Powered by vBulletin

Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 57 de 405 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 7474849505152535455565758596061626364656667107157 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 10/04/2008, 21:11
    Pedrinha
    Citação:

Postado originalmente por TMorais Ver Post
    ... ja a traseira do TK essa mola do opala 6cc (seria traseira?) + amortecedores Suprema nao ficaria muito duro? A mola do Opala 4cc nao seria melhor? Vejo uma vantagem so por retirar os calços traseiros mas nao sei como firaria no carro..

Caro TMorais,

Estas são dúvidas minhas tb! :putz: Vejo sempre postarem informações partidas sobre estas molas aqui no fórum...no entanto meu palpite é que as molas do 4 canecos são as mesmas do 6 canecos. Quanto a qual mola (dianteira ou traseira), acho que já lí em algum lugar, não me lembro onde, que se tratam das molas dianteiras do opala a serem aplicadas na traseira do Tracker. Já lí tb que a traseira do Tracker deve ficar mais dura, no entanto acho que isto é um ganho, pois acho a traseira do Tracker e GVs meio molenga! Já esta questão de aplicar estas molas no Tracker, sem precisar de calços, gostaria de saber tb! :pensativo:
  • 10/04/2008, 21:43
    TMorais
    2 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    Boa noite, caríssimo Valter!!!

Que problemas seriam estes? Se estes problemas forem menores do que aqueles que eu tive...estou disposto a encarar.

Não pretendo nem quero mais fazer trilhas pesadas, no entanto possuo um sítio na região de Visconde de Mauá, no alto da Serra da Mantiqueira e vou muito lá (vou tentar organizar um passeio com direito a banho de cachoeira e rio para os colegas de fórum)...todos os Suzukis que eu tive sempre aguentaram bem os 90 km (ida e volta) de estrada de chão bem ruim, mas neste interim...tive alguns probleminhas com amortecedores, calços de borracha de má qualidade e, digamos, alguns amassados no fundo dos carros.

Logo, pretendo, mais cedo ou mais tarde dar uma suspendida no Azulão em conjunto com a troca dos pneus. Em tempo, no meu último GV, eu instalei calços de borracha de 1" + pneus Yokohama Geolandar G12 de tamanho 235 60 R16 (tm original). Deu p/ levar numa boa, porém, arrastei e amassei o fundo algumas vezes e estourei os amortecedores traseiros 2 vezes em 2 anos! :parede:

...é por isso que eu estou acompanhando tudo aqui discutido, com bastante atenção e cuidado...ou seja, estou fazendo o mesmo que vc já fez! :concordo:

[]s

Pedrinha,
    Minha contribuição:
    Sobre pneus: Também por pesquisar aqui (e muito!) decidi optar pelos 235/70 com rodas originais! motivo da escolha a medida do original (235) com um perfil mais alto e o pneu ser AT (50%/50%). Na minha regiao foi mais fácil encontrar o General Grabber AT2 nesta medida por um bom preço. Além de que este pneu tem o desenho semelhante ao All Terrain da BF :concordo:.. dê uma conferida! o carro do Andre está com esse pneu também da continental (porém 265/70). (Existe outras marcas - o pessoal deve dar a opinião).
    Ponto negativo: Não é do pneu e sim da medida (235/70) ela pega um pouco no chassi ao esterçar todo o volante mas isso acostuma e hoje comigo nem pega mais.(isso só ocorre mais em estacionamento).

Calço de 2" = Ficou show no carro com novos pneus! Deu um aspecto muito mais agressivo ao carro, fora o ganho na altura de (acho) 9cm. No kit de 2" vem com um prolongador do amortecedor traseiro (mantendo o amortecedor original). Cheguei a utilizá-lo porém notei que ao passar por uma lombada ou quebra-mola mais rápido (isso com 4 pessoas no carro) dava fim de curso e ouvia-se uma pancada leve na traseira.. ou seja: a traseira ficou mais solta devido ao amortecedor ser muito macio.
    Após isso fui logo providenciar o amortecedor da Suprema turbo Gás o qual deu mais rigidez e acabou com esse pequeno inconveniente. Vc ao usar esse amortecedor notará que a tracker ficará mais justa (dura) que a configuração original. Aí o segredo é saber a calibragem correta dos pneus.. (tô relantando o que passei e como fui resolvendo).
    Outra coisa: com o calço de 2" (tanto a traseira e dianteira) o trabalho da suspensao não pega em nada e não precisa cortar nenhum plastico do acabamento. (segue uma foto)
    A única coisa que até o momento só vi uma solução foi a questão das bieletas que em trilhas (exigindo mais da suspensão) elas podem danificar em um tempo mais curto. As minhas estão ok. Mas acho que verei essa questão aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...light=bieletas
    Sobre o calço/amortecedores:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=33698&page=7

Comentei anteriormente sobre colocar o pneu 225/70 R16 (aqueles que vem na TR4) mas jamais usaria o Pirelli ATR.. já tive um ST da Pirelli e não gostei não.:discordo: A vantagem era justamente não pegar ao esterçar o volante todo.. mas o pneu sendo mais estreito não sei se fica legal na TK não.

Em viagens: Meu uso é mais para viagens e passeios leves.. tenho viajado com ela (antes usei a calibragem de 26 sendo a última já coloquei 27l) o carro se comportou muito bem.. tem que ter mais atenção nas curvas e frenagem (afinal o carro está mais alto!) e isso interfere. Viajo em média a 100km/h.. tranquilo.. precisar de 120km/h vai na boa... agora o consumo também vai..:roll:
    Lembre-se que essa configuração a 100km/h no velocimetro vc está a 106,8km/h devido a diferença do pneu (altura)
    Comprei o carro em out/07 e ele está com 6.600km (troquei os pneus e levantei ele com 3.000km e a GM é tranquila.. 8)

Resumindo: Não mudo essa configuração por nada!! (digo em relaçao ao original):twisted: Não tive a coragem do 2+2 acho que aqui é complicado fazer isso.:-(

Lembrando VBeltram: Lembre-se dos protetores! pois pelo uso do sítio será necessário!:mrgreen:
    Esse tópico tem várias fotos dos calços, protetores etc.. Dê uma conferida!
    Abs,
  • 10/04/2008, 22:05
    Pedrinha
    Esta configuração é muito interessante. Me atenderia plenamente. No entanto, por experiência própria, estou preferindo os pneus Yokohama G12, que possuem um desenho muito parecido com este seu e os BFG. Posso testemunhar tb que eles são muito resistentes e duradouros. Já as bieletas...fico na dúvida...ví o André comentar sobre a inversão delas...isso resolveria ou só amenizaria o problema? E o meu perfil de utiização do equipamento? Como vc, uso mais meu carro para viagens, principalmente na Dutra e no caminho do sítio. Se eu não usar o carro exigindo muito da suspenção (torções), posso ficar tranquilo com as bieletas? Quanto as proteções de fundo...nem precisa me lembrar, pois já arranhei, amassei e arrastei fundos de todos os Suzukis que tive. Logo, tb penso serem impressindíveis...no entanto, sempre soube preservar meus diferenciais, escolhendo muito bem meus caminhos e nunca amassei nenhum.
  • 10/04/2008, 22:21
    TMorais
    Citação:

Esta configuração é muito interessante. Me atenderia plenamente. No entanto, por experiência própria, estou preferindo os pneus Yokohama G12, que possuem um desenho muito parecido com este seu e os BFG. Posso testemunhar tb que eles são muito resistentes e duradouros. Já as bieletas...fico na dúvida...ví o André comentar sobre a inversão delas...isso resolveria ou só amenizaria o problema? E o meu perfil de utiização do equipamento? Como vc, uso mais meu carro para viagens, principalmente na Dutra e no caminho do sítio. Se eu não usar o carro exigindo muito da suspenção (torções), posso ficar tranquilo com as bieletas? Quanto as proteções de fundo...nem precisa me lembrar, pois já arranhei, amassei e arrastei fundos de todos os Suzukis que tive. Logo, tb penso serem impressindíveis...no entanto, sempre soube preservar meus diferenciais, escolhendo muito bem meus caminhos e nunca amassei nenhum.

Esse Yokohama G12 vc utilizará o 235/70? Não conheço o pneu.. mas como eu te falei, terá várias opções e isso dependerá também da disponibilidade da região. Comentei por alto com um mecanico da suzuki sobre essa inversão das bieletas e ele achou estranho.. seria interessante
    se André pudesse disponibilzar fotos.. Sobre exigir do carro (torções), acho que é isso mesmo quanto a questão das bieletas.
    Abs,
  • 11/04/2008, 07:23
    iwakura
    Citação:

Eu e o Newton também temos o Yokohama G12 (copiei dele!). Aliás já tive outro Yokohama (CDrive) em um Marea. Posso dizer que estou plenamente satisfeito. Bem mais macios que os originais e muito melhores em estrada de terra.

Sobre as bieletas: não fiz aquela alteração que o Newton postou tempos atrás e até agora não tive nenhum problema. Mas, também não faço trilhas pesadas. Só estradas de terra em mau/péssimo estado e viagens por esse nuestro continente. Entretanto, acho que é uma preocupação menor. Mesmo que tenha que trocar as bieletas todo ano, é um gasto pequeno, torno dos 100 reais.

[]
  • 11/04/2008, 14:28
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

Boa noite, caríssimo Valter!!!

Que problemas seriam estes? Se estes problemas forem menores do que aqueles que eu tive...estou disposto a encarar.

Não pretendo nem quero mais fazer trilhas pesadas, no entanto possuo um sítio na região de Visconde de Mauá, no alto da Serra da Mantiqueira e vou muito lá (vou tentar organizar um passeio com direito a banho de cachoeira e rio para os colegas de fórum)...todos os Suzukis que eu tive sempre aguentaram bem os 90 km (ida e volta) de estrada de chão bem ruim, mas neste interim...tive alguns probleminhas com amortecedores, calços de borracha de má qualidade e, digamos, alguns amassados no fundo dos carros.

Logo, pretendo, mais cedo ou mais tarde dar uma suspendida no Azulão em conjunto com a troca dos pneus. Em tempo, no meu último GV, eu instalei calços de borracha de 1" + pneus Yokohama Geolandar G12 de tamanho 235 60 R16 (tm original). Deu p/ levar numa boa, porém, arrastei e amassei o fundo algumas vezes e estourei os amortecedores traseiros 2 vezes em 2 anos! :parede:

...é por isso que eu estou acompanhando tudo aqui discutido, com bastante atenção e cuidado...ou seja, estou fazendo o mesmo que vc já fez! :concordo:

[]s

Boa tarde ao Pedrinha e à todos do forum. O TMORAIS já disse tudo com muita propriedade, complementado pelo caro colega de forum Mário. Ratifico tudo o que eles comentaram. Não sobrou quase nada prá mim. Com relação aos pneus (235/70/16) além dos mencionados, há a opção dos que eu uso (TOYO OPEN COUNTRY A/T - japoneses) . Eles são muito bons e macios, tanto na estrada asfaltada ou não, nas pedras e na lama. Quando eu coloquei os meus Toyo não havia os GG (do TMorais e André) no mercado. Atualmente, pelo desenho e pelas opiniões ,acho mais interessantes os GG (quando os meus Toyo se acabarem vou partir para estes). Com relação ao calço de 2" pelo que eu li e troquei informações, nos últimos 17 meses ( o Tracker já está perto de completar 2 anos) o melhor mesmo é do RC 4 x 4. Com relação aos amortecedores traseiros (c/ o kit de 2") você deve partir logo para os da Suprema.Com relação às molas do opala, acho melhor ter cautela.Os 2 problemas principais, na minha opinião são: o pneu da frente "pegar" no chassi (nada absurdo) e a desregulagem com facilidade da cambagem, entretando são problemas que dá para contornar. Finalizando, este ganho a mais na altura( c/ o kit de 2" + pneus 235/70/16) , vai fazer toda a diferença (e muita) para o que você precisa. Abçs. Válter

p.s. não se esqueça das proteções inferiores ( inclusive a camisinha)
  • 11/04/2008, 18:20
    Pedrinha
    Citação:

Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    ...Os 2 problemas principais, na minha opinião são: o pneu da frente "pegar" no chassi (nada absurdo) e a desregulagem com facilidade da cambagem, entretando são problemas que dá para contornar...

Caro Valter, este probleminha eu vivenciei quando tive meu Vitarão V6. Na ocasião metí um pneuzão no banheirão e quando esterçava a direção em manobras mais agudas...krrreeeeekkk...o pneu pegava nas longarinas do chassis...com o tempo, aprendí a conviver com este pequeno detalhe e honestamente, nunca me incomodou!
    Mudando de foco um pouco, então vc acha melhor instalar apenas os amortecedores de suprema em conjunto com kit RC 4X4 e molas originais? Portanto, a troca dos amortecedores já é suficiente p/ deixar a traseira mais firme, qd o carro for levantado?
    Confirmadas estas duas últimas dúvidas...BINGO!!!...decisão tomada!!!...afinal, não pretendo mesmo fazer muitas modificações num carro que eu já considero ótimo!!!...daí, a questão pa$$a a $er qd farei as modificações???

...well...

Obrigado a todos pela riqueza de opiniões/detalhes!!!

No quesito pneu...sei que os GG têm um desenho agressivo, e são fabricados por alemães (Continental) e isso p/ mim já basta para credenciá-los...no entanto, time que está ganhando, não se mexe...e os Yokohama são resistentes, seguros, silenciosos no alfalto, bons de água e pedra, razoáveis em lama e areia. Os meus, utilizei por uns quase 40 mil km. Qd vendí o carro, eles pareciam ter apenas alguns meses de uso...e me fizeram lembrar os saudosos Michelin LTX A/T do Vitarinha, que rodaram comigo mais de 80 mil km e qd foram embora rodariam outros 80 mil. Agora, uma coisa é certa, o que vai definir o pneu que eu instalarei um dia no Azulão é o preço e disponibilidade no mercado, de um destes modelos aqui discutidos à exaustão.

[]s & nice weekend!!! :concordo:
  • 11/04/2008, 18:33
    bpspoa
    eu notei grande diferenca (para melhor) no comportamento do carro depois de colocadas as molas opala e amort suprema. usei os calços anteriormente por cerca de seis meses e fiquei muito satisfeito quando os substitui por essa configuracao. nao é cara e o carro fica muito mais justo.
  • 11/04/2008, 21:56
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

Caro Valter, este probleminha eu vivenciei quando tive meu Vitarão V6. Na ocasião metí um pneuzão no banheirão e quando esterçava a direção em manobras mais agudas...krrreeeeekkk...o pneu pegava nas longarinas do chassis...com o tempo, aprendí a conviver com este pequeno detalhe e honestamente, nunca me incomodou!
    Mudando de foco um pouco, então vc acha melhor instalar apenas os amortecedores de suprema em conjunto com kit RC 4X4 e molas originais? Portanto, a troca dos amortecedores já é suficiente p/ deixar a traseira mais firme, qd o carro for levantado?
    Confirmadas estas duas últimas dúvidas...BINGO!!!...decisão tomada!!!...afinal, não pretendo mesmo fazer muitas modificações num carro que eu já considero ótimo!!!...daí, a questão pa$$a a $er qd farei as modificações???

...well...

Obrigado a todos pela riqueza de opiniões/detalhes!!!

No quesito pneu...sei que os GG têm um desenho agressivo, e são fabricados por alemães (Continental) e isso p/ mim já basta para credenciá-los...no entanto, time que está ganhando, não se mexe...e os Yokohama são resistentes, seguros, silenciosos no alfalto, bons de água e pedra, razoáveis em lama e areia. Os meus, utilizei por uns quase 40 mil km. Qd vendí o carro, eles pareciam ter apenas alguns meses de uso...e me fizeram lembrar os saudosos Michelin LTX A/T do Vitarinha, que rodaram comigo mais de 80 mil km e qd foram embora rodariam outros 80 mil. Agora, uma coisa é certa, o que vai definir o pneu que eu instalarei um dia no Azulão é o preço e disponibilidade no mercado, de um destes modelos aqui discutidos à exaustão.

[]s & nice weekend!!! :concordo:

POSITIVO. KIT DE 2" DA RC 4 X 4 + AMORTECEDORES TRASEIROS DA SUPREMA + PNEUS 235/70/16 ( MARCA PREFERIDA) + PROTETORES também da RC 4 x 4 ( DA FRENTE, CENTRAL E DO TANQUE,pois o o original do tanque é muito frágil). Quando puder, depois de utilizá-los por um bom tempo,sem pressa, troque também os amortecedores dianteiros, pois os originais(Monroe argentinos) são muito "moles".Eu coloquei na frente os amortecedores K Y B , japoneses que são bem superiores aos originais e o carro ficou mais estável e mais confortável. Abçs e bom final de semana. Válter
  • 11/04/2008, 21:58
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

Postado originalmente por bpspoa Ver Post
    eu notei grande diferenca (para melhor) no comportamento do carro depois de colocadas as molas opala e amort suprema. usei os calços anteriormente por cerca de seis meses e fiquei muito satisfeito quando os substitui por essa configuracao. nao é cara e o carro fica muito mais justo.

Valeu Bruno. Você colocou as molas do opala 6 ou 4 cc? Neste caso você retirou o calço, certo? Abçs. Válter
  • 12/04/2008, 22:00
    bpspoa
    Citação:

Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Valeu Bruno. Você colocou as molas do opala 6 ou 4 cc? Neste caso você retirou o calço, certo? Abçs. Válter

6! tira o calço sim.
  • 13/04/2008, 00:13
    Fabriciooliver
    Molas do Opala
    Só lembrando, eu ja uso essa configuraçao a uns 3 meses, e estou satisfeito. Na frente calço de borracha de 2" ( fabricacao propria) e atras, as molas traseiras do Opala ( 4cc e 6cc é a mesma coisa) e amortecedor de F-1000, o cofap turbo-gas.

O carro ficou mais duro, o que deixou ele mais preparado pra enfrentar obtaculos, numa necessidade, chegeeui a colcoar 9 pessoas dentro do carro ( todas mulheres rss), e o fundo continuo tranquilo, sem bater em quebra-molas.

O pneu que uso é 225/70/16 comprei usado, mas esta como novos, paguei 120 reais em cada. Ele não toca em nenhum lugar, mas depois que levantei o carro, senti que o carro perdeu estabilidade, entao no asfalto tenho maneirado nas curvas, se entrar acima de 80 o pneu canta. Pretendo trocar eles por 235,/70/16. Vou ganha um pouco mais de altura e principalmente mais largura, o que dará mais estabilidade ao carro.

Alem disso, comprei uns pneus cross, no Geninho Pneus, montados numa carcaça tambem 225/70/16. Com a recapagem, vou ganhar mais 2,5 cm de altura. Mas preciso encarecidamente das 4 jantes para usar como segundo jogo.Por tanto se alguem souber de alguma, vou ficar agradecido. Inclusive Andre, se souber de alguma nesses verro velhos q anda, me da um alo.

Sem mais.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 57 de 405 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 7474849505152535455565758596061626364656667107157 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:45.