Alô Galera,
Feliz Páscoa para Todos!!!!!!!!!!!!!!
Pois é, eu e o Tio Sérgio (Turn Off - TR4 Flex Preta) calçamos nossos bebês com pneus BF MUD 245/75 R16. Resultado: o carro ficou ogro!
Vamos ao que interessa, ao relato.
Tínhamos dois problemas para solucionar para conseguirmos a façanha:
1) A bandeja da mola;
2) O espaço da caixa de rodas.
Começamos testando na dianteira, por conta da bandeja da mola. Na traseira sabíamos que ia ser tranquilo. Depois de muitas tentativas, vimos que esses pneus só rodariam no carro se puséssemos espaçadores de roda. Eles mal giravam por causa do contato excessivo com a bandeja de mola. Então liguei para o nosso amigo Felipe Bailune e pedi os dele emprestado para fazermos um teste.
Resolvemos testar no carro no Sérgio, na época sem lift, o resultado foi satisfatório, porque o pneu não pegava mais na bandeja da mola, mas a direção não podia ser esterçada, porque pegava muito no paralama e no pára-choque.
Aí então, desolados, veio a idéia do Tio Marcos (Marcos Theodoro), será que não é porque o carro está sem lift???? Putzzzzz, era isso mesmo! Pedimos para desmontar do carro do Tio Sérgio e montar no Ancião (minha iO - já estava com lift. Aliás, sempre esteve... :mrgreen:). O resultado foi fenomenal, mal acreditava no que estava vendo. Ficou perfeito. Bastava alguns ajustes no pára-choque e no paralama e tudo estaria perfeito.
Então assim foi feito.... estou muito satisfeito com o resultado. Lembrando que esses pneus são maiores que os 31´ AT, por causa dos caroços do MUD. Não fazem muito barulho ao rodar no asfalto, aliás o barulho é um bálsamo para os meus ouvidos.
Em resumo, para se calçar PNEUS 245/75 R16 MUD faz-se o seguinte:
1o) Lift de 1,5 pol;
2o) Comprar espaçadores de roda de 3cm na garra 4x4 (www.garra4x4.com.br) - eu só vi vendendo lá! Modelo de ranger.
3o) Comprar um jogo de parafusos da Ranger - Na widmen ele vendem a R$ 90,00 o jogo;
4o) Comprar porcas vazadas para prender os espaçadores no cubo do carro;
5o) Se a roda for da iO tem que fazer um trabalho nos furos das porcas, porque a parte onde se encaixam é reta na roda e as porcas da Ranger são côncavas, a widmen faz esse serviço por módicos R$ 400,00. :putz:
6o) Cortar um pedaço pequeno do pára-choque;
7o) Fazer um trabalho na parte interna do páralama - amassar;
8o) Rebater os páralamas traseiros.
Trabalhoso e caro, mas com resultado muito satisfatório.
Vamos as fotos. Qualquer dúvida estamos a disposição.
Abraçoo. Allan.