Olá, o bloqueio do diferencial central é mecânico e atua de forma automática, através do bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro ele atuara jogando o torque necessário a cada eixo, abraço.
Versão Imprimível
Primeiramente para evitar duvida saliento que estamos falando da Amarok AT que é 4X4 integral, portanto o único modelo de Amarok equipado com diferencial central.
Voltando a sua pergunta: A resposta é não, mas isso não é ruim, pelo contrario o diferencial da Amarok é do tipo torsen, totalmente mecânico e aberto, mas diferentemente de um diferencial normal o torsen consegue enviar o torque para o eixo que tem mais tração em diferentes relações.
No caso da Amarok o torque pode ser enviado em até 60% para a dianteira e em até 80% para a traseira, portanto muito mais eficiente que um diferencial central com bloqueio, que só consegue dividir o torque em 50/50%.
Para entender o diferencial torsen a melhor coisa é o Google, existem também vídeos no YouTube que facilitam muito o entendimento.
Sobre a função do botão off-road, continua uma grande nuvem negra sobre botão milagroso.
Além de ativar o sistema de controle de descidas e a atuação do ABS que realmente ocorre, sendo que comprovei pessoalmente e com leitura de impressos oficiais da VW, o restante jamais foi comprovado.
Essa é o tipo de desinformação que você jamais deveria postar por aqui.
Já tivemos discussões homéricas sobre postar informações equivocadas, sei que todos tem o direito de errar, mas você com um representante da VW jamais deveria se dar a esse luxo, se não sabe é melhor ficar quieto, não é vergonha nenhuma nisso.
Corrigindo o que disse, não há nenhum bloqueio automático no diferencial central, já que bloqueio é um sistema que faz com que o torque seja dividido igualmente entre os eixos, a Amarok faz mais do que isso como disse na postagem acima.
Outra coisa importantíssima, não existe nenhum bloqueio no diferencial dianteiro, esse é totalmente aberto e vai sempre enviar todo o torque para a roda que estiver atolada ou no ar, salvo as intervenções do controle de tração com a aplicação de freio diferencia.
Já o eixo traseiro possui bloqueio mecânico com atuador elétrico, e dessa forma divide o troque igualmente para cada roda independente da situação.
Flavio, não tinha não....O sistema de proteção atuaria e limitaria a potencia o motor.
O que se espera de toda esta tecnologia embarcada é proteção e otimização na operação do motor.....se falhar sensor o bicho pega. Esta é minha critica com a Amarok......Não é pra ficar queimando sensor...
Vc me perguntou sobre o sensor queimado. Segundo o técnico da VW é um sensor de temperatura e pressão. O técnico nem de longe imagina porque queimou. E disse que eu era o único que tinha apresentado este problema.
É impressionante como você não consegue dialogar, tem sempre que partir para ofensas pessoais.
Leia os esses artigos, podem ser bem uteis:
Complexo do pombo enxadrista ? Wikipédia, a enciclopédia livre
Argumentum ad hominem ? Wikipédia, a enciclopédia livre
Falácia da falsa proclamação de vitória ? Wikipédia, a enciclopédia livre
Estilo sem substância ? Wikipédia, a enciclopédia livre
Voltando a parte técnica:
O EDL (sigla em inglês de bloqueio eletrônico do diferencial) faz parte do sistema de assistência de frenagem e atua nas quatro rodas através do freio, ele é de serie em todas as Amaroks, porem esse sistema é limitado, e apesar do nome jamais pode ser comparado a um bloqueio mecânico de diferencial...
O principio do EDL é o mesmo que existia no Gurgel através de duas alavancas independentes de freio de mão, a diferença é que o EDL atua automaticamente com base nos sensores e no processamento da ECU do sistema de ABS e controle de tração.
É importante citar que o "bloqueio mecânico" se chama mecânico, pois atua mecanicamente nas engrenagem internas do diferencial, porem o acionamento desse sistema mecânico pode ser elétrico, pneumático, através de cabos, alavancas, etc.
O eLocker da Fiat, por exemplo, apesar desse "e" indicar eletrônico ele é um bloqueio mecânico atuado eletricamente, assim como o bloqueio traseiro da Amarok.
O maior trunfo da Amarok A/T é o diferencial central torsen (equipamento caro e mais "sofisticado" que um diferencial comum), que é totalmente mecânico, e distribui o torque devido a diferença de rotação entre os eixos.
Esse video (que já foi postado aqui por outro usuário e muito me espanta a VW não ter traduzido e encaminhado as CSS da marca) demonstra muito bem como o diferencial funciona:
Obs: Não precisa entender alemão nem inglês, pois as imagens falam por si.
http://vimeo.com/41956526#
Tem mais esses dois que também são muito interessantes e instrutivos, também não precisa entender alemão ou inglês.
http://vimeo.com/41954803#at=0
http://vimeo.com/41954804#
Thiago e fuketeiro... amigooss de novo nãoo:esgrima:
Ao fazer uma curva longa estava chovendo, eu vinha uns 60km (velocidade perfeitamente segura para as condições da pista e da curva... meu santo é bom porque só entro chutado nessa curva:)) a bicha parece que encontrou um pequeno trecho com óleo e Suponho que o diferencial atuou....... Ela ao invés de deslizar para direita, deu uma violenta guinada para esquerda. em direção a pista contrária.
Na minha experiência a guinada foi um pouco excessiva(provavelmente o sensor mudou a distribuição de torque), corrigi esterçando o volante suavemente para direita. Blz ela foi.. mas quando corrigi para esquerda novamente para aprumar ela deu uma chicotada que .... se viesse em velocidade teria rodado bonitinho.
Em resumo, quem é piloto e sabe dirigir tem que ter muita cautela com esses imprescindíveis aparatos eletronicos que podem "agir" quando não devem.