Postado originalmente por
Andrejurse
Sem estresse algum Miranda!
Na minha atividade de trabalho que é aluguel de equipamentos, nas tantas fórmulas para se chegar ao preço de locação, tem a questão do custo de manutenção para manter o bem em plenas condições de uso.
Ao longo de 25 anos de atividade a fórmula que menos mudou foi justamente o percentual de 5% do valor de aquisição para despesas anuais com manutenção. Foram raras as situações que esse limite ultrapassou, e na grande maioria das vezes fica entre 3,5% e 4%.
Este ano eu já fiz 5 revisões na minha Amarok; 30, 40, 50, 60 e 70k km e até o momento estou meu percentual de despesa com manutenção em 4,2%, o equivalente a R$ 5.460,00. A revisão de 30 e 60k km foram as mais caras por conta da troca das pastilhas de freio, mas mesmo assim dentro do limite esperado.
Essa é uma das ferramentas me ajudam na escolha do próximo carro, e como hoje uma simples pesquisa nos sites das montadoras eles disponibilizam o custo das revisões, um telefonema é possível saber o preço da hora de mao de obra, e o passo seguinte é fazer uma cesta de peças básicas que serão consumidas em um ano e ver o resultado final da conta para saber se está dentro do limite.
Sinta-se à vontade em emitir sua opinião
Atenciosamente