4 Anexo(s)
Minhas impressões entre pneu original 255/60/18 e Pneus BF AT 275/65/18
Fiz uma viagem de Ida e volta Curitiba – Novo Hamburgo 1.529km e minhas impressões até o momento são as seguintes:
Antes de mais nada paguei R$ 1.130,00 reais por pneu em 3 vezes no cartão.
Nivél de ruído: Fiquei muito satisfeito pois pude verificar que realmente o barulho é praticamente insignificante e alguns me disseram que quando ficar mais gasto pode fazer um pouquinho mais de barulho. O correto é seguir fazendo a cada 10.000km o rodizio para permanecer quase sem barulho.
Diferenças do velocímetro: Devido ao tamanho maior dos pneus BF, resulta uma diferença de 6,75% a maior e isto obviamente altera a leitura do velocímetro bem como da quilometragem a ser percorrida. Como sabia disto, tratei de tirar fotos do painel andando a 110 km/h e também a 120 km/h com os pneus originais e junto aparecia o GPS também indicando a velocidade que sabemos ser mais precisa. Depois de colocado os pneus BF tornei a tirar as fotos nas mesmas velocidades e sabemos que a matemática não falha e o aumento da velocidade foi justamente os 6,75% que representa o aumento da altura do pneu.
Pneu 255/60/18 = RPM 1.800 / Velocidade velocímetro 110km/h / Velocidade no GPS 105km/h
Pneu 275/65/18 = RPM 1.800 / Velocidade Velocímetro 110km/h / Velocidade no GPS 112km/h
Pneu 255/60/18 = RPM 2.000 / Velocidade velocímetro 120km/h / Velocidade no GPS 114km/h
Pneu 275/65/18 = RPM 2.000 / Velocidade Velocímetro 120km/h / Velocidade no GPS 121km/h
A altura do pneu não alterou em nada a relação RPM marcada no painel com a velocidade. Ou seja a 2.000 giros do motor (RPM) em oitava marcha o velocímetro marcava 120 km/h e continuou da mesma forma igual com os pneus maiores. A única coisa que alterou foi a velocidade no GPS que passou de 114 km/h para 121 km/h para uma mesma rotação.
Eu considero isto como um ponto positivo pois se em oitava marcha eu gostava de andar com o velocímetro marcando 120 km/h que significava velocidade real de 114 km/h, então, agora com os mesmos 120 km/h no velocimetro vou estar com uma velocidade real de 121km/h e utilizando a mesma rotação do motor além de ter diminuído a margem de erro do velocímetro.
Odometro (marcador de quilometragem): Com os pneus originais o odometro marcava corretamente e fiz anteriormente este teste também utilizando o GPS antes de trocar os pneus.
Na viagem para Novo Hamburgo abasteci na saída de Curitiba e zerei odometro bem como reiniciei os dados viagem no GPS. Durante esta viagem de 1.529km reiniciei os dados 3 vezes e em todas as vezes a diferença foi de 7,8%. Isto significa que o odometro no painel da Amarok marcou menos que o odometro do GPS. Para saber quantos quilômetros foram rodados tem que adicionar 7,8% a mais no odometro do painel e ao fazer o calculo do consumo tem que fazer esta adição de 7,8% na quilometragem marcada no painel. (Podemos considerar isto como um ponto negativo) Entretanto, pode ser considerado como um ponto positivo pois consegue andar 800 km a mais para depois fazer a revisão a cada 10.000km.
Computador de bordo para medir o consumo: Em minha Amarok ja havia feito a alteração para marcar em KM/Litros. Com a substituição dos pneus ficou funcionando a menor mas verifiquei que basta olhar o consumo e adicionar os 6,75% para ter o valor certo.
Consumo: Ai é um ponto negativo pois ficou gastando bem mais. Entretanto, prefiro seguir fazendo outros testes para poder comprovar melhor e afirmar com maior segurança qual foi o percentual de consumo.
Mesmo assim vou mencionar como foi nesta viagem a Novo Hamburgo. A primeira abastecida foi com 433 km rodados de Curitiba até Criciúma sendo 30% do percurso com muita chuva e o Computador de bordo marcava 10,1km/l no momento de abastecer. Também registrei estes dados tirando uma foto do painel com os indicadores mostrando que o odometro do painel (Trip) marcava 402,8km e o do GPS marcava 433km. Foram 40 litros e a velocidade foi de 110km/h. Isto significou 10,8km/l e se adicionar 6,75% nos 10,1 km/l indicados no computador de bordo chegaria no mesmo resultado de 10,8km/l.
A segunda abastecida foi com 795 km registrados no GPS enquanto o odometro do painel marcava 737,3km. O computador de bordo marcava 9,7km/l e se multiplicado por 6,75% a mais resultaria 10,35/km/l e foi realmente este o consumo pois foram 76,95 litros entre 795 km rodados. A maior parte foi na velocidade de 120k/h reais pois o trecho era todo de pista dupla. Em ambas abastecidas tenho certeza que se estivesse com o pneu original o consumo seria bem menos. Arrisco dizer que na primeira abastecida seria 12,0km/l e na segunda 11,0km/l.
Retomada da velocidade em oitava marcha: Com certeza ouve uma diminuição da retomada da velocidade na oitava marcha e em subidas moderadas onde no modo automático em D ela iria subir em oitava numa boa, agora com os pneus BF maiores entra a sétima marcha. Enfim como a Amarok possui uma excelente sincronia entre cambio e motor isto não é um problema. Partindo dos 120km/h no modo manual em oitava marcha demorou uma eternidade para chegar nos 160km/h e quando chegou o GPS marcava 165km/h e eu estava em uma reta plana indo para Porto Alegre na Freeway. Obviamente que o correto seria colocar sétima marcha mas eu estava apenas testando. Enfim, como existem 8 marchas na Amarok basta bater machas e isto não seria nenhum problema.
Frenagem: Conforme comentado pelo Junior, dei uma freada meio brusca apenas de leve para testar e houve um arraste diferente e atuação do ABS. Este é um ponto negativo. Com os originais nunca tinha acontecido isto.
Estabilidade: Ao subir a serra do mar ontem a meia noite com quase nada de movimento aproveitei para fazer as curvas com uma boa velocidade e estava garoando (pista molhada). Eu queria testar os pneus e verificar se o controle de estabilidade poderia atuar. Não aconteceu nada. De duas uma, ou a velocidade não era tão alta ou realmente o pneu agarra bem no asfalto.
Conforto: Andando com a calibragem 30 percebi que é mais ou menos a mesma coisa que o original. Não senti muita diferença porque na verdade andei só no asfalto.
Até o presente momento gostei muito principalmente pelo visual, pelo barulho que é insignificante, por andar na chuva e parecer que estava andando no seco, e pela durabilidade do pneu bem como andar a 121 km/h com apenas 2.000rpm. O ponto mais negativo para mim seria o consumo e quanto a isto vou seguir fazendo outros testes comparando com outros lugares que costumo viajar e tenho uma referencia melhor do consumo com os pneus originais para fazer o comparativo.
Luiz Luz (Amarok HG AT 2012)
2 Anexo(s)
Velocidade no velocimetro e no GPS com Pneu 275/65/18
Segue foto compravando velocidade no velocimetro e velocidade no GPS utilizando pneu BF 275/65/18