Postado originalmente por
BACALHAU
Lada/NIVA – ano 1993 – branco
PessoALL, a pedido da CEIÇA, apresento FÉLIX.
Quando vi esse NIVA pela primeira vez, foi em outubro do ano passado.
Estava muito bonito, bem conservado e totalmente original. Mecânica, bancos, forração, painel e até o volante, originais e em excelente estado. :concordo:
Espartano como o NIVA deve ser. Nada de faróis auxiliares, bagageiro, quebra mato, adesivos e outras “perfumarias” que desviam o olhar na hora da compra. Isso se vê depois. (O bagageiro do Pangaré já foi devidamente confiscado) :parede:
Baixíssima quilometragem para o ano, menos de 78 mil km. :dance:
No manual (isso mesmo, veio com o manual) os carimbos das primeiras revisões na autorizada, demonstram o cuidado do antigo dono.
Seu ex-proprietário, um padre :twisted: (toc-toc-toc, batendo na madeira), usava o carro para visitar seus fiéis nos distritos do interior.
O assoalho impecável, com as longarinas e caixas de ar sem aqueles amassados característicos do encontro de paus e pedras das trilhas da vida.
A lataria sem nenhuma ferrugem digna de registro (vantagem de estar longe do mar, em um clima seco e quente).
No cofre, um motor seco, que nunca foi aberto, alimentado por um carburador russo. Este sim precisa de uma revisão. Vaza um pouco de gasolina, mas nada que um jogo de juntas “importado” de São Paulo e uma boa regulagem não resolvam.
Mas, em termos de vazamentos é só. Talvez por vergonha, ainda não “demarcou” o seu território no chão da garagem.
Como sempre faço quando compro um carro, troquei logo o óleo do motor (Castrol GTX 5X SAE 20W-50), filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível (dois, um antes e um depois da bomba, mangueiras de combustível (para carros com injeção), velas (Bosch Super Plus Yttrium WR8D+ resistiva).
Próxima etapa, trocar os cabos de vela que estão meio ressecados (por aqui não encontrei nenhum que prestasse e servisse), verificar os freios (embora estejam “bons” para um NIVA), trocar os óleos de freio, câmbio, caixa de transferência e diferenciais. Lubrificação das cruzetas. Lavar o sistema de arrefecimento e colocar água de chuva (“destilada”) com aditivo.
O funcionamento do motor é suave e sem falhas, colaborando para isso uma ignição eletrônica já instalada. Temperatura do motor normal, mesmo sob o calor insuportável que tem feito por aqui. Nenhuma trepidação em todas as faixas de velocidade. As marchas entram com precisão e sem arranhar. Reduzida e bloqueio OK.
Parte elétrica funcionando perfeitamente, precisei apenas trocar um farol rachado (que foi “gentilmente” cedido pelo “Pangaré”) :roll: e uma lâmpada de freio.
Pneus Pirelli MT 6.00.
Caixa de direção Gemmer (francesa). :dance:
Acho que por hora é só. Por tudo isso, aliado ao preço (metade do que custaria em RJ/SP) e condições de pagamento (sete prestações sem entrada e sem juros), acho que uma oportunidade dessas é daquelas que só aparecem uma vez na vida.
O namoro foi longo. Além das condições do carro, o que me agradou muito foi que a minha mulher também gostou do “russinho”. Porém, a oportunidade só surgiu agora. O NIVA, por aqui, ainda é um carro desconhecido e, por isso, desvalorizado. Isso explica o fato de não ter sido vendido depois de tanto tempo à venda, apesar do baixo preço e do excelente estado. Mas, é como dizem: “O que é do homem, o bicho não come”.
Embora quase tenha perdido as esperanças, consegui comprá-lo. Porém, assim tem mais valor. O que vem fácil, às vezes, não tem o mesmo “sabor”.
Com este relato, não quero causar inveja, mas, mostrar para quem quer comprar um bom NIVA, que ainda existem por aí uns poucos, bem cuidados e pouco rodados.
Em tempo: FÉLIX é uma palavra do latim que significa “feliz”. Define bem como eu e a Ceiça nos sentimos um com o outro e com o novo “integrante” da nossa família, juntamente com o “Pangaré”.
É também o nome de um personagem: O Gato Félix e por aqui, adoramos gatos. Depois de escolhido o nome, fui buscar o seu significado e achei em um desses dicionários de significado de nomes, na internet, o seguinte: “Pessoa prática e decidida a quem todos procuram quando precisam de orientação. É equilibrada, segura e sabe lidar bem com conflitos”. Apesar de ser um nome masculino, define muito bem a minha mulher. :grin:
Seguem algumas fotos.