Postado originalmente por
luizão pereira
Prezados, hoje rodei cerca de 70 km em estrada de terra seca com topografia suave a suave-ondulado (em poucos trechos), ou seja, poucas descidas e subidas. Em alguns momentos achei um tanto estranho ela me dar a impressão de se desequilibrar levemente do chão a velocidades entre 70 e 90. A estrada estava muito poeirenta e com movimento razoável.
No modo normal ela desenvolve bem, atingi no máximo 100, oscilando entre 7ª e 8ª marchas. Só achei um pouco demorada a resposta dela em ganhar velocidade, me pareceu bem cuidadosa em não subir a velocidade rapidamente, sobe gradativamente sem avanços bruscos. Se bem que a estrada era meio ruim e eu não estava com confiança para pisar forte ainda por se tratar da minha primeira volta nela e naquela estrada de terra que descrevi no início. Apenas em dois momentos achei estranho o comportamento dela ao se desviar um pouco lateralmente (serpentear) estando em modo normal a velocidade era de 70 a 90.
No modo off road é bem segura e demora um pouco mais a ganhar velocidade, como que controlando essa evolução/variação de velocidade, ou seja controla bem quando se pode e quando não se pode pisar mais. O acelerador fica mais duro e ela procura manter sempre a 6ª marcha mesmo entre 80 e 90. Se você desliga o off road, imediatamente ela já muda pra 7ª. De qualquer maneira estava com um pouco de medo de correr, pois já capotei com uma hilux srv at 07/08 nesta mesma estrada. Com a hilux eu andava com bastante cuidado e menor velocidade na terra pela mesma estar sempre com a caçamba vazia e pra evitar derrapagens.
Estranhei um pouco a Amarok, pois a Hilux (referida antes) é mais dominada, mais irresponsável você pisa e ela vai mesmo, avança bruscamente, não se importando com o barulho da aspereza da acelerada. A Amarok ao contrário é mais dominadora, do tipo eu que controlo, eu que mando; mais contida, mais responsável, como te dizendo, aqui vai devagar, aqui pode correr mais, só vai correr mais quando eu mandar, isto é quando eu sentir as condições do terreno e te liberar pra correr.
Comparando com a hilux (referida antes) a amarok é bem mais prudente pois tem tem todo o suporte da eletrônica de segurança, o que lhe dá essa personalidade racional e segura.
A hilux não, ... é mais libertária, ela tá te dizendo... Ó quer correr corre o problema é seu, você que manda, mete o pé que eu vou, mas na hora de segurar a onda ela não te ajuda, te diz se vira mané você sabe que exagerou, ou seja, uma amante muito irresponsável.
A amrok é toda certinha, responsável, te ajuda, te regula, não deixa você exagerar, quer manter a relação por muito mais tempo, se oferecendo e negaceando, com segurança para não ser pega em nenhuma manobra insegura, não mergulha de cabeça na relação, é muito gostosa e segura, controladora.
A hilux é uma amante muito mais louca e inconsequente, muito gostosa, mas pode te deixar na mão, por sua própria conta e risco quando você mais precisa da ajuda dela. Totalmente ardente, topa tudo e vai ao céu com você mais pode te largar sózinho no inferno.
A amarok uma amante também muito gostosa, mas, mais responsável, quer ir ao céu contigo, sem pressa, e vai ao inferno com você e volta com você, dizendo nossa relação esta ótima vamos manter assim, segura, e sob meu domínio que sempre voltaremos juntos pra casa.
Prezados desculpem-me a imagem ou analogia, mas foi uma forma que encontrei de expressar, por enquanto a diferença entre as duas, a hilux que conheci e a amarok que estou começando a conhecer.
A amarok apenas as primeiras impressões, muito precoces ainda; e a hilux que conheci antes também me levou aonde eu quis ir sob minha ordem na velocidade que quis, atingimos o topo mas quando faltou a gravidade ela falou tchau tô indo embora, fomos muito loucos em chegar até aqui, eu não posso mais continuar. Agora se vira e capotou gloriosamente comigo dentro dela, não sofri nada, nem um arranhão, ela foi e eu fiquei, mas que amante irresponsável! Tem hora que dá saudade dela dos 190 que curtíamos juntos.
Agora estou mais maduro e minha nova amante também parece ser bem madura e responsável e mandona também, ela controla tudo. Espero não contaminá-la, se eu tiver uma recaída e pisar demais, exceder limites e quebrar sua segurança...