Amigo Luiz Binato, já lhe enviei um MP com os detalhes, qualquer coisa estou a disposição pra qualquer duvida.
[]'s Marcos Theodoro...
Versão Imprimível
Olhá só, estava eu vendo os vídeos gravados do passeio quando percebi um detalhe interessante em um deles (que segue anexo nesta mensagem - arquivo wmv zipado de 1,57mb).
Quando fui subir um pequeno trecho alagado (na volta do passeio, a gente tinha passado na ida pelo mesmo lugar) eu estava muito lento e o diferencial traseiro do meu carro ficou calçado no começo da subida.
Meu carro simplesmente ficou. Eu estava com o 4x4 reduzido. Toda a tração foi para a roda que ficou suspensa, a frente não puxou nada (ali era capaz do carro ter saído do enrosco com a tração dianteira).
Achava que o bloqueio era central, com 50-50.
Só sai rebocado dali por um camarada.
É isso mesmo? Saiu uma roda do chão, perdeu playboy?
Sim, procure o Maurício da Reiko, ele já remapeou Ranger, Frontier, Troller e L200 Triton de pessoas daqui do fórum 4x4Brasil e segundo relatos, todos gostaram do serviço.
Conversei com ele uma vez por telefone e me relatou que tem programas específicos p/ a TR4 a gasolina e a TR4 Flex.
O email dele p/ contato é: mauricioraj@hotmail.com
Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
Boa noite Ralphers, assistir ao vídeo que vc postou e achei estranho a forma como a TR4 se portou. A princípio, quando uma roda sai do chão todo o torque daquele eixo é jogado p/ esta roda que está no ar e a outra(q se encontra em contato com a terra) fica parada, porém o outro diferencial era p/ movimentar as rodas.
Uma vez aconteceu algo parecido comigo, estava passeando na praia/dunas e quando desci de um banco de areia lateralmente p/ a beira mar com o carro, uma roda(direita) do diferencial traseiro ficou totalmente no ar girando e a esquerda em contato com o chão parada.
Contudo, ambas as rodas do diferencial dianteiro que estavam em contato com o chão tracionaram.
Por isso achei estranho o comportamento da sua TR4 nesse lamaçal, aonde apenas a roda traseira direita se movimentava. Será que a roda esquerda do diferencial dianteiro também não estaria suspensa e tracionando ? :pensativo: (pois no vídeo não tem como se vê o outro lado), pois caso se confirme isso, estaria explicado o comportamento do carro, pois o mesmo estaria em uma situação de X aonde uma roda de cada eixo/diferencial estaria suspensa no ar, deixando as outras duas em contato com o chão paradas.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
@freitasjr: o carro estava em 4LLc, os trechos alagados e mais técnicos foram todos feitos nesse modo de tração (e que funcionou perfeitamente em todas as situações). Acho que realmente a roda dianteira esquerda deve ter levantado, inclusive a traseira esquerda ficou suspensa (como o ale_alves falou), porque o carro perdeu completamente a compostura.
@cdmax: o carro estava em 4LLc sim, por isso que eu resolvi pesquisar como funciona o bloqueio da TR4. Achei que era central e nos diferenciais, mas ele se comporta de maneira um pouco diferente.
Um Lift de suspensão poderia ter ajudado nesse caso? Algo como maior ampltude de curso dos amortecedores?
Não, pois o recurso de diferencial central de um carro Não serve p/ este fim. O carro que possui diferencial central como a TR4, quando NÃO se está bloqueado, permite que o carro ande em piso de alta aderência tipo asfalto, pedras etc... os 4x4 que não possuem este recurso(Troller, L200, Tracker, Hilux, Frontier, Pajero Sport, etc), caso forem fazer isto e efetuar curvas muito fechadas teriam seus diferenciais quebrados. Geralmente usa-se o diferencial central Não bloqueado da TR4 4H (varia de 30-40% / 60%) p/ se evitar que o carro derrape e ter maior estabilidade, como exemplo em dias de chuva no asfalto, ou óleo derramado na pista etc...
Quando vc bloqueia o diferencial central da TR4, ele fica IGUAL a qualquer 4x4 que NÃO possui diferencial central 4HLC ou 4LLC(exatamente pelo fato de que vc o bloqueou), ou seja, a tração fica distribuída 50/50% como nos demais 4x4.
Em outras palavras, o recurso de se ter um diferencial central, como é o caso da TR4, Defender, Pajero Full, etc... de NADA ADIANTA P/ O OFF-ROAD, e sim p/ se permitir o uso do 4x4 no asfalto.
No caso da situação do Ralphers em questão, p/ ele sair daquele enrosco, era necessário que a nossa TR4 tivesse bloqueio do diferencial dianteiro OU traseiro(como tem a L200 Sport/Outdoor, único 4x4 que já vem de fábrica c/ esse recurso), onde se Bloqueia a roda do MESMO EIXO que se está sem tração, isto é, fica igual a carrinho de brinquedo(onde as rodas são coladas no eixo), vc mexe uma roda a outra do mesmo lado do eixo gira igual/proporcionakmente na mesma rotação.
Outro recurso que também funcionaria nesta situação do colega Ralphers é o controle de tração que possui a Pajero Full, a Discovery, Posche Cayane, onde a distribuição do torque é controlada isoladamente p/ cada roda, jogando mais torque p/ aquela roda que tem mais contato com o chão.
Este recurso funciona tão bem como um bloqueio(dianteiro ou traseiro) ou até melhor.
Em fim, como eu disse antes, a L200 é o único 4x4 vendido aqui no Brasil que já vem de fábrica com o bloqueio do dif. traseiro, porém, existe no mercado fabricantes de acessórios 4x4 que fabricam bloqueios(diant. e traseiros) p/ vários modelos de 4x4 que podem ser instalados no carro trocando-se a carcaça do diferencial - tipo o ARB, Elecktra, etc.
Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...