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  • #409
    Usuário Avatar de uxio69
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Uxio!

    Olhei, olhei novamente, e posso dizer, que está bem servido de meca.

    É difícil ver uma troca de motor com critério assim.

    Mais vamos ao serviço.
    Sim Kim, ele é criterioso e meticuloso e gosta de perfeição. Só não posso encher muito a bola dele, senão o Galego só fica pronto pra abertura da Copa de 2014.

    Ontem, quando cheguei na oficina, tava tudo às escuras, e ele mais um auxiliar em cima do meu carro. Calma, não é isso que vc tá pensando! Ele tava usando um laser pra centralizar o radiador, motor e t-case. Repare na foto abaixo, que ele marcou com uma régua o centro do radiador e da saída da t-case, e com isso passou o laser para ver se estão bem centralizados.

    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-muta-o-18.jpg


    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Vejo, que o meca priorizou o alinhamento do conjunto, bem como mante-lo baixo.

    Isso é importante, pois quanto mais baixo, melhor a dirigibilidade, mais, deve-se observar, se a bolota do diferencial não entrará em conflito com o carter de óleo.

    Sobre o compressor do ar, seria um recorte no chassis também.
    Para minha sorte, tem um engesa fase 3 tb com o motor MWM 2.8 lá na oficina. Vai ajudar muito a esclarecer algumas dúvidas.

    Não tô querendo cortar mais uma vez o chassi pra poder encaixar o compressor do ar. Vamos ver como conseguimos resolver. Mas se precisar cortar, que seja!


    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    No meu caso, para colocar o cummins com cambio de toy, o conjunto ficou levemente atravessado, pois de um lado, na parte posterior do motor tem a turbina, e no outro lado, na parte anterior, tem a bomba da DH, então, para a turbina não pegar na lataria, e a bomba não pegar na barra de direção...

    Só não esqueça de recolocar uma travessa no chassis, próximo de onde retirou o tubo!

    Abraços.

    Kim.
    Ok Kim, valeu pela ajuda. Tudo anotado. E com certeza a travessa será recolocada.
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  • #410
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    GRANDE UXIO

    " Guilherme, obrigado pela ajuda. Permita-me responder por aqui. Fica mais fácil acompanhar. "

    Não tem que agradecer é nada .

    " Mas, mesmo usando o calço de 14cm acho que seria necessário recortar o chassi pra encaixar a t-case, ou não? "

    Aì vc é que tem de medir para ver se vai dar ou não , adaptação é assim mesmo , tem que ír testando , MAS NUNCA FAZENDO CORTES ANTES DE VER O RESULTADO SE VAI PODER FICAR ASSIM OU NÃO , como foi feito este corte no chassi para a T-CASE , deveria primeiro ESGOTAR TODAS AS POSSIBILIDADES ANTES DE CORTAR , mas já cortou agora é consertar , não tem que ficar chorando sobre o leite que derramou .


    " Mas se eu elevar o conjunto, não vai ficar muito inclinado pra permitir alinhar com o diferencial traseiro sem estrangular? "

    A pessoa que pode te responder isto com precisão é o ROGERIO ( ROGER NUNES ) sobre a angulação máxima que o cardã pode ficar sem estranguar a cruzeta .



    " Não alonguei o chassi não. Era pra fazer isso? "

    É que deu a impressão que vc alongou , NÃO É PRECISO ALONGAR , e nem ter mundado a travessa de posição , mas se vc mudou , tudo bem , VC TEM QUE ADAPTAR A CAIXA DA DIREÇÃO HIDRÁULICA MAIS PARA FRENTE E ABAIXO DA LINHA DO CHASSI , PARA QUE O RADIADOR DO ÔMEGA CAIBA ALÍ . Na foto aquele radiador já é o do ÔMEGA ????
    Vc pode fazer da maneira que eu fiz , ou da maneira que o KIM fez , da maneira que eu fiz só usei duas barras da caixa de direção até a coluna da direção e o KIM usou 3 barras com um MANCAL no meio para fixar a 2ª barra .

    " E qual sua opinião sobre o radiador do ar cond? "

    O meu esta com o radiador do ar cond. ( condensador ) da S-10 gela e bem , pois é original da S-10 e do motor e do compressor , mas se puder colocar um maior é melhor ainda , pois vc ainda vai comprare a diferença de preço é mínima pq este condensador não é uma peça cara . Eu já tinha este condensador desde qdo comprei o motor , mas se fosse comprar , compraria um maior PQ EU SINTO MUUUUUITO CALOR e aí na Bahia é muito quente . Não economize em fazer um ar cond. para gelar muito , E o que vai gastar a mais é muito pouco para o benefício que vc vai ter que é O CLIMA DE MONTANHA EM PLENO VERÃO NA BAHIA .

    ABRAÇÃO
    Valeu Guilherme,

    Tudo anotado pra passar pro meca!
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  • #411
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Seu Meca está certo , usa calços de 4,5 cm e ajusta pra caber o que for preciso ... assim evita tb mexer em suporte de panhard pra evitar shimmi .
    O Lance que o Doc comentou do reforço no chassi tem que ser bem estudado , tb sou contra mexer no chassi de qqer maneira , ele é vedado e qdo sofre qqer tipo de caloria começa a danificar por dentro sem ter como reparar ... poderia ter cortado um pouco fora do chassi e se tiver que colocar algum reforço seria bom usar abraçadeiras no formato do chassi com chapa grossa ... fica com flexibilidade tb ... parece que seu meca é bem criterioso , acho que ele mesmo vai acabar solucionando os problemas que aparecerem ...
    Valeu Eduardo,

    Tb não sou muito de mexer no chassi, mas agora já foi né. Sei que o meca sabe o que faz, mas sempre é bom ouvir a experiência dos demais.

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  • #412
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    UXIO

    Lendo e analizando a opinião do KIM , EDU VELO , continuo achando que aquele corte tirou muito do chassi , MAS SE TIVER QUE FICAR ASSIM SUGIRO :

    Fazer o reforço por dentro com uma CHAPA EM " L " com o triplo da espessura da chapa do chassi passando 50CM DE CADA LADO DO CORTE , e faria furos na lateral e fundo do chassi com diametro de 20mm para serem preeenchidos por solda e fecharia a boca do buraco para que o chassi ficasse totalmente vedado .

    E acrescentaria ainda uma barra de 6mm de espessura por baixo do chassi passando 1 metro de cada lado da boca que foi aberta , pois infelizmente não da para colocar a chapa em " L " por fora por causa do suporte das barras longitudinais .

    Acho que é por aí , e me desculpem os os engenheiros que estão por aí , pois esta não é a minha área , mas como sabem sempre gostei de física e mecânica .
    Tudo anotado. A própria chapa em L que foi retirada já serve pra ser soldada de volta, só que invertida. Vou passar pro meca sobre esse reforço.

    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Agora qto a barra ( CANO ) transversal da frente , não entendí o pq que vc retirou , pois no meu e no do KIM não retiramos.
    Não sei se o seu conjunto é igual ao meu. O meu PT é grande. A saída do cardã tá bem próximo do dif traseiro. Então, como precisa posicionar o motor um pouco mais pra frente, o meca precisou tirar a barra pra ter mais vão livre, principalmente por causa do cárter.

    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Qto ao CONDENSADOR , se o do ÔMEGA for maior do que o da S-10 vai de ÔMEGA tb assim como já esta o RADIADOR DE ÁGUA .
    Amanhã entro em contato com a TECHNOAUTO pra finalizar a compra do condensador e evaporadora.

    Valeu!
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  • #413
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    Assim.. eu sou contra mexer no chassi COMPLETAMENTE..

    Também sou a favor de por o CG mais baixo possível.. mais sem cortar chassi..

    Calços de 13cm eu uso no meu.. que foi compensado nos "tombamentos" pelas rodas com offset -39mm.. então entro a 100km nas curvas e entro normal.. sem stress..

    Ja encostei em uma erosão o retrovisor no chao... e NÃO VIREI! hehe normal.. foi e voltou..

    Mais ja foi feito..

    Abraços,

  • #414
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Uxio, o meca está indo no caminho certo, mais nos mantenha informados do progresso, para podermos te aporrinha!!!
    Ok, pode aporrinhar numa boa!

    Amanhã vou no meca levar os coxins do motor. Ele pediu pra comprar 2 calços da boléia do caminhão volvo.

    Depois coloco fotos e assim vou atualizando!

    Abs
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  • #415
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    Citação Postado originalmente por uxio69 Ver Post
    Tudo anotado. A própria chapa em L que foi retirada já serve pra ser soldada de volta, só que invertida. Vou passar pro meca sobre esse reforço.



    Não sei se o seu conjunto é igual ao meu. O meu PT é grande. A saída do cardã tá bem próximo do dif traseiro. Então, como precisa posicionar o motor um pouco mais pra frente, o meca precisou tirar a barra pra ter mais vão livre, principalmente por causa do cárter.

    Amanhã entro em contato com a TECHNOAUTO pra finalizar a compra do condensador e evaporadora.

    Valeu!


    UXIO

    " Não sei se o seu conjunto é igual ao meu. O meu PT é grande. A saída do cardã tá bem próximo do dif traseiro. Então, como precisa posicionar o motor um pouco mais pra frente, o meca precisou tirar a barra pra ter mais vão livre, principalmente por causa do cárter. "

    Tudo bem não ha problema de chegar com ela mais para frente um pouco , mas tem que ser colocada , na época tb pensei em deslocar mais para frente , mas desistí e coloquei a caixa da S-10 numa boa , só que a caixa ficou um pouco inclinada em relação ao chassi e não precisou de colocar 3 barras de direção e nem degolar a barra transversal ( cano ) como o KIM fez no dele , tem fotos no meu FROTA .

    Sugiro a vc NÃO aproveitar o recorte do chassi e colocar invertido como vc falou pois ficará fixado só na solda , SUGIRO A VC COLOCAR UMA CANTONEIRA " L " PASSANDO PARA DENTRO DO CHASSI UNS 50 CM DE CADA LADO E DE UMA CHAPA 3X MAIS GROSSA DO QUE ESPESSURA DA CHAPA DO CHASSI E MAIS UMA BARRA DE 5 A 6MM DE ESPESSSURA E DA LARGURA DA BASE DO CHASSI COM 1,5 METROS DE COMPRIMENTO SOLDADA POR BAIXO DO CHASSI , NÃO CUSTA NADA ERRAR POR EXCESSO DE ZELO .

    Qdo tive uma BAND frequentava muito um posto de molas e via eles aumentando o chassi no comprimento e via eles fazendo este tipo de emenda , ou seja transpassando uma cantoneira em " L " por dentro do chassi , fazendo furos na lateraldo chassi para preeencher de solda para fixar a cantoneira que ficou por dentro do chassi .

  • #416
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    UXIO

    Sugiro a vc NÃO aproveitar o recorte do chassi e colocar invertido como vc falou pois ficará fixado só na solda , SUGIRO A VC COLOCAR UMA CANTONEIRA " L " PASSANDO PARA DENTRO DO CHASSI UNS 50 CM DE CADA LADO E DE UMA CHAPA 3X MAIS GROSSA DO QUE ESPESSURA DA CHAPA DO CHASSI E MAIS UMA BARRA DE 5 A 6MM DE ESPESSSURA E DA LARGURA DA BASE DO CHASSI COM 1,5 METROS DE COMPRIMENTO SOLDADA POR BAIXO DO CHASSI , NÃO CUSTA NADA ERRAR POR EXCESSO DE ZELO .

    Qdo tive uma BAND frequentava muito um posto de molas e via eles aumentando o chassi no comprimento e via eles fazendo este tipo de emenda , ou seja transpassando uma cantoneira em " L " por dentro do chassi , fazendo furos na lateraldo chassi para preeencher de solda para fixar a cantoneira que ficou por dentro do chassi .
    OK, Entendido o reforço no corte do chassi. Valeu!
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  • #417
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    Sessão pegadinha: Alguém sabe o que é? Quem acertar poderá dar uma volta no Galego!

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    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-foto-4-.jpg  
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  • #418
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    Hummmmmmmm...

    Sei não!!!

    Acho que perdi a volta no Galego!


  • #419
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Hummmmmmmm...Sei não!!! Acho que perdi a volta no Galego!
    Pelo menos vc tentou!

    São as mangas de eixo Ensimec T-Rex Bone para o Engesa. A da esquerda é a SHD (mais reforçada) e a da direita é a HD.


    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-trex.jpg
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  • #420
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    UXIO

    LOGO : coloca a caixa evaporadora de 30.000 BTUS com 6 saídas e não vai se arrepender , comprando pela internet vc compra bem mais barato , é na TECHNOAUTO .

    ABRAÇÃO
    Guilherme,

    Entrei em contato com a TECHNOAUTO e falei com André. Ele me enviou um e-mail com valores e dimensões das evaporadoras.

    A evaporadora de 30.000btu tem 5 saídas e é na cor cinza. Já a evaporadora de 6 saídas é de 45.000btu e tem na cor cinza ou preta.

    Aí fiquei na dúvida se sua evaporadora é mesmo de 30.000btu ou é a de 45.000btu, pois a única que tem 6 saídas é a de 45.000btu. Vejas as fotos:

    - Evaporadora 30.000btu 5 saídas cor cinza - 677 x 298 x 143 mm - R$ 599 - Caixa evaporadora universal 30.000 Btu 12V 5 Difusores - Cinza - TechnoAuto.com.br
    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-evap-30.000-5-sa-das.jpg

    - Evaporadora 45.000btu 6 saídas cor cinza - 800 x 350 x 140 mm - R$ 898 - Caixa evaporadora universal 45.000 Btu 12V 6 Difusores Micro-Bus - Cinza - TechnoAuto.com.br
    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-evap-45.000-6-sa-das-cinza.jpg

    - Evaporadora 45.000btu 6 saídas cor preta - 770 x 330 x 145 mm - R$ 998 - Caixa evaporadora universal 45.000 Btu 12V 6 Difusores Micro-Bus - Preta - TechnoAuto.com.br
    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-evap-45.000-6-sa-das-preta.jpg


    Como pretendo transformar o Galego numa picape, vou tirar a capota fechada atual, e vou colocar outra que feche apenas até os bancos, descendo por trás dos bancos, isolando assim a caçamba. Como no meu caso a área que será refrigerada é bem menor (apenas os bancos), vc acha mesmo que vou precisar da evaporadora de 6 saídas, de 45.000 btu?

    Como ficou instalada a evaporadora no Coração Valete? Teria alguma foto para eu ter idéia?

    Já o condensador, André sugeriu o Mult-Flower (universal) 35 x 66 cm, por R$ 250. O da S-10 tem 37 x 69 e custa R$ 389.

    Porém já achei em outra loja o condensador original da S-10, marca Delphi, por R$ 270.


    Além disso, André sugeriu adquirir 2 ventoinhas de alta rotação para o condensador (R$ 78,00 cada), 1 filtro secador (R$ 50) e 1 adaptador do compressor (R$ 99).
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