Postado originalmente por
Eduardo Eustaquio
Prezados,
Há certo tempo, não comentava aqui no fórum, mas a pedido de alguns foristas que pediram por MP para eu tecer algumas palavras sobre os comparativos sobre a Nova Ranger e a Amarok, aqui estou.
Diferentemente do que muitos me pediram, não iria aqui basicamente comentar sobre questões negativas sobre a Amarok. Na minha visão, não é este o intuito do fórum. O que passo desde o primeiro dia que postei algo aqui neste fórum são opiniões minhas baseadas no uso diário a trabalho, em viagens, no uso urbano e nas mais variadas situações que vocês possam imaginar.
Aqueles que leram meus comentários logo no início deste tópico sabem que a Amarok revolucionou sim o mercado de camionetes. Sim, a Amarok dependendo é claro de seu uso, é uma das melhores camionetes tem do mercado. Isso não digo apenas por mim e por minha família, onde temos/tivemos duas Amaroks (uma automática e uma Manual), mas também por relatos de vários amigos que tem esta camionete, onde colho em alguns momentos seus comentários.
O que vejo hoje, em quase 80% dos casos, o grande problema da Amarok é sem dúvida a sua péssima rede de concessionárias e além disso, em alguns casos, a falta de idoneidade na rede da Volks em assumir problemas, como por exemplo o da Correia Dentada que é sábio em qualquer oficina especializadas em camionetes e além disso várias outras situações que alguns descrevem aqui mesmo no fórum, mas são pouco comentadas como por exemplo, a questão das turbinas, problemas na eletrônica e do diferencial traseiro que precisam ser trocados.
A quantidade de problemas referente aos casos acima descritos por mim, nunca será de inteira propriedade aqui no fórum, pois se formos fazer um quantitativo de proprietários que existem aqui com o que vejo no dia a dia, seria ínfima o comparativo. Como em nossa família acabamos viajando muito por causa de nossas propriedades, é fato que nas mais longínquas cidades teremos pareceres reais de proprietários em desgosto com a marca.
Temos alguns poucos exemplos de boas concessionárias da VW em relação a Amarok. Uma delas, que até recebeu premiação a alguns meses atrás, foi a do próprio fuketeiro. Eu e boa parte de nossos companheiros que viajamos constantemente, temos péssimos exemplos em relação a concessionários VW, diferentemente dos toyota, Ford e até mesmo alguns Mitsubishi durante esses vários anos que cruzamos nosso país de ponta a ponta.
Hoje, o que observo nos amigos que trocaram suas frotas por Amarok, são 3 casos reais. 1 - retorno para o fabricante anterior (grande parte para a hilux), mudança para a Nova ranger e outros que ainda continuam apostando em Amarok após boas conversas com concessionários e a Marca em sí (Engenheiros da fábrica).
Tenho um certo número de amigos que tem Amarok e a usam no dia a dia na cidade que jamais a trocariam em algum sedan. O Uso deste grupo é um uso bem mais simplório e descabido de atitudes fora da estrada. São passeios e saídas esporádicas ao off road que jamais poderemos dizer que é o uso efetivo da Amarok em situações reais de off road. Neste tipo de ação, duvido qual seria a camionete que poderia dar algum tipo de problema, desde que a mesma tivesse manutenções preventivas.
Vejo muitos dizendo sobre estabilidade, velocidade final, arrancadas e muitas outras coisas. Alguns citam até a propriedade do Maurício Reikko que é a pessoa responsável pela atualização do software dos caminhões de nossas fazendas e o que posso dizer é que nada disso mostrará que a camionete A ou B seria melhor ou pior que a outra. Me desculpem aqueles que se sentiram dentro de bólidos indomáveis nos testes apresentados. Camionete mesmo não é assim que se verifica e sim no dia a dia, nos testes off road, com muita carga, com bastante uso do torque de motor e principalmente com bastante quilometragem. Posso garantir em várias situações de uso, que o que fizemos em uma, foi feito com a outra. O que basta é ter coragem para tal atitude.
Temos as duas camionetes que muitos cometam aqui(Nova ranger e Amarok) e posso dizer, a diferença em relação a estabilidade é ínfima. Apenas o escutar de pneus fazendo barulho dizer que é porque a camionete A tem mais estabilidade que a B é facultar aqueles que não conhecem de veículos que apenas o barulho dos pneus é sinônimo a perda da estabilidade.
O que acho perda de tempo de muitos é ficar defendendo posições que para quem está fora aqui do fórum, quem está efetivamente usando no trabalho, sabe que não é o uso comum que definirá o que é melhor ou pior nesta situação. Em alguns estados mesmo usando a trabalho, mas com boas concessionárias, a Amarok é sim uma ótima solução. O Problema é que nestes 3 anos que temos Amarok, dentro as vezes do mesmo estado, temos realidades bem diferentes das concessionárias.
Como dito por mim em outros momentos, o espaço interno da Amarok é superior ao da nova ranger sim, mas isso não se traduz em efetivo conforto para todos. O Consumo da Amarok é melhor que a nova Ranger sim e isso é bem exposto por praticamente todos os foristas. Em relação ao câmbio serão poucos os que conseguem descrever qual o melhor andando praticamente ao mesmo tempo nas duas camionetes (desde que façam por isenção de opinião).
Não iria dizer aqui, como solicitaram, que produto A é melhor que produto B. Tudo depende do seu uso e a destinação do mesmo.
Por isso companheiros, antes de defendermos posições sem falta de propriedade, façamos testes e usos efetivos destes veículos. É sábio por nós que geralmente defendemos por posições, principalmente quando estamos com o item em nossa garagem. Temos sim, duas boas escolhas e é claro que depende o uso que daremos ao produto.