Caro Ismael,
Agradeço pelas fotos e dicas! Vou conversar com o pessoal daqui de Fortaleza e pegar umas outras dicas, o problema é que o K nao é um carro tão popular aqui em Fortal!
Caro Marcel, bom dia,
As fotos estão apresentadas logo abaixo.
Para fixar a antena, mandei fazer uma peça de aço galvanizado num formato parecido com um "h" da mesma largura do suporte da antena (uns 4-5 cm), onde a parte de baixo da letra h se encaixa no perfil da barra do bagageiro e a parte de cima da letra é onde se fixa o suporte da antena. No meu caso, a barra do bagageiro tem uma seção trapezoidal e a peça que fiz acompanha esse formato, com uma perna mais curta. Para evitar vibrações e proteger a barra, eu a cobri com uma tira de borracha de câmera de ar, também da mesma largura da peça. Fixei tudo com duas braçadeiras de aço. Escolhi a parte traseira do lado esquerdo para instalar a antena. Assim ela fica numa posição livre em relação à carroceria e bem elevada, sem atrapalhar o uso do bagageiro e, eu suponho, está menos exposta ao galhos da vegetação na lateral da estrada. O cabo da antena é passado para o interior do carro por um pequeno buraco na borracha de vedação por onde passa a fiação das luzes da tampa da mala. Duas gotas de cola de silicone fazem a vedação do buraco. Não posso esquecer de retirar a antena do suporte antes de entrar em estacionamentos e garagens, inclusive a minha, ou quando deixo o carro estacionado na rua. A antena é uma Today para VHF, 5/8 de onda, com uma mola acima da bobina da base. Não lembro dos outros detalhes da antena. Para ajustar corretamente o comprimento da antena e passar os cabos para o rádio, eu pedi ajuda a uma pessoa que trabalha com a instalação de rádios para taxistas.
Comprei o meu radio VHF ICOM V8000 depois de uma pesquisa que fiz na internet. Comparei uns poucos modelos e acabei decidindo pelo que tinha os atributos que achei mais importantes a um preço razoável. Tinha que ser pequeno para embutir no painel do carro, e com boa potência para operar em VHF – até 75W. A posição do alto-falante no painel frontal do rádio também ajudou na escolha. Não lembro dos outros modelos de rádios que pesquisei naquela época.
Para a instalação no lugar do porta-trecos do painel, eu precisei “esculpir” um pedaço de borracha EVA com 2 cm de espessura, de forma a prender firmemente o rádio. Deu trabalho para esculpir, pois o espaço ali tem um formato todo assimétrico, torto mesmo. O rádio fica inclinado, com o fundo descansando sobre uma estrutura metálica que existe por trás do painel. Fixei uma tira de borracha no corpo do rádio para evitar ruídos e trepidação contra essa estrutura de metal. O rádio tem ventilação suficiente e é facilmente removível. A alimentação do rádio é direta na bateria. Os cabos ficam totalmente embutidos no painel e a peça de EVA azul ganhou depois uma cobertura de Contact preto como acabamento. Na foto aparece também um multiplicador de tomadas para o GPS, carregadores de celular, câmera e tudo mais. O porta-trecos é preso por 2 clips e, para removê-lo, você precisa puxá-lo para cima com uma certa firmeza. Não pense em danificar o porta-trecos, pois ele custa uma pequena fortuna.
Para complementar o IC-V8000, comprei um HT Baofeng 5RA, VHF-UHF, com 5W de saída, baratinho, com uma antena dual-band de base magnética, para ajudar na comunicação à curta distância.
Espero ter ajudado. Fique à vontade para me procurar se você quiser mais detalhes.
Abraços,
As fotos estão apresentadas logo abaixo.
Para fixar a antena, mandei fazer uma peça de aço galvanizado num formato parecido com um "h" da mesma largura do suporte da antena (uns 4-5 cm), onde a parte de baixo da letra h se encaixa no perfil da barra do bagageiro e a parte de cima da letra é onde se fixa o suporte da antena. No meu caso, a barra do bagageiro tem uma seção trapezoidal e a peça que fiz acompanha esse formato, com uma perna mais curta. Para evitar vibrações e proteger a barra, eu a cobri com uma tira de borracha de câmera de ar, também da mesma largura da peça. Fixei tudo com duas braçadeiras de aço. Escolhi a parte traseira do lado esquerdo para instalar a antena. Assim ela fica numa posição livre em relação à carroceria e bem elevada, sem atrapalhar o uso do bagageiro e, eu suponho, está menos exposta ao galhos da vegetação na lateral da estrada. O cabo da antena é passado para o interior do carro por um pequeno buraco na borracha de vedação por onde passa a fiação das luzes da tampa da mala. Duas gotas de cola de silicone fazem a vedação do buraco. Não posso esquecer de retirar a antena do suporte antes de entrar em estacionamentos e garagens, inclusive a minha, ou quando deixo o carro estacionado na rua. A antena é uma Today para VHF, 5/8 de onda, com uma mola acima da bobina da base. Não lembro dos outros detalhes da antena. Para ajustar corretamente o comprimento da antena e passar os cabos para o rádio, eu pedi ajuda a uma pessoa que trabalha com a instalação de rádios para taxistas.
Comprei o meu radio VHF ICOM V8000 depois de uma pesquisa que fiz na internet. Comparei uns poucos modelos e acabei decidindo pelo que tinha os atributos que achei mais importantes a um preço razoável. Tinha que ser pequeno para embutir no painel do carro, e com boa potência para operar em VHF – até 75W. A posição do alto-falante no painel frontal do rádio também ajudou na escolha. Não lembro dos outros modelos de rádios que pesquisei naquela época.
Para a instalação no lugar do porta-trecos do painel, eu precisei “esculpir” um pedaço de borracha EVA com 2 cm de espessura, de forma a prender firmemente o rádio. Deu trabalho para esculpir, pois o espaço ali tem um formato todo assimétrico, torto mesmo. O rádio fica inclinado, com o fundo descansando sobre uma estrutura metálica que existe por trás do painel. Fixei uma tira de borracha no corpo do rádio para evitar ruídos e trepidação contra essa estrutura de metal. O rádio tem ventilação suficiente e é facilmente removível. A alimentação do rádio é direta na bateria. Os cabos ficam totalmente embutidos no painel e a peça de EVA azul ganhou depois uma cobertura de Contact preto como acabamento. Na foto aparece também um multiplicador de tomadas para o GPS, carregadores de celular, câmera e tudo mais. O porta-trecos é preso por 2 clips e, para removê-lo, você precisa puxá-lo para cima com uma certa firmeza. Não pense em danificar o porta-trecos, pois ele custa uma pequena fortuna.
Para complementar o IC-V8000, comprei um HT Baofeng 5RA, VHF-UHF, com 5W de saída, baratinho, com uma antena dual-band de base magnética, para ajudar na comunicação à curta distância.
Espero ter ajudado. Fique à vontade para me procurar se você quiser mais detalhes.
Abraços,