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Tópico: Ssangyong Kyron

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    Olá Fertag,

    Obrigado pela resposta. Foi bom saber que o problema do tanque tenha possivelmente sido resolvido em 2010.

    Realmente o meu interesse pelo 2.7 vem do fato que estou saindo de um motor 4.0. Mas também sei que os motores modernos de baixa cilindrada são maravilhosos. Aluguei ano passado um Opel Meriva para viajar pela Bélgica e fiquei surpreso com o motor "verde" de 1.4 litros. Primeiro que o Meriva de lá parece o carro dos Jetsons perto do Meriva daqui, muito mais moderno. Segundo porque achei que o carrinho não ia andar nada e fiquei um tempão argumentando com a moça da locadora, que garantiu que o carro andava bem. E não é que ele andava, mesmo? Parecia um carro 2.0 (para o porte) e foi muito econômico.

    Creio que eu vá mesmo sentir uma diferença de desempenho em relação à Cherokee, mas minhas prioridades mudaram um pouco. Com tantos pardais espalhados por aí, ainda mais onde eu moro, é difícil poder dar uma esticada maior e um carro um pouco mais "manso" ajuda a manter o controle.

    Mas, pelo que eu ando lendo, o Kyron parece satisfazer exatamente minhas necessidades atuais - conforto, bom desempenho, boa autonomia e economia no combustível. Além de ser um 4x4 valente, pois adoro pegar uma terrinha de vez em quando.

    Quanto ao Cherokee, é um Jeep de verdade e chega onde muitos 4x4 nem sonham chegar. Estou cansado de ir onde Trollers não conseguem e passar por trechos que quebram outros 4x4. Uma vez fiz uma trilha de erosão bem radical que quebrou a barra de direção do Jeep Ford (tipo o Willis) à minha frente e se mostrou impossível para um Troller. O colega suou muito, mas não conseguiu passar por um trecho mais destruído. A Cherokee passou sem o mínimo esforço e ainda puxei o Jeep da minha frente com uma corda, fazendo uma boa parte de trilha de ré.

    Minha primeira Cherokee eu comprei nos EUA e foi maravilhosa. Era um modelo que nunca chegou oficialmente por aqui. A mesma carroceria da Sport, só que Limited e com duas portas. Ela era muito luxuosa por dentro e tinha de tudo - bancos de couros originais de fábrica elétricos com 4 controles, som premium, carpetes bem espessos, etc. Por fora, era um Jeep valente. Fazia muitas trilhas nas montanhas de lá e, no inverno, enfrentava neve funda com a maior tranquilidade. Já desatolei até um Bronco 4x4 todo preparado de uma trilha durante uma nevasca com minha Cherokee original de fábrica a não ser pelos pneus que eram de uso misto. Vendo o carro com 256 mil quilômetros e a única coisa que fiz foi manutenção de rotina, troca dos discos dos freios e da bomba d'água aos 160 mil quilômetros. Nunca tive um carro tão confiável, nem mesmo Mercedes, Audi e BMW.

    Quando votai para o Brasil, comprei uma Cherokee Sport em excelente estado, com 26 mil km. Só que com 36 mil a bomba d'água quebrou. Daí foi o radiador, mangueiras, outra bomba d'água... Descobri que o dono original não usava aditivo de arrefecimento, que é imprescindível na Cherokee pois ela usa uma correia única e a pressão maior fica exatamente na bomba e o aditivo ajuda em sua lubrificação. Por não usar aditivo, também corroeu a mola interna da mangueira inferior do radiador e os fragmentos enferrujados entupiram o radiador e estragaram a segunda bomba. Limpei e consertei o radiador e. logo em seguida, as laterais deste, que são de ABS, racharam. Mandei fazer de cobre, aproveitando a colmeia original de alumínio, e fiquei um bom tempo sem problemas to tipo. Até que um dia, voltando de Paraty, meu sistema de arrefecimento se auto-destruiu. Mangueira, termostato, radiador e bomba d'água - tudo em questão de minutos. Troquei o sistema de arrefecimento todo - tudo novo - e ficou ótimo. Mas parece que o sistema de arrefecimento é o ponto fraco do carro no Brasil. Embora ele ande bem nos desertos americanos, aqui ele funciona quente demais e nossa água não ajuda nem um pouco. Depois desse último problema, só uso água destilada. Quanto ao custo do conserto, sabendo onde comprar as peças são muito mais baratas que na concessionária. A bomba d'água, por exemplo, custava R$ 1.700,00 na CSS e comprei por R$ 280,00 em uma distribuidora de peças. Mesma qualidade. O radiador de R$ 2.800,00 na CSS custou R$ 400,00 direto de uma fábrica de São Paulo que faz igualzinho ao original, com colmeia de alumínio e tudo. O termostato é o mesmo da Ranger e outras peças têm equivalentes em carros nacionais. Mas comprando direto dos EUA pode sair mais barato ainda. A bomba d'água da minha Cherokee americana custou US$ 35,00.

    A Cherokee anda muito com o motor 4.0 a gasolina e é muito confortável e silenciosa. Até fazendo trilhas parece que está no asfalto. Nunca vi um 4x4 tão confortável. Parece um carro de passeio embora seja, no fundo, um jipão de verdade. A mecânica é a mesma do Wrangler e ela é um pouco mais leve, embora não pareça.
    O grande problema é o consumo. Com trânsito, na cidade, a média fica entre 4.5 e 5 km/l. Sem trânsito o melhor que fiz foi 7. Na estrada, o máximo foi 9 km/l. Mas subindo serra, e andando a 140, por exemplo, o consumo médio cai para 6 km/l. Com a gasolina bem acima dos três reais por litro, fica caro passear muito com ela.

    Fora os problemas de arrefecimento, a Cherokee é indestrutível. Não dá problema em mais nada. É dar partida e rodar. É um carro excelente. Mas não foge aos problemas com o nosso combustível, que não são privilégio do Kyron. Uma vez abasteci em um posto suspeito, na estrada, pois estava de madrugada e só tinha ele aberto. Alguns quilômetros depois o carro entrou no tal modo de segurança (ou seu equivalente) e consegui rodar até minha casa a cerca de 60 Km/h. No dia seguinte, o bicho não passava de 40. Tive que trocar a bomba de gasolina e o filtro. Como ambos ficam dentro do tanque, é necessário desmontar tudo e dá um trabalhão. Como a culpa foi da gasolina ruim, não posso culpar o carro, assim como acho que os Kyron não têm culpa do diesel ruim.

    Nossa, desculpem o "livro" que virou essa resposta.

    Estou realmente bem entusiasmado com a compra de um Kyron. Sempre gostei muito da mecânica Mercedes, que é muito boa, e o carro parece bem confortável e moderno.

    Abraços!


    Citação Postado originalmente por fertag Ver Post
    Olá, Paulo
    Até eu pensei em trocar o meu Ky 2,0 2010, 5 marchas, r 16, pelado, com ~69k km(já fora da garantia) por um de 6 marchas, completo, com r 18 e teto, mas não vi nada mais novo do que 2009, e aí, trocar o meu, mais novo, por um mais antigo...Além disso, parece que em 2010 teria sido corrigido o problema de soltar-se o revestimento interno do tanque de combustível que se soltava e entupia filtro de diesel, para toda a linha SSY(assim me disseram na ccs daqui). Quanto ao motor 2,7 ele é mais antigo e, segundo consultei em alguns fóruns da Europa, antes de comprar o meu carro, o comentário era desse motor ter algum maior consumo de óleo lubrificante até os 30k km(depois estabilizava). Agora, que faltam alguns cavalinhos para o motor 2,0, isso se comprova: quando se está em serras com terceira pista e muitas curvas, o Ky é fabuloso, mas, em tirando a tal 3ª. Pista e as curvas, alguns carros 1,6, se querem incomodar, o fazem e não tem jeito. Tua idéia de optar por um 2011 com pouca km, ainda na garantia, acho ser muito boa, embora vá sentir uma razoável diferença em relação ao teu atual veículo, que creio, deve ter quase o dobro da potência(se for a gasolina), além de um torque abundante... a propósito, poderias citar alguns dos pontos positivos e também os negativos dele, de forma a também conhecermos a essa viatura, lenda dos 4x4(Jeep) ? Boa pesquisa!

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Paulo de Andrade Ver Post
    Olá Fertag,

    Obrigado pela resposta. Foi bom saber que o problema do tanque tenha possivelmente sido resolvido em 2010.

    Realmente o meu interesse pelo 2.7 vem do fato que estou saindo de um motor 4.0. Mas também sei que os motores modernos de baixa cilindrada são maravilhosos. Aluguei ano passado um Opel Meriva para viajar pela Bélgica e fiquei surpreso com o motor "verde" de 1.4 litros. Primeiro que o Meriva de lá parece o carro dos Jetsons perto do Meriva daqui, muito mais moderno. Segundo porque achei que o carrinho não ia andar nada e fiquei um tempão argumentando com a moça da locadora, que garantiu que o carro andava bem. E não é que ele andava, mesmo? Parecia um carro 2.0 (para o porte) e foi muito econômico.

    Creio que eu vá mesmo sentir uma diferença de desempenho em relação à Cherokee, mas minhas prioridades mudaram um pouco. Com tantos pardais espalhados por aí, ainda mais onde eu moro, é difícil poder dar uma esticada maior e um carro um pouco mais "manso" ajuda a manter o controle.

    Mas, pelo que eu ando lendo, o Kyron parece satisfazer exatamente minhas necessidades atuais - conforto, bom desempenho, boa autonomia e economia no combustível. Além de ser um 4x4 valente, pois adoro pegar uma terrinha de vez em quando.

    Quanto ao Cherokee, é um Jeep de verdade e chega onde muitos 4x4 nem sonham chegar. Estou cansado de ir onde Trollers não conseguem e passar por trechos que quebram outros 4x4. Uma vez fiz uma trilha de erosão bem radical que quebrou a barra de direção do Jeep Ford (tipo o Willis) à minha frente e se mostrou impossível para um Troller. O colega suou muito, mas não conseguiu passar por um trecho mais destruído. A Cherokee passou sem o mínimo esforço e ainda puxei o Jeep da minha frente com uma corda, fazendo uma boa parte de trilha de ré.

    Minha primeira Cherokee eu comprei nos EUA e foi maravilhosa. Era um modelo que nunca chegou oficialmente por aqui. A mesma carroceria da Sport, só que Limited e com duas portas. Ela era muito luxuosa por dentro e tinha de tudo - bancos de couros originais de fábrica elétricos com 4 controles, som premium, carpetes bem espessos, etc. Por fora, era um Jeep valente. Fazia muitas trilhas nas montanhas de lá e, no inverno, enfrentava neve funda com a maior tranquilidade. Já desatolei até um Bronco 4x4 todo preparado de uma trilha durante uma nevasca com minha Cherokee original de fábrica a não ser pelos pneus que eram de uso misto. Vendo o carro com 256 mil quilômetros e a única coisa que fiz foi manutenção de rotina, troca dos discos dos freios e da bomba d'água aos 160 mil quilômetros. Nunca tive um carro tão confiável, nem mesmo Mercedes, Audi e BMW.

    Quando votai para o Brasil, comprei uma Cherokee Sport em excelente estado, com 26 mil km. Só que com 36 mil a bomba d'água quebrou. Daí foi o radiador, mangueiras, outra bomba d'água... Descobri que o dono original não usava aditivo de arrefecimento, que é imprescindível na Cherokee pois ela usa uma correia única e a pressão maior fica exatamente na bomba e o aditivo ajuda em sua lubrificação. Por não usar aditivo, também corroeu a mola interna da mangueira inferior do radiador e os fragmentos enferrujados entupiram o radiador e estragaram a segunda bomba. Limpei e consertei o radiador e. logo em seguida, as laterais deste, que são de ABS, racharam. Mandei fazer de cobre, aproveitando a colmeia original de alumínio, e fiquei um bom tempo sem problemas to tipo. Até que um dia, voltando de Paraty, meu sistema de arrefecimento se auto-destruiu. Mangueira, termostato, radiador e bomba d'água - tudo em questão de minutos. Troquei o sistema de arrefecimento todo - tudo novo - e ficou ótimo. Mas parece que o sistema de arrefecimento é o ponto fraco do carro no Brasil. Embora ele ande bem nos desertos americanos, aqui ele funciona quente demais e nossa água não ajuda nem um pouco. Depois desse último problema, só uso água destilada. Quanto ao custo do conserto, sabendo onde comprar as peças são muito mais baratas que na concessionária. A bomba d'água, por exemplo, custava R$ 1.700,00 na CSS e comprei por R$ 280,00 em uma distribuidora de peças. Mesma qualidade. O radiador de R$ 2.800,00 na CSS custou R$ 400,00 direto de uma fábrica de São Paulo que faz igualzinho ao original, com colmeia de alumínio e tudo. O termostato é o mesmo da Ranger e outras peças têm equivalentes em carros nacionais. Mas comprando direto dos EUA pode sair mais barato ainda. A bomba d'água da minha Cherokee americana custou US$ 35,00.

    A Cherokee anda muito com o motor 4.0 a gasolina e é muito confortável e silenciosa. Até fazendo trilhas parece que está no asfalto. Nunca vi um 4x4 tão confortável. Parece um carro de passeio embora seja, no fundo, um jipão de verdade. A mecânica é a mesma do Wrangler e ela é um pouco mais leve, embora não pareça.
    O grande problema é o consumo. Com trânsito, na cidade, a média fica entre 4.5 e 5 km/l. Sem trânsito o melhor que fiz foi 7. Na estrada, o máximo foi 9 km/l. Mas subindo serra, e andando a 140, por exemplo, o consumo médio cai para 6 km/l. Com a gasolina bem acima dos três reais por litro, fica caro passear muito com ela.

    Fora os problemas de arrefecimento, a Cherokee é indestrutível. Não dá problema em mais nada. É dar partida e rodar. É um carro excelente. Mas não foge aos problemas com o nosso combustível, que não são privilégio do Kyron. Uma vez abasteci em um posto suspeito, na estrada, pois estava de madrugada e só tinha ele aberto. Alguns quilômetros depois o carro entrou no tal modo de segurança (ou seu equivalente) e consegui rodar até minha casa a cerca de 60 Km/h. No dia seguinte, o bicho não passava de 40. Tive que trocar a bomba de gasolina e o filtro. Como ambos ficam dentro do tanque, é necessário desmontar tudo e dá um trabalhão. Como a culpa foi da gasolina ruim, não posso culpar o carro, assim como acho que os Kyron não têm culpa do diesel ruim.

    Nossa, desculpem o "livro" que virou essa resposta.

    Estou realmente bem entusiasmado com a compra de um Kyron. Sempre gostei muito da mecânica Mercedes, que é muito boa, e o carro parece bem confortável e moderno.

    Abraços!
    Amigo
    Você alias como todo brasileiro parte de um premissa errada. Será que a sua experiencia com o Meriva não te ensinou nada? a potencia de um veiculo nem sempre está ligada a litragem do motor. Pouco importa se o motor é 2.0,2.7,4.0,1,4...
    Somente a titulo de ilustração com a própria Ssangyong.
    Existe o Rexton 2.7 com 175 e 186 CV. A unica diferença alem do gerenciamento é uma turbina de corpo variável.
    O motor 2.0 que é usado na Kyron ( e também nos Actyons) tem 141 CV. Uma das melhores relações litro/potencia do mercado.
    A própria Ssangyong equipa o Korando com um motor 2.0 com 175 CV Na nova Actyon este mesmo motor está com 155 CV.
    Ou seja a litragem não diz a potencia do motor
    Olhe a potencia e esqueça a litragem.
    Em tempo um motor da formula 1 tem hoje 2.4 litros V8 e despeja mais de 1.000 cv...
    No ano que vem (2014) a formula 1 vai correr com miseros 1,6 litro V6 turbo

  • #3
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    Olá, Pessoal!
    Quem gosta de fazer passeios por belas paisagens com o seu 4x4, pode vir a gostar das paisagens existentes na TV5 Monde, a partir de hoje, 29/06/13, e por mais 3 semanas, pois estão transmitindo o 100. Tour de France (bicicleta), iniciando pela Córsega...Vale a pena, ainda mais que é algo difícil levarmos nossos 4x4 para lá ! Sds a todos.

  • #4
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    Olá, Paulo!
    Gratos pela “aula” sobre o Cherokee ! Esse carro é muito famoso, e pelo visto, merecidamente ! Mas desculpe-me jogar um pouco de água fria, talvez, em tua possível escolha(Kyron), mas, em saindo de um carro(Cherokee) tão confortável tanto no asfalto como fora dele, e indo com freqüência curtir umas estradinhas de terra(geralmente é onde se escondem as melhores paisagens(!)), vais sentir uma grande diferença quanto à suspensão, uma vez que o Kyron a tem razoavelmente dura em pisos ruins(para maior estabilidade no asfalto), ao mesmo tempo em que ele não é tão preparado/adequado para enfrentar “trilhas”, sendo algo baixo e sem adequadas proteções inferiores, entre outros equipamentos...Eu mesmo estaria pensando em substituir os amortecedores de meu carro a fim de conseguir tornar mais suave o andar dele sobre pisos degredados de pedras/chão/buracos/etc. E se pensares em um Cherokee com motor diesel, a fim de continuares com o mesmo equipamento e com a vantagem do menor consumo? Ou é raro encontrar algum ? Quanto ao Kyron, a tecnologia Mercedes Benz(embora defasada) utilizada/adaptada pela SSY, levou-me a apostar nesse carro, situado anos-luz a frente de minha ex-Blazer ou mesmo a minha fiel ex-GSportageTD2001(em alguns pontos), e por enquanto, continuo a apostar nele e muito me ajuda contar com uma ccs da marca em minha cidade, não tendo tido problemas de peças, até agora. Na verdade, para enfrentar as nossas ruas e estradas-mesmo algumas asfaltadas- nada melhor que um veículo com uma suspensão resistente, e o Kyron a tem. Abçs ! Boa pesquisa !

  • #5
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    Obrigado, fertag.

    Na verdade, minhas prioridades mudaram um pouco. Não tenho feito trilhas tão radicais, hoje em dia, e não pretendo fazê-las. O que desejo é poder viajar bastante em estradas asfaltadas, pegar algumas boas estradas de terra, fazer passeios em dunas e praias e poder enfrentar um possível lamaçal que apareça pela frente. Como da última vez, quando cortei um bom caminho em uma viagem indo por trilhas de fazendas no interior de MG e RJ. Não foi nada radical, porém um veículo normal de passeio não passaria por determinados trechos. Tive até que retirar, com uma corda, um Fusca que caiu em uma valeta por causa de um trecho com lama logo depois de uma curva. E olha que Fusca enfrenta muita coisa com valentia.

    Embora eu tenha mantido minhas Cherokees originais, sem levantar a suspensão ou adicionar outros acessórios para o 4X4 (a não ser pneus de uso misto), teve uma mudança que eu esqueci de mencionar que tem a ver com o conforto. Troquei os amortecedores de ambas por modelos progressivos à gás, e isso alterou em muito o conforto. A americana era até mais macia nas ruas, mas na terra batia à toa ao enfrentar buracos mais profundos. A atual tinha características que parecem com as descrições da suspensão do Kyron que tenho lido aqui. Transmitia muito mais as irregularidades do solo. Mas creio que o Kyron, assim como a Cherokee, seja mais macio que uma Defender, não?

    Creio que a Chrysler tenha importado as Cherokees para o Brasil com amortecedores mais duros por causa das nossas famosas ruas e estradas. Talvez o mesmo tenha acontecido com o Kyron, pois em muitos reviews estrangeiros mencionam que a suspensão é macia demais, o que vai de encontro com o que tenho lido por aqui.

    Como vocês conhecem bem os termos da Ssangyong, a troca dos amortecedores originais por progressivos causaria algum problema com a garantia? Nos EUA as leis de proteção ao consumidor são muito específicas em relação às garantias. O fabricante só pode alegar que a garantia não cobre o defeito se houver uma modificação diretamente ligada ao defeito. Por exemplo, se o motor sofre um problema no cabeçote, o fabricante não tem como invalidar a garantia só porque o dono do veículo instalou um filtro de ar mais sofisticado, como os K&N. Mas se a causa do defeito foi descuido com a manutenção do sistema de arrefecimento, aí eles podem alegar culpa do usuário no caso de empeno do cabeçote.

    A troca dos amortecedores originais por modelos mais sofisticados é muito comum, pois os fabricantes dos amortecedores os projetam para determinados veículos e eles praticamente não podem causar nenhum dano pois não alteram o projeto original da suspensão. Mas, se a suspensão for levantada, aí a garantia da suspensão não vale mais. Só que, se houver algum problema com a transmissão ou motor, ou qualquer outra parte do carro, o fabricante é obrigado a honrar a garantia, mesmo que a suspensão tenha sido alterada pois o problema não tem nada a ver com a modificação feita.

    Instalei na minha Cherokee americana amortecedores SensaTrack, que lá tem garantia vitalícia. Aqui no Brasil fui pesquisar e a garantia era, não me lembro bem, de 90 dias ou um ano. Também, com as nossas estradas...

    Você mencionou que a tecnologia Mercedes do Kyron está defasada, mas isso não significa necessariamente um problema. O motor de seis cilindros em linha da Cherokee parte de um desenho muito antigo. Mas isso torna-o muito confiável. Quanto às Cherokees diesel, o grande problema é que são todas mecânicas. Não vieram com câmbio automático. Além disso, os motores são bem mais defasados que os que ocupam o Kyron. As Grand Cherokees diesel têm câmbio automático, mas são grandes, pesadas e o preço no Brasil é um absurdo. Custam o dobro dos Kyron. As usadas desvalorizam muito mas, mesmo assim, saem mais caras que o Kyron. E o que pesa ainda mais é o seguro.

    Fico mais tranquilo ainda quanto ao Kyron quando você diz que não tem tido problema com peças. Fiquei surpreso que neste tópico, em mais de 2100 mensagens, as reclamações giram em torno de pequenos barulhos, detalhes na parte elétrica de conveniência, preços das revisões e problemas com diesel ruim. Não li um relato de motor quebrado, problema de transmissão, suspensão, arrefecimento... Isso chega a ser surpreendente e me leva a crer que o carro seja realmente muito bom.

    Abraços e, mais uma vez, muito obrigado pelas respostas.

    Citação Postado originalmente por fertag Ver Post
    Olá, Paulo!
    Gratos pela “aula” sobre o Cherokee ! Esse carro é muito famoso, e pelo visto, merecidamente ! Mas desculpe-me jogar um pouco de água fria, talvez, em tua possível escolha(Kyron), mas, em saindo de um carro(Cherokee) tão confortável tanto no asfalto como fora dele, e indo com freqüência curtir umas estradinhas de terra(geralmente é onde se escondem as melhores paisagens(!)), vais sentir uma grande diferença quanto à suspensão, uma vez que o Kyron a tem razoavelmente dura em pisos ruins(para maior estabilidade no asfalto), ao mesmo tempo em que ele não é tão preparado/adequado para enfrentar “trilhas”, sendo algo baixo e sem adequadas proteções inferiores, entre outros equipamentos...Eu mesmo estaria pensando em substituir os amortecedores de meu carro a fim de conseguir tornar mais suave o andar dele sobre pisos degredados de pedras/chão/buracos/etc. E se pensares em um Cherokee com motor diesel, a fim de continuares com o mesmo equipamento e com a vantagem do menor consumo? Ou é raro encontrar algum ? Quanto ao Kyron, a tecnologia Mercedes Benz(embora defasada) utilizada/adaptada pela SSY, levou-me a apostar nesse carro, situado anos-luz a frente de minha ex-Blazer ou mesmo a minha fiel ex-GSportageTD2001(em alguns pontos), e por enquanto, continuo a apostar nele e muito me ajuda contar com uma ccs da marca em minha cidade, não tendo tido problemas de peças, até agora. Na verdade, para enfrentar as nossas ruas e estradas-mesmo algumas asfaltadas- nada melhor que um veículo com uma suspensão resistente, e o Kyron a tem. Abçs ! Boa pesquisa !

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    Citação Postado originalmente por Paulo de Andrade Ver Post
    Obrigado, fertag.

    Na verdade, minhas prioridades mudaram um pouco. Não tenho feito trilhas tão radicais, hoje em dia, e não pretendo fazê-las. O que desejo é poder viajar bastante em estradas asfaltadas, pegar algumas boas estradas de terra, fazer passeios em dunas e praias e poder enfrentar um possível lamaçal que apareça pela frente. Como da última vez, quando cortei um bom caminho em uma viagem indo por trilhas de fazendas no interior de MG e RJ. Não foi nada radical, porém um veículo normal de passeio não passaria por determinados trechos. Tive até que retirar, com uma corda, um Fusca que caiu em uma valeta por causa de um trecho com lama logo depois de uma curva. E olha que Fusca enfrenta muita coisa com valentia.

    Embora eu tenha mantido minhas Cherokees originais, sem levantar a suspensão ou adicionar outros acessórios para o 4X4 (a não ser pneus de uso misto), teve uma mudança que eu esqueci de mencionar que tem a ver com o conforto. Troquei os amortecedores de ambas por modelos progressivos à gás, e isso alterou em muito o conforto. A americana era até mais macia nas ruas, mas na terra batia à toa ao enfrentar buracos mais profundos. A atual tinha características que parecem com as descrições da suspensão do Kyron que tenho lido aqui. Transmitia muito mais as irregularidades do solo. Mas creio que o Kyron, assim como a Cherokee, seja mais macio que uma Defender, não?

    Creio que a Chrysler tenha importado as Cherokees para o Brasil com amortecedores mais duros por causa das nossas famosas ruas e estradas. Talvez o mesmo tenha acontecido com o Kyron, pois em muitos reviews estrangeiros mencionam que a suspensão é macia demais, o que vai de encontro com o que tenho lido por aqui.

    Como vocês conhecem bem os termos da Ssangyong, a troca dos amortecedores originais por progressivos causaria algum problema com a garantia? Nos EUA as leis de proteção ao consumidor são muito específicas em relação às garantias. O fabricante só pode alegar que a garantia não cobre o defeito se houver uma modificação diretamente ligada ao defeito. Por exemplo, se o motor sofre um problema no cabeçote, o fabricante não tem como invalidar a garantia só porque o dono do veículo instalou um filtro de ar mais sofisticado, como os K&N. Mas se a causa do defeito foi descuido com a manutenção do sistema de arrefecimento, aí eles podem alegar culpa do usuário no caso de empeno do cabeçote.

    A troca dos amortecedores originais por modelos mais sofisticados é muito comum, pois os fabricantes dos amortecedores os projetam para determinados veículos e eles praticamente não podem causar nenhum dano pois não alteram o projeto original da suspensão. Mas, se a suspensão for levantada, aí a garantia da suspensão não vale mais. Só que, se houver algum problema com a transmissão ou motor, ou qualquer outra parte do carro, o fabricante é obrigado a honrar a garantia, mesmo que a suspensão tenha sido alterada pois o problema não tem nada a ver com a modificação feita.

    Instalei na minha Cherokee americana amortecedores SensaTrack, que lá tem garantia vitalícia. Aqui no Brasil fui pesquisar e a garantia era, não me lembro bem, de 90 dias ou um ano. Também, com as nossas estradas...

    Você mencionou que a tecnologia Mercedes do Kyron está defasada, mas isso não significa necessariamente um problema. O motor de seis cilindros em linha da Cherokee parte de um desenho muito antigo. Mas isso torna-o muito confiável. Quanto às Cherokees diesel, o grande problema é que são todas mecânicas. Não vieram com câmbio automático. Além disso, os motores são bem mais defasados que os que ocupam o Kyron. As Grand Cherokees diesel têm câmbio automático, mas são grandes, pesadas e o preço no Brasil é um absurdo. Custam o dobro dos Kyron. As usadas desvalorizam muito mas, mesmo assim, saem mais caras que o Kyron. E o que pesa ainda mais é o seguro.

    Fico mais tranquilo ainda quanto ao Kyron quando você diz que não tem tido problema com peças. Fiquei surpreso que neste tópico, em mais de 2100 mensagens, as reclamações giram em torno de pequenos barulhos, detalhes na parte elétrica de conveniência, preços das revisões e problemas com diesel ruim. Não li um relato de motor quebrado, problema de transmissão, suspensão, arrefecimento... Isso chega a ser surpreendente e me leva a crer que o carro seja realmente muito bom.

    Abraços e, mais uma vez, muito obrigado pelas respostas.
    Amigo
    Quanto a garantia o que funciona no Brasil é o seguinte.
    90 dias de garantia legal e o resto de garantia contratual.
    Na garantia contratual a distribuidora pode sim cancelar toda garantia se houver QUALQUER modificação no veiculo. Na real isso não acontece. Eles são bemmmmm flexíveis a respeito

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    Citação Postado originalmente por fertag Ver Post
    Olá, Paulo!
    Gratos pela “aula” sobre o Cherokee ! Esse carro é muito famoso, e pelo visto, merecidamente ! Mas desculpe-me jogar um pouco de água fria, talvez, em tua possível escolha(Kyron), mas, em saindo de um carro(Cherokee) tão confortável tanto no asfalto como fora dele, e indo com freqüência curtir umas estradinhas de terra(geralmente é onde se escondem as melhores paisagens(!)), vais sentir uma grande diferença quanto à suspensão, uma vez que o Kyron a tem razoavelmente dura em pisos ruins(para maior estabilidade no asfalto), ao mesmo tempo em que ele não é tão preparado/adequado para enfrentar “trilhas”, sendo algo baixo e sem adequadas proteções inferiores, entre outros equipamentos...Eu mesmo estaria pensando em substituir os amortecedores de meu carro a fim de conseguir tornar mais suave o andar dele sobre pisos degredados de pedras/chão/buracos/etc. E se pensares em um Cherokee com motor diesel, a fim de continuares com o mesmo equipamento e com a vantagem do menor consumo? Ou é raro encontrar algum ? Quanto ao Kyron, a tecnologia Mercedes Benz(embora defasada) utilizada/adaptada pela SSY, levou-me a apostar nesse carro, situado anos-luz a frente de minha ex-Blazer ou mesmo a minha fiel ex-GSportageTD2001(em alguns pontos), e por enquanto, continuo a apostar nele e muito me ajuda contar com uma ccs da marca em minha cidade, não tendo tido problemas de peças, até agora. Na verdade, para enfrentar as nossas ruas e estradas-mesmo algumas asfaltadas- nada melhor que um veículo com uma suspensão resistente, e o Kyron a tem. Abçs ! Boa pesquisa !
    Amigo
    Não concordo com você no que tange a tecnologia Mercedes DEFASADA/ADAPTADA.
    Este motor 2.0DT é muito bom. Tem uma das melhores relações litro/potencia e é duro na queda. Se usar bom combustível e fizer a manutenção periódica ele vai longe. Ele já é EURO4 e agora com a adição de uma sistema EURO5 passa fácil por emissões. Em tempo a suspensão da Ssangyong também é muito resistente.Pode até não ser a mais confortável mas resistente ela é

  • #8
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    Olá, Paulo!
    Bem, se teu objetivo é pegar estradas asfaltadas e efetuar longas viagens, o Kyron pode vir a te agradar. O pessoal aqui de casa, depois de uma viagem longa, ainda tem pique para ir no mercado fazer compras, como se nada tivesse acontecido...devido ao conforto propiciado(os bancos não cansam e a tocada se torna suave, mesmo em estradas de muitas curvas, quando o carro não “entorta”(ao contrário da GSportage, que “quase deitava”, ou a Blazer, que saia de traseira por qualquer coisa), transmitindo muita confiança...O Kyron foi meu primeiro carro automático me obrigando a reaprender a dirigir, e apesar de estar há mais de três anos com ele, ainda não consegui aprender a extrair dele o seu real potencial, mas tenho me divertido bastante por aqui utilizando o brinquedo que mais me chamou a atenção por ocasião da compra : os botões para trocas de marchas no volante ! Com isso, o giro do motor tem subido alguma coisa a mais, com o respectivo aumento no consumo, relativamente aos primeiros tempos com esse carro, entretanto, o consumo médio de diesel ao longo dos quase 69k km tem sido de 11,8 km/l, considerando 75% estradas (incluindo aí alguns trechos de ‘chão’ com 4x4 acionado)+ 25% cidade; tenho dado preferência ao uso de diesel S-10 nos últimos tempos. O objetivo de meu 4x4 em passeios/viagens é : “Ir e ter a confiança de voltar inteiro.” Não tenho colocado o carro em lamaçais brutais(trilhas), mas comparativamente ao Cherokee, não acredito que ele possa fazer a mesma coisa, pois a começar pelos pneus de fábrica, são mais voltados para asfalto; ainda, ao fazer algumas curvas(ou em esquinas) onde existe algum desnível pronunciado noto que a roda de dentro começa a patinar pela perda de tração(4x2), indicando, pelo menos no meu carro(pelado), que não existe um dispositivo de deslizamento limitado no diferencial traseiro (lá fora(Espanha) os Kyron são anunciados tendo isso) o que pode complicar o desempenho do carro por caminhos muito ruins...Não se pode esquecer de mencionar os tais amortecedores, para maior conforto em estradas de chão...Isso que já escolhi o carro com rodas aro 16 e pneus mais borrachudos para maior filtragem das irregularidades do solo. Quanto à garantia, nada a reclamar ao longo dos três anos, exceto que o carro saiu da loja com a direção puxando levemente para a esquerda e somente depois de algum tempo fui atrás do assunto, e aí alegaram, claro, que eu havia caído em buraqueiras, etc, que ocasionaram a irregularidade nas especificações de fabricação. Marchei! Com outros contratempos que o carro apresentou, todo o atendimento foi em garantia. Preferi não arriscar a colocar um chip para maior torque e potência durante a garantia, pois já soube de casos, com outros veículos, em que ocorreram danos colaterais para o motor, causados pela diferença no regime de trabalho(aumento das pressões e temperaturas, entre outros), levando a transmissão de embrulho...Para enfrentar a ‘falta’de boa resposta em baixas rpms(saída de lombadas), tenho me adaptado ao carro e adotado a redução manual de marcha, para 2ª., o que tem ajudado na saída, uma vez que com o procedimento, mantenho original o carro(não gosto de ficar mexendo aqui e ali, desconfigurando tudo, pois às vezes, o efeito é contrário do que esperamos). Prefiro não arriscar ! Já marchei quando minha GSportage trincou o cabeçote com 52k km e duas semanas após os dois anos(ou 50 k km da garantia); a Kia sequer me deu resposta. Isso em 2003. E pelo preço do conserto ou a compra de uma Blazer diesel 4x4, optei pelo conserto da GSp, que me serviu por vários anos ainda. Uma conhecida comprou um Captiva de 4 cilindros e na viagem inaugural do carro, ocorreram panes. Ela entrou com ação na justiça que ainda hoje está tramitando, e ela ficou com a ‘bomba’ na mão! Prefiro não me incomodar com isso(brigar na justiça contra uma montadora)... Agora que estou fora da garantia, meu objetivo maior é ter um veículo mais confortável nas estradas ruins, e mantendo meu Kyron, penso que o próximo passo será a substituição dos amortecedores originais por algo como fizeste na tua Cherokee. Uma maior altura livre do solo a obtive colocando uns pneus 50% off-road + 50% on road, advinda da tentativa de tornar mais suave o rodar em caminhos ruins... Não dirigi a Defender, logo não poderei te responder se o Kyron é mais macio do que ela(ou não). Outro ponto positivo que acho do Kyron é quanto ao seguro: tenho bônus 10 e o valor é ~R$1.800,00 ! Para te informares mais ainda sobre o motor do Kyron, podes dar uma olhadela no tópico das picapes Action Sports, pois elas(as antigas, com frente de “tubarão”) usam a mesma motorização 2,0. Aí existem alguns relatos de problemas com a transmissão, mas são, a priori, veículos com objetivos diferentes.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...ssangyong.html (Actyon Sports 4X4 AT da Ssangyong.)
    Abçs e Boa Pesquisa !

  • #9
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    Olá a todos. Não estava postando mais no forum, mas continuo acompanhando...
    Prezado Paulo de Andrade, suas descrições do Cherokee lembram meu "jipão" Mahindra SUV; não é a toa que a Mahindra começou a produção de carros em 1945 fabricando jeeps sob licença.
    Bom, quanto à SSY, já tive um excelente Kyron 2.0 por 2 anos e troquei por um Korando; os 2 são excelentes, mas o Kyron é melhor em termos de conforto e sensação de robustez, enquanto que o Korando tem um excelente desempenho nas estradas e é um pouco mais duro fora delas. Eu somente dirigi um Kyron 2.7 em test drive, o que não significa nada para sentir o veículo, mas comparando o ótimo desempenho do Korando com o Kyron 2.0, eu diria que ele é realmente um pouco "mais pesado", mas tem um bom desempenho, nunca vi ninguém "colado" em mim quando fazia ultrapassagens.
    Não esqueça dos ângulos de entrada e saída, que no Kyron não são tão bons quanto na Cherokee; no mais, é só diversão; peças não são tão dificeis de encontrar, e já existem oficinas multimarcas que trabalham com o veículo, caso vá precisar delas fora das CCS.
    A propósito, nem todas as CCS sabem atuar no veículo, é bom verificar aqui no fórum as impressões dos amigos; em outras palavras, o carro é bom, a rede de assistência nem tanto.
    Abraço a todos!

  • #10
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    Olá, 6420 e Pessoal !
    6420 : há quanto tempo !!! Estás usando muito os teus Korando e Mahindra ? Continuas trocando teus carros de dois em dois anos ? Já decidiste qual o próximo que partilhará a garagem com o Korando ? Como é que está o consumo do Korando ?
    Bem, após o “papo” com o Paulo, fui em busca de novidades sobre a SSY, e na loja daqui me informaram que atualmente, a preocupação do novo proprietário(grupo chileno) da Districar era fazer uma auditoria geral, para então, se concentrar no mercado brasileiro, tanto do lado da Mahindra como da SSY. Com isso, a expectativa seria de que o novo Kyron viria na virada do ano, com nova grade frontal e motor igual ao da Nova Actyon Sports, 2,0 l e 155 cv, e pela mesma época, também chegaria o novo Rexton W, com igual motorização...Comentando sobre as suspensões do Kyron e do Rexton, ele acrescentou que a deste último tem curso menor, o que pode significar ser mais “duro”para estradas de chão do que o Kyron. Como curiosidade, os mercados de aceitação da SSY no Brasil tem sido o sul do país, Fortaleza e Salvador, enquanto São Paulo aparenta não ter aceitado muito bem a marca. Segundo ele, ainda, tem tido bom movimento(para a época) de vendas e tenho visto vários Kyrons usados/emplacados, dados em troca pelo novo Korando(em especial) e pela nova ASports(esta última começou a circular pelas ruas, por aqui). Diante dessas novidades, acho que vou repensar a questão da troca dos amortecedores, no aguardo do que vai vir aí pela frente...Abçs a todos.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por fertag Ver Post
    Olá, 6420 e Pessoal !
    6420 : há quanto tempo !!! Estás usando muito os teus Korando e Mahindra ? Continuas trocando teus carros de dois em dois anos ? Já decidiste qual o próximo que partilhará a garagem com o Korando ? Como é que está o consumo do Korando ?
    Bem, após o “papo” com o Paulo, fui em busca de novidades sobre a SSY, e na loja daqui me informaram que atualmente, a preocupação do novo proprietário(grupo chileno) da Districar era fazer uma auditoria geral, para então, se concentrar no mercado brasileiro, tanto do lado da Mahindra como da SSY. Com isso, a expectativa seria de que o novo Kyron viria na virada do ano, com nova grade frontal e motor igual ao da Nova Actyon Sports, 2,0 l e 155 cv, e pela mesma época, também chegaria o novo Rexton W, com igual motorização...Comentando sobre as suspensões do Kyron e do Rexton, ele acrescentou que a deste último tem curso menor, o que pode significar ser mais “duro”para estradas de chão do que o Kyron. Como curiosidade, os mercados de aceitação da SSY no Brasil tem sido o sul do país, Fortaleza e Salvador, enquanto São Paulo aparenta não ter aceitado muito bem a marca. Segundo ele, ainda, tem tido bom movimento(para a época) de vendas e tenho visto vários Kyrons usados/emplacados, dados em troca pelo novo Korando(em especial) e pela nova ASports(esta última começou a circular pelas ruas, por aqui). Diante dessas novidades, acho que vou repensar a questão da troca dos amortecedores, no aguardo do que vai vir aí pela frente...Abçs a todos.
    Prezado Fertag, esse fórum é um vício, como eu já disse antes, eu sumi das postagens, mas sempre estou acompanhando; tenho deixado para os amigos que possuem o Kyron se pronunciarem a respeito dele, embora eu já tenha tido a excelente experiência de ter um.
    A vontade de trocar de 2 em 2 anos chegou agora ao Mahindra, coloquei ele à venda e o motivo é bem bobo: eu e a mulher temos usado bastante os 2 carros, ela no Korando e eu no Mahindra, e temos enfrentando engarrafamentos todos os dias, e agora estou sentindo falta de ter um veículo com câmbio automático para mim. Eu moro a cerca de 30 km do serviço, e antigamente isso representava 20 minutos de viagem, agora chega a ser de hora e meia (em 1ª e 2ª marchas).
    O consumo do Korando é praticamente o mesmo do meu saudoso Kyron na estrada, e na cidade é um pouco menor, mas posso dizer que o 4x4 integral não afeta o consumo, já que estamos falando de um veículo mais potente que o Kyron; mas não tenho viajado muito, é só o uso diário mesmo, está faltando tempo...
    O veículo que estou pensando em trocar pelo Mahindra é uma pickup automática, e estou descartando as usadas porque tenho encontrado algumas em bom estado por preço pouca coisa menor do que as zero km; e como meu Mahindra está novo (20 mil km), eu fico sem vontade de trocar por uma pickup com 100 mil km. Afinal, como vou financiar mesmo, vou alongar o prazo do financiamento e ficar com prestação que caiba no orçamento; eu sempre preferi o custo financeiro de antecipar um desejo do que esperar até ter dinheiro para adquirir à vista...
    Eu pensei até em trocar o Mahindra por um HB20X automático (e daí não precisaria financiar) e deixá-lo com a mulher, e ela me "emprestaria" o Korando, mas eu sempre fui apaixonado por pickups e utilitários, acho que se eu trocasse o Mahindra por um carrinho pequeno, eu iria ficar com uma sensação de retrocesso, em vez de "upgrade".
    Abçs. a todos.

  • #12
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    Olá, 6420!
    Pois é, este fórum é um vício, assim como andar com os nossos 4x4 ! E o fato de ter trocado meu carro anterior por este Kyron, automático, me fez aumentar a média anual, pois antes eu fazia uns 15k km/ano, e depois do Kyron, a média foi para 20k km/ano ! E isso que eu quase não ando! E um dos motivos prementes da troca foi exatamente a necessidade de ter um carro automático para enfrentar os cada vez maiores congestionamentos de nossas ruas e estradas (aliás, depois de ter feito um TD num Mahindra Scorpio, não optei por ele exatamente por ter apenas câmbio manual e com uma embreagem bastante dura de acionar quando em comparação à minha ex-GSportage, na época) . Mas que tal dar a tua Mahindra como entrada para uma Nova ASports, com agora, 155 cv e 6 marchas, ficando dentro da linha SSY, que já conheces e confias ? Já estás a “cozinhar em fogo lento”? Chegaste a fazer um TD nela ? E em outras picapes ? Tem alguma que está te agradando preferencialmente ? Vai ser 4x4 (em função da possível escolha do HB20)? Diesel ? E as Cherokee / Compass, a gasolina ? Bem, cuidado para não escolher uma Ram 4x4, caso contrário, será uma nova reforma na tua garagem!!! Se puderes, e quando puderes, vais nos informando sobre os pontos positivos e negativos das tuas opções, comparativamente ao Kyron (e ao Korando), pois sempre alguém poderá aproveitar essas informações ! E Gratos pelos dados do Korando ! Abçs para ti e a família.

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