Ghilherme,
Qual o fio original da mola original do nosso carro?
Abs
JORGE
Como já foi falado , a espessura do fio da mola ORIGINAL é de 15mm .
E esta planilha é bem complicada pq tem coisas alí que não sei informar , vou esperar o INACIO fazer estes cálculos pois ele é fabricante e esta habituado com estas contas .
Amanha vou retirar as molas da minha sw4 2.7 ano 97/98. No finds eu faço as medições e posto. Lembrando que as minhas molas esta bem cansadas..
abraço
Rubens, eu não entendo patavinas dessa história de fio, elos, mas acho q o importante são o numero de elos, fio e expessura, o restante o fabricante deve ter...??? Acho q as molas da minha são originais ainda, os amort eram, e troquei os 4 mes passado por outros originais, mas as molas são bem caras, e pelos relatos do Dr.Guilherme, essas devem ser boas e mais baratas.
Tem um fabricante nacional de molas, chamado Molas Master, fazem dentro dos padrões originais de cada montadora, tem ISO e INMETRO, usei no corolla sw que tinha e fiquei bem satisfeito, as 4 lá saem $ 990,00 , acho q as do Dr. serão mais em conta ...???
Rubens, coloca as medidas das molas e amortecedores novos para o pessoal.
Medidas dos amortecedores abertos e fechados.
Abraço.
Entao.. essa eu nao tenho. Estou colocando o kit ironman. O carro esta na oficina neste momento. Medi as molas do kit, vou postar daqui a pouco as medidas.
Para contribuir com o tópico vou colocar as medidas das molas do Kit da Ironman que estou colocando.
Molas Dianteiras:
1- Comprimento ................................360mm
2- Espessura do fio ...........................14mm
3- Número de elos .............................10
Molas Traseiras:
1- Comprimento ................................420mm
2- Espessura do fio ...........................13mm
3- Número de elos .............................10
Só agora vi que precisariam de mais medições como "Diametro externo" e "Diametro interno do último elo" , na correria da semana e ansiedade em ver o kit instalado, não me atentei a todos os detalhes. Na hr do almoço passo na loja que esta fazendo o serviço, e nas molas que estiverem fora, refaço as medições.
Gostaria de entrar na lista se possível, tenho um uso urbano e viajens.
SW4 de 2005 em diante
1- Comprimento ................................430mm
2- Diametro externo ...........................120mm
3- Espessura do fio ...........................16,5mm
4- Número de elos .............................10 ou 11
5- Uma extremidade retificada .
Acabei de falar com o INACIO pois ele me enviou a planilha de cálculos das molas com fio 15,9mm com 10 espiras ( que eu chamava de 16mm ) e com fio 16,5mm com 11 espiras .
As minhas que mandei fazer que estou usando são de 15,9 e 11 espiras e ficaram batendo fim de curso e são mais macias do que as de 10 espiras e fio 15,9 do cálculo que ele me mandou .
Ou seja a mola com fio de 16,5mm suporta 1.316,16kg e a de fio 15,9mm suporta 1.191,95 , e se observar o curso da mola de fio 16,5 é tb maior .
Resumindo : MANDEI FAZER UM PAR DESTA DE FIO 16,5 para mim , se vcs quiserem esperar o resultado final do meu comnetário a respeito tudo bem e se quiserem fazer na escura como vou fazer ( POIS SOU AGONIADO , APRESSADO E COBAIA ASSUMIDO ) já posso mandar fazer pra vcs junto com o pessoal das SW4 de anos anteriores que já tenho 2 na lista + o JOSESIRI que vai medir as molas da dele que é a gasolina , como foi falado vou esperar até o dia 15/06 para fazer o pedido geral para o INACIO , sabendo que hoje autorizei a ele fazer esta para mim .
Esta data de 15/06 não é a ferro e fogo , se vcs quiserem esperar o resultado da minha , posso esperar mais tempo tb . Se optarem por esperar o pessoal das SW4 93 a 2003 terão que esperar tb mais um pouco , pois o INACIO não vai querer fazer poucos pares de molas a toda hora , devo esperar juntar um grupo maior e pedir tudo de uma só vez .
E qto a estas medidas das molas da IRONMAN com certeza absoluta o aço e/ou a têmpera destas molas não são as mesmas destas que tenho feito , pois se forem iguais com estas medidas de fio garanto que ficarão moles demais , o ENGELS KBÇA colocou as da IRONMAN e o fio da que ele colocou é de 15mm logo tem alguma coisa de errado nestas medidas aí , mas sei que as que tenho feito ficaram boas para as SW4 de 93 a 2003 , e estas últimas que fiz para a minha 2008 ficou a desejar , mas SOU TEIMOSO e já mandei fazer outras com fio 16,5mm
Aguardo comentários daqueles que tem SW4 2005 em diante , pois os que já me mandaram o nome que tem SW4 de 93 a 2003 já esta anotado e só estou esperando juntar mais gente para fazer o pedido geral .
devo esperar juntar um grupo maior e pedir tudo de uma só vez .
[...]
Aguardo comentários daqueles que tem SW4 2005 em diante , pois os que já me mandaram o nome que tem SW4 de 93 a 2003 já esta anotado e só estou esperando juntar mais gente para fazer o pedido geral .
Só pra lembrar , a SRC MOLAS tem ISO 9001:2008
Abraço a todos .
Dr. Continuo no aguardo das fotos para fazer o pedido.
Se tiver um tempo no final de semana, tira umas e posta.
Abraço.
Dr. Continuo no aguardo das fotos para fazer o pedido.
Se tiver um tempo no final de semana, tira umas e posta.
Abraço.
GALEGUITO
Meu final de semana não é como o de todos , ele começa na 6ªf ( hoje e vai até sábado a noite , ou seja estou aqui a toa e vou tirar as fotos , lembrando que esta com as molas de fio 15,9mm e 11 espiras .
Abraço , HOJE SAI AS FAMIGERADAS FOTOS , rsrsrsrsrsrs .