x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 3

Citação Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
    Uxio, o pescador da f250 antiga a diesel e somente a diesel, tem um dispositivo que fica acoplado ao fundo do tanque que funciona como um reservatório onde é despejado o diesel do retorno e de onde a bomba puxa do tanque. Mesmo com baixo nível de combustível esse reservatório mantém um maior nível evitando faltas repentinas. Lembrando que o tanque daquele caminhão é longitudinal, o que tende a gerar mais "vazios" no tanque.
    dê uma pesquisada que eu estou no celular.
    []s

Pô Marcus, lá vem vc querendo simplificar o que estamos tentando complicar!

Ótima solução, porém não parece ser fácil de achar. Tem um usado à venda no ML por R$ 250 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511113467-boia-de-combustivel-f250-_JM
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Depende de qual companheiro vc ta falando ... rs , se for o molusco ele trabalhava na Villares qdo estava na VW ... onde era a Villares que ele era torneiro é o Carrefour agora , nem sei se ele trabalhou na VW ...
    Esse mesmo. Pensei que o molusco foi da VW.
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por robson010203 Ver Post
    Anexo 438040
    esse esboço mostra o "caracol" visto de cima, a seta é a entrada do combustível, imagine que a frente da viatura seja no sentido da seta também, numa descida o combustível entra na área indicada pela seta, numa subida parte dele fica dentro do caracol, isso considerando que o tanque esteja com pouco combustível, pois se houver mais de meio tanque o combustível entrará por cima do caracol também, a altura do caracol deve ficar por volta de 1/3 da altura do tanque para facilitar a entrada por cima, além da porta lateral
    Interessante!

Mas fazer isso é meio complicado não? Acho que precisaria tirar toda a tampa superior do tanque.

E o tanque do Engesa, pelo seu formato irregular, não é nada amigável pra fazer isso.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-tanque-de-combustivel-em-inox-para-jeep-engesa_mlb-o-3834286777_022013.jpg
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de Marcus Brandão
    Entrada
    13/01/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0
    Uxiozinho do tio marquinhos,
    A F-250 tem um local no fundo do tanque onde esse conjunto é preso, não fica suspenso.
    Procure um professor pardal por aí com a foto e ele consegue bolar um sistema pra vc. A idéia é que o retorno derrame dentro do reservatório e este derrame para dentro do tanque. Com o tanque cheio não vai fazer diferença mas inclinado ou vazio pode ajudar bem.
    O maior problema pra vc é que vai ter que abrir o tanque pra fazer a adaptação. Tem que descolar um soldador cuidadoso.
    Volto a lembrar que o tanque da F-250 é longitudinal e isso faria com que muuuuitos litros ficassem inutilizaveis em subidas razoavelmente inclinadas.
    Ah! A f-250 tbm não tem bomba auxiliar.

Citação Postado originalmente por uxio69 Ver Post
    Interessante!

Mas fazer isso é meio complicado não? Acho que precisaria tirar toda a tampa superior do tanque.

E o tanque do Engesa, pelo seu formato irregular, não é nada amigável pra fazer isso.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-tanque-de-combustivel-em-inox-para-jeep-engesa_mlb-o-3834286777_022013.jpg
    Ou fazer esse caracol separado em um pedaço de chapa, depois recortar no fundo do tanque um furo do tamanho do pedaço de chapa e soldar ele com o caracol no lugar, mas tenho que concordar que nenhuma das soluções é fácil de resolver, e tem que ser feito por alguém que "goste" do que está fazendo
    fordtruckbr.

Usuário Avatar de CARLOS SIQUEIRA
    Entrada
    25/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Uxio, no meu mandei fazer uma "calha" em forma de cunha, onde foi soldada uma luva roscada. O projeto era só ter a saída para frente, mas como o executante não observou a posição do bocal, ficou para traz, daí pedi que instalasse outro na frente, mantendo o outro como dreno, com isso eliminei o pescador, e teoricamente posso usar todo o diesel do tanque.

[]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-lanternagem-41.jpg   Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-lanternagem-25.jpg  
    EE4 F1 Q20bTD 86/D 44(3,07)flut.+bloq.+disco nas 4BBS+BF33"/ct Band:"MULO"
    Hilux SW4 3.0 TD 2000:"CRIÔLA" QRA - PU1MUL
    arieuqisolrac@gmail,com

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Uxiozinho do tio marquinhos,

A F-250 tem um local no fundo do tanque onde esse conjunto é preso, não fica suspenso.
    Procure um professor pardal por aí com a foto e ele consegue bolar um sistema pra vc. A idéia é que o retorno derrame dentro do reservatório e este derrame para dentro do tanque. Com o tanque cheio não vai fazer diferença mas inclinado ou vazio pode ajudar bem.
    O maior problema pra vc é que vai ter que abrir o tanque pra fazer a adaptação. Tem que descolar um soldador cuidadoso.
    Quer que o galego fique mais 3 meses na oficina é?

Volto a lembrar que o tanque da F-250 é longitudinal e isso faria com que muuuuitos litros ficassem inutilizaveis em subidas razoavelmente inclinadas.
    Ah! A f-250 tbm não tem bomba auxiliar.
    Tio, vou desisitir de tudo isso e adotar a solução mais simples: Encher o tanque até o talo antes de entrar na trilha!

Se o Galego fizer na pior das hipóteses 5km/l, vou poder rodar 450km. Se nem nas provas de rali consigo rodar tudo isso, imagine numa trilha!
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por robson010203 Ver Post
    Ou fazer esse caracol separado em um pedaço de chapa, depois recortar no fundo do tanque um furo do tamanho do pedaço de chapa e soldar ele com o caracol no lugar, mas tenho que concordar que nenhuma das soluções é fácil de resolver, e tem que ser feito por alguém que "goste" do que está fazendo
    Robson,

Valeu pela dica , mas não tenho coragem de fazer isso aqui.

Vc tem idéia de quanto tempo vou precisar pra fazer isso? Pode botar, no mínimo, uns 3 meses. Aqui é a terra do "Veja bem, dotô!" Neguinho tem desculpa pra tudo pra te enrolar ao máximo.

Deixa como tá que tá bom. Como disse no post anterior, vou adotar a solução mais simples: Encher o tanque até o talo antes de entrar na trilha!

Abs,

Uxío
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por CARLOS SIQUEIRA Ver Post
    Uxio, no meu mandei fazer uma "calha" em forma de cunha, onde foi soldada uma luva roscada. O projeto era só ter a saída para frente, mas como o executante não observou a posição do bocal, ficou para traz, daí pedi que instalasse outro na frente, mantendo o outro como dreno, com isso eliminei o pescador, e teoricamente posso usar todo o diesel do tanque.

[]'s
    Pelo menos vc ficou com um dreno. Esse sim acho interessante ter, pra tirar as sujeiras que aparecem no tanque e esvaziá-lo de vez em quando.
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Pessoal,

O colega Ian, de Porto Velho/Ro, mandou-me uma mensagem sobre a embreagem. Vou publicá-la aqui, pois pode ser do interesse dos demais.

Boa noite Uxío, tudo bem?

Acompanho o tópico do GALEGO apenas como expectador a algum tempo.

Gostaria de uma pequena ajuda sua. Vi q vc utiliza o cilindro mestre da S-10, desses de plástico, e o atuador hidráulico tmb, confere?

Eu estou adaptando o mesmo sistema no meu jeep. Minha duvida é referente a fixação desse cilindro mestre, pois o mesmo tem a ponta quadrada e me parece q é apenas encaixado girando 45 graus, dispensando a utilização de parafusos.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-398369d1369629074-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-muta-o-160.jpg

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-398370d1369629074-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-muta-o-161.jpg

Como foi feito essa base? vc fez um furo quadrado na chapa? como cortou? fica bem fixado?
    desculpe a quantidade de perguntas, pois sou leigo.

Por último, se não for pedir de mais, como ficou a embreagem? Leve? Já teve problemas com algum dos componentes?

Já tá tudo preparado aki, só falta mesmo definir o cilindro e o atuador.

Bom o atuador da Silverado eu não conhecia, tens fotos? Apenas conheço o cilindro mestre da Silverado que é maior (7/8'') que o da S-10 (5/8").

Tô nesse dilema aí. Se eu uso o original (com a sua ajuda) ou o da Silverado q é mais simples de fixar, com dois parafuso com porca e ja era.

Não sei até q ponto o diâmetro dos cilindros vão interferir. Aki em Porto Velho a mão de obra é muito ruim e cara, então modo By myself kk

Abração e Sucesso

Ian,

Conversei com o meca. Ele fez uma pequena chapa onde foi afixado o cilindro. No Galego não dá pra ver essa chapa, pq está por baixo do forro de vedação. Mas na oficina tem um Willys com o mesmo cilindro da S-10, e a chapa ficou por cima do forro. Veja as fotos abaixo. A chapa é quadrada, com furo central e presa por parafuso nos cantos. Um bom mecânico ou torneiro vai te ajudar a prender o cilindro.

O meca não recomenda usar o atuador da Silverado, pois como é maior, será necessário fazer um força a mais, e vai ficar incômodo com o uso contínuo. Pode manter o da S-10.

Já precisei trocar o kit embreagem (colar, disco e platô), pois estava usando ainda o que veio na S-10 (não sei em que condições estava), e não aguentou a primeira trilha.

Coloquei outro da S-10 mesmo, porém alguns amigos me recomendaram colocar o kit da Silverado que é muito mais resistente. Precisaria fazer uns ajustes no torno e trocar a capa seca. É o mesmo kit usado no Troller.

A embreagem do galego tá perfeita. Nem muito leve, nem muito dura.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, pode perguntar.

Abs,

Uxío
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Cilindro do Willys

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-mutacao-368.jpg
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Cilindro do Galego

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-mutacao-370.jpg
    Ex-ABUTRE - Pajero

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Engesa FII - GALEGO
      Por uxio69 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/07/2011, 19:58
    2. engesa fase I
      Por Ismar Leal Machado no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/12/2008, 08:52
    3. Engesa Fase II
      Por gwegbecher no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4