
Postado originalmente por
freitasjr
Não, pois o recurso de diferencial central de um carro Não serve p/ este fim. O carro que possui diferencial central como a TR4, quando NÃO se está bloqueado, permite que o carro ande em piso de alta aderência tipo asfalto, pedras etc... os 4x4 que não possuem este recurso(Troller, L200, Tracker, Hilux, Frontier, Pajero Sport, etc), caso forem fazer isto e efetuar curvas muito fechadas teriam seus diferenciais quebrados. Geralmente usa-se o diferencial central Não bloqueado da TR4 4H (varia de 30-40% / 60%) p/ se evitar que o carro derrape e ter maior estabilidade, como exemplo em dias de chuva no asfalto, ou óleo derramado na pista etc...
Quando vc bloqueia o diferencial central da TR4, ele fica IGUAL a qualquer 4x4 que NÃO possui diferencial central 4HLC ou 4LLC(exatamente pelo fato de que vc o bloqueou), ou seja, a tração fica distribuída 50/50% como nos demais 4x4.
Em outras palavras, o recurso de se ter um diferencial central, como é o caso da TR4, Defender, Pajero Full, etc... de NADA ADIANTA P/ O OFF-ROAD, e sim p/ se permitir o uso do 4x4 no asfalto.
No caso da situação do Ralphers em questão, p/ ele sair daquele enrosco, era necessário que a nossa TR4 tivesse bloqueio do diferencial dianteiro OU traseiro(como tem a L200 Sport/Outdoor, único 4x4 que já vem de fábrica c/ esse recurso), onde se Bloqueia a roda do MESMO EIXO que se está sem tração, isto é, fica igual a carrinho de brinquedo(onde as rodas são coladas no eixo), vc mexe uma roda a outra do mesmo lado do eixo gira igual/proporcionakmente na mesma rotação.
Outro recurso que também funcionaria nesta situação do colega Ralphers é o controle de tração que possui a Pajero Full, a Discovery, Posche Cayane, onde a distribuição do torque é controlada isoladamente p/ cada roda, jogando mais torque p/ aquela roda que tem mais contato com o chão.
Este recurso funciona tão bem como um bloqueio(dianteiro ou traseiro) ou até melhor.
Em fim, como eu disse antes, a L200 é o único 4x4 vendido aqui no Brasil que já vem de fábrica com o bloqueio do dif. traseiro, porém, existe no mercado fabricantes de acessórios 4x4 que fabricam bloqueios(diant. e traseiros) p/ vários modelos de 4x4 que podem ser instalados no carro trocando-se a carcaça do diferencial - tipo o ARB, Elecktra, etc.
Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...