Postado originalmente por
Pumba
Nunca tive problemas pra mexer em nenhum motor diesel, pois fui obrigado a fazer o curso de especialização em 2007. O maior defeito do sprint eletrônico é a adaptação que foi feita. Deram alguns problemas no início, de resto, só vi problema de encamisamento, como os antigos sprints mecânicos de vez em quando davam. Os NGD 3.0, o único problema que vi foi a retirada dos bicos. Era um parto remover aqueles bicos! Mas, com a ferramenta saca bico feita para esse motor, você saca 1 bico em 15 segundos. Só acreditei quando um colega de profissão me enviou o vídeo dele sacando, e aí comprei a ferramenta. Mas, com manutenção correta, não deveria precisar remover os bicos tão cedo. E os problemas que apareceram tanto no sprint quanto no ngd foram pontuais, e os ajustes aconteceram até 2010, com guarda pós, graxa, drenos e outros itens que foram adicionados em algumas peças do motor.
A exemplo disso, meu irmão, mora em cuiabá e possui uma ranger 3.0 2005 com mais de 700 mil km rodados, motor original, só trocou itens de desgaste normal. Pouquíssimas corretivas, a maioria preventiva.
Já não posso dizer o mesmo de alguns motores de montadoras que no intervalo de 3 anos, mudam radicalmente algumas peças, ou repotencializam seus motores sem mexer no sistema de arrefecimento, como aconteceu com as L200 antigas.