELS KBÇA .

    MAS GOSTARIA MUITO QUE OS OUTROS QUE TROCARAM AS MOLAS DIANTEIRAS FIZESSEM OS SEUS RELATOS .

    Abraço a todos .
    4X4 Brasil

  • #7
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CARO MURILO

    O RACETRONIX vc compra na :

    www.deltapecas.com.br

    Abraço

    MURILO

    Como eu havia falado aqui para todos , a maneira que fiz as minhas molas foram na tentativa de acerto e erro , na primeira SW4 93 ( fio de 14,5mm ) mandei fazer as molas com fio de 15mm , ela ficou boa mas ficou um pouco mais comprida do que deveria , mas deu pra usar assim mesmo só batia fim de curso aberto se passasse em quebra molas um pouco mais rápido , já na SW4 2002 ( fio de 13,8mm ) mandei fazer molas com fio de 14,3mm e ficou mole demais ainda daí fiz com fio de 15mm que ficou ótimo , PERDI UM PAR DE MOLAS , na SW4 2008 ( fio de 15mm ) mandei fazer com fio de 16mm e ficou mole demais ainda , daí mandei fazer com fio de 16,5mm e ficou ótima , PERDI MAIS UM PAR DE MOLAS .

    Com isto coloquei pra todos vcs as medidas que deram certo para mim para que vcs não fizessem errado tb , MAS NAS MOLAS DIANTEIRAS eu não havia feito para mim e a MINHA SUGESTÃO FOI DE FAZER MOLAS COM FIO DE 16,5MM , talvez este foi meu erro , pois as originais são de fio 16mm , mas como nas traseiras eu tive que engrossar o fio para resolver , por analogia calculei em engrossar apenas 0,5mm nas molas dianteiras e o MUJUNQUEIRA me faz este relato de ter FICADO ALTO DEMAIS E MUITO DURO .

    Gostaria de saber do pessoal que tb compraram as molas dianteiras se tiveram este mesmo resultado NEGATIVO com as molas pq se confirmarem este relato do MUJUNQUEIRA , eu teria que rever esta ESPESSURA DO FIO DAS MOLAS DIANTEIRAS , mas observando tb que eu SEMPRE FALEI AQUI QUE NA DIANTEIRA NÃO PRECISARIA DE TROCAR AS MOLAS reafirmado pelo amigo ENGELS KBÇA .

    MAS GOSTARIA MUITO QUE OS OUTROS QUE TROCARAM AS MOLAS DIANTEIRAS FIZESSEM OS SEUS RELATOS .

    Abraço a todos .
    Bom, da minha parte fiz as dianteiras porque quis, mesmo contra o conselho do Dr de que não seria necessário, instalei e ficaram perfeitas, mas ele tinha razão, após retiradas medi as que estavam no carro e estavam íntegras e com as medidas iguais às que coloquei...

  • #8
    Usuário Avatar de Supercharger
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    Dr. Guilherme, sem falar que (sem trocadilhos), duro e mole é relativo! É uma opinião muito subjetiva. Tem gente que anda numa Caravan ou num Landau e diz que anda nas nuvens, de tão macio, enquanto outros se assustem com o balanço. Tem gente que anda em carro com suspensão esportiva e acha firme, segurança ao extremo, diz que anda sobre trilhos, enquanto outros acham que é duro, que cansa o corpo, associam até a "socar" ou bater a suspensão.

    Tive uma SW4 97 com amortecedores Procomp que era firme para o tamanho e peso do carro. Na minha opinião, era das tais que andam sobre trilhos, mas já teve gente que andou comigo que comentou "que a do fulano é bem mais confortável"...

    Enfim, só um comentário para os colegas. Acredito no colega que disse que ficou dura a dianteira, mas não duvido que, se ele der estas molas de presente para algum outro, pode acontecer do tal achar que ficaram perfeitas...

    Saudações,
    Gustavo.
    Land Cruiser 105 (Stormtrooper), SW4 94 (Raposa Vermelha), SW4 97 (Pantera Negra), Samurai 97 (Tatuí), Samurai 92 (Tatu)

  • #9
    Usuário Avatar de Supercharger
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    Complementando, a minha atual 94 quando comprei, era uma banheira, um Landau. Achei que estivesse com os amortecedores estourados, sem ação. Troquei os quatro por modelos a gás, classificados como "increased handling" na Rockauto, e a perua ficou um show (na minha subjetiva opinião). Entretanto, observando na mão os amortecedores removidos, percebi que não estavam sem ação, estavam até bons, mas EU não achei do meu agrado.

    Aliás, na Rockauto dividem amortecedores sob algumas categorias interessantes, para diminuir um pouco a subjetividade, embora esta sempre exista:

    - Linha "Economy": o nome diz tudo, você leva o que paga, depois não reclame! Rsrsrs.
    - Linha "Original Ride": performance similar ao original.
    - Linha "Increased Handling": Manejo/dirigibilidade melhorada. Vai ficar mais firme, se não gosta, fique na anterior.
    - Linha "Heavy Duty" ou "Load Assist": É pra carga, não é para gente, logo, não reclame! Rsrsrs.
    Land Cruiser 105 (Stormtrooper), SW4 94 (Raposa Vermelha), SW4 97 (Pantera Negra), Samurai 97 (Tatuí), Samurai 92 (Tatu)

  • #10
    Citação Postado originalmente por Supercharger Ver Post
    Complementando, a minha atual 94 quando comprei, era uma banheira, um Landau. Achei que estivesse com os amortecedores estourados, sem ação. Troquei os quatro por modelos a gás, classificados como "increased handling" na Rockauto, e a perua ficou um show (na minha subjetiva opinião). Entretanto, observando na mão os amortecedores removidos, percebi que não estavam sem ação, estavam até bons, mas EU não achei do meu agrado.

    Aliás, na Rockauto dividem amortecedores sob algumas categorias interessantes, para diminuir um pouco a subjetividade, embora esta sempre exista:

    - Linha "Economy": o nome diz tudo, você leva o que paga, depois não reclame! Rsrsrs.
    - Linha "Original Ride": performance similar ao original.
    - Linha "Increased Handling": Manejo/dirigibilidade melhorada. Vai ficar mais firme, se não gosta, fique na anterior.
    - Linha "Heavy Duty" ou "Load Assist": É pra carga, não é para gente, logo, não reclame! Rsrsrs.
    Tenho essa mesma impressão que vc teve, que estou andando em um Landau, essa é a primeira e única Sw4 q andei, não sei se esse balançar é normal, troquei os amortecedores em abril, 4 originais, e não mudou quase nada, tbm achei q estavam com defeito, agora na troca das molas pedi pro Meca examinar e conferir se não tinham problemas, fico mais tranquilo após ouvir seu relato, pra ficar mais firme, sem ficar dura demais quais seria os amortecedores indicados?

  • #11
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    José, não me sinto apto a sugerir amortecedores para você, ainda mais após investir em 04 originais. Sugiro dar uma volta em algumas SW4 de colegas foristas e comparar. Por exemplo alguma com Procomp, alguma com Rancho, alguma com KYB, etc.

    A 97 que tive com amortecedores Procomp foi a minha primeira experiência com amortecedores "aftermarket", e só assim foi porque a SW4 veio com estes; o mérito foi do dono anterior. Assim, recomendar os Procomp ao invés de um Rancho ou outra opção disponível seria muita presunção minha, pois não conheço as demais.

    Inclusive, para minha 94 fui direto procurar os Procomp, mas eram muito caros, e por recomendação dos fóruns gringos, arrisquei nos KYB da linha que é categorizada como "increased handling". O resultado foi muito bom e me satisfez. Poderia dizer que uma das duas marcas que pude usar é melhor que a outra? Também não. Os veículos são diferentes, com suspensão diferente, motorização diferente.

    Enfim, as melhores sugestões que posso te dar são:

    1) Fique com os seus originais novos. Para a proposta original do carro, tenho certeza que são os melhores. Uma troca neste ponto seria desperdiçar dinheiro.

    2) Sempre que tiver oportunidade, dê uma volta na viatura de algum colega forista. Aí daqui uns 80k~100k Km quando for trocar seus amortecedores novamente, terá uma idéia do comportamento das demais opções.

    Saudações,
    Gustavo.
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  • #12
    Citação Postado originalmente por Supercharger Ver Post
    José, não me sinto apto a sugerir amortecedores para você, ainda mais após investir em 04 originais. Sugiro dar uma volta em algumas SW4 de colegas foristas e comparar. Por exemplo alguma com Procomp, alguma com Rancho, alguma com KYB, etc.

    A 97 que tive com amortecedores Procomp foi a minha primeira experiência com amortecedores "aftermarket", e só assim foi porque a SW4 veio com estes; o mérito foi do dono anterior. Assim, recomendar os Procomp ao invés de um Rancho ou outra opção disponível seria muita presunção minha, pois não conheço as demais.

    Inclusive, para minha 94 fui direto procurar os Procomp, mas eram muito caros, e por recomendação dos fóruns gringos, arrisquei nos KYB da linha que é categorizada como "increased handling". O resultado foi muito bom e me satisfez. Poderia dizer que uma das duas marcas que pude usar é melhor que a outra? Também não. Os veículos são diferentes, com suspensão diferente, motorização diferente.

    Enfim, as melhores sugestões que posso te dar são:

    1) Fique com os seus originais novos. Para a proposta original do carro, tenho certeza que são os melhores. Uma troca neste ponto seria desperdiçar dinheiro.

    2) Sempre que tiver oportunidade, dê uma volta na viatura de algum colega forista. Aí daqui uns 80k~100k Km quando for trocar seus amortecedores novamente, terá uma idéia do comportamento das demais opções.

    Saudações,
    Gustavo.

    Fala Gustavo, eu nem penso em trocar agora os amortecedores, como disse, coloquei os 4 originais em abril, e as 4 molas agora, não rodei nem 4 mil km com eles...como sempre tive carros baixos, sinto bastante esse "balançar" de barca que a SW4 tem, mas o carro é super estável, macio e confortável na estrada, curvas e terra; na verdade sinto mais esse balanço na cidade em baixa velocidade: valetas, asfalto irregular, curvas mais fechadas, aí é aquele vai e vem para os lados, hehehe
    Pelo seu relato, deve ser caracteristica do carro mesmo, até porque a suspensão está toda revisada, alinhada, balanceada e com peças originais.
    Preciso mesmo andar em outras para ver as diferenças, o problema é que não conheço ninguem aqui em SP que tenha uma...e mesmo na oficina que levo, especializada em Toyotas, as que estão lá estão paradas pra conserto, vou ver se ando na do meca, embora seja diesel, diferente da minha q é gasolina, deve dar para ter uma idéia.
    Agradeço sua atenção e conselhos, não sei se viu, mas postei fotos da minha logo acima no antes / depois da instalação das molas.
    Abraços

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