Oi Ismael, moro em Aracaju.
É exatamente isso Ismael. Hoje concessionária não ganha na venda do carro, mas na manutenção. Aí vc termina ficando na mão deles para não perder a garantia. E o pior, nesse caso do meu carro, mesmo que ainda estivesse na garantia eles não iriam cobrir pq colocam a culpa no diesel.
Garantia hoje funciona assim: eles fazem de tudo para tirar o máximo de vc nas revisões e de tudo para arrumar uma desculpa para não cobrir o teu problema pela garantia qdo vc necessita. Por exemplo, o meu carro com 20.000km a css queria trocar as pastilhas de freio. Não autorizei. Eles colocaram nas notas da revisão que eu recusei para o caso de algum problema com o freio eles não cobrirem. Fui trocar com 60.000km e ainda boas. Mas e se por algum outro motivo eu tivesse um problema com os freios? eles diriam que foi porque não troquei as pastilhas. Mas claro que existe as pequenas causas para nos defendermos, só que 5% entra na justiça, o restante prefere pagar e aceitar o que eles empurram.
Embora eu ouça muito comentário negativo sobre a marca, principalmente em função dos problemas das pickup's, só vim ter problema com 80.000km rodados e que poderia ter sido facilmente resolvido se eu tivesse encontrado um bom mecânico. Mas realmente é dificil encontrar quem entenda e saiba trabalhar com o sistema de injeção delphi.
Com relação à troca do fluido da transmissão não posso te ajudar pq nunca troquei o da minha. Mas meu conselho é "faça vc mesmo" se vc tem algum conhecimento e bom senso para manutenção. Tem muita gente boa que ajuda e dá boas dicas, é assim que estou me virando.
Abraço,