Powered by vBulletin

Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 52 de 405 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2424344454647484950515253545556575859606162102152 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 04/04/2008, 23:49
    Andre Sousa
    Quebra Do Diferencial De Alumínio
    Eu já quebrei um, do meu antigo G. Vitara.

O que quebra é a carcaça de alumínio que seve de estutura para que o pinhão exerça força sobre a coroa e esta transmita a potência aos semi-eixos que giram as rodas. O que faz a carcaça partir é o fato de haver muita força no pinhão girando a coroa e, em função de um travamento nas rodas, essa força ser superior à que a carcaça suporta. Como nos nossos casos colocamos pneus maiores e mais agressivos, a tendência de haver esse travamento existe mesmo.

A quebra pode acontecer quando estamos com a 4x4 reduzida (em 1 marcha) com todo giro possível (toda potência) imprimindo força para as rodas. Se o giro da roda for travado por uma força maior e o motor continuar mandando potência, o ponto de ruptura será a carcaça do diferencial (como se fosse um fusível).

Na prática tem acontecido em subidas íngremes e acidentadas, como uma encosta esburacada. O piloto inexperiente logo pensará em subir com o pé em baixo, em 1ª reduzida. Se na subida o carro perder a aderência e quicar por causa de alguma irregularidade as rodas dianteiras vão girar em falso. Quando essas rodas tocarem o solo novamente haverá o travamento dos pneus e a quebra do diferencial. Foi assim comigo.

Pra evitar isso, seria bom adiquirir experiência pra tocar o carro, evitar fazer essas subidas íngremes que nem um abestado com o pé em baixo. Procurar subir controlando o pé, gradativamente. Se a subida for realmente absurda use o guincho.
  • 04/04/2008, 23:54
    Andre Sousa
    Citação:

Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    BOA NOITE ao Tarciso e aos demais foristas. Eu tenho feito trilhas em lugares "complicados" com muita erosão, pedras e buracos. Até agora a única coisa que estourou foi um dos amortecedores dianteiros (original) que conforme informações são muito "moles". Não sei se eu dei sorte até agora, ou o diferencial dianteiro de alumínio não é tão fraco quanto dizem. Abçs. Válter

Para vencer obstáculos no plano senpre estamos com giro baixo. Nessa situação não há risco para o diferencial. Haverá risco em situações que te exijam giro alto. Estas últimas quase sempre evitáveis.
  • 04/04/2008, 23:55
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Eu já quebrei um, do meu antigo G. Vitara.

O que quebra é a carcaça de alumínio que seve de estutura para que o pinhão exerça força sobre a coroa e esta transmita a potência aos semi-eixos que giram as rodas. O que faz a carcaça partir é o fato de haver muita força no pinhão girando a coroa e, em função de um travamento nas rodas, essa força ser superior à que a carcaça suporta. Como nos nossos casos colocamos pneus maiores e mais agressivos, a tendência de haver esse travamento existe mesmo.

A quebra pode acontecer quando estamos com a 4x4 reduzida (em 1 marcha) com todo giro possível (toda potência) imprimindo força para as rodas. Se o giro da roda for travado por uma força maior e o motor continuar mandando potência, o ponto de ruptura será a carcaça do diferencial (como se fosse um fusível).

Na prática tem acontecido em subidas íngremes e acidentadas, como uma encosta esburacada. O piloto inexperiente logo pensará em subir com o pé em baixo, em 1ª reduzida. Se na subida o carro perder a aderência e quicar por causa de alguma irregularidade as rodas dianteiras vão girar em falso. Quando essas rodas tocarem o solo novamente haverá o travamento dos pneus e a quebra do diferencial. Foi assim comigo.

Pra evitar isso, seria bom adiquirir experiência pra tocar o carro, evitar fazer essas subidas íngremes que nem um abestado com o pé em baixo. Procurar subir controlando o pé, gradativamente. Se a subida for realmente absurda use o guincho.

Valeu pela dica André. De qualquer forma,por cautela (cautela e canja de galinha, não faz mal a ninguém) vou começar a procurar uma de ferro. Abçs e bom final de semana.Válter
  • 05/04/2008, 00:01
    Andre Sousa
    Citação:

Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Quem usa 2"+2" é mais prudente colocar este dif. de ferro ou tanto faz?

Trocar a carcaça do diferencial por uma de ferro é exigido para quem coloca pneus maiores e mais agressivos. Não tem relação direta como os calços mas sim com a altura, o tamanho da banda de rodagem e o desenho novo pneu.

Ora, se sairmos de um 235/60/16 liso de asfalto para um 265/70/16 AT ou um 245/75/16 MUD ou até um 235/70/16 AT estamos exigindo mais potência do conjunto (coroa & pinhão) pra fazer a roda girar. Ainda mais se considerarmos terrenos acidentados, onde os sulcos dos pneus funcionarão como garras.
  • 05/04/2008, 00:06
    Andre Sousa
    Citação:

Valeu pela dica André. De qualquer forma,por cautela (cautela e canja de galinha, não faz mal a ninguém) vou começar a procurar uma de ferro. Abçs e bom final de semana.Válter

Te peguei conectado à essa hora cara?
  • 05/04/2008, 00:07
    Andre Sousa
    pô cara, tô preocupado com o Murilus.
  • 05/04/2008, 00:31
    bpspoa
    recomendo ENFATICAMENTE que troquem o de aluminio pelo de ferro.
    prejuizo DOLOROSO se arrebentar.
  • 05/04/2008, 02:00
    Carneiro
    Citação:

Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Carneiro,

Quem usa 2"+2" é mais prudente colocar este dif. de ferro ou tanto faz?

A questão não é o 2"+2", e sim o tamanho (e agressividade) do pneu, com o André explicou.

Eu já tenho o meu, só não troquei ainda.

M.
  • 05/04/2008, 02:02
    Carneiro
    Citação:

Aí Tarciso. O problema é que este diferencial de ferro é difícil de encontrar e como me parece que a procura é maior do que a oferta o preço vai ser lá encima. Abçs

Parece que o Edivaldo, da Suzucar, tava trazendo. Não sei quanto vai sair, imagino que mais de 1000... :evil:

M.
  • 05/04/2008, 12:27
    TMorais
    Citação:

pô cara, tô preocupado com o Murilus.

O que aconteceu? Ou vai acontecer??:pensativo::?:
  • 05/04/2008, 12:30
    TMorais
    Citação:

Postado originalmente por bpspoa Ver Post
    recomendo ENFATICAMENTE que troquem o de aluminio pelo de ferro.
    prejuizo DOLOROSO se arrebentar.

Pessoal, valeu as informações!!:concordo:

Por agora não vai dar não.. que$tão de tempo..:mrgreen:
  • 05/04/2008, 16:04
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

Te peguei conectado à essa hora cara?

É André, ontem ( ou hoje) foi 6a. feira né, e no sábado (às vezes) dá para acordar um pouco mais tarde. Abçs.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 52 de 405 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2424344454647484950515253545556575859606162102152 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:12.