Caro Galvão, Foristas, boa tarde,
Finalmente, depois de muitas tentatias frustradas consegui fazer funcionar o meu scanner ELM327 com interface bluetooth junto com meu laptop com Windows 8. Ao menos em parte. O scanner funciona bem quando ligado no meu Gol. Pena que ainda não consegui estabelecer ligação com a ECU do Kyron. Vamos por partes:
- A ligação via bluetooth é errática. Só consegui fazer funcionar com regularidade após remover todos os drivers bluetooth do meu computador e instalá-los novamente, depois de um download com a versão mais atualizada a partir do site do fabricante do computador, no meu caso a ASUS.
- no Painel de Controle, clicar na opção "Dispositivos e Impressoras". O scanner aparece com o nome CHX. Se ele estiver na lista, remova esse dispositivo (por que remover? não sei a causa, nem acontece com outros aparelhos, mas algumas vezes, acontece alguma falha na conexão com o scanner ao se tentar usar o dispositivo já adicionado anteriormente). Não feche essa janela ainda.
- O carro deve estar com a chave na ignição na posição ON.
- Colocar o scanner no conector do carro.
- No computador, na janela dos "Dispositivos e Impressoras", clique na opção "Adicionar um dispositivo". Em poucos segundos vão aparecer alguns equipamentos, como telefones e o scanner. O CHX é a opção a ser escolhida. Logo será pedido a senha, ou código de emparelhamento. O código indicado pelo fornecedor é 6789, mas no meu caso só funciona com 1234. Não demorar aqui, pois dizem que o scanner aguarda só por 30 segundos para se entrar com o código de emparelhamento correto. Depois disso, clique com o botão direito do mouse no scanner CHX. Selecionar Propriedades, depois Hardware e anotar o número do serial COMxx. No meu caso, a porta serial ora aparece como COM2, ora COM4 ou como COM12. OK, sucesso na conexão via bluetooth do computador com o scanner.
- Com relação ao software de diagnóstico para o computador, há várias opções,algumas grátis, outras não. Os programas mais antigos só funcionam com as portas seriais COM1 a COM4. Os mais recentes não tem essa limitação, mas um dos que testei ficava tentando em vão estabelecer a conexão com o meu celular bluetooth, ao invés de identificar propriamente o scanner. Testei com mais afinco os seguintes: ScanTool.net 1.13, OpenOBD, o EasyObd II 2.4.5, o ECUTracker SE e o EOBD-Facile. Desses, o mais interessante é o último. Com esse eu consegui identificar um problema com o Sensor Lambda do meu Gol 1.0. Na Kyron, porém, apesar das inúmeras tentativas, parece que o scanner se conecta na rede do carro mas não consegue estabelecer contato com a ECU do carro. É como se o programa de diagnóstico falasse alemão e a ECU da Kyron falasse coreano, e eu sem entender nada.
Continuarei tentando conforme tiver oportunidade e novas idéias. Galvão, se você tiver mais sorte com o novo scanner, me avise.
Saudações,