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Tópico: Ssangyong Kyron

  • #1549
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    Citação Postado originalmente por Vinhoza Ver Post
    Caro 6420,

    O grande problema que eu tinha com o KYRON aqui no Rio de Janeiro --- eram os preços das revisões para não se fazer nada. Apenas trocavam os filtros de oleo, de combustivel, de ar e de ar condicionado + 8 litros de oleo do motor e me pediram de 1950 a 2400 pela revisão de 20k km. Acabei negociando com o Diretor de vendas da CCS e consegui fazer por 1329 ... mesmo assim absurdo o preço.

    O veículo é excelente, mas o custo beneficio vai embora na exploração das revisões. Todo o material que citei acima custa no mercado em torno de 450/500 Reais e os caras nas CCS metem a mão.

    Mas vou estudar com calma o assunto e talvez eu volte para um SUV -- que pode até ser da SSY --- mas vejam vocês um CRV a gasolina 4 X 4 - tem um custo de revisões fixados até os 80k km --- sendo que as mais caras são as de 40k km e 80k km que custam juntas em torno de 3000 reais. As demais custam de 200 a 500 reais. É uma baita diferença para um Kyron.

    Vou sair de ferias a pé por um mês ... vou de avião ...vou amadurecer as idéias e decidir o que fazer.

    Grande abraço

    Vinhoza

    Olá Vinhoza,
    realmente, o custo da manutenção no Rio está cara, aqui em Sampa, na de 10.000 Km eu paguei ~850,00.
    é claro que cada um de nós temos uma forma para avaliar o custo benefício.
    eu, por exemplo, espero ficar com o K por mais de 5 anos por ser um carro à diesel, então o custo benefício ficará mais delicado pois além da manutenção, terei que levar em consideração a perda do valor de mercado.
    mas, como disse, sendo um SUV à diesel, a durabilidade é mais que o dobro de Km rodado em relação à gasolina.
    Claro que vai depender da capacidade de atendimento da concessionária, qualidade do diesel, etc.
    O fato é que estou gostando do K e ainda não penso em troca.

    Um grande abraço e boa sorte.

  • #1550
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    Olá, Pessoal!

    Continuidade do colocado no post # 1552 (eventual avanço de marcha na redução manual para freiar o carro) :
    Após rodar pela cidade e da ocorrência de outras três vezes dessa anomalia, estive na ccs/Caxias, para busca de solução(e volta de confiabilidade ao carro); como eles não tiveram registro de caso nenhum similar ao do meu K, sugeri que fosse contatada a ccs/Porto Alegre, que certamente, pelo maior volume da frota disponível de SSY na capital, teria conhecimento de casos similares. Colocaram-me em contato com um dos responsáveis da oficina, e após minha descrição detalhada do que se passava, ele comentou de duas possibilidades: a) sujidades nos contatos (o comando é efetuado por contatos elétricos ); e b) desgaste nos pontos de contato. Havia, segundo essa pessoa, acontecido apenas um caso atendido por eles ali em Porto Alegre com essa configuração de anomalia. Naquela ocasião, foi trocado o conjunto de peças que estavam apresentando desgaste nos contatos (esqueci-me de perguntar com qual km aconteceu isso naquele carro) . Como resultado dessa conversa , foi então agendada uma data para que eu deixe o Kyron a fim de que eles abram a parte superior da caixa de marchas/trambulador onde estão situadas as varetas de contato, para exame, não só de sujidades, como de desgaste, serviço de menos de um dia, segundo eles.

    Meu comentário : Estou suspeitando de desgaste, embora, aparentemente, seja um produto com a estrela de três pontas (Mercedes-Benz), isto é, a transmissão é feita na MB, mas, acho algo prematuro esse desgaste estar aparecendo após 2,5 anos de uso no carro(~51,5k km)... a menos que ninguém(projetista) tenha imaginado que algum motorista iria usar mais o câmbio para ‘segurar’ o carro do que os freios....como eu faço.
    Já tive uma Blazer que me deixou na mão durante uma viagem noturna debaixo de um baita temporal simplesmente por terem deixado de funcionar os limpadores de para-brisas. E sabem qual foi a causa, segundo um eletricista automotivo muito experiente?
    A mania de ‘economizar em escala’, isto é, a fábrica diminuiu a espessura dos pontos de contato(popular ‘cobre’) de comando de movimentos do tal limpador a tal ponto que esses contatos rompiam-se facilmente(e os limpadores deixavam de funcionar...), não adiantando levar na ccs para o conserto....Numa ocasião fui tirar o carro da revisão, e ao acionar o tal do limpador, pois chovia, ele já não estava funcionando(depois de ter sido consertado na mesma revisão). A solução definitiva(a partir daí nunca mais tive problemas), foi o tal do eletricista automotivo experiente reforçar a camada de metal nos pontos de contato !!!
    Meu receio, agora pensando no Kyron, que isso tenha ocorrido também com relação aos tais contatos da troca de marchas do meu carro...mas vou aguardar para ver...

    Bem, estou ficando com algum conhecimento dos pepinos que ocorrem com o Kyron, e começo a perceber o porque minha cunhada comentou, após comprar a Hilux nova : “Ah, que maravilha! Vou na ccs só para trocar óleo e filtros e colocar o carimbo da revisão, pois o carro não dá oficina, ao contrário da anterior F-1000 4x4 98, que sempre apresentava algum detalhezinho para sair correndo atrás e resolver...”.
    E também, estou entendendo o porque de um de meus conhecidos usar as SW4, fazendo, a cada dois anos, quase 200k km com uma e + de 140k km com outra ( na verdade, com a primeira, ele teve que trocar bomba e bicos aos 50k km, fora da garantia, depois de ter abastecido em um posto de Capão da Canoa, que colocou diesel batizado(famoso diesel ruim) e danificou o sistema de alimentação de combustível, segundo o que ele me confidenciou mais tarde ) .

    Vou informando do andar da situação.

    Abs a todos.

  • #1551
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    Caixa de marchas

    Olá fertag e demais foristas.
    Espero que o problema da reduzida seja simples. Já testoureduzir no volante? Meu Kyron completou1 ano de uso neste mês, está com 51000Km, sempre uso no modo manual, no botão da alavanca e no volante, quandopego trechos de serra, com muitos quebra-molas ou quando quero mais agilidadena aceleração, ao ultrapassar. Até agora não aconteceu o problema citado porvocê.
    Preciso saber quanto custou os filtros de combustível na suarevisão dos 50000Km. Pois vieram com uma conversa que a Districar havia mudadode fornecedor dos filtros e me cobraram: cod. do produto-2247008B00 filtro decombustível separador R$306,00.
    Cod.do produto-6650921301 filtro de combustível D20DTD R$415,00.
    Filtro do ar condicionado R$106,30
    Filtro do óleo lubrificante R$40,09
    Óleo Shell Spirax S1ATF TAS a Cx. de marcha R$47,66
    Estopa R$2,00
    Total de peças: 917,05 Mão de obra: R$240,00 Desc.:R$157,05 Valor R$1.000,00.
    Se for possível, gostaria que você listasse os itenstrocados e seu valor. Aqui em Marabá, permitem que eu leve o óleo lubrificante.
    Estou substituindo o meu filtro suplementar tipo Racor, queinstalei aos 1000Km, por outro modelo de marca EUROFILT, cujo refil filtrapartículas a partir de 3 micras e também tem a função de separador de água.Essa troca foi devido a dificuldade de encontrar refil para o sistema anterior.
    Aconselho aos amigos foristas a usar o aditivo de óleodiesel TECCOM 10 Road, pois o representante deste produto informa que o óleodiesel deteriora muito rápido,por contaminação de bactérias, água e outroscontaminantes. O mais interessante é que foi dito que o enxofre dificulta aproliferação de bactérias, tornando o diesel S-50 mais prejudicial do que o S-1800, sendo este último, se usado com oaditivo, melhor que o outro. O que você acha?
    Um abraço a todos e boa noite.

  • #1552
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    Ontem liguei pra DAisul pra perguntar o preço do separador e me passaram 80 reais.

    Sdds

  • #1553
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    Olá, Lelima !

    Há quanto tempo ! E 51k km num ano !!! Isso é andar bastante ! É o que andei em dois anos e meio ! Mas, respondendo às tuas perguntas :
    # Um dos motivos que fez optar pelo Kyron, foi, precisamente, a possibilidade de também trocar de marchas através dos botões no volante, mas para as nossas estradas aqui da região onde resido, com muita serra, fica difícil apertar com os ditos botões de marcha enquanto se está girando com o volante e fazendo curvas, por isso, limitei-me a trocar de marchas, quando do modo manual, através do botão ao lado esquerdo da alavanca, e é com ele que está ocorrendo o contratempo. Não verifiquei ou estendi meu teste para os botões da direção.
    # O valor do filtro separador foi de R$80,00 e o convencional de combustível, R$140,00. As peças+material utilizado somaram R$515,00, enquanto a MO foi de R$315,00. O valor já engloba um desconto de 5%no primeiro item.
    códigos:
    AC11102 ................. KIT REVISAO (R$19,00)
    CL7702266073..........LIQUIDO ARREFECIMENTO (2xR$33,00=R$66,00)
    CL7702266575..........OLEO 15W40 RUBIA 7400 DISEL (7xR$20,00=R$140,00)
    SY1621803009.........FILTRO DE OLEO SSANG YONG (R$60,00)
    SY2247008B00-NA.FILTRO SEPAR SSY (NOVO_) (R$80,00)
    SY6650921301-NA..FILTRO COMB. SSY (NOVO ) (R$140,00)
    SYQUICKPLUG-NA.PLUG TAMPAO (R$10,00)

    #Aditivo Teccom10Road : Alguns colegas foristas estão aconselhando, também a utilizar em seus motores diesel. Particularmente, como o óleo S-500 e o S-50, que utilizo, já possuiriam(teoricamente) aditivos desde a refinaria, não penso seja necessário adicionar algo mais no tanque, mas ultimamente, através de alguns tópicos por aqui mesmo fórum, tenho ficado de cabelos em pé pelo que li e estou a mesma preocupação que tu. De todo o modo, continuo a observar a bandeira e o movimento dos postos com a venda de diesel, antes de abastecer.

    Estava a ‘fuçar’ lá pelo tópico da Toyota Prado, e lá vi referências ao tópico :

    Nissan>Perda de Potência x Diesel S50, do colega forista Diesel Power,

    onde esse assunto também é ventilado. Creio seria de grande valia darmos uma lida nesse material.

    Sobre a utilização de aditivos ao combustível, vi algo interessante do que ocorre na Bélgica, há alguns dias, no canal TV5Monde, uma reportagem sobre o diesel ali utilizado, comentando que o melhor seria o da Shell; o programa, sem se dar a conhecer, comprou diesel em vários postos e de todas as marcas vendidas por lá, a fim de verificar se existia algo de melhor naquele diesel, pois quando de entrevistas aos motoristas grande parte deles elegiam essa marca como a melhor, mas como era a mais cara, optavam, frequentemente, por outras marcas. Os testes de laboratório, tanto químicos como em dinamômetros e em veículos, levados a efeito pelo programa, mostrou que a quilometragem por litro era praticamente a mesma(variação de 1%) para todas as amostras, mas que para o da Shell existia um anti-espuma mais poderoso, que segundo eles, permitia encher mais o tanque(sem espuma) e então fazer mais km/l para cada tanque ( e por isso era mais caro, provavelmente ).

    Abs a todos.

  • #1554
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    Assuntos gerais

    Alo amigos foristas, boa tarde.
    Só por curiosidade, qual o valor do licenciamento, DPVAT e IPVA de 2012 e a cidade de emplacamento. O meu K é 2011, licenciado em Sao Paulo e paguei R$4.500,00.

  • #1555
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    Do Rio ao São Luis & Alcântara de Kyron - final feliz

    Caros Amigos Foristas, boa noite,

    Segue mais um breve relato da fantástica viagem que fiz. Desculpem a minha longa ausência e a forma desorganizada deste relato, mas ainda estou em fase de readaptação à rotina normal, tentando dar conta das coisas que se acumularam.

    Espero encorajar outros a viajarem de Kyron para conhecer um pouco mais das coisas lindas desse nosso litoral brasileiro. De minha parte, não paro de pensar numa próxima oportunidade de pegar a estrada, quem sabe, rumo sul, até o RS, com uma possível esticadinha até o Uruguai, Argentina e talvez Chile... Quem sabe....

    Toda o planejamento da viagem e preparação do carro e equipamentos ajudaram. Tentei colocar aqui o que foi útil. Aprendi bastante. A próxima será certamente ainda mais tranquila e proveitosa.

    Foram 12 mil km em 45 dias, cobrindo boa parte do litoral entre o Rio de Janeiro e Alcântara, MA. Por pouco não demos uma rápida esticada até Belém. Voltamos com muitas fotos e muitas horas de filmes. Pena eu não poder me alongar na viagem por pelo menos outros 45 dias. Pena também não termos tido a boa companhia de mais um ou dois outros casais de destemidos viajantes. Tivemos companhia sim, poucas vezes, por breves trechos.

    Conhecemos lugares lindos, abençoados pela natureza. Alguns lugares bem desertos. Alguns bem cuidados, ainda que pequenos ou rústicos, onde eu adoraria ter ficado por mais tempo. Outros lugares estavam largados e sujos, enquanto outros foram “turismisados” demais, cercados por muros ou tinham tráfego restrito apenas aos buggys credenciados locais, o que acho um absurdo. Nesses lugares eu fiquei ainda menos do que estimava.

    Não tivemos muita sorte com a escolha da época do ano. Pegamos alguns dias de chuvas e ventos fortes que deixavam o mar agitado, com águas turvas e praias repletas de algas, muitas vezes não convidando ao passeio de carro pela areia e, menos ainda, ao mergulho no mar. Por outro lado, evitamos problemas com a superlotação de turistas.

    A Kyron se comportou otimamente. Fizemos uma viagem confortável e segura. Passamos por estradas boas e ruins, asfaltadas, “patroladas” e “carroçáveis”, trilhas, piçarra, lama, riachos, muita areia, praias e dunas. Todos os caminhos foram conquistadas com mais facilidade do que eu esperava. Também não fiz nada radical, mas confesso que algumas vezes fiquei preocupado, principalmente com as marés.

    A Kyron levou-nos a todos os lugares que decidimos ir, limitados pelo tempo e pelas marés. Destaco a importância da proteção inferior de aço, que foi muitas vezes solicitada. Apenas nos Lençóis Maranhenses, fomos enfaticamente desencorajados a fazer a trilha na areia entre Barreirinhas e Paulino Neves. Nos disseram que a Kyron era baixa demais para passar em alguns trechos com areia muito fofa e sulcos muito fundos. Depois de ter feito o passeio até as lagoas numa daquelas Toyotas Bandeirante, entendi as dificuldades e, mesmo relutante, aceitei os conselhos de evitar a tal trilha e, ao invés dela, seguir de Barreirinhas para Tutóia pela estradinha via Cardósia.

    O diesel eu escolhia pela cara do posto. Procurava os mais novos e com mais movimentação de caminhões e tentava manter o tanque com combustível acima da metade. Usei diesel de todas as variedades, mas dava preferência ao S-500 aditivado e ao S-50. Acredito ser melhor um S-1800 honesto que um S-50 duvidoso. Fiz uma revisão completa antes da viagem; uma troca de óleo lubrificante em Fortaleza, mais ou menos no meio da viagem e agora precisa de revisão completa para resolver alguns barulhos novos.

    O calibrador de pneus foi bastante útil, para baixar a pressão para as 18 libras que procurei usar para andar na areia. Por preguiça, não cheguei a usar o compressor para recalibrar os pneus, preferindo ir a um posto de gasolina.

    Atolei feio na praia uma vez, e somente uma vez. Besteira minha: excesso de confiança e preguiça de sair do carro e olhar o que havia depois de uma elevação na areia na entrada da praia. Mudei de idéia no último instante. Tarde demais... Consegui sair sozinho, rapidamente, com o auxílio da pá e duas pranchas de desatolagem que levei.

    A cinta de reboque foi usada uma vez, para ajudar a desatolar um Troller que estava preso entre duas elevações na areia da praia.

    O GPS Foston é ótimo nas cidades, mas torna-se praticamente inútil fora delas. Nos perdemos umas poucas vezes, graças também à deficiência na sinalização das estradas, ao meu infalível senso de direção e aos dotes culinários da minha parceira navegadora. No programa IGO, há muitos erros severos de posicionamento nas estradas, além de não haver registro de muitas estradinhas e trilhas que usamos. Na próxima vez, vou tentar encontrar outra maneira mais confiável de navegar, talvez usando um laptop ligado a um GPS para compor mapas e rotas e acompanhar a localização corrente.

    A câmera de gravação de vídeo que instalei ao lado do retrovisor é boa, mas perversa, com o péssimo hábito de, ao longo do dia, apagar as gravações feitas mais cedo. Os arquivos ficam gravados num cartão de memória em blocos de 2 minutos, ocupando entre 200 e 400 MB cada arquivo. Ao gravar um arquivo, o arquivo mais antigo é automaticamente apagado. Assim, meu cartão de memória com 8GB permite manter somente cerca de 40-50 minutos de gravação. Daí que perdi muitas gravações de lugares e caminhos interessantes. Fico imaginando o risco legal, no caso de um acidente, de ter todas as minhas barbeiragens gravadas, prontas para serem usadas contra mim em um tribunal...

    Por conta da grave dos funcionários da Anatel, não consegui obter todas as certificações e licenças para usar o rádio VHF que comprei. Me conforto com o fato de não ter passado por nenhum tipo de emergência ou necessidade de usar o tal rádio.

    Outros problemas que nos ocorreram foram a queima de uma lâmpada de farol e alguns fusíveis, por conta do excesso de coisas ligadas, graças também a um multiplicador de tomadas: GPS, câmera de gravação, carregador de telefones, carregador para um notebook e um inversor de corrente para um outro notebook.

    Bem, fico por aqui. Se alguém se animar a seguir esse caminho, eu posso tentar ajudar.

    Abraços a todos,

  • #1556
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    Furto

    Alo fertag e demais foristas.
    fertag,percebeu como os filtros de combustível substituídos na sua revisão de 50000Kmtem o mesmo código dos substituídos na minha revisão dos 50000 Km, revisões essasque foram realizadas na mesma semana, mas, com diferença de preço incrível. Nasua opinião, caberia reclamação a Districar ou a Direção da concessionária, oudeixa ficar e engulo o furto? Qual a opinião dos demais foristas?

    fertag, quandovc trocou seus pneus 225/75-16 pelos 245/70-16, tem certeza que a resposta dovelocímetro não se alterou?Porque o diâmetro é diferente. Vc. sabe o sistema de funcionamento do odometro? Qualquer diâmetro de pneu o odometro corrigea marcação? Os meus pneus tem a medida 265/70-16. Quando vc. calcula o consumo,essas diferenças de diâmetro não alteram o resultado? E comparando com meu cálculode consumo?
    Aguardoopiniões de todos. Abraços, LELIMA.



  • #1557
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    Viagem ao nordeste

    Alo IsmaelMatos, boa tarde.
    Fico feliz pela sua viagem, emais ainda, por saber que o Kyron não decepcionou. Conseguiu visitar Carolina-MA?
    Emdezembro visitarei o litoral do Piauí e do Ceará, partindo de Marabá-PA. Gostariade dicas sobre os lugares imperdíveis do litoral destes dois Estados. Agradeço.Se quiser mandar para meu e-mail – leciocl@hotmail.com.LELIMA.

  • #1558
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    Prezado IsmaelMatos e demais foristas, bom dia; excelente o relato de sua viagem, pelo "aperitivo" do relato, se fosses lançar um livro eu compraria!
    Fiquei com água na boca e vontade de viajar, pena que só posso tirar períodos curtos de férias.
    No mais, relato que meu K. ficou mais econômico depois da última troca de óleo aos 35 mil km, agora fez uma média de 12,4 km/l no trânsito urbano e um pouco de estrada; além do óleo (que deve ser eficiente na lubrificação), também tem a questão do modo de dirigir, que influencia bastante no consumo.
    Marchas: eu havia até esquecido que tinha troca de marchas no volante e palanca, e depois do Fertag comentar sobre isso, fiz um teste e os meus comandos manuais (volante+palanca) estão funcionando perfeitamente; todavia eu prefiro usar sempre no automático mesmo...
    Boa semana a todos!

  • #1559
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    Viagem ao Nordeste - CE e PI

    Oi LELIMA, boa tarde,

    O Kyron é meu primeiro SUV, e o meu primeiro 4X4, daí não tenho como compará-lo com outros. Demora um pouco para a gente se acostumar a dirigir um carro grande. Demora um pouco também a gente se sentir confiante com o carro nas situações fora-de-estrada. Confesso que algumas vezes pequei pelo excesso de confiança. Mas, realmente, o carro tem ido além das expectativas, em termos de segurança, confiabilidade, espaço interno e conforto, descontando-se os barulhos e trepidações no piso irregular (talvez os PowerCushions melhorem a situação). Se a versão Kyron 2013 vier com suspenção a ar com ajuste de altura eu compro!! Duas!!

    Apesar do propósito da viagem ter sido de acompanhar o litoral tanto quanto possível, eu marquei alguns pontos extras no mapa, para conhecer lugares interessantes no interior, caso houvesse oportunidade - Carolina, Sete Cidades, Jalapão, Piranhas e Paulo Afonso foram alguns desses pontos extras. Não tive oportunidade. Mesmo alguns pontos do litoral eu tive que deixar para uma próxima viagem. 45 dias parece muito tempo... Não é. Os dias são curtos, as distâncias são enormes, o mau tempo atrapalha, a maré não ajuda. Fora os imprevistos. Na verdade, é pouco tempo para fazer tudo que se deseja: passear a pé, descansar, curtir a praia, ir no mercado fazer compras, cuidar do carro, lavar roupa, visitar cachoeiras e grutas e conversar com os locais para conhecer todas as coisas pitorescas de cada lugar. Certo que alguns lugares merecem 3, 4 ou 5 dias, mas você só aproveita uma manhã ou uma tarde. Certo também que alguns lugares não merecem nem 15 minutos de atenção, mas você acaba perdendo 1 ou 2 dias lá. O importante é relaxar e aproveitar o máximo que for possível. Eu aproveitei bastante. Vou aproveitar mais na próxima viagem.

    Quanto às recomendações para o litoral do PI e CE, eu faço os seguintes comentários:

    Na ida, a caminho de Fortaleza, saímos de Tibau na divisa CE/RN até Icapuí, pelas praias. Com os ventos fortes, as praias não estavam mostrando o que talvez tivessem de melhor. Num trecho de praia mais adiante eu experimentei minha primeira atolagem, e feia – bobeira minha. Um pouco mais adiante, pegamos a estrada e fomos almoçar em Canoa Quebrada. A partir daí, tanto por falta de tempo, maré alta e pelas restrições de tráfego nas praias, seguimos logo para Fortaleza. Não sei bem o que eu perdi de bonito nesse trecho. Vamos ver isso numa próxima viagem. Passamos uns dias em Fortaleza. Daí tomamos o rumo de Jericoacoara. Deixamos esse trecho de litoral para conhecer na volta e, de fato, conhecemos e adoramos Flecheiras e Mundaú, mas as limitações de tempo nos empurraram logo dali. Jericoacoara é um lugar fantástico, apesar das restrições, e bem diferente do que conhecemos 25 anos atrás. Reserve alguns dias. Os passeios entre as dunas e até as lagoas Azul e do Paraíso são imperdíveis. Melhor ainda é o trecho entre Jericoacoara e Camocim, passando por Tatajuba, com direito a trafegar pela praia e, finalmente, subir e descer dunas. Senti que me falta muito mais prática e técnica para dirigir com confiança nas dunas. Tive vontade de fazer ‘skybunda’ com o Kyron na grande duna de Tatajuba, mas, confesso, a altura e a inclinação me tiraram toda a coragem.

    Passamos rapidamente pelo Piauí. Só um almoço e um breve passeio pela praia em Luiz Correia. Certamente o litoral piauiense merece mais, mas eu estava ansioso para chegar logo aos Lençóis Maranhenses. Tão ansioso eu estava, que errei o caminho e passei direto pela entrada para Tutóia. Quando dei conta já estava mais perto de S. Luis que dos Lençóis. Sinalização deficiente, pressa, falta de atenção, GPS desorientado, sei lá... Mas isso já é outra história.

    Ao planejar a viagem eu usei bastante o Google Earth. Vale a pena instalar num laptop/notebook e se habituar com os recursos que ele oferece, em particular as fotos dos lugares e as trilhas marcadas no Wikiloc. Pena que o Google Earth precise da conexão permanente com a internet para ser 100% funcional, que não é possível na prática.

    E não esqueça da tábua das marés para os lugares onde for andar pela praia. É importantíssimo entender as marés – limitam muito e podem fazer toda a diferença entre um fantástico passeio e a perda total do carro...

    Planeje bem a viagem e aproveite bastante. Fico sempre à disposição.

    Abraços

  • #1560
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    26/03/2005
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    Olá para todos,

    Levei meu Kyron, hoje, à concessionária GRIFF, em Juiz de Fora , MG, sobre a qual passo minhas impressões para uso futuro pelos interessados :

    a) Serviços solicitados :
    a.1) Troca de óleo
    a.2) Piloto-automático (não funcionando)
    a.3) Correção nas ligações dos botões do painel (instalados erradamente pela concessionária em Brasília)

    b) Atendimento :
    b.1) O Sr. Geraldo, proprietário, gerente, vendedor, chefe de oficina e faz-tudo : extremamente atencioso
    b.1) Atendente / Recepcionista : idem
    b.3) Faturamento : razoável. Fecharam a OS, me informaram o valor da NF e não me apresentaram a discriminação dos valores antes de eu apresentar o Visa para pagamento. Após insistência minha, pude verificar, de longe e na tela do computador, o valor sendo cobrado.
    b.4) o serviço foi agendado e a oficina estava com um só carro e, assim, puderam iniciar o serviço logo após minha chegada.

    c) Serviços de oficina :
    c.1) o piloto-automático continua sem funcionar. Como a oficina está em área urbana, preferi não testar antes de sair da oficina, acreditando na informação de que o carro tinha sido levado para teste e estava tudo ok. Pela conversa do Sr. Geraldo (quem fez o teste) ao chegar com o carro e pelas informações que eu havia colhido do mecânico, já imaginava que o "mico" havia subido à bordo. Não deu outra ... Foi este o único grande ponto negativo que dou à oficina.
    c.2) religações do painel : aparentemente ok, até onde pude testar ao sair da oficina
    c.3) os dois "scanners" da oficina não estavam funcionando a contento
    c.4) por esta razão, não conseguiram me confirmar a real km do carro, como eu havia pedido
    c.5) observei três mecânicos trabalhando na oficina. Dois deles, muito solícitos, não demonstravam muita segurança nas respostas ao que lhes perguntava. Ambos não devem ter mais que 19 naos.
    c.6) a oficina está sem um mecânico-chefe
    c.7) a Atendente / Recepcionista (item b.1 acima), apesar da simpatia e boa vontade, não parece estar preparada para o seu serviço e pouco mostrou conhecer o carro
    c.8) o espaço disponível para a oficina é bastante exíguo. Podem atender a um máximo de quatro carros. Segundo soube, agendam dois carros por dia.

    d) Preços : como não costumo trocar óleo em concessionárias, não tenho termo para comparação. Cobraram R$ 29,80 por litro de óleo (mineral), Mobil, o que considerei muito alto (a confirmar). Como também não costumo fazer serviços em garantia, não sei se os R$ 70,00 cobrados pela troca do óleo seriam devidos. Em postos de gasolina, evidentemente, não é este o preço cobrado.

    É isto. Espero que estas informações possam ser úteis para outros.

    Abç

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