Já que a onda é AC também vou embarcar nessa. Pretendo instalar dois eletroventiladores, para meu 1º verão. Lendo algumas boas postagens no tópico das Frontier: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42249&page=175 Veio a dúvida: Eles seriam acoplados ao condensador do ar condicionado e conectados ao automático do compressor, para quando ligar o ar eles funcionarem juntos?
Isto mesmo, eles são instalados no radiador do ar, cuide para que o ventilador jogue o fluxo para dentro do tal radiador, acho que isto é óbvio, mas como vi gente neste forum recomendando este cuidado, acho que vale à pena comentar, pois como o motor do ventilador é de corrente contínua, acho que se inverter a polaridade ele roda ao contrário.
Ligue em paralelo com a embreagem do compressor, não sei exatamente em qua ponto, mas use um rele, certo, pois estes ventiladores puxam uma boa corrente.
Sobre a fixação, o cara que fez o meu usou aqueles lacres de plástico por dentro da colméia, não achei uma solução das mais elegantes, mas funciona, por enquanto.
Já que o problema é o AC ... rs, rs, rs na minha ás vezes ele não desligava, mesmo com o botão em off no painel. O relê já tinha sido trocado pelo antigo proprietário mas não era o problema. O problema estava no painel de controle mesmo, que contém a placa de comando que aciona o relê. Umas 2 semanas atrás comprei uma usada pela internet e fiz a troca, problema resolvido, R$ 300 já com o frete SEDEX. No meu caso se ficasse um tempo sem usar o AC o problema se apresentava. Com uso mais continuo era mais difícil de aparecer, embora ainda ás vezes ocorresse.
Então para o Marcio tem-se como possibilidades: pressostato, relê, placa de comando (fica junto do painel de controle, é uma peça integrada), sensor de temperatura que fica no evaporador. No caso do Alexandre sobrou a placa ou sensor de temperatura, mais provável que seja a placa mesmo, ou algum mau contato nos conectores dela.
mram, em adição ao que o marcio comentou, 2 ventoinhas "puxam" cerca de 30 Amp de corrente para começarem a girar, depois estabilizam em 10 Amp. Valores para ventoinhas de 10" (acho que não cabe maior na Xterra). Então esse já é um valor referência para o relé e fusível, coloquei ambos de 30 Amp que é o que eu tinha a mão no momento da instalação. Como você deve ter lido minha mensagem no tópico das Frontier, optei por instalar uma chave junto ao relê, controlando quando quero que as ventoinhas funcionem. Essa chave está no circuito da bobina do relê, não sendo portanto uma chave de grande capacidade de corrente. Conforme for a necessidade posso passar essa chave para dentro do veículo, por enquanto não fez falta dentro do veículo mas instalei a poucos dias, então somente utilizando na rotina é que vou ver a necessidade disso ou não. Lá no tópico das Frontier coloquei recentemente alguns testes que fiz com as ventoinhas em termos de vazão de ar (intuitivo) e consumo de corrente elétrica (medidas com multímetro). Se precisar de mais detalhes ou mesmo fotos, dá um grito
Boa Noite Pessoal, Desculpe mudar de assunto, mais estou meio frustado, estou procurando e já fui na autorizada, procurando o suporte que fixa o som no painel.. quando comprei a minha veio sem o som, e mesmo com muito esforço do tecnico que instalou o aparelho sempre fica esquisito, torto, e é o suficiente para eu me chatear, sei que besteira e até(Frescura) mas... eu gostaria mesmo de conseguir os suporte de montagem do rádio. nem sei o nome da peça, se alguem souber onde compro, agradeço a dica, ao até mesmo se alguem morar perto de uma consecionaria e poder procurar. fico infinitamente grato!
Boa Noite Pessoal, Desculpe mudar de assunto, mais estou meio frustado, estou procurando e já fui na autorizada, procurando o suporte que fixa o som no painel.. quando comprei a minha veio sem o som, e mesmo com muito esforço do tecnico que instalou o aparelho sempre fica esquisito, torto, e é o suficiente para eu me chatear, sei que besteira e até(Frescura) mas... eu gostaria mesmo de conseguir os suporte de montagem do rádio. nem sei o nome da peça, se alguem souber onde compro, agradeço a dica, ao até mesmo se alguem morar perto de uma consecionaria e poder procurar. fico infinitamente grato!
Já que o problema é o AC ... rs, rs, rs na minha ás vezes ele não desligava, mesmo com o botão em off no painel. O relê já tinha sido trocado pelo antigo proprietário mas não era o problema. O problema estava no painel de controle mesmo, que contém a placa de comando que aciona o relê. Umas 2 semanas atrás comprei uma usada pela internet e fiz a troca, problema resolvido, R$ 300 já com o frete SEDEX. No meu caso se ficasse um tempo sem usar o AC o problema se apresentava. Com uso mais continuo era mais difícil de aparecer, embora ainda ás vezes ocorresse.
Então para o Marcio tem-se como possibilidades: pressostato, relê, placa de comando (fica junto do painel de controle, é uma peça integrada), sensor de temperatura que fica no evaporador. No caso do Alexandre sobrou a placa ou sensor de temperatura, mais provável que seja a placa mesmo, ou algum mau contato nos conectores dela.
Hoje pela terceira vez fui à oficina de ar condicionado e nada do defeito aparecer. Fui até a metade do caminho da minha casa até a oficina com o ar com o defeito, mas daí em diante o bicho pegou e ficou gelando... Foi só eu me afastar o suficente da oficina para não ter saco de retornar que o defeito apareceu de novo...
Fpandur, vc teria o contato deste lugar que te vendeu esta placa?
Isto mesmo, eles são instalados no radiador do ar, cuide para que o ventilador jogue o fluxo para dentro do tal radiador, acho que isto é óbvio, mas como vi gente neste forum recomendando este cuidado, acho que vale à pena comentar, pois como o motor do ventilador é de corrente contínua, acho que se inverter a polaridade ele roda ao contrário.
Ligue em paralelo com a embreagem do compressor, não sei exatamente em qua ponto, mas use um rele, certo, pois estes ventiladores puxam uma boa corrente.
Sobre a fixação, o cara que fez o meu usou aqueles lacres de plástico por dentro da colméia, não achei uma solução das mais elegantes, mas funciona, por enquanto.
Postado originalmente por fpandur
Lá no tópico das Frontier coloquei recentemente alguns testes que fiz com as ventoinhas em termos de vazão de ar (intuitivo) e consumo de corrente elétrica (medidas com multímetro). Se precisar de mais detalhes ou mesmo fotos, dá um grito
EXILIADO ou BADIA:
Poderiam informar uma mecânica de confiança em Porto Alegre. Preciso fazer uma revisão na XT, barulho em uma polia do AR ou ALTERNADOR, não sei o certo, e ainda a embreagem tem pisar bem no fundo para troca de marcha. Quando desligo o motor faz um barulho de lata em baixo, tipo um calço solto.
Estou pretendendo fazer uma viaje(10/12 dias de férias) até o Chile, passando pela Argentina, queria evitar problemas na estrada.
Desde já agradeço aos amigos. UM FELIZ NATAL E UM 2011 DE MUITAS REALIZAÇÕES PARA TODOS AQUI DO FORUM.
Marcio, segue o email do Anderson, o cara de quem comprei a placa, ele é do RS: dobizo@terra.com.br
Mas no seu caso pode ser simplesmente o relê.
paulosguterres, com relação a embreagem pode ser simplesmente um ajuste da haste que aciona o cilindro mestre, essa haste tem um ajuste bem próximo ao pedal, basta uma chave 12 para soltar a porca, rodar um pouco com a mão a haste para dar mais curso e apertar a porca novamente, é bem simples. Fica aí a dica.
Aproveitando, 2 dúvidas:
- o bujão de enchimento do câmbio fica do lado direito ou esquerdo da caixa ? No manual de manutenção consta como do lado esquerdo, mas olhando fisicamente localizei um bujão com encaixe quadrado do lado direito (passageiro). Fui checar o nível e por esse bujão está com excesso de óleo, pois ao tirar ele vazou óleo, então não sei se é esse o bujão para enchimento ou não
- notei que no escapamento da minha XT não tem abafador. Estou achando que algum antigo dono retirou e colocou um cano direto. Alguém poderia confirmar para mim se o abafador fica na altura da porta traseira, lado esquerdo ? x 2
RODRYGO, tinha uma L200sport, que tinha o mesmo problema, molhava o tapete do carona. O mecânico, só limpou a mangueira da caixa do AR, aquela que libera água em baixo do carro(olha que poder estar trancada, enfia um arame, se sair água é aí o problema).
Até mais, e a Feliz Natal e 2011.