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Tópico: Molas para SW4.

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Ernesto Pinzan
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    ERNESTO PINZAN

    Esta peça é a BIELETA e não vejo como vc pode fazer ela ficar mais ou menos inclinada , só mexe um pouco caso vc eleve demais a suspensão que não é o caso em que trocamos as molas cansadas pelas novas , na realidade com as molas velhas a supensão estará mais baixa e com as molas novas ela volta a posição original não inflenciando em nada na estabilidade/diribilidade do carro .
    Dr. Guilherme, quando levantei o carro 2 polegadas esta peça Bieleta traseira, ficou quase reta, quase em pé e o mecânico explicou que iria mudar a estabilidade, todavia se trocasse por uma maior que mantivesse a inclinação original, a estabilidade não seria tanto afetada. Por isto da minha pergunta para o nosso colega.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Ernesto Pinzan Ver Post
    Dr. Guilherme, quando levantei o carro 2 polegadas esta peça Bieleta traseira, ficou quase reta, quase em pé e o mecânico explicou que iria mudar a estabilidade, todavia se trocasse por uma maior que mantivesse a inclinação original, a estabilidade não seria tanto afetada. Por isto da minha pergunta para o nosso colega.

    CARO ERNESTO

    Com certeza vc tem razão , pensei que vc estava falando em ter o carro na forma original , se vc levantou 2" com certeza terá que aumentar o tamanho da BIELETA para que fique com a angulação de como ela era originalmente , não entendi a sua pergunta pois vc não falou que havia elevado a suspensão do carro em 2" .

    Para toda adaptação tem que ter os complementos resultante destas modificações , por isto gosto de minha SW4 na forma mais original possível e no meu ENGESA faço tudo que me passa pela cabeça em adaptações e correções de componentes depois que mexo em alguma coisa , ou seja uma modificação puxa outra outra e outra , para no fim ver SE VAI FICAR BOM OU NÃO E NA MAIORIA DAS VEZES FICA PIOR DO QUE COMO ERA ORIGINALMENTE rsrsrsrsrsrsrsrs .

  • #3
    Usuário Avatar de Leonardo Truccolo
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    Citação Postado originalmente por Ernesto Pinzan Ver Post
    Boa tarde Leonardo Truccolo!

    Parabéns pela ideia do macaco, foi bem prático.
    Se me permite, tenho uma duvida. Será que pode ajudar?
    É o seguinte esta peça que marquei na foto já me explicaram que o angulo dela afeta a estabilidade do carro. Quando na minha deixei ela quase em pé percebi que o carro ficou um pouco instável. Então tive de mudar para que ela ficasse inclinada para frente e não atras como esta na foto. Gostaria de saber como ficou esta peça na sua viatura depois que trocou as molas.
    Molas para SW4.-sw4-troca-de-mola.jpg

    Abraço,
    Td bom Ernesto,

    Desculpa a demora. Seguem as fotos de como ficou a bieleta.

    Abs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas para SW4.-dsc03689.jpg   Molas para SW4.-dsc03688.jpg  
    Leonardo Truccolo
    Ranger Limited 11
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por Leonardo Truccolo Ver Post
    ... Seguem as fotos de como ficou a bieleta ...
    Curiosidade de um leigo ... Pergunto ao Leonardo e aos demais "feras" ... Parece que a bieleta, que antes era mais inclinada, agora ficou um pouco mais ... digamos, "em pé". Por acaso, essa alteração na inclinação da bieleta não vai contribuir para afetar a estabilidade do veículo, ou demais elementos do sistema?

    Abs.
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Ernesto Pinzan
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Curiosidade de um leigo ... Pergunto ao Leonardo e aos demais "feras" ... Parece que a bieleta, que antes era mais inclinada, agora ficou um pouco mais ... digamos, "em pé". Por acaso, essa alteração na inclinação da bieleta não vai contribuir para afetar a estabilidade do veículo, ou demais elementos do sistema?

    Abs.
    Juntando o conhecimento matemático e mecânico, o que tenho é pouco no meu caso. Percebo que havia uma inclinação para o lado oposto do pneu. Então quando a suspensão trabalha ela se movimenta também. Detalhe ela trabalha se aproximando da direção do pneu. A bieleta esta presa no chassi e também em outra peça que a puxa para baixo quando a suspensão abre.
    O que ocorreu é simples, a bieleta sem a inclinação tem o percurso de trabalho menor, pois a proporção que ele fica em pé a suspensão fica mais aberta.

  • #6
    Usuário Avatar de Ernesto Pinzan
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    14/08/2014
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    Obrigado pelas fotos ficaram ótimas.
    Quanto as bieletas da sua viatura digo que estão iguais a da minha quase em pé.
    Quando as molas chegarem ela deve ficar inclinada para o nado do pneu então terei de providenciar bieletas maiores. Lembrando que no meu caso é porque coloquei 2 polegas mais alta.

  • #7
    Usuário Avatar de EduQxQ
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    Citação Postado originalmente por Ernesto Pinzan Ver Post
    . Lembrando que no meu caso é porque coloquei 2 polegas mais alta.
    Olá Ernesto,
    Penso em substituir também por molas maiores.

    Tenho dúvida quanto aos amortecedores. No teu caso, com 2 polegadas a mais, irá manter os mesmos amortecedores?


    Um abraço,
    Edu
    Hilux SW4
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  • #8
    Usuário Avatar de Leandrot
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    Molas Traseiras SW4

    Ernesto, não entendo de mecânica, mas quando troquei minhas molas traseiras também aconteceu o mesmo, depois do kit Ironman então nem se fala! Elas ficaram muito verticalizadas. Mas não alterou em nada a estabilidade, na verdade melhorou.
    E só para constar, mesmo com o kit Ironman a viatura continua com o velho desnivelamento, a dianteira motorista 0,5 cm mais baixa! É imperceptível, porém existe essa diferença!

    Abraço a todos
    SW4 2000-2001, kit suspensão Ironman, BF Godrich AT

  • #9
    Usuário Avatar de AlonsoFausto
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    Finalmente instalei as molas novas, lembrando que comprei todas as 4. Imagem antes e depois vou ficar devendo... aproveitei e junto também instalei body lift de 1,5". Também troquei as buchas inferiores dos amortecedores, sendo uma em cada dos dianteiros e duas em cada dos traseiros, originais Toyota, claro!

    As molas realmente são excelentes, o carro subiu e o comportamento continua excelente, mas em situações em que se exige mais da suspensão (testei numa estradinha de chão esburacada) a diferença é nítida: o carro fica menos "bobão" e a traseira mais firme, sem comprometer o conforto. Passei "rasgando" em dois quebra-molas, dos grandes e gordinhos, e não deu final de curso... quando a traseira termina de passar ficou parecido com um carro de rally: a traseira volta para a altura correta muito rápido, sem ficar subindo e descendo. Enfim, gostei muito, muito mesmo. Parabéns ao DR. Guilherme e todos os outros membros que colaboraram. Unidos somos mais fortes!


    Antes (molas velhas): traseira esquerda 88cm
    traseira direita 90cm
    dianteira direita 90cm
    dianteira esquerda 87cm

    Molas e buchas novas: traseira esquerda 93cm
    traseira direita 92,5cm
    dianteira direita 95,5cm
    dianteira esquerda 90,5cm

    Molas + BL 1,5”: traseira esquerda 98cm
    traseira direita 98,5cm
    dianteira direita 99,5cm
    dianteira esquerda 98,5cm


    Molas para SW4.-1.jpgMolas para SW4.-foto-1.jpgMolas para SW4.-foto-3.jpgMolas para SW4.-foto-4.jpgMolas para SW4.-fot-1.jpgMolas para SW4.-foto-2.jpgMolas para SW4.-fot-3.jpgMolas para SW4.-molas2.jpgMolas para SW4.-molas3.jpg



    O que tenho de antes e depois ficou uma porqueira:

    Molas para SW4.-fo-1.jpgMolas para SW4.-fo-2.jpgMolas para SW4.-fo-3.jpg


    O carro ficou um monstrão com as molas novas e BL de 1,5".

    Abraços.
    4X4 Brasil
    Fausto
    Atual: Pajero Full HPE 2008
    Ex Sw4 2002, Hilux 1994 solid axle.

  • #10
    Usuário Avatar de EduQxQ
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    Citação Postado originalmente por AlonsoFausto Ver Post
    Antes (molas velhas):
    traseira esquerda 88cm
    traseira direita 90cm
    dianteira direita 90cm
    dianteira esquerda 87cm

    Molas e buchas novas:
    traseira esquerda 93cm
    traseira direita 92,5cm
    dianteira direita 95,5cm
    dianteira esquerda 90,5cm

    Molas + BL 1,5”:
    traseira esquerda 98cm
    traseira direita 98,5cm
    dianteira direita 99,5cm
    dianteira esquerda 98,5cm

    O carro ficou um monstrão com as molas novas e BL de 1,5".

    Abraços.
    Olá Fausto,
    Realmente ficou monstro! Parabéns !
    E estas medidas, são o comprimento das molas?

    Um abraço,
    Edu
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

  • #11
    Usuário Avatar de AlonsoFausto
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    29/05/2013
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    Citação Postado originalmente por EduQxQ Ver Post
    Olá Fausto,
    Realmente ficou monstro! Parabéns !
    E estas medidas, são o comprimento das molas?

    Um abraço,
    Edu

    Valeu Edu! As medidas são do chão até início do alargador.

    Molas para SW4.-fo-3.jpg
    Fausto
    Atual: Pajero Full HPE 2008
    Ex Sw4 2002, Hilux 1994 solid axle.

  • #12
    Usuário Avatar de EduQxQ
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    03/04/2013
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    Fausto,
    E qual o diâmetro dos pneus?

    Um abraço,
    Edu
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

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