Parece que esse tópico não avançou muito, o que é uma pena. Mas me ocorreu a idéia de abrir um, se já não tem, de relatos de viagens só de niveiros. Acho que será legal, para dar uma dimensão do que os destemidos niveiros tem rodado pelo país.
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Parece que esse tópico não avançou muito, o que é uma pena. Mas me ocorreu a idéia de abrir um, se já não tem, de relatos de viagens só de niveiros. Acho que será legal, para dar uma dimensão do que os destemidos niveiros tem rodado pelo país.
Este tópico é um ponto de partida pra muita gente que PRECISA de amigos após entrar na Nivraria!!!:mrgreen:
Muito do que hoje eu sei de mecânica se deve - acredite - aos Bacalhaus, Rossetos, Fulgêncios, Girtis e mais uma penca de gente boa que anda por aqui.:palmas::palmas::palmas:
Tão bom quanto ter um carro novo é não ficar com cara de bunda quando um serviço custa uma fortuna e é feito em 20 minutos...:parede: :oops: :pensativo: :putz: :twisted:
- Curiosidade é melhor que carro a diesel! E quem diz que conhecimento demais cega o homem só pode ser um Equus asinus com Xeroftalmia induzida...
Mas este FAQ de entrada funciona sim, creia. É que às vezes existem muiiiitas ramificações desnecessárias... Mas mesmo assim, mostra que há grande participação.:concordo:
Amplexos fraternais,
Musquitinho.
Flávio,
Existe um tópico sim, visite: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19380
Érica, nesse tópico a que o Gil se referiu com a listagem das oficinas, além das boas referências, deve-se mencionar também os "tropeços" com os maus profissionais, para que sirvam de referência para outros camaradas.
Se a sua experiência com algum "mexânico" foi insatisfatória, relate-a. Pode servir de parâmetro para todos nós.
Desejo-lhe boa $orte com o seu "russo" e precisando de algo, "grite". Não vão faltar "pitacos" de norte a sul, neste tópico de "loucos" por NIVA.
Manuais Lada Niva 1600
Manual do Proprietário Lada Niva 1600 em Português:
https://docs.google.com/fileview?id=0B_pvMPOOFdGcYWYxZTIyZjYtNGIyNS00YTNlL Tk4OTQtYzNiMGJlYmRjZDA4&hl=en
Manual Lada Niva 1600 em Inglês:
https://docs.google.com/fileview?id=0B_pvMPOOFdGcMTVmMzlkZjgtZjZmNi00YjE3L Tk0OGMtZjcxZDdiM2QwNzY5&hl=en
Manual do Mecânico Lada Niva 1600: https://docs.google.com/fileview?id=0B_pvMPOOFdGcZmY2MmFiNzctZjQ4YS00ZjQ3L Tk0YWEtNjhlM2E5ZTJmMDZk&hl=en
Manual Ilustrado – Mecânica – Lada Niva 1600 – Parte 1:
https://docs.google.com/fileview?id=0B_pvMPOOFdGcNGMyNDMyNmItYWQ1Ny00NTkzL WE4YTItZDI1NDZmZjEyZmJi&hl=en
Manual Ilustrado – Mecânica – Lada Niva 1600 – Parte 2:
https://docs.google.com/fileview?id=0B_pvMPOOFdGcOTFkOTUzZmYtNzQ1OS00ZmIzL Tk1NTEtMTI1Nzc5MmU2Yzhl&hl=en&pli=1
Catálogo de Peças Ladas Niva 1600:
https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?service=writely&passive=1209600&conti nue=http%3A%2F%2Fdocs.google.com%2Ffileview%3Fid%3 D0B_pvMPOOFdGcMzhhNzA1YzEtY2ZmMC00ZmQ5LWE3YTItMjA5 NzFmMDg0MjJi%26hl%3Den&followup=http%3A%2F%2Fdocs. google.com%2Ffileview%3Fid%3D0B_pvMPOOFdGcMzhhNzA1 YzEtY2ZmMC00ZmQ5LWE3YTItMjA5NzFmMDg0MjJi%26hl%3Den <mpl=homepage&hl=en
Para acessar os manuais basta clicar nos links.
Betão, para quem se mete a consertar o niva na cara e coragem como eu, suas informações e pesquisas são de extrema importância e já me ajudaram (e continuam a ajudar) muito :concordo:
[]
Caramba, quando chove meu painel enche de agua, entra agua e molha tudo por dentro do carro, o porta luvas fica parecendo um aquario, ja botei silicone na volta toda do parabrisa e a agua continua entrando....
Sem contar que o meu limpador de parabrisas funciona quando quer, e muito mal.... Alguem pode ajudar?
Um grande abraço pra todos
Andre Cosenza
André, o ideal seria trocar a guarnição/borracha do seu parabrisa. Pode ser que a ranhura de drenagem dele esteja entupida, ou que a borracha esteja ressecada ou trincada, permitindo a passagem de água. Colocar silicone em volta, é gambiarra pura! Não faça isso! Uma guarnição/borracha nova custa pouco, e a mão de obra é simples. Verifique também a vedação das portas e se há alguma chance de a água estar entrando pela parede corta-fogo.
Sobre a máquina do limpador: A do Niva tem duas velocidades: Lerdo e lerdo intermitente, portanto, ela é devagar mesmo, não se impressione. Se quiser modificar, é provável que tenha que modificar mais coisas, como o braço de acionamento (que tem duas posições) já que as máquinas modernas dificilmente tem apenas duas velocidades.
Quanto à entrada de água, siga o que o Thiago escreveu aí em cima.
O ideal é você mandar tirar o vidro. Jogue a borracha fora mesmo que aparentemente esteja boa. Na maioria dos casos iguais ao seu é porque a borracha, ressecada, foi reaproveitada.
Esteja preparado para encontrar buracos de ferrugem e aí gastos com laterneiro (ou funileiro). Verá que por baixo da borracha, próximo aos cantos inferiores do pára-brisas, pelo lado externo, existem dois tubos de borracha, que fazem a drenagem da água. Veja se estão entupidos ou se a ponta inferior deles está passando para o lado de dentro, jogando água por trás do painel. As fotos abaixo devem lhe dar uma idéia melhor. Adiar a solução definitiva deste problema só vai aumentar os transtornos e os danos à lataria do seu NIVA.
Quanto ao motor do limpador, procure o do Chevete ou D20 antiga (são iguais). Não precisa trocar as hastes nem nada. Quanto ao fato destes terem mais velocidades que o original do NIVA, não tem problema. Não precisa ligar todas: escolha duas (temporizado e rápido, p.ex.) e manda ver.
Se quiser a três velocidades: temporizador, lenta e rápida, não é nada que um eletricista de autos decente não possa resolver. Você pode, se lhe convier, colocar a temporizada em um botão à parte no painel e no comando a lenta e a rápida.
Qualquer dúvida grita. :mrgreen:
Obrigado Thiago, pelas dicas, vou verificar. Nao gosto de fazer gambiarras nao, fiz apenas um teste. Por um tempo nao tive problemas, mas quando choveu de verdade fiquei espantado com tanta agua, pra vc ter uma ideia toda vez que fecho o porta luvas cai muito ferrugem. Tenho que desmontar tudo mesmo....