Postado originalmente por
luizão pereira
Prezados, ontem comprei uma Amarok HL AT, 0 km, 13/13. Já tive hilux srv at 07/08, mas capotei e deu pt, quando fiz uma conversão de 90 graus em estrada de terra a 60 km/h, com caçamba vazia, em estrada rural municipal, infelizmente não havia sinalização da referida "curva"!?!
Já fui membro do forum quando tinha a hilux, e agora estou voltando pra aproveitar seus conhecimentos e compartilhar algumas impressões minhas.
Vou receber a maroca terça-feira, fiz teste drive muito rápido, me pareceu bem confortável e normal para uma picape top. As assistências pra off-road que ela tem me foram demonstradas apenas pelo demonstrador da Saga jt de Porto Velho, em terreno apropriado para tal.
O uso do veículo será basicamente em asfalto e algumas estradas de terra em Rondônia, e no entorno de Porto Velho.
Antes dessa compra, consultei a Ford, Nissan e Chevrolet, mas a Volkswagen pra mim foi a melhor opção de negócio e tecnologia de produto, pois se Deus quiser não pretendo sofrer novo capotamento.
A frontier está ultrapassada em itens de segurança, a triton também, apesar de serem consideradas mais apropriadas para off-road, e breve deve haver novas gerações delas.
A hilux não quis nem ver pelo motivo óbvio do capotamento que sofri, apesar de ela já ter enxertado mais segurança, pós-geração da Amarok.
Com a Hilux também tive problemas com os freios, discos dianteiros e pinça; além de ter rodado 180 graus no meio de uma avenida, creio que por causa da chuva fina o óleo das fissuras do asfalto tinha subido.
A tecnologia da Amarok com todos os sistemas auxiliares de segurança, penso, vão me deixar mais tranquilo na sua condução.
Confesso que ia seguir o “Guia AE Qual Comprar 2013” e o “Guia QR melhor compra 2013”, mas as condições do negócio na Ford (ltd at) e Chevrolet (ltz at) eram muito ruins pra mim, e acabei optando pela Amarok, pela negociação mais amigável da Volksvagen, e também por ser ávido consumidor da implementação de novas tecnologias de segurança em nossos veículos brasileiros; (as montadoras brasileiras têm que nos vender os mesmos produtos consumidos nos US e EU, pois afinal pagamos bem mais caro por esses produtos aqui no país).
Penso que no quesito segurança geral a Amarok está à frente das concorrentes, exceto pelos 6 airbags da Ranger, mas em compensação a picape da Volks tem tração permanente integral cujo aproveitamento é diário, portanto de maior custo-benefício.
Enfim achei que foi bom negócio, e como já disse sou incentivador das inovações que tornem mais seguras a condução de nossos veículos.
Sobre os variados problemas da Amarok que li aqui no tópico, percebi que quase todos estão sendo solucionados, e entendo isso como uma adaptação por ser um produto novo e recheado de tecnologia de segurança, mas principalmente pela falta de costume de nossas equipes de oficina a lidar com novas tecnologias que requerem muito treinamento e estudo (ações a que alguns são avessos) sobre o produto para que possam atender bem os problemas que aparecem na Amarok ou em qualquer outro carro brasileiro.
Mas nada justifica o alto preço pago por qualquer produto e quando se precisa de assistência técnica, receber desculpas esfarrapadas de equipes de oficina incompetentes, mal treinadas e mal informadas sobre o produto, sem ao menos refletir que é o consumidor final que paga seus salários, e que quanto mais o produto estiver aperfeiçoado por toda a equipe engenharia/assistência técnica/vendedores bem informados, se tornará benchmarking, e teremos final feliz consumidores satisfeitos e setor automotivo saudável e competitivo em todos os sentidos.
Em tempo, o custo de aquisição da Amarok foi de 140 mil; a ranger sairia por 143 mil, a S-10 por 135 mil e a frontier por 129 mil, todas top.
Cordialmente,
Luiz Antonio
AMAROK HL AT
EX-HILUX SRV AT, EX-SIENA FIRE EL 1.0 8V, EX-FLUENCE DYNAMIQUE CVT 2.0 16V