Postado originalmente por
Marcio Medina
Caro TurnOff, se me permite.
Aproveitando a explicação "equivocada" do Katsunori quanto a qualidade do material, vale ressaltar que as correias são feitas de borracha e trabalham (no sistema mencionado) em rotações junto com polias metálicas sem capas que ofereçam proteção total.
Dependendo do tipo de trilha, seu desgaste é muito maior e mais rápido. Se falarmos em trilhas de areia, a situação piora ainda mais. A areia é fina, por isso consegue penetrar em locais que não poderia.
Outra coisa: a areia é tão abrasiva que é utilizada para jatear vidros. Agora, imagine um sistema composto por metal (as polias) e borracha (as correias) com um abrasivo como a areia no meio do sistema. Quem seria mais danificado? A correia, obviamente, pois a areia serviria como uma "lixa" quando as polias entrassem em funcionamento.
Mas a TR4 não é um carro com essa proposta de trilhas? Sim, mas todos os carros com propósitos esportivos possuem uma manutenção muito mais constante, pois são expostos a regimes e condições severas e não habituais (todos os carros de rally, enduro e competições passam por revisões antes e depois de cada prova). Não digo que seu ritmo de manutenção deva seguir de um carro de competição, mas deve ser bem maior que um carro que sirva só para passeio.
Pode ter certeza que, nesse aspecto, a trilha de lama não causa tantos danos mecânicos quanto a trilha de areia. Outra coisa: os freios tb sofrem mto nessas trilhas, pois a areia que penetra entre o disco e as pastilhas causa uma abrasão do conjunto nas frenagens. Isso para não falar sobre furos nas coifas de homocinéticas. Se a areia penetra ali, é uma beleza que só...rs!
A grande desvantagem das trilhas de lama é que estraga a pintura no caso de pessoas como o Marcos, que deixa o carro "curtir" no barro, como uma carne curte no sol...hahahaha...esse gosta!
Bom, acho que a solução é, depois de fazer umas duas trilhas, mandar lavar e lubrificar o carro por baixo. Desta forma, você estará tirando os abrasivos e corrosivos que ficam impregnados por baixo do carro e lubrificando todas as borrachas e partes metálicas que sofrem atrito. Além de aumentar a vida útil, diminuirá o nível de ruído (suspensão, borrachas, freios, etc).
Outra coisa que certamente desgasta mutio esse conjunto é quando vc atola na areia. Vale lembrar que a correia do alternador gira conforme a rotação do motor. Logo, quando vc atola e pisa fundo para tirar o carro, a rotação de todo o sistema sobe e, nesse momento, a areia é abundante para todos os lados!
Grande, abraço!