Isso é comum. Geralmente, os manuais servem a vários modelos de veículos, desde os mais simples aos mais completos. Por isso que algumas informações constantes, não se aplicam a um e outro modelo.
Versão Imprimível
Luiz
Parabens pelos pneus ficou linda como a do Ther(para mim, visualmente, este é o pneu que mais combina).
Poste depois as suas impressões.
Prezados, hoje rodei cerca de 70 km em estrada de terra seca com topografia suave a suave-ondulado (em poucos trechos), ou seja, poucas descidas e subidas. Em alguns momentos achei um tanto estranho ela me dar a impressão de se desequilibrar levemente do chão a velocidades entre 70 e 90. A estrada estava muito poeirenta e com movimento razoável.
No modo normal ela desenvolve bem, atingi no máximo 100, oscilando entre 7ª e 8ª marchas. Só achei um pouco demorada a resposta dela em ganhar velocidade, me pareceu bem cuidadosa em não subir a velocidade rapidamente, sobe gradativamente sem avanços bruscos. Se bem que a estrada era meio ruim e eu não estava com confiança para pisar forte ainda por se tratar da minha primeira volta nela e naquela estrada de terra que descrevi no início. Apenas em dois momentos achei estranho o comportamento dela ao se desviar um pouco lateralmente (serpentear) estando em modo normal a velocidade era de 70 a 90.
No modo off road é bem segura e demora um pouco mais a ganhar velocidade, como que controlando essa evolução/variação de velocidade, ou seja controla bem quando se pode e quando não se pode pisar mais. O acelerador fica mais duro e ela procura manter sempre a 6ª marcha mesmo entre 80 e 90. Se você desliga o off road, imediatamente ela já muda pra 7ª. De qualquer maneira estava com um pouco de medo de correr, pois já capotei com uma hilux srv at 07/08 nesta mesma estrada. Com a hilux eu andava com bastante cuidado e menor velocidade na terra pela mesma estar sempre com a caçamba vazia e pra evitar derrapagens.
Estranhei um pouco a Amarok, pois a Hilux (referida antes) é mais dominada, mais irresponsável você pisa e ela vai mesmo, avança bruscamente, não se importando com o barulho da aspereza da acelerada. A Amarok ao contrário é mais dominadora, do tipo eu que controlo, eu que mando; mais contida, mais responsável, como te dizendo, aqui vai devagar, aqui pode correr mais, só vai correr mais quando eu mandar, isto é quando eu sentir as condições do terreno e te liberar pra correr.
Comparando com a hilux (referida antes) a amarok é bem mais prudente pois tem tem todo o suporte da eletrônica de segurança, o que lhe dá essa personalidade racional e segura.
A hilux não, ... é mais libertária, ela tá te dizendo... Ó quer correr corre o problema é seu, você que manda, mete o pé que eu vou, mas na hora de segurar a onda ela não te ajuda, te diz se vira mané você sabe que exagerou, ou seja, uma amante muito irresponsável.
A amrok é toda certinha, responsável, te ajuda, te regula, não deixa você exagerar, quer manter a relação por muito mais tempo, se oferecendo e negaceando, com segurança para não ser pega em nenhuma manobra insegura, não mergulha de cabeça na relação, é muito gostosa e segura, controladora.
A hilux é uma amante muito mais louca e inconsequente, muito gostosa, mas pode te deixar na mão, por sua própria conta e risco quando você mais precisa da ajuda dela. Totalmente ardente, topa tudo e vai ao céu com você mais pode te largar sózinho no inferno.
A amarok uma amante também muito gostosa, mas, mais responsável, quer ir ao céu contigo, sem pressa, e vai ao inferno com você e volta com você, dizendo nossa relação esta ótima vamos manter assim, segura, e sob meu domínio que sempre voltaremos juntos pra casa.
Prezados desculpem-me a imagem ou analogia, mas foi uma forma que encontrei de expressar, por enquanto a diferença entre as duas, a hilux que conheci e a amarok que estou começando a conhecer.
A amarok apenas as primeiras impressões, muito precoces ainda; e a hilux que conheci antes também me levou aonde eu quis ir sob minha ordem na velocidade que quis, atingimos o topo mas quando faltou a gravidade ela falou tchau tô indo embora, fomos muito loucos em chegar até aqui, eu não posso mais continuar. Agora se vira e capotou gloriosamente comigo dentro dela, não sofri nada, nem um arranhão, ela foi e eu fiquei, mas que amante irresponsável! Tem hora que dá saudade dela dos 190 que curtíamos juntos.
Agora estou mais maduro e minha nova amante também parece ser bem madura e responsável e mandona também, ela controla tudo. Espero não contaminá-la, se eu tiver uma recaída e pisar demais, exceder limites e quebrar sua segurança...
Não...não, amigo, apenas procurei compensar a minha deficiência de percepção técnica do comportamento do veículo (Amarok) (e comparando também com a Hilux que tive) com uma analogia de relacionamentos humanos diferentes. Entendo que a relação homem/máquina pode ser muito mais equilibrada do que a situação daquela analogia ou imagem. Na vida real os relacionamentos homem/mulher pra serem modelos bons também ter que ser equilibrados, sem a dominação de um ou de outra; mas essa coisa de comportamentos em relacionamentos humanos é muito complicada mesmo. Acho que exagerei na imagem, foi apenas uma tentativa de expressar a minha percepção sobre o comportamento das duas máquinas (caminhonetes), a anterior e a atual.
Cordialmente,
Luizão
luizão pereira, uma coisa simples, mais vc verificou quantas libras estão seus pneus. Uma Ranger 08 tirei da concessionaria com 45 libras, ainda por cima era a XL com rodas 15". A maroka peguei no começo do ano tava com 35 e 40 libras. Essas desequilibradas que vc relatou pode ser isso.
Prezados Feliz e Junior, logo abaixo, a minha veio com 39 em cada pneu,"descobri" no dia seguinte quando fui calibrar; deixei os 4 com 32, a recomendação da vw é, senão me engano, 29 na frente e 45 atrás pra quem anda vazio; acho que a informação tá na coluna da porta do motorista.
'
Luizão beleza de post.
Hoje eu finalmente pude botar a bicha numa laminha, aqui no litoral está chovendo muito e fui para o sitio com ela debaixo de um toró.
Não tinha muita lama, o barro duro ressecado criava uma fina crosta de lama altamente escorregadia, como sabão, estava um pouco preocupado com umas subidas e descidas estreitas e com valas e barrancos dos dois lados... caindo ali só com reboque e correndo o risco de amassar/arranhar o carro no barranco.
O caseiro tinha me alertado de uns dois caminhões que escorregaram para lá... Na hora das subidas e descidas só pensava como seria bom uns pneus BF.... mas com o off road acionado foi tranquilo, numa hora de uma descida mais forte achei que fosse despencar com as quatro rodas travadas mas nada vc só via a luzinha do off piscando desesperada e o carro firme como uma rocha.
Num trecho plano com muita lama ela sambou um bocado parecia que ia girar 180° mas não parou nem a pau! Confesso que fiquei bem surpreso com os pneus originais. Transamazônica me aguarde!:lol: