Olá, AquilesDeodato !
Quando optei pelo Kyron, em 2010, um dos motivos foi a possibilidade de usar os botões para troca de marcha no próprio volante, e só comecei a usá-los, praticamente, agora, quase três anos depois. Então, quando estou aqui pelas estradas da região de serras, andando pela faixa de 60 a 80 km/h, é uma delícia a redução para a marcha anterior ao entrar na curva, pois o resultado, além da maior rotação no motor (sem alterar a posição do pé direito), é um maior “agarre” ao chão na própria curva, o que faz com o que o carro saia dela com muito mais vontade. Noutras palavras, o brinquedo entusiasma e transforma o desempenho do carro, em especial morro acima, pois ali vai se cambiando rapidamente(botões + e - ), fazendo com que a rotação do motor não fique ou muito alta ou muito baixa, isto é, vai mantendo o giro ( e o desempenho – o consumo acumulado do carro, ao longo dos quase 60k km tem sido de 11,8 km/l, andando 75% estrada + 25% cidade ) . Por outro lado, concordo contigo, que se fosse um carro com câmbio mecânico, o freio motor seria mais eficiente, mas optei pelo ‘automático’ pois, por aqui, como creio que em todo o país, no momento, o que se encontra são ruas, estradas e avenidas cheias de carros e congestionamentos, detonando com a paciência de qualquer motorista ...!
Mas assim mesmo, usando o conjunto de ‘brinquedos’ para troca de marchas (botões na direção + botão na lateral da alavanca + a própria alavanca, nas posições M e/ou D) se consegue poupar razoavelmente os freios- e ‘segurar” o carro(além de se deliciar ao volante). Ontem meu Kyron teve a revisão(cara : R$ 1.980,00 !!!!) dos 60k km realizada e as pastilhas originais estão com meia vida ainda.
Vi a “Korando” Sports (Nova Action Sports) e gostei também do painel do Kyron ali colocado, e quanto aos bancos, achei o espaço traseiro(pernas) algo reduzido ao se comparar com o Kyron, e o vendedor vai me avisar assim que chegar uma picape para um TD. Por aqui essa nova picape ainda está rara.
Abçs.