Sexta-feira passada voltei na ccs em Caxias para substituir uma lâmpada de posição (queimada), junto aos faróis dianteiros, lado direito. É uma lâmpada de 8W, e o pessoal não levou 5 minutos para efetuar a troca ( sem cobrar nada (!) ). Como eu já ligo o carro e mantenho sempre as lâmpadas de posição acesas, mesmo durante o dia, o consumo e, por conseguinte, a duração dessas lâmpadas será menor ( já queimei com duas ao longo dos 2,5 anos de Kyron) ... razão : tenho dificuldade de bem enxergar os dados do painel / velocímetro / etc, com as luzes apagadas, e com isso, sempre ando com as luzes acesas(faroletes)...
Enquanto o rapaz da oficina trabalhava no farolete, falei com um outro proprietário de uma Action Sport 2011, que iria(ela) completar 1 ano daí a dois dias, com ~21k km, e estava lá na oficina para onde foi, transportada em uma plataforma de resgate, após ter acendido a tal luz de emergência e apagado o motor na estrada. A razão para tal era a troca de bomba e bicos, danificados pelo combustível ruim utilizado no veículo. O dono do carro disse-me que simplesmente seguiu à risca as instruções da loja, sempre colocando apenas o diesel comum. Aí está uma prova de que devemos sempre, procurar utilizar o melhor tipo de diesel disponível para evitar ou ficar na estrada ou ter dores de cabeça com o sistema de alimentação. E, pode parecer meio estranho, mas, desde o início, eu sempre achei que este tipo de recomendação da loja que vendeu-me o carro, para usar o diesel comum, com um motor algo mais delicado, como o Euro 4 do Kyron, seria para levar mais seguido o veículo à oficina para reparos......!!!! Quem vai saber ?
Mais uma que me surgiu nos últimos dias: para reduzir a marcha antes de uma sinaleira costumo utilizar o botão no lado esquerdo da alavanca de troca de marchas, esta já colocada no “M”- troca manual de marchas-, com o que se espera, como é uma redução, que se eu estiver em 3ª, na redução, colocando o botão para trás, deveria entrar a 2ª marcha, e se eu repetir o procedimento, alcanço a 1ª, de acordo com a velocidade em que eu estou/ e o giro do motor; ocorre que percebi o carro não estava sendo segurado pelo freio motor, e ao olhar o mostrador do painel, para identificar qual a marcha engatada, lá estava aparecendo a 4ª marcha e depois a 5ª ( repetindo: eu estava buscando uma redução de marcha e não um avanço delas ) . Não é sempre que isso está ocorrendo, mas marquei hora para que o pessoal da ccs passe o ‘scanner’ verificando/ buscando a causa do ocorrido. Não fiz o teste com os botões de troca de marchas na direção, pois acho mais prático o tal botão da alavanca.
E trocando ‘figurinhas’ com novos conhecidos a respeito de SUVs, fiquei sabendo que um deles andou(e muito bem, fazendo entre 10 a 10,5 km/l na estrada) num Mohave diesel, V6 , mais silencioso que Citroen Pallas...este com o motor de ciclo Otto, a gasolina...
O outro fanático por SUVs, tem um SW4 2010 com 140k km, e faz, segundo ele, em estrada, médias de 11 ,9 km/l de diesel. O carro anterior dele, uma outra SW4, 2008, diesel, foi substituída (em 2010), após ter percorrido 193k km !!! E parece que sem problemas, como soe ocorrer para carros que estão sempre em estradas...
6420 : Essa nova Action Sport da Expointer tem a mecânica do Korando, inclusive a transmissão, isto é, não tem a reduzida ? Quanto ao Compass, da Jeep-Chrysler, parece que esse carro já está com os dias contados, pois será substituído proximamente por outro veículo agora já usando as plataformas do grupo Fiat-Chrysler... E a respeito da marca Mahindra, alguma novidade na Expointer , aqui me referindo às SUVs ou picapes?
Vinhoza : Quem se acostumou com um SUV, para voltar a um automóvel, não demora muito e vai sentir a falta ! Logo, logo, você vai voltar para um outro SUV...! Isso vicia!
Abs. a todos.