Super. Enfim, waze!
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Bom dia amigos,
Estou começando a cogitar a compra de uma Dakar (quem sabe uma Full), mas antes queria ter uma noção de como é a manutenção deste modelo pós garantia. Infelizmente o tópico da Dakar é muito pouco movimentado e pelo que percebi a maioria dos proprietárias ainda estão com seus carros na garantia, então colega sugeriu que eu pesquisasse aqui no tópico da Triton que tem mecânica semelhante....
Algum problema crônico? Após os 100.000km onde o calo aperta? O custo geral é realmente assustador como dizem? Como estão se comportando os bicos injetores desses novos motores?
A intenção é uma Dakar a partir do modelo 2014 (13/14) já com motor e câmbio atualizados, tanque de 90L e mais equipamentos de segurança. Talvez ainda role de pegar com um "restinho" de garantia....mas a intenção é ficar por muito tempo com o carro, então oq me interessa mesmo é o pós garantia....
Grato
:concordo:
Nem um pouco, deste mercado a Triton/Dakar é a que tem manutenção preventiva mais barata. As revisões ordinárias (maioria delas) como filtros, óleo de motor, fluídos e hidráulicos saem por cerca de R$ 450-500 ou pouco mais se preferir alinhar e balancear com a CCS mesmo. Óleo de câmbio e diferencial troca-se apenas em 80.000 e é pesado, a revisão total pelo manual sai perto dos R$ 1.200,00
Manutenção corretiva leve como pastilhas, amortecedores estão na média de preço de mercado e talvez um pouco abaixo para componentes mais simples e com substituição mais frequente (pastilhas, discos), a Triton já esta na estrada desde 2006 no mundo e 2008 no Brasil, a oferta e demanda de peças já está equilibrada e a Mitsubishi não negligencia tanto o mercado de paralelas para não não perder clientes, é lógico que a diferença existe mas não é tão bizarra como nas outras montadoras que chegamos a ver o dobro e triplo do preço. Manutenções mais sérias é que são complicadas, pois são componentes de um veículo de seus R$ 120-130 mil novo, não interessa se é usada, obviamente carro usado não recebe peça usada quando vai pro pau.
Consumo, na minha opinião é o ponto fraco, novamente, são projetos de 2006 de motor e câmbio. O AT de 5 marchas salvo engano veio em 2008 na Australia e Tailândia (isso se já não era empregado antes nas Full) e não tem como comparar tecnologia com S10/Trailblazer, Nova Ranger e até a Amarok que recebeu o AT depois de lançada.. com Hilux /SW4 é parelha. Isso falando de tecnologia para melhorar autonomia, resistência é outra pauta.
Problemas crônicos? Desta geração não estou sabendo de nada. Nas primeiras teve aquela questão com o tanque de combustível mas foi resolvido, a minha que é 2010 nunca apresentou nenhum sintoma. Acho que a chegada do S50 e S10 também ajudou por serem menos abrasivos. Obviamente, não tem como falar que nenhuma travou o motor, atropelou o câmbio, quebrou o 4x4, travou bomba de alta, deu pau no common-rail.. Mas considerando-se que a maioria das pessoas vem justamente atrás de um fórum para procurar ajuda com um problema, a incidência é baixíssima, é um projeto extremamente robusto e confiável mesmo desprovido de tecnologias básicas de controle de estabilidade e distribuição de freio.
Minha única queixa grave da Triton é o seguro. Talvez por ter o visual mais arrojado e apelo de aventuras proporcionado pela Mitsubishi, possivelmente a faixa etária de proprietários seja mais baixa e consequentemente maior índice de sinistros, não sei, mera especulação. Este é meu ponto de vista, pode ser isolado mas sou classe de bônus 10 ao tempo que meu CEP é um agravante.
Em termos de custo, gasto menos com ela do que gastava com meu ex corolla 2005, a única coisa que paguei mais caro foi amortecedor de resto foi tudo mais barato ou muito próximo, isso sempre levando ambos em concessionária e sem comparar medidas (litros de óleo do motor por exemplo). Pneu também é bem mais caro mas ja era o esperado e ainda não troquei, estão com 80 mil os originais mas suspeito que o dono anterior passou um tempo com rodas/pneus OEM. O consumo se colocar na ponta do lápis considerando o mínimo de inflação, gasto a mesma coisa que gastava com o Toyota, consumo maior mas o Diesel é mais barato que a gasolina intermediária.
Minha recomendação se vai comprar um seminovo é procurar um na faixa de 50 mil km e não 10, 20 mil km, por maior que seja a tentação de ser "quase zero", o risco é maior de ter alguma batida mas lata e suspensão, pode demorar mas qualquer um conserta, mecânica não. Se foi único dono dificilmente alguém teria aturado tanto tempo com um problema crônico/sério. Exclua da lista as que não tiverem as revisões carimbadas no manual ou se o vendedor não tiver interesse em manifestar que possui as notas fiscais se os serviços foram feitos por fora, o que é bem normal, não pelo preço das peças mas pelo custo da mão de obra/hora.
Espero ter ajudado a elucidar os principais pontos. Outro conselho, não procure por opiniões no Reclame Aqui, em revistas, forums como eu fiz quando procurei a minha senão você não compra carro nenhum, é que nem procurar sintoma de doença no google, já estaríamos todos mortos. Mas sim converse com proprietários! Chame no transito, vá na Mitsubishi, pare no shopping/supermercado se ver alguém entrando ou saindo de uma, etc.
Boa descrição companheiro Tchiari. Se depois desde depoimento o camarada Alagoano não estiver convencido, nada irá convence-lo.
Pelo que lí, o carro realmente melhorou muito com o automático de 5 marchas e tanque maior.
Pessoal preciso tirar uma duvida.
Ate quanto de agua posso transpor com a triton (fabrica diz 800mm) e voces o que dizem.
Lembrando na configuração de fabrica que ela se encontra.
Abraço
Amigo Tchiari, muito obrigado pela paciência e riqueza de detalhes do seu relato! Foi bastante esclarecedor pra mim! Atualmente estou em lua de mel e completando 1 ano com meu Golf GTI e ainda apaixonado pelo carro. Mas, como todo esportivo, requer cuidados e infelizmente não é o tipo de carro indicado para aventuras e longas viagens onde não se sabe a qualidade do asfalto.
Já tive duas Ranger (2.8 e 3.0) e o espírito aventureiro continua.....e daqui uns anos pretendo voltar ao mundo 4x4, mas picape pra mim já deu, a família vai aumentar, então vou precisar de espaço e conforto...o mais indicado seria um SUV mesmo.
Falando em GTI.....peço mais uma ajuda aos amigos que estão acostumados com as estradas. Sou de Maceió mas atualmente estou morando em São Paulo. Final do ano estou indo a Maceió no GTI e pretendo fazer o roteiro BR 116 (Dutra) > BR 393 > BR 101 (dormindo em Teixeira de Freitas-BA) até Maceió.
Alguém sabe dizer se há boa disponibilidade de Gasolina Podium nesse percurso? Até Teixeira de Freitas serão 1.238 Km e consigo fazer uns 800km com um tanque e não queria ter que abastecer com comum ou aditivada....
:concordo:
Alagoano,
Tente aqui: Busca de Postos - Petrobras Distribuidora
Com o roteiro em mãos, você acha a podium. E, em tempo, desejo-lhe uma boa viagem. O que não é difícil em um GTI.
Abraço,
Miranda
Amigos, estou cogitando a possibilidade de troca de viatura - a minha inclusive está à venda, quem quiser detalhes pode me mandar uma msg.
Entre as candidatas, me chama a atenção a Triton Flex - possivelmente a mais barata da categoria, entre S10, Ranger e Hilux (caríssima).
Temo pela ausência de 4x4 e possibilidade de ficar não mão em areia ou alguma estrada danada. Algum dos amigos já experimentou situação mais complicada com esta pick-up? Como ela se sai?
Bom dia Rafael;
Depende muito do tamanho da travessia. Em passeios com a família por Morretes já atravessei facilmente diversos rios com 1,5mt mas apenas naquele mergulho e sai rápido, não dá tempo da água fazer o retorno e entrar no filtro.
Em travessias mais longas mais de 1 mt é muito arriscado !
Quer total segurança ? coloca um snorkel !! Daí a brincadeira fica bonita !!!
Sds,
Alcione
Para quem ainda não viu:
Eu não gostei da grade!
Mitsubishi mostra nova L200 na Tailândia Notícias Pré-estreia