Olá, com o modo Off Road desligado o torque do motor é de 420Nm a 1750 rpm, com o modo Off Road acionado esse torque é mantido numa curva plana em torno de 2200 rpm de acordo com a necessidade, por isso força com inteligência, abraço.
Versão Imprimível
Fuketeiro, vou fazer um resumo das 3 tecla e seu uso, se tiver algo errado corriga por favor:
1) Bloqueio do Diferencial Traseiro: atua nas rodas traseiras, transfereindo todo o torque para a roda com tração, ou seja se uma roda traseira perdeu o contato ou tração, use esse bloqueio.
2) HDC - Controle Auotmatico de Descida: mantem a pkp a velocidades constantes em condições criticas de descidas, adequando a rotação do motor e os freios automaticamente. O cambio deve ser usado no modo manual, na primeira marcha.
3) Off Road : há um remapeamento de torque, os 420NM são gerados numa curva em torno de 2.200 rpm ajustando de acordo com a necessidade. Não é uma reduzida, mas aumenta a faixa de torque, por isso deve-se usar conjutamente com o modo manual do cambio, para gerar uma faixa mais constante de força, ou seja se usar o modo automático o cambio vair ficar trocando as marchas o que ocasionará uma perda de torque.
E bom lembrar que usar o cambio no modo manual, qdo esta fazendo um off road é altamente aconselhavel, visto o que foi explicado. Por isso alguns topicos atrás mencionei a descida de morro do nosso amigo André, que foi feita em D.
Fiz esse resumo para ver se acabar com as dúvidas. Se tiver errado favor corrigir.....
[]'s a todos.
O Bloqueio de Diferencial traseiro iguala o torque para as rodas, não joga pra uma que precisa, ele faz 100% para as duas.
O HDC tanto faz a marcha, ele funciona independente disso, tanto é que na MT o povo usa em ponto Morto.
E o OFF ROAD comanda os sistema de ABS e faz com que o carro em D segure mais as marchas, lembrando que o HDC fica dentro do pacote OFF ROAD.
E detalhe, esse mesmo Pacote OFF ROAD é usado na Amarok MT, só que quando andei nela em Test Drive só usei ele pra testar o HDC na descida, já na AT tem de usar direto por ter menos força que a MT.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Tecnicamente, quero dizer, que parâmetros são alterados para se conseguir essa "mudança" de torque, não só o máximo, como a curva...e a potência como fica?
E a fonte, quero dizer, de onde vieram essas informações? Não acho essa isso em lugar nenhum, nenhuma ficha tecnica, nenhum fórum fora do Brasil, nenhuma revista.
Na boa Ándre, pensei que vc já tinha superado isso....
Esse lenga lenga não me interessa, tento mostrar os dados que eu tenho e que eu sei...
Só vou pedir para vc ler esse anexo sobre o bloqueio e vou mudar de assunto....
Se vc acha que esta certo ainda, paciência...
Anexo 384283
Errado, o torque é enviado exatamente idêntico para as rodas, diferentemente de quando o recurso não esta acionado onde o torque vai todo para a roda que esta sem tração.
Errado, o HDC atua somente nos freios, não faz nada no motor, o que ocorre é que com o cambio em primeira marcha o freio motor auxilia o freio, evitando o superaquecimento do mesmo.
Imagine uma descida de serra de uns 15 km bem inclinada, o HDC trabalhando sozinho muito provavelmente vai derreter os freios até chegar lá em baixo, por isso que o manual pede para reduzir o cambio.
Em todas as demonstrações da Amarok (da Ranger também) o cambio esta sempre em N, justamente para demonstrar o sistema, são descidas curtas.
Em exemplo muito simples são os caminhões, o sistema de freio consegue facilmente imobilizar as 45 ton. numa descida em uma emergência, agora coloque esse mesmo caminhão para descer a serra da Anchieta só nos freios, vai chegar lá em baixo com todos os freios literalmente pegando fogo, se é que vai chegar.
Faz algum sentido justamente no off-road a rotação de torque máximo será elevada, para ter uma curva plana? Bullshit
Quando você esta fazendo off-road também é aconselhado acionar a reduzida e ter pneus apropriados.
O que eu quero dizer com isso é que a eletrônica (ou a tal força com inteligência, slogan puro) não resolve todos os problemas.
Amigo eu não ia responder ..... mas essa vai ser a última
É assim que funciona o bloqueio da VW, se não é assim em outra marca não interessa...
O pessoal técnico da VW explica nas palestras que funciona assim, na propaganda funciona assim....
mas vc quer que ele não seja assim ????
Palestras da marca e propagandas...:parede:
Veja esse vídeo da Amarok, pq depois que o bloqueio é acionado a roda sem tração continua girando? Será o vento???
Bloqueo de amarok - YouTube
Isso mesmo, eu to errado, tem toda razão.
Agora faz o seguinte, esse bloqueio se parece muito com o sistema E-Locker da Eaton.
Manda um e-mail pra eles e pergunta como funciona, ou melhor, ensina eles como o bloqueio funciona.
Te garanto que o seu e-mail vai ser a piada do ano!
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
huhuhuhuhuuuuuuuuuuu
tecnicos da VW não sabem porra de nada....
mas vc vendo o video girar a roda, ta sabendo mais que eles .....:palmas:
A VW sabe tanto que esse é o primeiro projeto dela de uma Caminhonete, começou bem.
Fez uma caminhonete muito boa, falta algumas coisas que todos aqui sabem o que é, mas é questão de mercado.
Ai com 2 anos somente vendendo caminhonete você acha mesmo que o povo da VW entende algo?
Muito mal de Gol, quem dirá de um carro que não estão acostumados a mexer.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.