Sobre a viagem ao Chile, o Lelima explicou muito bem. Meu irmão esteve em Ushuaia no ano passado e quando em território chileno, bastava a ‘nossa’ CNH e a identidade ou o passaporte, e ali não é exigida a tal carta verde. Caberia uma consulta ao site do consulado do Chile para atualização das exigências em se rodar por lá com o veículo próprio. Lembrar que ao entrar no Chile, o carro é todo revistado, na busca de material ilegal, seja ele drogas, frutas, verduras, embutidos,etc. Haja paciência ! Mas já que vais lá, tens que aceitar os costumes locais ! Quanto ao camburão para transporte de diesel reserva (uns 20 l ), na ocasião em que entrei em Puerto Natales(Chile) vindo de Rio Turbio(Argentina), o policial de fronteira chileno queria me multar por estar transportando o tal diesel dentro do veículo (ex-GSportage) e só escapei da multa e de outros possíveis transtornos ao abrir a tampa do recipiente permitindo que ele cheirasse e percebesse que nunca havia sido utilizado . Isso no sul do Chile. Noutra ocasião, ao entrar no Chile vindo do Peru, e transportando diesel reserva dentro do bagageiro/carro, ninguém reclamou... Vai saber / entender ... Na viagem ao Peru, minha ex-GSportage estava com mais de 120k km e se portou maravilhosamente bem perante os outros 8 carros da expedição. Os LR e os Troller decepcionaram . Se teu Kyron está com 90k km, e bem cuidado, podes ir tranqüilo . Antes da viagem ou passagem lá por Junin de los Andes / San Martin de los Andes / Bariloche / Vila Angostura / Pucon / Neuquen , procurar informar-se se estariam ocorrendo transtornos devido a erupções de alguns vulcões. Essas localidades, mais recentemente, estariam sofrendo os efeitos de vulcões na forma de cinzas em suspensão no ar e por tudo em volta. Seria até prudente, andar com elemento de filtro de ar a mais para eventual troca .
Em tua passagem por Mendoza, aproveite para dar uma passada pelas Termas de Villavicencio ( o hotel, aos pés do morro, deve ainda estar fechado ) , mas o bom é conhecer os “caracoles de Villavicencio” ou “ As Curvas do Ano”, referindo-se às 365 curvas da subida a um planalto ‘lunar’ que vai te levar para Uspalatta, quase perto da fronteira com o Chile. Na época em que fui, a subida era de estrada de chão, e lá em cima, asfalto. Podes retornar para Mendoza contornando o rio partindo de Uspalatta, fechando o ‘anel’. Ambos percursos valem a pena ! No Chile, ali perto de Puerto Mont, está Puerto Varas, cidade irmã de Gramado, no RS (!) E não muito distante, Frutillar, um lugar encantador, junto ao lago ( aqui existe a cidade alta, junto a estrada principal, sem muitos atrativos, e a bela Frutillar, descendo em direção ao lago, e margendo-o ) . Em Puerto Mont, desça para o sul, em direção às colônias de salmão, já percorrendo o início da Carretera Austral, só para ter um gostinho de “quero mais” e voltar de novo, noutra ocasião, com o fito de percorrer a Carretera inteiramente. Assim aconteceu comigo ! Na Argentina, de novo, saindo de Bariloche, se der tempo, desça para El Bolson e depois Esquel, numa estrada com paisagens belíssimas. Todo o caminho é asfaltado . Lembrar que a Argentina ainda está sofrendo crise energética, e se pode chegar a algum posto de combustível que nada tenha a vender. Vá abastecendo sempre que chegar perto do meio tanque no marcador do carro, para não correr riscos de parar por falta de diesel. E diesel reserva, para emergências, seria sempre bem vindo!
E para outras eventualidades do tipo furos de pneus, a sugestão é levar daqueles tubos de enchimento similares aos para motos, que são muito práticos e não exigem que se faça força com macaco / estepe / etc., Aprendi isso de um casal de chilenos lá no estacionamento de um hotel em Bariloche. Eles tinham voltado de Ushuaia e percorrido as empedradas Carretera Austral chilena e a Ruta 40 argentina com um Suzuki Jimny, e retornavam para La Serena, uma cidade mais ao norte de Santiago. Finalizando, uma coisa muito boa que existe na Argentina e também no Chile, são os postos de informação para turistas, geralmente nas entradas de cidades ou em seu centro, e que indicam hotéis, cabanas, campings, informando localização, preços, se possuem garagem ou não, restaurantes, etc. Enfim, lá eles estão a anos-luz de nós, aqui no Brasil, pelo menos neste aspecto. Será muito útil observar o quesito segurança, ultimamente meio em baixa lá pela Argentina... No quesito garantia do carro, verifique na tua ccs se não há perda da garantia ao se efetuar alguma revisão lá no Chile...
Não esqueça de nos enviar alguns posts contando tuas peripécias ! Já estamos todos, certamente, ávidos por saboreá-las !
Abçs. E Boa Viagem .