
Postado originalmente por
DHReis
Boa noite, pessoal!
Sou novo no fórum. Tenho um Honda CRV EXL 10/10 e vou comprar uma pickup, entretanto, está difícil escolher. Eu ando 60% na rodovia (trabalho numa cidade vizinha), 35% nas ruas e 5% em estradas de terra (aos fins de semana vou ao sítio da família).
Antes da CRV, eu tive um civic 08/08. Troquei o carro por ser baixo (não dava para ir ao sítio sem ficar nervoso). A CRV atende bem o meu dia-a-dia, é confortável e não tem problemas com as estradas de terra , mas é um carro dotado de um motor com baixa potência (até perigoso nas ultrapassagens em rodovia... para quem tinha um civic... passa raiva). É por isso que voi trocar e escolhi comprar uma pickup, pois as "fechadas" do tipo SW4, Pajero DAKAR, Pajero FULL e TraillBlazer têm um preço muito elevado (não acho justo pagar tudo isso num carro). Pretendo gastar entre R$ 110.000,00 a R$ 140.000,00 e quero um motor à diesel (ao menos a princípio estou pensando nisso).
Portanto, busco um bom desempenho especialmente em retomadas (não precisa ser algo monstruoso - basta equivaler a um sedan 1.8) e conforto para viajar com a família.
Pois bem. Andei em algumas camionetes e gostaria de compartilhar minhas impressões, para que os colegas possam me ajudar a escolher.
Andei na S10 LTZ AT. É um veículo bonito e forte, mas não atenderá a minha finalidade porque pula demais (achei extremamente desconfortável, tanto pelos solavancos quanto pelo barulho do motor dentro do veículo... a minha esposa não iria gostar).
Na Nova Ranger eu não andei porque fiquei desapontado com os relatos na internet acerca do consumo destoante (muito alto em relação às outras da categoria) e da falta de peças nas CCS.
Andei na Frontier TOP AT. Achei que o preço está justo. A camionete é robusta e tem uma boa potência. Achei que ela balança um pouco e, em alta velocidade (140 km/h), me pareceu meio boba na rodovia (talvez seja porque estava sem capota marítima). Também achei que o banco traseiro é meio desconfortável.
Fiz o teste na L200 Triton HPE AT top. Tive a impressão que essa camionete foi feita para situações extremas no off road, pois é muito firme, mas é dura demais. Os bancos são muito simples para um carro de 125k (nas curvas eu tinha que me segurar no volante para não escorregar, pois não fiquei bem acomodado no banco). Achei a posição de pilotagem ruim demais, as pernas ficam esticadas, pois o banco é baixo. O barulho do motor também é muito alto e o fato de ter apenas 4 marchas faz com que sejam notadas todas as transmissões. Por isso, não me animou muito.
Andei também na Amarok HLT 13/13 AT. A posição de pilotagem é muito confortável (parece um SUV de luxo) e a camionete é macia e o motor é muito silencioso (nem parece um motor a diesel). Instigado pelo vendedor, entrei numa curva acelerando a 150km/h e Amarok nem deu sinal de saída de traseira. Gostei muito do torque e do espaço interno. O câmbio é coisa de outro mundo, muito bom! O que me desanimou um pouco foi o preço de R$ 140.000,00, não pelo fato de não valer, mas sim pelo fato de se tratar de um veículo relativamente novo no mercado. Creio que a VW deveria trazer uma camionete com preço competitivo e não mais cara do que as demais. Além disso, diferentemente do que ocorreu nas CCS da GM e da Mitsubishi, o pessoal da VW desvalorizou muito meu carro na avaliação. Outra coisa que tem me preocupado são os diversos relatos de barulheira na carroceria, especialmente nas molas traseiras (barulho é algo que me incomoda demais). Entretanto, a Amarok na qual fiz o teste drive não apresentava nenhum tipo de barulho. Outro problema que tenho notado, até mesmo neste fórum, são os relatos de falta de peças e despreparo dos mecânicos para lidar com o carro. Apesar de tudo, a Amarok em que fiz o teste me agradou muito. É um carrão!
Por fim, hoje fui à Toyota para ver a Hilux SRV 3.0. No exterior, achei que não mudou muita coisa (até acho a Amarok mais bonita, mas isso é questão de estética, e varia de acordo com o gosto de cada pessoa). Já o interior, achei que o acabamento é superior a todas que testei (obs: apenas não testei a Ranger). A vendedora falou tudo sobre o carro e eu já fui logo dizendo que tinha que andar no veículo. Para a minha decepção, não tinham Hilux SRV 3.0 a diesel para test drive. Entretanto, em relação a essa camionete, a minha preocupação maior era com o conforto ao transitar, pois ouvi muuuuiiiitos relatos no sentido de que ela pulava demais. Assim, acabei fazendo um test drive numa Hilux SR Flex, cujo motor é menos potente e o acabamento é inferior à SRV 3.0, mas a carroceria, suspensão, molas, etc., eram iguais (ou pelo menos muito semelhantes). Portanto, andei no veículo pensando somente no conforto interno (não no motor) e, pelo menos aquela camionete, não pulava. Na realidade, quando ao rodar macio, não percebi diferença entre ela e a Amarok. Gostei da estabilidade e dos freios. Enfim, embora não tenha andado na Hilux SRV 3.0 (diesel), notei que os relatos que ouvi não eram verdadeiros (pelo menos a camionete que andei não pulava e absorvia bem as irregularidades do asfalto - será que a SRV 3.0 Diesel pula?). Quanto a peças e mecânicos capacitados para a manutenção, parece que não há problemas na Toyota. Ademais, na revenda não se perde muito (ao menos é o que parece, comparando-se com as demais pickups). A vendedora, embora também tenha desvalorizado meu carro na avaliação (a avaliação foi idêntica à da VW), pediu R$ 132.000,00 pela Hilux, ou seja, um valor mais baixo do que o pedido na Amarok. Ainda, a vendedora me daria o protetor de caçamba e a capota marítima (sei que são apenas mimos, mas são alguma coisa).
Enfim, amigos... eu estava decidindo pela Amarok, mas ao andar na Hilux (isso porque andei na Flex, cujo motor me pareceu meio fraco) surgiu uma GRANDE DÚVIDA. Talvez algum amigo do fórum tenha Hilux SRV 3.0 Diesel e Amarok, ou pelo menos conhece as duas camionetes, e poderia me ajudar na escolha. Se eu optar pela Amarok, não sei se valeria à pena comprar a HLT ao invés da Trend, considerando a finalidade para a qual utilizarei o carro.
E aí? O que me dizem?
Abraço.