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Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD

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  • 04/07/2012, 21:23
    uxio69
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Uxio!

    Olhei, olhei novamente, e posso dizer, que está bem servido de meca.

    É difícil ver uma troca de motor com critério assim.

    Mais vamos ao serviço.

    Sim Kim, ele é criterioso e meticuloso e gosta de perfeição. Só não posso encher muito a bola dele, senão o Galego só fica pronto pra abertura da Copa de 2014. :confused:

    Ontem, quando cheguei na oficina, tava tudo às escuras, e ele mais um auxiliar em cima do meu carro. Calma, não é isso que vc tá pensando! :mrgreen: Ele tava usando um laser pra centralizar o radiador, motor e t-case. Repare na foto abaixo, que ele marcou com uma régua o centro do radiador e da saída da t-case, e com isso passou o laser para ver se estão bem centralizados.

    Anexo 357410

    Citação:

    Postado originalmente por Kim Ver Post
    Vejo, que o meca priorizou o alinhamento do conjunto, bem como mante-lo baixo.

    Isso é importante, pois quanto mais baixo, melhor a dirigibilidade, mais, deve-se observar, se a bolota do diferencial não entrará em conflito com o carter de óleo.

    Sobre o compressor do ar, seria um recorte no chassis também.

    Para minha sorte, tem um engesa fase 3 tb com o motor MWM 2.8 lá na oficina. Vai ajudar muito a esclarecer algumas dúvidas.

    Não tô querendo cortar mais uma vez o chassi pra poder encaixar o compressor do ar. Vamos ver como conseguimos resolver. Mas se precisar cortar, que seja!


    Citação:

    Postado originalmente por Kim Ver Post
    No meu caso, para colocar o cummins com cambio de toy, o conjunto ficou levemente atravessado, pois de um lado, na parte posterior do motor tem a turbina, e no outro lado, na parte anterior, tem a bomba da DH, então, para a turbina não pegar na lataria, e a bomba não pegar na barra de direção...

    Só não esqueça de recolocar uma travessa no chassis, próximo de onde retirou o tubo!

    Abraços.

    Kim.

    Ok Kim, valeu pela ajuda. Tudo anotado. E com certeza a travessa será recolocada.
  • 04/07/2012, 21:36
    uxio69
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    GRANDE UXIO

    " Guilherme, obrigado pela ajuda. Permita-me responder por aqui. Fica mais fácil acompanhar. "

    Não tem que agradecer é nada .

    " Mas, mesmo usando o calço de 14cm acho que seria necessário recortar o chassi pra encaixar a t-case, ou não? "

    Aì vc é que tem de medir para ver se vai dar ou não , adaptação é assim mesmo , tem que ír testando , MAS NUNCA FAZENDO CORTES ANTES DE VER O RESULTADO SE VAI PODER FICAR ASSIM OU NÃO , como foi feito este corte no chassi para a T-CASE , deveria primeiro ESGOTAR TODAS AS POSSIBILIDADES ANTES DE CORTAR , mas já cortou agora é consertar , não tem que ficar chorando sobre o leite que derramou .


    " Mas se eu elevar o conjunto, não vai ficar muito inclinado pra permitir alinhar com o diferencial traseiro sem estrangular? "

    A pessoa que pode te responder isto com precisão é o ROGERIO ( ROGER NUNES ) sobre a angulação máxima que o cardã pode ficar sem estranguar a cruzeta .



    " Não alonguei o chassi não. Era pra fazer isso? "

    É que deu a impressão que vc alongou , NÃO É PRECISO ALONGAR , e nem ter mundado a travessa de posição , mas se vc mudou , tudo bem , VC TEM QUE ADAPTAR A CAIXA DA DIREÇÃO HIDRÁULICA MAIS PARA FRENTE E ABAIXO DA LINHA DO CHASSI , PARA QUE O RADIADOR DO ÔMEGA CAIBA ALÍ . Na foto aquele radiador já é o do ÔMEGA ????
    Vc pode fazer da maneira que eu fiz , ou da maneira que o KIM fez , da maneira que eu fiz só usei duas barras da caixa de direção até a coluna da direção e o KIM usou 3 barras com um MANCAL no meio para fixar a 2ª barra .

    " E qual sua opinião sobre o radiador do ar cond? "

    O meu esta com o radiador do ar cond. ( condensador ) da S-10 gela e bem , pois é original da S-10 e do motor e do compressor , mas se puder colocar um maior é melhor ainda , pois vc ainda vai comprare a diferença de preço é mínima pq este condensador não é uma peça cara . Eu já tinha este condensador desde qdo comprei o motor , mas se fosse comprar , compraria um maior PQ EU SINTO MUUUUUITO CALOR e aí na Bahia é muito quente . Não economize em fazer um ar cond. para gelar muito , E o que vai gastar a mais é muito pouco para o benefício que vc vai ter que é O CLIMA DE MONTANHA EM PLENO VERÃO NA BAHIA .

    ABRAÇÃO

    Valeu Guilherme,

    Tudo anotado pra passar pro meca!
  • 04/07/2012, 21:40
    uxio69
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Seu Meca está certo , usa calços de 4,5 cm e ajusta pra caber o que for preciso ... assim evita tb mexer em suporte de panhard pra evitar shimmi .
    O Lance que o Doc comentou do reforço no chassi tem que ser bem estudado , tb sou contra mexer no chassi de qqer maneira , ele é vedado e qdo sofre qqer tipo de caloria começa a danificar por dentro sem ter como reparar ... poderia ter cortado um pouco fora do chassi e se tiver que colocar algum reforço seria bom usar abraçadeiras no formato do chassi com chapa grossa ... fica com flexibilidade tb ... parece que seu meca é bem criterioso , acho que ele mesmo vai acabar solucionando os problemas que aparecerem ...

    Valeu Eduardo,

    Tb não sou muito de mexer no chassi, mas agora já foi né. Sei que o meca sabe o que faz, mas sempre é bom ouvir a experiência dos demais.

  • 04/07/2012, 22:00
    uxio69
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    UXIO

    Lendo e analizando a opinião do KIM , EDU VELO , continuo achando que aquele corte tirou muito do chassi , MAS SE TIVER QUE FICAR ASSIM SUGIRO :

    Fazer o reforço por dentro com uma CHAPA EM " L " com o triplo da espessura da chapa do chassi passando 50CM DE CADA LADO DO CORTE , e faria furos na lateral e fundo do chassi com diametro de 20mm para serem preeenchidos por solda e fecharia a boca do buraco para que o chassi ficasse totalmente vedado .

    E acrescentaria ainda uma barra de 6mm de espessura por baixo do chassi passando 1 metro de cada lado da boca que foi aberta , pois infelizmente não da para colocar a chapa em " L " por fora por causa do suporte das barras longitudinais .

    Acho que é por aí , e me desculpem os os engenheiros que estão por aí , pois esta não é a minha área , mas como sabem sempre gostei de física e mecânica .

    Tudo anotado. A própria chapa em L que foi retirada já serve pra ser soldada de volta, só que invertida. Vou passar pro meca sobre esse reforço.

    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Agora qto a barra ( CANO ) transversal da frente , não entendí o pq que vc retirou , pois no meu e no do KIM não retiramos.

    Não sei se o seu conjunto é igual ao meu. O meu PT é grande. A saída do cardã tá bem próximo do dif traseiro. Então, como precisa posicionar o motor um pouco mais pra frente, o meca precisou tirar a barra pra ter mais vão livre, principalmente por causa do cárter.

    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Qto ao CONDENSADOR , se o do ÔMEGA for maior do que o da S-10 vai de ÔMEGA tb assim como já esta o RADIADOR DE ÁGUA .

    Amanhã entro em contato com a TECHNOAUTO pra finalizar a compra do condensador e evaporadora.

    Valeu!
  • 04/07/2012, 22:04
    MaGao
    Assim.. eu sou contra mexer no chassi COMPLETAMENTE..

    Também sou a favor de por o CG mais baixo possível.. mais sem cortar chassi..

    Calços de 13cm eu uso no meu.. que foi compensado nos "tombamentos" pelas rodas com offset -39mm.. então entro a 100km nas curvas e entro normal.. sem stress..

    Ja encostei em uma erosão o retrovisor no chao... e NÃO VIREI! hehe normal.. foi e voltou..

    Mais ja foi feito..

    Abraços,
  • 04/07/2012, 22:39
    uxio69
    Citação:

    Postado originalmente por Kim Ver Post
    Uxio, o meca está indo no caminho certo, mais nos mantenha informados do progresso, para podermos te aporrinha!!!

    Ok, pode aporrinhar numa boa! :mrgreen:

    Amanhã vou no meca levar os coxins do motor. Ele pediu pra comprar 2 calços da boléia do caminhão volvo.

    Depois coloco fotos e assim vou atualizando!

    Abs
  • 04/07/2012, 23:02
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por uxio69 Ver Post
    Tudo anotado. A própria chapa em L que foi retirada já serve pra ser soldada de volta, só que invertida. Vou passar pro meca sobre esse reforço.



    Não sei se o seu conjunto é igual ao meu. O meu PT é grande. A saída do cardã tá bem próximo do dif traseiro. Então, como precisa posicionar o motor um pouco mais pra frente, o meca precisou tirar a barra pra ter mais vão livre, principalmente por causa do cárter.

    Amanhã entro em contato com a TECHNOAUTO pra finalizar a compra do condensador e evaporadora.

    Valeu!



    UXIO

    " Não sei se o seu conjunto é igual ao meu. O meu PT é grande. A saída do cardã tá bem próximo do dif traseiro. Então, como precisa posicionar o motor um pouco mais pra frente, o meca precisou tirar a barra pra ter mais vão livre, principalmente por causa do cárter. "

    Tudo bem não ha problema de chegar com ela mais para frente um pouco , mas tem que ser colocada , na época tb pensei em deslocar mais para frente , mas desistí e coloquei a caixa da S-10 numa boa , só que a caixa ficou um pouco inclinada em relação ao chassi e não precisou de colocar 3 barras de direção e nem degolar a barra transversal ( cano ) como o KIM fez no dele , tem fotos no meu FROTA .

    Sugiro a vc NÃO aproveitar o recorte do chassi e colocar invertido como vc falou pois ficará fixado só na solda , SUGIRO A VC COLOCAR UMA CANTONEIRA " L " PASSANDO PARA DENTRO DO CHASSI UNS 50 CM DE CADA LADO E DE UMA CHAPA 3X MAIS GROSSA DO QUE ESPESSURA DA CHAPA DO CHASSI E MAIS UMA BARRA DE 5 A 6MM DE ESPESSSURA E DA LARGURA DA BASE DO CHASSI COM 1,5 METROS DE COMPRIMENTO SOLDADA POR BAIXO DO CHASSI , NÃO CUSTA NADA ERRAR POR EXCESSO DE ZELO .

    Qdo tive uma BAND frequentava muito um posto de molas e via eles aumentando o chassi no comprimento e via eles fazendo este tipo de emenda , ou seja transpassando uma cantoneira em " L " por dentro do chassi , fazendo furos na lateraldo chassi para preeencher de solda para fixar a cantoneira que ficou por dentro do chassi .
  • 05/07/2012, 00:08
    uxio69
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    UXIO

    Sugiro a vc NÃO aproveitar o recorte do chassi e colocar invertido como vc falou pois ficará fixado só na solda , SUGIRO A VC COLOCAR UMA CANTONEIRA " L " PASSANDO PARA DENTRO DO CHASSI UNS 50 CM DE CADA LADO E DE UMA CHAPA 3X MAIS GROSSA DO QUE ESPESSURA DA CHAPA DO CHASSI E MAIS UMA BARRA DE 5 A 6MM DE ESPESSSURA E DA LARGURA DA BASE DO CHASSI COM 1,5 METROS DE COMPRIMENTO SOLDADA POR BAIXO DO CHASSI , NÃO CUSTA NADA ERRAR POR EXCESSO DE ZELO .

    Qdo tive uma BAND frequentava muito um posto de molas e via eles aumentando o chassi no comprimento e via eles fazendo este tipo de emenda , ou seja transpassando uma cantoneira em " L " por dentro do chassi , fazendo furos na lateraldo chassi para preeencher de solda para fixar a cantoneira que ficou por dentro do chassi .

    OK, Entendido o reforço no corte do chassi. Valeu!
  • 05/07/2012, 00:23
    uxio69
    2 Anexo(s)
    Sessão pegadinha: Alguém sabe o que é? Quem acertar poderá dar uma volta no Galego! :chorandoderir:

    Anexo 357469
  • 05/07/2012, 07:49
    Kim
    :pensativo::pensativo::pensativo:

    Hummmmmmmm...

    Sei não!!!

    Acho que perdi a volta no Galego!:lol::mrgreen:

    :odedo::odedo::odedo::odedo:
  • 06/07/2012, 00:20
    uxio69
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Kim Ver Post
    :pensativo::pensativo::pensativo:Hummmmmmmm...Sei não!!! Acho que perdi a volta no Galego!:lol::mrgreen:
    :odedo::odedo::odedo::odedo:

    Pelo menos vc tentou! :lol:

    São as mangas de eixo Ensimec T-Rex Bone para o Engesa. A da esquerda é a SHD (mais reforçada) e a da direita é a HD.


    Anexo 357628
  • 06/07/2012, 01:36
    uxio69
    3 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    UXIO

    LOGO : coloca a caixa evaporadora de 30.000 BTUS com 6 saídas e não vai se arrepender , comprando pela internet vc compra bem mais barato , é na TECHNOAUTO .

    ABRAÇÃO

    Guilherme,

    Entrei em contato com a TECHNOAUTO e falei com André. Ele me enviou um e-mail com valores e dimensões das evaporadoras.

    A evaporadora de 30.000btu tem 5 saídas e é na cor cinza. Já a evaporadora de 6 saídas é de 45.000btu e tem na cor cinza ou preta.

    Aí fiquei na dúvida se sua evaporadora é mesmo de 30.000btu ou é a de 45.000btu, pois a única que tem 6 saídas é a de 45.000btu. Vejas as fotos:

    - Evaporadora 30.000btu 5 saídas cor cinza - 677 x 298 x 143 mm - R$ 599 - Caixa evaporadora universal 30.000 Btu 12V 5 Difusores - Cinza - TechnoAuto.com.br
    Anexo 357630
    - Evaporadora 45.000btu 6 saídas cor cinza - 800 x 350 x 140 mm - R$ 898 - Caixa evaporadora universal 45.000 Btu 12V 6 Difusores Micro-Bus - Cinza - TechnoAuto.com.br
    Anexo 357631
    - Evaporadora 45.000btu 6 saídas cor preta - 770 x 330 x 145 mm - R$ 998 - Caixa evaporadora universal 45.000 Btu 12V 6 Difusores Micro-Bus - Preta - TechnoAuto.com.br
    Anexo 357632

    Como pretendo transformar o Galego numa picape, vou tirar a capota fechada atual, e vou colocar outra que feche apenas até os bancos, descendo por trás dos bancos, isolando assim a caçamba. Como no meu caso a área que será refrigerada é bem menor (apenas os bancos), vc acha mesmo que vou precisar da evaporadora de 6 saídas, de 45.000 btu?

    Como ficou instalada a evaporadora no Coração Valete? Teria alguma foto para eu ter idéia?

    Já o condensador, André sugeriu o Mult-Flower (universal) 35 x 66 cm, por R$ 250. O da S-10 tem 37 x 69 e custa R$ 389.

    Porém já achei em outra loja o condensador original da S-10, marca Delphi, por R$ 270.


    Além disso, André sugeriu adquirir 2 ventoinhas de alta rotação para o condensador (R$ 78,00 cada), 1 filtro secador (R$ 50) e 1 adaptador do compressor (R$ 99).
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