So corrigindo, sao as molas dianteiras do Opala que são usadas na traseira do GV ou TK.
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So corrigindo, sao as molas dianteiras do Opala que são usadas na traseira do GV ou TK.
Ihhh... agora f... realmente concordo com tarcisio...
Briguei com meu mecânico para colocar os 2”+2” mas...
ele ate colocou no canto (como vcs viram nas fotos)...
mas se recusou a continuar o processo de transformação...
Ele alegou tanta coisa que ate eu mesmo comecei a me preocupar...
Bem o resultado é que so estou com os 2” da suspensão...
e mesmo assim a TK esta dando um trabalhão pra fazer a cambagem...
já desmontaram 3 x para reabri (rasgar) o furo...
Ainda estou se ela...
Agradeco e peço desculpas a todos e em especial ao Andre pois enchi o saco dele ligando varias vezes pra tirar duvidas...
>>> o que vou fazer agora: usar um pouco os 2” susp e depois procurar alguém pra levantar mais 2” na carroceria e neste meio tempo vou ao ferro velho batalhar as pecas que terei que mexer... tipo pára-choque braço da direção etc etc etc...
[]s
Murillus,
Quando está montado 2" na suspensão pensamos que é tranquilo, fácil.. para quem já tem experiência com o kit realmente é.. é trabalhoso tb pois tive algumas dores de cabeça, tipo:
- O mecânico pegou, na hora da montagem, o calço traseiro maior e colocou em uma das dianteiras.. vi mais tarde mas aí já leva mais tempo de desmontar tudo para consertar..:putz:
- O calço que é colocado na barra estabilizadora sobre o motor (umas bolachas com furos de aço) vieram da RC precisando serem mais desbastadas por dentro.. tive que rodar sem a barra (mas só fui para casa) e no outro fim de semana ir providenciar junto ao torneiro ajuste e colocação da peça.. :parede: (levou uns 3 dias para resolver tudo)
- O amortecedor dava fim de curso com o prolongador do kit em lombadas com passageiros atras.. não sabia o por que das pancadas.. depois Andre e VBeltram confirmaram que era devido a não colocação do amortecedor da Suprema..:oops:
Leve o Tracker para fazer a cambagem e alinhamento computadorizado pois é mais preciso o serviço..:concordo:
Depois de todo o stress.. o seu deve ter sido bem maior, estou satisfeito com a configuração.. quando vc colocar os pneus aí vai ficar show!
Monte o carro com o kit de 2" e veja junto com Andre, RC4x4, as peças que vc precisa para levantar a carroceria deixando as originais para quando vc for vender o carro.. :idea:
E qual é as pendencias da tracker agora? E os pneus resolveu?
Felizmente aqui em Porto Alegre temos o Fábio Rosa que, além de muito boa gente, têm uma larga experiência em Suzuki, além de estar terminando o curso de engenharia mecânica. Então, a colocação do meu kit foi muito tranquila. O único problema foi esse relatado por você no calço do amortecedor e só do lado do carona. Ficava fazendo um barulho irritante de metal. Demoramos até descobrir o que era...:parede: Mas preferi não desbastar nada. Um pouco de WD40 e o barulho sumiu. Agora provavelmente já deve ter desgastado o suficiente para não fazer mais barulho.
Pergunta pro Murillus: como é que o teu mecânico está desbastando o furo do amortecedor? No torneiro ou à moda Miguelão? Segundo, ele está alargando o furo de baixo ou o de cima?
Mais: como gostas de dar umas porradas na tua Tracker:cool:, aconselho a colocar um parafuso um pouco mais comprido e 2 espaçadores de aço inoxidável (um de cada lado), depois de feita a cambagem, soldas os espaçadores no amortecedor e não vais ter os problemas relatados pelo Valter.
[]
Iwakura,
Dê uma checada nessa bolacha de metal... pois quando o Tk passa por pisos irregulares a peça que fica no meio da bolacha de aço sobe e cria a atrito no metal... (vc dirigindo com vidros fechados e som ligado pode mascarar o tic-tic do metal batendo). Acho melhor retirar a peça e dar um ou mais passe na furação maior para alargar a peça (coisa fácil e rápida no torneiro). Aí vc zera o problema de vez. Me custou 15,00 reais e uns e-mails para a RC relatando problema.:evil: No mais, só alegria.
Vc teria alguma foto desta solução da cambagem? Não tive problemas nao..
Só um esclarecimento: a "bolacha" na verdade, até onde eu saiba, é de alumínio e a essa altura já desgastou... E o barulho era só do lado do carona. Agora está ok. Não alarguei no torneiro porque não ví necessidade.
Quanto à solução da cambagem eu não tenho fotos porque não a fiz! É só uma das duas soluções possíveis que foi copiada do SuzukiClub4x4 argentino (veja o meu post 673 na pág 68 deste tópico), e publicada aqui, depois que o Valter disse ter tido problemas com a cambagem. Mas é simples de ser feita: em cada lado do parafuso do furo que foi alargado você coloca uma arruela do tamanho do furo original (talvez tenha que trocar o parafuso, se ele não for comprido o suficiente para comportar as duas arruelas extras). Depois, fazes a cambagem normalmente e então soldas as arruelas no amortecedor e o furo volta a ter o tamanho original, impossibilitando que a cambagem se desalinhe depois de batidas fortes na roda. É claro que esta solução é "definitiva" até a troca do amortecedor...
[]
Estatística de emplacamento do Tracker (Fonte: Fenabrave):
Janeiro/07 - 512
Fevereiro/07 - 246
Março/07 - 348
Abril/07m - 390
Maio/07 - 505
Junho/07 - 464
Julho/07 - 501
Agosto/07 - 761
Setembro/07 - 534
Outubro/07 - 671
Novembro/07 - 782
Dezembro/07 - 882
Janeiro/08 - 748
Fevereiro/08 - 623
Março/08 - 424 (não incluído o meu, pois o emplacamento só se dará em Abril/08). :mrgreen:
Total 8391 veículos emplacados desde o reinício da comercialização em Janeiro/2007. :palmas:
Acabei de pega-la
To achando muito estranha... mas como andei por 2 sem de carro pequeno... acho que é so impressao...
parece bem mais leve e macia que antes... dei uma esticada mas ainda nao fiz nadinha de estavagante...
em curvas achei meio esquisita... meio molenga... parecia que perdia a estabilidade...
provavelmente pelos pneus originais...
no geral gostei
quando sai da oficina notei que o mostrador do combusativel estava no vermelho...
enchi o tanque e o bichinho continua no vermelho...
acho que desconectou algum sensor... alguem ja viu isso ?
ou seja amanha volto na oficina...
Quanto ao sensor de ré...
testei hoje por umas tres vezes (parecia para quem passava que tinha acababo de tirar a carta) fiz baliza estacionei de frente e de re...
foi show de bola... realmente ajuda... mas o barulhinho (bip) é chato pacas...
acho que posso deixar a muié dirigir o carro agora... kkk...
quanto aos pneus maiores... 235/70/16... vou comecar a procurar denovo...
[]s
ATENÇÃO
meu mecanico me alertou pra uma coisa... e eu vi que realmente existe...
quando vc esta com o carro no elevador a mola da trazeira da direita (lado do carona) quase cai do lugar pois com o maior curso do amortecedor a mola fica pequenininha...
nao sei se isso pode ocorrer numa trilha... mas, por principio, ate pode ser que aconteça de vc tirar esta roda do chao... e isso pode levar a mola a cair do lugar...
logo acho que isso merece uma atenção de todos que colocaram os 2" na suspensao com os cofaps turbo gas...
vcs notaram isso?
[]s
Murillus, cheque no manual o esquema de fusíveis...pode ter queimado o fusível do medidor de combustível...pode ser que na mexida que deram na parte de trás do seu carro, alguém pode ter desconectado alguma coisa. Numa ocasião fiquei sem o ABS por conta disso...no fim era só um cabo solto!
vou dar uma olhadinha... neste momento estou fugindo do dono da oficina que nem diabo da cruz... so quero ve-lo na revisao dos 30.000 km... kkk...
meu prejuizo completo foi 2k latinhas...
para quem tinha duvidas do airbag... eu vi... ele é um desacelerometro (termo que meu mecanico usou, nao sei se esta certo)... logo nao existe um botao ou um sensor e sim um aparelhinho que fica no painel proximo ao volante...
quando vc bate, ocorre um freio brusco (desacelera) ai este aparelhinho sente e libera o airbag...
e segundo meu mecanico tb, prepare pra levar um "soco"... pois é esta sensação do airbag ao abrir...
[]s