Segundo Mauro, o tipo de disco e pinça a ser utilizado, depende muito do tamanho dos pneus (os meus são 37). Um veículo 4x4 com pneus grandes (acima de 35), precisa ter em torno de 65% de força de frenagem nos freios dianteiros e 35% nos traseiros.
Segundo ele, o aumento do diâmetro do pneu é um valor aritmético, e o da força de frenagem é geométrico. Assim, se vc aumentar o diâmetro do seu pneu em 20%, vc terá que aumentar a força de frenagem em 80%.
Para evitar o uso de válvula equalizadora de corte, ele recomenda as pinças da kombi no freio traseiro. Se usasse as pinças da band no freio traseiro, ficaria difícil controlar o carro em uma freada mais forte, pois o freio traseiro iria atuar com quase a mesma intensidade do dianteiro.
Por isso, em caso de pneu grande, ele recomenda pinças da band no dianteiro e da kombi no traseiro, pra manter os 65-35% de força de frenagem.
É o meu caso. No eixo dianteiro, como tirei o D30 e coloquei o D44, comprei os semi-eixos reforçados da Enfer, pois quero manter os munhões do Engesa sem uso de junta homocinética. Se eu usasse os semis da Ensimec, teria que trocar todo o eixo dianteiro por um de Rural/F-75, pois a Ensimec não tem semi-eixos mantendo o munhão do Engesa. Já na traseira os semis são os T-Rex SHD da Ensimec.
Não quis o conjunto de freio da Enfer, pois utiliza pinças de kadett. Segundo Mauro, ele recomenda usar pinças de kadett em jipes com pneus até 31". Acima disso ele não recomenda, pois em pneus maiores não teria força suficiente para manter o equilíbrio 65-35% de frenagem.
Nesse kit de Mauro vem o suporte do freio dianteiro para a pinça da toy band para instalar no munhão original do Engesa. É o que aparece na terceira foto do post #505.
A Toy Band saiu de fábrica com freios traseiros a tambor. Muitos fizeram adaptação, colocando no freio traseiro o mesmo disco de freio ventilado dianteiro.
Já avisei ao Meca que vou acompanhar a montagem dos eixos. Vou tirar foto de tudo e depois posto aqui.
Abs,
Uxío