x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Agradecimentos: 9

Úxio,

Fazer um dreno no tanque de plástico não deve ser complicado, basta colocar o tanque de combustível na posição que vai ficar, observar o ponto mais baixo, fazer um furo, instalar uma válvula de esfera (acredito que vede melhor) e uma pequena mangueira de combustível, que você pode deixar fixa na válvula, ou somente colocá-la com for drenar o diesel.

O Cash tanque interno, num tanque de combustível plástico é um pouco mais complicado! Você vai ter que cortar o tanque de plástico para inserir o cash, fixar (não sei de qual forma), depois vai ter que vedar muito bem para não dar vazamento e se der algum probleminha, vai ter que abrir de novo.

Utilizar um Cash tank interno de qual material?, plástico? Alumínio? Aço? lembrando que o Diesel é muito mais "agressivo" com o plástico e borrachas que a gasolina. uma mangueira de borracha p/ uso com gasolina, se for usada com Diesel, ela estufa e parte.

Se você fizer um cash tanque interno, que nada mais é do que um tanque dentro do outro, como vai fazer para limpá-lo, vai ser obrigatório o uso do "dreno" para esvaziar o tanque de combustível e Cash, caso contrário o diesel dentro do Cash vai armazenar sujeira também, e você vai estar transferindo o problema com a sujeira, do tanque de combustível para o Cash.

Sendo que os Cash externos , já vem com dreno para combustível, que fica na sua base.

Eu entendo que um cash interno é uma coisa a menos em baixo do Galego e pra ficar enroscando nas trilhas, mas há de se levar em conta outros fatores como os acima explicitados.

A própria fabricante do seu tanque de plástico tem um modelo de Cash, em plástico para ser instalado externamente.

Fotos do Cash Externo em Plástico.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-cash-tank-001..jpegEngesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-cash-tank-002..jpg
    Cash externo em Metal, com "bujão" para drenagem do combustível.
    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-cash.jpg
    Espero ter levantado alguns questionamentos pertinentes, com certeza você e demais colegas do Fórum poderão contribuir de forma mais criativa, e com mais conhecimento, o importante é compartilhar ideias, de qualquer forma todos saímos ganhando!!!

Grande Abraço, boa sorte na empreitada!!!

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Agradecimentos: 0
    Fabricio , vou aproveitar que estou trocando os calços e tirar umas fotos amanhã ... foi soldado meio tubo no fundo do tanque com saída pra frente e rosca de 1/2" npt onde conectei o tubo de saída pra queima , o retorno continua por cima , tem um furo com rosca na parte de traz desse meio tubo com um parafuso de cabeça alem para dreno ...

Segue foto da bolsa de tela na ponta do pescador , é um troço simples que funcionou muito bem pra mim por 8 anos , e olha que tinha muita sujeira no tanque qdo tirei pra colocar a saída por baixo ... mandei tb soldar um tubo na entrada de diesel , um pto a menons pra entrada de sujeira ...

abs ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-mangueira-20027.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Seguem fotos da saída do tanque por baixo , é de 1" a rosca NPT e não de 1/2" , tem uma redução pra 1/4" NPT para colocação do adaptador pra mangueira ...

O dreno de fundo é de rosca normal de 1/4" com parafuso de cabeça alem e tem uma proteção parafusada na chapa protetora do tanque ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_6880.jpg   Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_6881.jpg   Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_6882.jpg   Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_6883.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Agradecimentos: 9
    Eduardo Velo.

Realmente a telinha presa na ponta do pescador é uma coisa bem criativa e simples de se fazer. Antes de você postar a foto, eu fiquei na dúvida, se a telinha não iria ser "corroída" pelo combustível, mas como você afirmou acima, ela aguentou um bom tempo, está em "melhor" estado que a braçadeira que usou pra prendê-la, mas apesar de enferrujada, a braçadeira parece ainda estar cumprindo sua função, talvez dê um pouco de trabalho para tira-la.

Com as imagens do "dreno" do tanque de combustível ficou melhor de entender e mais ilustrativo. Na verdade você criou um bujão de escoamento com o "cano" soldado ao tanque, ficando em nível inferior a este, muito bem bolado! e funcional!, necessita apenas de um funil e um galão com tampa, ou até mesmo um galão com a parte superior cortada (aberta) para recolher diretamente o combustível do dreno.

Agora em se tratando de um tanque de plástico, que é o que o Úxio pretende instalar, onde não é possível criar um bujão de escoamento, pois a vedação seria difícil, eu adicionaria na parte traseira do tanque (próximo ao para-choque traseiro, digamos assim), extremidade esquerda ou direita, uma válvula de 1/4, como na imagem abaixo, no fundo do tanque com a saída apontada diretamente para baixo.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-valvula-de-um-quarto..jpg

Vou tentar explicar melhor: Na parte de baixo (fundo do tanque), lado esquerdo ou direito, faz se um furo com uma furadeira manual, onde o "macho" da válvula vai ser "rosqueado", com a saída apontando para o chão.

Pelo "buraco" onde a bóia é inserida, pode se acrescentar arruelas de vedação e uma porca para apertar a rosca da válvula pelo lado de dentro do tanque (usando uma chave e a própria mão inserida no buraco).

Para drenar o tanque é só parar numa "rampa" com pequeno aclive, com uma das rodas traseiras sobre um calço de madeira ou um tijolo (qualquer coisa), abrir a válvula que deverá estar no lado oposto, (onde o combustível vai ficar concentrado) e drenar todo o combustível.

A Operação parece complicada mais na prática é até bem simples, e só se assegurar que o Jeep não vai descer de ré e te atropelar, basta o freio de mão estar bem regulado, ou por garantia, calçar pelo menos duas rodas com pedaços de viga de madeira, que todo bom Jipeiro tem em sua garagem/oficina e pronto!, é só abrir a válvula manualmente e drenar o combustível.

Obrigado por postar as fotos, deu pra ter uma boa ideia de como adaptar o dreno, grande abraço!

Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Eu coloquei um bujão com arruela de bronze..
    e coloquei 1 filtro raccor.. resolveu meus problemas de agua e sujeira..

Abraços,

Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Fabricio , tudo nas nossas vtrs tem que ter praticidade pra poder mexer pensando qdo tiver no meio do nada , que é onde a gente costuma ir ... rs , o tanque do meu engesa é inox original de fábrica , chapa bem fina , deixa o tanque bem leve , mas é ruim de soldar até pra soldador experiente , meu meca mandou para um soldador especializado em soldas inox em Sorocaba pra fazer o trampo , o tubo é de inox e a conexão de 1" NPT macho x 1/4 NPT fêmea de inox tb e o adaptador é de liga de latão .
    Num tanque de plástico ou de fibra teria que estudar bem como colocar um dreno sem deixar vulnerável ... essa valv. de dreno do tanque que vc colocou na foto ficaria vulnerável numa trilha e tb pra roubar o diesel do tanque , sei que o Uxio é rico e não ia ligar pra isso , mas faria falta numa trilha ... rs , colocaria bujão como o Magao , é bem mais seguro ...
    Magao tem 2 filtros separadores de água no Q20B que são originais da linha GM e funciona perfeitamente , mas se não tivesse partiria pro Raccor , acho que é um baita filtro e até valoriza a vtr ...
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Grélo
    Entrada
    06/12/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    UxíoooOOOOOOOO!!!!

Amanhã recebo minhas RCV's em casa!
    Passou batido hoje

Abração!
    TJ Whey Protein
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=88053
    "Eu não comprei um carro, comprei um apartamento para mobiliar!"

Usuário Avatar de jaime_sandim
    Entrada
    08/09/2009
    Local
    Ponta Porã/MS
    JÁ?????

rapaz as minhas chegam hoje em Miami acho que semana que vem to com ela em mãos.

não esquece das fotos Grélo pelo assim diminuo minha ansiedade hehehehe

abraços.
    '' Flecha de prata''Troller 2010 chip /Colossus Max 37''R17 /molas 3'' /bilstein shock's /elocker /acessórios power off-road
    EX ''Jegão azul''

Usuário Avatar de jaime_sandim
    Entrada
    08/09/2009
    Local
    Ponta Porã/MS
    Grélo

Chegaram?
    Cade as fotos?
    '' Flecha de prata''Troller 2010 chip /Colossus Max 37''R17 /molas 3'' /bilstein shock's /elocker /acessórios power off-road
    EX ''Jegão azul''

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    Eduardo Velo.

Valeu pela dica! realmente, pode se fazer uma "bolsinha" de tela de mosquiteiro e prender com braçadeira de metal na ponta do pescador, com certeza vai impedir a entrada de "sujeira" na mangueira de alimentação de combustível, filtro e no meu caso carburador, uma vez que meu Jeep é a gasolina.

Eu dei uma pesquisa rápida no Google e encontrei algumas "telinhas" já prontas, ou seja, vendidas por até R$15,00 em lojas de Autopeças, o nome técnico é pré filtro da bomba de combustível, vai juntamente com a bomba ou bomba e boia (peça única), dentro do tanque de combustível.

Anexo 434025Anexo 434026 Anexo 434027
    Como nas fotos acima, fica mais fácil de ver, a 1ª É uma bomba de combustível "Genérica" serve em vários carros, a 2ª (verde) vai acoplada na bomba/Bóia formando uma única peça, a 3ª é vendida separada, como refil de pré filtro de combustível, embora pareça muito com uma bolsa de silicone p/implante na mama com bico para regulagem, rsrsrs... acho que vou patentear a ídeia.

Enfim, é só levar o pescador na Autopeças e ver qual pré filtro se adapta melhor, inclusive existem pré filtros nos tanques das motos, que podem servir muito bem, pois tem maior área de contato que os mostrados acima.

Se possível, poste uma foto do "dreno" que você fez no seu tanque de combustível, pra gente "ter uma idéia", acredito que com uma válvula esférica de calibre pequeno e uma mangueira de combustível dê pra fazer, ficamos no aguardo!

Grande abraço!

Oi Fabrício,

Desculpe o atraso em responder.

Achei interessante a idéia desse filtro maior. O que tá no Galego é pequeno.

Nesses sites tem algumas informações legais:

- http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/injecao/pre_filtro.asp

- http://www.vogel.net.br/br/dicas.asp?infoID=13

Tenho uma dúvida: Como esse filtro é instalado dentro do tanque, e o acesso ali não é tão fácil, e sabendo que meu Engesa não roda quase nada, de quanto em quanto tempo eu terei que trocar esse filtro?

Se aguentar 1 ano, vale a pena. Mas se for a cada 3 meses, aí complica. Muita mão de obra! hehehe
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Italo Padilha Ver Post
    Salve Uxio!
    Cara, esses bancos da Carbancos já estão em uso?
    O que você achou deles (conforto, acabamento, estrutura e tecido)?
    Veio com suporte para instalação ou foi Made in home?
    Recomenda?

Valewwww!

Abraços,

Italo
    Oi Ítalo,

Desculpe o atraso.

Sim, os bancos da Carbancos já estão em uso. Os do Galego são do modelo Concha Reclinável. Veja foto abaixo.

Gostei muito do acabamento, estrutura e tecido. Vc pode configurar nas cores que quiser. Ótimo cusro x benefício!

Apenas acho que o assento deveria ter um pouco mais de espuma. Peça isso no seu.

Já vem com os seuportes. Basta informar o modelo do carro no ato da compra.

O encosto é bem legal e envolve bem as costas.

Recomento com certeza!

Abs,

Uxío

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-bancos.jpg
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)

Usuário Avatar de Italo Padilha
    Entrada
    08/09/2013
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Fala Uxio!

Obrigado pelo retorno. Vou à Curitiba amanhã e vou encomendar uns para mim então

Abraços,
    ENGESA F1 4 CILINDROS TODO ORIGINAL...AINDA
    TERATOGESA in project

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Engesa FII - GALEGO
      Por uxio69 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/07/2011, 19:58
    2. engesa fase I
      Por Ismar Leal Machado no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/12/2008, 08:52
    3. Engesa Fase II
      Por gwegbecher no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4