Postado originalmente por
Cvppena
Olá a todos. Desculpem o tamanho do relato que estou fazendo, mas o objetivo é relatar o que acontece com nossos veículos. Não vou ficar mais com a Amarok. E o pior que o problema não é o carro e sim o péssimo atendimento da VW e suas concessionárias.
Comprei minha amarok SE em maio de 2012, a primeira impressão do carro foi ótima, confortável, econômico, espaçoso, muito bom de dirigir, estável, comportamento de um sedan. Uma das melhores pick-ups que já andei. Mas aos 16.000 km os problemas começaram: acendeu a luz de avaria do motor, fiz o roteiro do defeito de meu veiculo. Todas as viagens que eu fazia apresentava o defeito de acender a luz de avaria do motor e quando passava o aparelho dava o erro pe023400. Regularem de pressão de sobrealimentação. Limite de regulação excedido. Quando esta luz acendia o veículo perdia toda a potência. Um grande perigo em caso de uma ultrapassagem. Ligava e desligava e ele voltava ao normal.
Levei umas seis vezes para verificar este defeito. Fizeram a troca da válvula do turbo e a tampa do filtro de ar, junto com o filtro. Depois fizeram os apertos das mangueiras. Depois instalaram a programação toda do veículo.
Após a reprogramação pelo técnico da fabrica e ao receber o veículo ele ficou pior. Acendia a luz a toda hora. Comecei a tirar fotos dessas ocorrências. Voltei a deixar o veículo na concessionária e recebi a informação que foi solicitada a troca de peça junto à fabrica. Que o defeito seria a turbina. Entregaram o carro com a bateria descarregada, parou a dois quarteirões da concessionária e não ligava mais.
Depois do problema da bateria ele deu defeito na abertura dos vidros. O botão de acionar o vidro do motorista não respondia adequadamente. O vidro só estava subindo pelo controle remoto do alarme. O ar condicionado estava perdendo rendimento. Como se estivesse entupido ou sem gás. Voltei à concessionaria e arrumaram os problemas. Fiquei andando com o carro até a chegada da peça. Após espera de 25 dias a turbina chegou e foi feita a troca, recebi o veiculo em 4 dias. Garantiram que estava tudo resolvido, não apresentaria mais o defeito de acender a luz de avaria do motor. O consultor me mostrou a nota em garantia do valor da turbina, R$14.000,00. Comecei a assustar com os preços das peças de reposição do carro. Ainda bem que estava em garantia.
Após a troca da turbina e andar menos de 2000 km o defeito voltou novamente. Acendeu a luz amarela de avaria do motor e a luz do arrefecimento. Tudo ao mesmo tempo. Tive que completar o arrefecimento com pelo menos 3 litros do fluido. Acionei o VW Service e agendei o reboque para a concessionária e o táxi para minha residência. Nota zero para este serviço da fábrica. Negaram meu pedido do táxi por estar em outra cidade, pois não era o endereço da nota fiscal do veiculo e esqueceram de chamar o reboque. Argumentei que o veiculo fora emplacado em Belo Horizonte, que apenas comprei como produtor rural e por isso o endereço da minha fazenda. Resumindo, tive que acionar o seguro de meu veiculo para transportar até à Carbel em BH, por ser uma concessionária onde o problema poderia ser resolvido mais rápido. Era um sábado à tarde, e as concessionárias estavam fechadas.
Pedi no dia 24/03/14 pelo VW Service o reboque para a Carbel, agora estava em outra cidade fora do endereço da nota, mandaram o reboque, demos entrada na oficina. Pedi que fosse colocado na OS que o veiculo apresentava os seguintes defeitos:
1) Nível de água do arrefecimento caindo, já havia completado cerca de 3 litros para andar 250 km;
2) Tirei fotos do arrefecimento da turbina, onde dava para ver que a água estava saindo sob pressão, defeito nesta peça,
3) E a luz de avaria do motor acendeu novamente,
4) A mangueira do turbo estava cortada;
5) Mudar o endereço da minha residência junto à fabrica para o endereço do cadastro na Carbel;
Após a entrada do veiculo e somente no dia 26/03/14 após diversos recados e reclamações, recebi a informação que fora feito o pedido da mangueira da turbina, que após a chegada desta mangueira o diagnostico seria continuado. Espera de 15 dias pela mangueira e depois mais 15 dias se fosse constatado outro defeito.
Não satisfeito com esta resposta, consultei outras concessionárias e outros mecânicos e chefes de oficinas da rede VW, inclusive o colega de fórum FUKETEIRO (muito obrigado pela atenção em minhas perguntas). Pesquisei em diversas concessionárias e com mecânicos destas. Todos me falaram que a baixa de água não tem nada a ver com a mangueira do turbo. Na mangueira passa apenas o ar. Que estava sendo um defeito comum nas amarok, era um defeito no arrefecimento, ele não agüenta a pressão. Estava insistindo com a pressa deste diagnóstico, pois sabia que não tem peças. Aí demoram 15 dias para chegar a mangueira do turbo. E depois mais 15 dias para chegar o arrefecimento. Enviei diversos e-mails e mensagens para o consultor que me atendia e até mesmo para o gerente da oficina. Para obter suas respostas foi o maior custo. Só brigando. Já estava torcendo para não me entregarem o carro no prazo de 30 dias, pois estava com todo o processo pronto para entrar na justiça.
No dia 07/04/14 ligaram e informaram que o carro estava pronto e poderia pegar. Como já havia antecipado fizeram apenas a troca da mangueira da turbina. Pedi para falar com o chefe da oficina e mostrei todo o histórico e defeitos que o carro apresentava inclusive as fotos do arrefecimento da turbina. Sua resposta foi que poderia andar sem problemas que seus mecânicos haviam feito todos os testes e tudo estava certo. Não satisfeito, liguei para o 0800 da fabrica e abri uma reclamação do ocorrido, já havia feito outras reclamações neste 0800, e nunca obtive nenhuma resposta. Mas fiz para constatar o ocorrido.
No dia 11/04/14, na primeira viagem do carro, aconteceu o que já era de se esperar, a luz do arrefecimento acendeu. Acionei o reboque agendei para o dia seguinte para outra concessionária e pedi o táxi para minha residência. Desta vez deu tudo certo. No dia 14/04/14 recebi o diagnostico da concessionária: defeito no arrefecimento da turbina e iriam trocar a peça, mas ainda estavam vendo se haviam mais alguns problemas, pois a água do radiador havia vazado na tampa. No dia 22/04/14 me informaram que iriam trocar também o cabeçote do carro que estava empenado. Prazo de entrega para depois de 05/05/14. Tempo de serviço de 2 dias, que a demora ficava por conta das peças que só irão chegar dia 30/04/14.
Ainda aguardando o conserto do carro desde o dia 24/03/14. Ao receber o veiculo vou postar minhas impressões finais do carro. É um carro bom, mas precisa melhorar em muito seu pós venda. Estou agora com uma Hilux SRV automática, pelo menos no pós venda sei que estarei tranqüilo.