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Tópico: Molas para SW4.

  • #901
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    Citação Postado originalmente por Ernesto Pinzan Ver Post
    Dr. Guilherme

    Mas uma fez peço desculpas, estou meio devagar pois faleceu uma amiga da família, a pressão dela foi para 22/26 e não resistiu, ao invés de tomar o remédio todo dia tomava quando lembrava. Deixou marido e três filho apenas um menor com 10 anos. Sabemos que é assim, todos morrem um dia, mas o lado humano nos comove e faz sentimos saudades.

    Agora sou eu que estou cheio de conversa fiada e não vou direto ao assunto.

    Fiz uma transferência da conta CEAM (Minha) para Guilherme (sua) no dia 25-8-2014 as 19:02:31. Número do Identificador: 94020201-2885 no Valor: 380,00.

    Ps: Gosto de vaca atolada também, mas prefiro quando feito com costelas que foram assadas.
    ErnestoPinzan@hotmail.com

    Abraço


    Caro ERNESTO PINZAN

    Vc teve motivo de força maior pela demora , mas tudo bem ,meus sentimentos pela perda .

    Mas amanhã pela manhã é o dia da 4ªf pela manhã que estarei livre que me ocorre de 15/15 dias , logo vou conferir o depósito pagar a SRC MOLAS e ao chegar em casa ligo paraa o Inacio fazendo a sua encomenda , vamos torcer para que ele fabrique na mesma leva do pessoal que já paguei a mais tempo .

    Pois como já falei ele pede 30 dias para entregar .

    Abraço

  • #902
    Boa tarde Dr.Guilherme !

    Consegui as medidas com um fabricante aqui de SP ,acho que agora teremos com fazer as molas:

    DIANT. TRAS.

    ALTURA 360MM...........................410MM
    FIO 16.......................................14
    ELOS 8........................................8
    EXTREMIDADE LAMINADA
    DIAM. INTERNO 77,33.....................119,27
    DIAM. EXTERNO 109,50...................146,42

    EXTREMIDADE NÃO LAMINADA
    DIAM. INTERNO 64,89......................76,89
    DIAM. EXTERNO 96,30.....................104,85

    Será que com essas medidas + as que o Rubens informou o Sr. consegue fazer seus calculos e as molas?? e o mais importante: AINDA DÁ TEMPO DE ENCOMENDA-LAS ???

  • #903
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    Citação Postado originalmente por josesiri Ver Post
    Boa tarde Dr.Guilherme !

    Consegui as medidas com um fabricante aqui de SP ,acho que agora teremos com fazer as molas:

    DIANT. TRAS.

    ALTURA 360MM...........................410MM
    FIO 16.......................................14
    ELOS 8........................................8
    EXTREMIDADE LAMINADA
    DIAM. INTERNO 77,33.....................119,27
    DIAM. EXTERNO 109,50...................146,42

    EXTREMIDADE NÃO LAMINADA
    DIAM. INTERNO 64,89......................76,89
    DIAM. EXTERNO 96,30.....................104,85

    Será que com essas medidas + as que o Rubens informou o Sr. consegue fazer seus calculos e as molas?? e o mais importante: AINDA DÁ TEMPO DE ENCOMENDA-LAS ???

    Caro JOSESIRI


    A noticia boa é que ainda a tempo , a ruim é estes termos que vc citou extremidade laminada e não laminada não esta me dizendo nada , não entendi o que isto significa , com isto nem imagino como que seria esta mola .

    Vc teria que colocar apenas as informações que estão na tabela das molas que esta aqui no fourum como :

    1- Comprimento

    2- Diâmetro externo da mola

    3- Diâmetro interno do último elo

    4- Espessura do fio

    5- Número de elos

    6- Uma extremidade fechada e retificada ou não retificada

    Ou seja : a mola tem um lado que o último elo é menor e o outro lado tem o ultimo elo próximo do elo anterior ( fechado e não retificado ) e este elo pode estar serrado ao meio ( fechado e retificado ). Assim fica mais fácil para que eu entenda como é a sua mola e se possível postar a foto dela .


    Abraço

  • #904
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Caro JOSESIRI


    A noticia boa é que ainda a tempo , a ruim é estes termos que vc citou extremidade laminada e não laminada não esta me dizendo nada , não entendi o que isto significa , com isto nem imagino como que seria esta mola .

    Vc teria que colocar apenas as informações que estão na tabela das molas que esta aqui no fourum como :

    1- Comprimento

    2- Diâmetro externo da mola

    3- Diâmetro interno do último elo

    4- Espessura do fio

    5- Número de elos

    6- Uma extremidade fechada e retificada ou não retificada

    Ou seja : a mola tem um lado que o último elo é menor e o outro lado tem o ultimo elo próximo do elo anterior ( fechado e não retificado ) e este elo pode estar serrado ao meio ( fechado e retificado ). Assim fica mais fácil para que eu entenda como é a sua mola e se possível postar a foto dela .


    Abraço
    Bom dia Dr., essa extremidade laminada, segundo a atendente q informou as medidas, é cortada em cunha ??? ela tbm disse q as molas fabricadas lá servem tanto nas diesel como nas gasolina, a diferença é o ano, até 95 - de 95 a 2005 - 2005 a 2014, e outro colega, de quem comprei as selenóides e ele mesmo faz a manutenção da dele para expedições, tbm disse que qqr mola cabe... Temos as medidas que o Rubens nos passou, mas foram tiradas de molas usadas, acho q com as medidas da Master para os ajustes, dá para arriscarmos, ou não ??? kkkkkkk sujeito complicado q o Sr. tem q aguentar heim !!!

  • #905
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    Bom dia, senhores!

    Aqui segue a foto da barra que me referi. Ela tem uma extremidade presa no diferencial do lado do motorista e do outro lado presa no chassi. Quando o diferencial se afasta do chassi ela tende puxa o diferencial para o lado do passageiro. Acho que é este o meu problema. Alguém já passou por isto quando colocou molas maiores?
    Dr. Guilherme qual o seu parecer!

    Molas para SW4.-carro-por-baixo04.jpg

  • #906
    Dr.Guilherme mandei as fotos q consegui no seu email aqui sua caixa está com o limite esgotado o sr. Precisa esvazia-la

  • #907
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    Citação Postado originalmente por Ernesto Pinzan Ver Post
    Bom dia, senhores!

    Aqui segue a foto da barra que me referi. Ela tem uma extremidade presa no diferencial do lado do motorista e do outro lado presa no chassi. Quando o diferencial se afasta do chassi ela tende puxa o diferencial para o lado do passageiro. Acho que é este o meu problema. Alguém já passou por isto quando colocou molas maiores?
    Dr. Guilherme qual o seu parecer!

    Molas para SW4.-carro-por-baixo04.jpg


    Caro amigo ERNESTO

    Realmente o seu carro tem a tal BARRA PANHARD e toda a vez que vc eleva a suspensão com molas maiores o eixo é deslocado para um lado , normalmente ele é deslocado para o lado em que a BARRA PANHARD é presa no chassi .

    Tenho um ENGESA que tem este sistema de suspensão e eu coloquei molas maiores e olhando por detras do crro a roda ficou para fora da lataria de um lado e para dentro do outro lado , A ÚNICA SOLUÇÃO FOI MEXER NO COMPRIMENT DA BARRA PANHARD , eu tive que crescer o tamanho da barra Panhard para que o eixo ficasse centralizado no carro .

    Existe até pessoas que fazem uma adaptação na Panhard que ela fica regulável no comprimento , e para alguns carros já existe a barra Panhard com regulagem de comprimento para fazer este ajuste , não sei se alguem fabrica esta barra Panhard regulável para as SW4 , MAS SE NÃO TIVER SUGIRO A VC NÃO MEXER NA SUA E FABRICAR OUTRA COM O TAMANHO CORRETO , pq se um dia vc desistir de ter a suspensão mais alta vc já tem a original com vc .

    Abraço

  • #908
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    Citação Postado originalmente por josesiri Ver Post
    Bom dia Dr., essa extremidade laminada, segundo a atendente q informou as medidas, é cortada em cunha ??? ela tbm disse q as molas fabricadas lá servem tanto nas diesel como nas gasolina, a diferença é o ano, até 95 - de 95 a 2005 - 2005 a 2014, e outro colega, de quem comprei as selenóides e ele mesmo faz a manutenção da dele para expedições, tbm disse que qqr mola cabe... Temos as medidas que o Rubens nos passou, mas foram tiradas de molas usadas, acho q com as medidas da Master para os ajustes, dá para arriscarmos, ou não ??? kkkkkkk sujeito complicado q o Sr. tem q aguentar heim !!!


    Este termo LAMINADA que este fabricante usa deve ser o temro RETIFICADA que eu falo , mas tudo bem , vou esvaziar a minha caixa para vc poder mandar as fotos .

    Agora esta história de todas as molas servirem em todos os carros não me convence , como já falei pra vc que o CERTO É VC RETIRAR A SUA MOLA me dar as medidas , AÍ SIM TE GARANTO QUE AS MOLAS QUE MANDAREI FAZER PRA VC FICARÁ 100% GARANTIDAS , eu acredito naquilo que eu faço e que eu estou vendo , pois tive SW4 93 , 2002 e 2008 e todas elas tem medidas diferentes .

    Vc não pe complicado , complicado são os outros que estão tentando te convencer em fazer molas a modavamosimbora , ou seja com medidas que podem não servirem pra vc , vc pergunta : DA PRA ARRISCAR , OU NÃO ?????

    RESPOSTA :

    NÃO DA PRA ARRISCAR , vc poderá correr o risco das molas não te servirem .

    VC LEVOU UM TEMPÃO PARA ACHAR A SUA SW4 E AGORA QUER FAZER MOLAS DE QUALQUER JEITO????????????????????????????? NÃO ESTOU TE ENTENDENDO , o dia que vc puder tirar as suas molas mede e passa pra mim as medidas .

    Abraço

    INSISTO EM DIZER PRA VC QUE SE VC QUISER FAZER AS SUAS MOLAS POR ESTAS MEDIDAS A RESPONSABILIDADE DE NÃO FICAR BOA OU NÃO CABER EM SEU CARRO SERÁ SUA , EU ACHO ARRISCAR DEMAIS EM MEDIDAS DE MOLAS QUE NÃO SÃO AS DO SEU CARRO , vc falou que tem um amigo que mexe nestes carros e que faz a manutenção dos carros dele , mas os carros dele não é o seu carro , eu sempre poderei mandar fazer molas pra vc , fica tranquilo a este respeito , como já falei aqui diversas vezes , estou aqui para a judar as todos vcs .
    4X4 Brasil

  • #909
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    Então, essa é a barra Panhard. Com o carro no chão, ela deve ficar quase paralela ao eixo. Quanto mais se aumenta a mola, maior o ângulo que a barra faz com o eixo, e isso puxa o eixo pro lado onde a barra prende no chassi (nesse caso é pro lado do carona). A correção que se faz é um prolongador daquele suporte que tem no chassi. É uma flange que prende nesse suporte e a barra Panhard prende na flange. Nada muito complexo, mas tem que ser bem feito.
    Qual o ano da sua?


    Citação Postado originalmente por Ernesto Pinzan Ver Post
    Bom dia, senhores!

    Aqui segue a foto da barra que me referi. Ela tem uma extremidade presa no diferencial do lado do motorista e do outro lado presa no chassi. Quando o diferencial se afasta do chassi ela tende puxa o diferencial para o lado do passageiro. Acho que é este o meu problema. Alguém já passou por isto quando colocou molas maiores?
    Dr. Guilherme qual o seu parecer!

    Molas para SW4.-carro-por-baixo04.jpg
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #910
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    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Então, essa é a barra Panhard. Com o carro no chão, ela deve ficar quase paralela ao eixo. Quanto mais se aumenta a mola, maior o ângulo que a barra faz com o eixo, e isso puxa o eixo pro lado onde a barra prende no chassi (nesse caso é pro lado do carona). A correção que se faz é um prolongador daquele suporte que tem no chassi. É uma flange que prende nesse suporte e a barra Panhard prende na flange. Nada muito complexo, mas tem que ser bem feito.
    Qual o ano da sua?
    GRANDE THEIGOR

    Corretíssimo , falei que a única forma de corrigir o deslocamento seria crescendo a barra panhard , MAS ESQUECI DESTA OUTRA MANEIRA DE CORRIGIR QUE É PROLONGANDO O SUPORTE DA BARRA PANHARD PARA BAIXO NIVELANDO A MESMA .

    Sendo que se optar em resolver desta forma terá que ser feito muito bem feito ( solda muito bem feita e reforçada ) , pois aumentando o comprimento do suporte vc fará com que o esforço alí será maior por causa de aumentar a força de momento .

    Abração
    4X4 Brasil

  • #911
    Usuário Avatar de Ernesto Pinzan
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    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Então, essa é a barra Panhard. Com o carro no chão, ela deve ficar quase paralela ao eixo. Quanto mais se aumenta a mola, maior o ângulo que a barra faz com o eixo, e isso puxa o eixo pro lado onde a barra prende no chassi (nesse caso é pro lado do carona). A correção que se faz é um prolongador daquele suporte que tem no chassi. É uma flange que prende nesse suporte e a barra Panhard prende na flange. Nada muito complexo, mas tem que ser bem feito.
    Qual o ano da sua?
    O ano 1999 modelo 2000. Mas já pesquisei e 1999 e 2000 são o mesmo carro. a mudança ocorreu em 2001 que ficou até a ultima seria em 2003 (que são 2002/2003).

    Gostei das dicas tanto sua como do Dr. Guilherme. vou verificar qual consigo adequar melhor. Aproposito quando se tira a barra o que muda ? qual a diferença?

  • #912
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    Citação Postado originalmente por Ernesto Pinzan Ver Post
    O ano 1999 modelo 2000. Mas já pesquisei e 1999 e 2000 são o mesmo carro. a mudança ocorreu em 2001 que ficou até a ultima seria em 2003 (que são 2002/2003).

    Gostei das dicas tanto sua como do Dr. Guilherme. vou verificar qual consigo adequar melhor. Aproposito quando se tira a barra o que muda ? qual a diferença?
    A barra Panhard foi concebida para dar estabilidade nos movimentos laterais do eixo em relação ao carro qdo se faz cusrvas ou muda a direção do carro , qdo um carro faz curva para a direita a tendencia é o eixo com as rodas ficarem no chão da curva e a carroceria movimentar no sentido esquerdo pela força tangente que age neste caso , a força tangencial joga tudo para fora da curva e se isto ocorresse o carro perde o controle .

    Nestes carros apesar da suspensão traseira serem de 4 links , os engenheiros acharam melhor adicionar a barra Panhard para garantir esta estabilidade do eixo em relação ao carro , este é o meu raciocíno a respeito deste caso , posso estar errado e se tiver me corrijam por favor .

    Abraço

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