Postado originalmente por
Luiz Luz
Quero dizer que tenho boas noticias e quero agradecer ao Ther, Thiago Lourenço, Luciano, Junior e a todos pelas dicas.
A boa noticia é que consegui os 4 pneus BF 275/65/18 All Terrain aqui em Curitiba na loja da Michellin no alto da 15 com o Gabriel e vou receber estes pneus aproximadamente para o dia 15 de Julho. Esta loja esta recebendo apenas 4 pneus porque se tivesse mais quatro eu iria entrar em contato com o Thiago pois sei que ele também esta interessado. Se o Ther encontrar 4 destes pneus em algum outro lugar e for em Ponta Grossa ou região podemos passar para o Thiago ou eu mesmo posso ficar com os pneus e passar os meus que deverão chegar em 15 de Julho para o Thiago.
Foi uma tremenda sorte porque eu ja estava me dirigindo para comprar 4 pneus 275/65/18 marca Toyo e por preço muito barato de R$ 950,00 aqui na Truck Plaza.
Antes eu tinha ido na Yokohama para verificar com eles alguma possibilidade de conseguir algo similar e pude verificar que eles não tem e a previsão de chegada é para agosto/setembro bem como preço muito caro e o desgaste deste pneu é muito rápido.
Quero informar que esta semana fiz uma viagem para São Paulo e quis registrar todas as diferenças do pneu original para os futuros BF de maior tamanho que pretendo colocar. Sendo assim, tirei até foto do velocímetro com o GPS ligado mostrando conta giro, velocímetro e a velocidade do GPS para depois poder comparar com os pneus mais alto.
Então, como todos sabem o pneu original tem um erro na velocidade do velocímetro para a velocidade no GPS e no caso de minha Amarok foi de +/- 5,5%.
Conta giro marcando 2.000 rpm em oitava marcha = Velocímetro marcando 120 km/h e GPS marcava 113 km/h.
Conta giro marcando +/-1.830 rpm em oitava marcha = Velocimetro marcando 110 km/h e GPS marcava 105 km/h.
Conta giro marcando 2.300 rpm em sétima marcha = Velocimetro marcando +/-112 km/h e GPS marcava 106 km/h.
De Curitiba até São Paulo fui procurando manter +/- velocidade de 110 km/h do velocímetro que para o GPS era 104/105km/h e ao subir a serra do Cafezal o transito estava mais ou menos normal e ao abastecer na entrada de São Paulo a média foi de 11,9 km/l embora e o computador marcava 11,6km/l. Sou daquele tipo que fico olhando o abastecimento até o Diesel ficar na boca e não abaixar mais. Sou Xarope mesmo.
Outro fato interessante é que apesar de haver um erro na velocidade real do velocímetro o mesmo não ocorre no odômetro porque o odômetro marcava 363,9 km e o GPS marcava 367 km diferença esta insignificante.
Depois de eu trocar os pneus para maior tamanho postarei as diferenças de consumo e velocidade do velocímetro aliadas ao RPM para oitava e sétima marcha.
Ia esquecendo de dizer que o preço dos pneus é de R$ 1.225,00/pneu em três vezes.
Luiz Luz (Amarok Hig At 2012)