Embora ainda não esteja rodando de SW4, tenho alguma experiência com Lift adquirida com a Milona.
Uma possibilidade para a dianteira, seria ao invés de aumentar a espessura do arame E a altura, apenas mexer na espessura do arame, o que deixará a mola mais firme e consequentemente mais alta.
Acertar a geometria da suspensão dianteira, alinhamento, cambagem e no caso das toy, o ângulo das homocinéticas, dependendo de quanto se ergue, pode ser uma tarefa um tanto árdua.
Lembro que o comportamento de calços sobre (ou sob) as molas originais tem um comportamento diferente de molas maiores/mais grossas, embora em termos de lift o resultado possa ser o mesmo.
Amigos, já verifiquei no toyodiy, no site da OME e existem referencias diferentes para cada mola dianteira, portanto que existe diferença entre as molas dianteiras, existe , qual a consequência de se montar invertido? Não sei. Mas a minha balançava muito, e depois que troquei de lado as molas e amortecedores melhorou, não estou dizendo que exista ligação, mas diminuiu o balanço de canoa.
Beleza , nota 1000 pra vc , até que enfim temos as medidas das molas ORIGINAIS VELHAS .
Agora vamos trocar idéias e teorias ???? Pra ver se acertamos da primeira vez .
Vamos lá então pela experiência que tive com as traseiras :
JONNHY , as molas traseiras que mandei fazer com 9 elos foi pq as minhas originais tinham 9 elos , no caso as diantyeiras se tem 9 elos , tem que mandar fazer com 9 elos mesmo .
O problema que vejo é que aqui no Brasil só fio de 15,87mm ( 5/8 " ) , não existe fio de 16mm , raciocinando de como foi feito as traseiras ??? Eu apenas engrossei o fio que era de 13,8mm para 15mm , acredito que se fizermos a mesma coisa na dianteira dara certo , MAS O PROBLEMA É QUE ACIMA DE 15,87MM SÓ TEM O FIO DE 17MM o que cho que ficará dura demais .
Vou ligar para o Inacio e perguntar novamente se ele tem fio entre o 5/8" ( 15,87mm ) e o 17mm , caso tenha seria a medida a ser feita , mas se não tiver , teria que tentar acertar ou co uma mola mais comprida de fio 15,8 , ou uma de fio 17mm co a medida original , aí terá que correr o risco de gastar e não ficar bom , mas não vejo outra alternativa a não ser estas duas citadas .
Nas molas traseiras fiz como o raciocínio do TIO EDDIE , ou seja engrossei o fio da mola e deu muito certo .
Qto a molas do lado direto ser diferente do lado esquerdo , AÍ É DEMAIS , NÃO TEM JEITO , mandar fazer molas só tem um jeito que é fazer duas iguais , aí esta querendo demais , não que vcs não estejam corretos , é pq não tem jeito mesmo , esta solução BARAITNHA que temos é bem grotesca mesmo a solução , não tem como sofisticar estas molas dianteiras diferenciadas de um lado para outro .
Até na espessura do fio da mola temos dificuldade ?? Ou é 15,87mm ou 17mm .
Sugestão minha :
1- Fazer molas com fio 15,87mm com 400mm , pois com o fio ligeiramente mais fino irá cedar mais rápido .
2- Fazer molas com fio 17mm com 350mm , pois como já foi falado pelo TIO EDDIE e eu já fiz as trasiras assim , se engrossar o fio ela vai ceder menos e se fizer com os 360mm o carro deverá ficar com a frente muito alta .
Agora vamos trocar ideías , pois este é meu conceito/raciocínio em relação as molas para SW4 .
Caso opte em fazer com fio de 17mm além de fazer com 10mm mais curta poderia tb fazer com um a dois elos a mais para tentar amaciar um pouco a mola pois qto maior o número de elos , mais macia fica a mola considerando molas do mesmo tamanho e mesma espessura de fio .
Caso opte em fazer com fio de 17mm além de fazer com 10mm mais curta poderia tb fazer com um a dois elos a mais para tentar amaciar um pouco a mola pois qto maior o número de elos , mais macia fica a mola considerando molas do mesmo tamanho e mesma espessura de fio .
Grande Doc,
Muito bem observado. Mais elos, mais macia para mesmo fio e altura.
Olá, boa tarde, guilherme eu olhei a traseira e realmente o lado direito esta um centimetro e meio mais alto, ai com o macaco levantei o lado esquerdo traseiro ate nivelar a traseira, mas a dianteira continou desnivelada, com esse procedimento, creio eu que a dianteira deveria nivelar? Só a titulo de comparaçao tenho as medidas da mola dianteira da minha sw4 3.0 TD 98, que são:09 elos, 35 cm de comprimento, 78mm de diametro no lado maior, 67mm de diametro no lado menor, fio de 16mm e retificada no lado maior.
Me desculpe amigo , é que este tópico já esta com tantas páginas que as vezes a gente se perde ou não acha o que procura , fico te devendo esta .
Bom fim de semana .
Abraço
OBS:
Só para tirar minha dúvida fui dar uma conferida nas medidas do FABIO da SW4 99/2000 dele e ví que estas medidas da sua SW4 98 são direfentes das SW4 2000/2002 .
MOLAS DIANTEIRAS ORIGINAIS USADAS/CANSADAS DA SW4 98 :
1- Comprimento .................................................. ..........................350mm
2- Número de elos .................................................. .........................09
3- Espessura do fio .................................................. ........................16mm
4- Diâmetro externo .................................................. .......................78mm
5- Diâmetro interno do último elo .................................................. ....67mm
MOLAS DIANTEIRAS ORIGINAIS USADAS/CANSADAS DAS SW4 2000/2002
1- Comprimento .................................................. .............................360mm
2- Número de eles .................................................. ............................09
3- Espessura do fio .................................................. ...........................16mm
4- Diâmetro externo .................................................. ........................110mm
5- Diâmetro interno do último elo .................................................. ......67mm
Boa noite patrão, creio q devo ter medido o diâmetro internodo elo maior e o nosso amigo o externo, 78+16+16=110E a minha por ser mais velha tenha cansada mais ou sejajustamente a mola menor tão comentada.
Boa noite patrão, creio q devo ter medido o diâmetro internodo elo maior e o nosso amigo o externo, 78+16+16=110E a minha por ser mais velha tenha cansada mais ou sejajustamente a mola menor tão comentada.
EVANDRO
Com certeza deve ter acontecido isto na sua medida , pois esta soma não seria apenas coicidência e o comprimento a mesma coisa ou seja a sua deveria estar mais cansada/menor pelo uso de mais tempo ou de situações diferentes .
Agora sim temos as medidas para projetarmos MOLAS DIANTEIRAS para as SW4 de 96 a 2003 .
Senhores esse assunto muito me interessa.
Eu troquei recentemente as molas da minha sw. na viagem seguinte eu coloquei mais peso e puxei um reboque e senti que ela assentou e também ficou bem mais mole.
Como eu faço para comprar esse kit?
Há molas mais firmes e altas?
Obrigado
Peguei seu contato no forum 4x4. Vi que vc trocou a suspensão traseira da sua sw4. Eu também preciso fazer isso com a minha. vc mandou fazer as molas na SRC Quais medidas utilizou? Ela ficou mais firme, e mais alta? Obrigado Marcio
Dr Guilherme o senhor me surpreende, demonstra
interesse e ajuda mesmo sem lhe ser mais necessário
tais medidas, parabéns.
Marcio Lelis, as medidas foram passadas , verifique suas
necessidades e manda confecionar as suas, não convêm
fazer muito mais compridas pois se for usar amortecedores
no tamanho original dará batente aberto. Eu acho isso
chato, mas se for usar amortecedores maiores pode aumentar
o valor que os novos forem maiores. Só para exemplificar
os amortecedores rancho vendidos no Brasil são os mesmos
pra todas as sw4 de todos os anos, e eles são um pouco
maiores que os originais, na minha ccoloquei os amortecedores