x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Grélo
    Entrada
    06/12/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

UxíooooooooooooOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Tô postando as fotos que vc quer ver no meu tópico!

[ ]´s por trás...

Grélo.
    TJ Whey Protein
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=88053
    "Eu não comprei um carro, comprei um apartamento para mobiliar!"

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    Fala Úxio! enquanto você estava meio sumido, nós fomos tentando adiantar alguma coisa por aqui no seu Tópico, esperamos que seja útil !!!

Vamos lá :

Cash Tank: as fotos que postei, trata-se de um cash tank, da C.L.A, com capacidade para dois litros de combustível, instalado externamente ao tanque de combustível, não sei informar as medidas do mesmo, apenas sua capacidade.

Como seu Jeep é movido à Diesel, portanto não existe bomba dentro do tanque, como nos veículos com injeção eletrônica movidos à gasolina/alcool/flex, nem externamente junto ao tanque (como em alguns veículos), a instalação do Cash tank deve ser feita de modo a este ficar abaixo da linha de combustível do tanque, ou o mais próximo dela, segue abaixo o manual de instalação do Cash Tank da C.L.A:

"Debaixo do veiculo, após já ter feito um suporte para o cash tank e este estar fixado para receber as mangueiras, faça as conexões necessárias para que o veiculo funcione adequadamente".

"As duas saídas devem ser conectada nas duas entradas do cash tank e a saída do cash tank deve ser levada para o carburador ou bomba injetora, no caso do veiculo for movido a óleo diesel".

"Quando o veiculo for movido a óleo diesel ou for a injeção eletrônica o retorno pode ser feito no próprio cash tank".

"Se o veiculo for carburado, não há necessidade de retorno, o componente do cash tank deve ser usado como respiro deste recipiente".

Vamos às considerações:

Geralmente o que se vê, é a instalação do Cash na longarina do chassí, por questão de praticidade e por ficar geralmente "abaixo do nível tanque", que originalmente fica embaixo do banco do motorista nos Jeep Willys/Ford, no meu fica na traseira entre as longarinas.

Por que o Cash "deve" ficar abaixo do nível de combustível do tanque? Resposta simples: por gravidade o combustível do tanque o mantêm sempre cheio (capacidade plena de 2 litros) cumprindo com sua função de manter sempre combustível na linha de alimentação, e se você quiser, pode até drenar todo o combustível do tanque por ele!.

Agora, se por qualquer outro motivo, o cash for instalado acima do nível de combustível do tanque, teoricamente!!! a bomba injetora, depois que "puxar" todo o ar do sistema, deve encher cash de diesel ( todo mundo sabe o quanto é difícil expelir o ar do sistema de alimentação de um motor movido à diesel).

Agora a dúvida: mesmo que a bomba injetora retire todo o ar do sistema e encha o cash, será que ao desligar o motor a pressão na linha de alimentação será mantida para que o diesel armazenado no cash não retorne ao tanque por gravidade? Acredito que sim, a não ser que exista, ou seja instalada uma válvula unidirecional para impedir este retorno.

Conclusão: Num veículo movido à Diesel o melhor é instalar o cash ao nível do fundo do tanque de combustível, ou o mais próximo possível dele, pois, você não vai andar com o tanque vazio, quase sempre haverá combustível descendo por gravidade para o cash tank, mantendo-o cheio.

Num veículo movido a gasolina, uma bomba elétrica instalada logo na saída do pescador para o cash (instalado acima do tanque) talvez resolvesse o problema, assim que acionada pela chave, a bomba teoricamente encheria o Cash tank alimentando o motor. É apenas uma teoria!!! eu particularmente nunca ví.

Sobre o Pré-filtro (telinha), a ser instalada na ponta do pescador de combustível dentro do tanque, são bem duráveis nos veículos à gasolina/alcool, eu diria mais ou menos uns 10 anos. Não existe manutenção! só são trocadas se apresentarem algum defeito, dando "falta" de combustível. É mais fácil a bomba elétrica queimar (por motivo não relacionado ao pré-filtro) do que o pré-filtro dar problema.

O que precisa ser verificado é se o pré-filtro vai ter a mesma durabilidade utilizando-se o Diesel como combustível, eu creio que sim! pois, no Engesa do Eduardo Velo uma simples telinha de mosquiteiro aguentou 8 anos...

Anexo 435478

Realmente a durabilidade do pré-filtro, tem que ser levada em conta, pois o acesso ao interior do tanque é dificil.

No meu caso, a entrada da bóia de combustível no tanque, ficou embaixo do assoalho na traseira do Jeep, se eu precisar trocar a bóia, primeiro tenho que retirar o tanque, ou recortar o assoalho para garantir o acesso, e depois "bolar" uma tampa que abra e feche, mesmo assim a "tampa" vai ficar mais ou menos embaixo do banco traseiro.

Espero ter ajudado, sugestões e dúvidas estamos ai, Grande Abraço!
    Fabrício,

Muito obrigado pelas informações.

Eu estava em dúvida, mais por falta de conhecimento, quanto ao uso do Cash Tank. Perguntei a todos aqui, e ninguém usa. Ainda tô pensando na aquisição. Abaixo do tanque do Galego tem o protetor de tanque. Pouco espaço ali pra instalar o Cash Tank.

Faltou o manual de instalação da CLA não veio.

Quanto à tela de proteção do pescador, vou adquirir a que vcs comentaram. Nas lojas de autopeças tem vários modelos. Vou levar o pescador pra descobrir alguma que encaixe bem.

Valeu!

CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Se vc ver um motor com esse filtro é sinal que é bem tratado ... rs , a maioria não coloca esse filtro por falta de espaço no cofre do motor , mas ele pode ser instalado em qqer lugar entre o tanque e a BI , até no chassi na saída do tanque , só fica ruim de manutenção ...

abs ...
    Edu,

Esse filtro é outra curiosidade. Assim como o cash Tank, perguntei aqui quem usa o filtro Racor, e ninguém usa.

Na net, encontrei de vários fabricantes: Parker, Man, Kobra, Cummins.

Qual vc usa na Jabiraca?

Alguns links que achei interessante:

- http://www.meiofiltrante.com.br/materias_ver.asp?action=detalhe&id=794&revista=n57

- http://www.aea.org.br/aea2009/downloads/trabalhospremio/CategoriaTecnologiasDiesel-MencaoHonrosa-WaldemarBrandiJunior.pdf

E esse vídeo é bem explicativo:

Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Que viagem! Não estava recebendo notificações desse tópico ..

Vou tirar as fotos e te mandar Uxio!

abraçosabraços
    Eitcha fotos demoradas!
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por Grélo Ver Post
    UxíooooooooooooOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Tô postando as fotos que vc quer ver no meu tópico!

[ ]´s por trás...

Grélo.
    Vi as fotos! Show demais!

Esperando os meus. Pediram 15 dias pra fabricarem. Agonia da Zorra!

Queria estrear-los no Jeep Cross de Conde (www.freeroad4x4.com.br/jeep-cross-de-conde), de 14 a 17/11, mas acho que não vai dar.

Vou ver se consigo no Jeep Cross de Coruripe/Al, em 08/12.
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Agradecimentos: 9
    Fala Úxio!

Em primeiro lugar, você tem que avaliar se há a necessidade de adquir o cash tank, já aconteceu de numa trilha o seu motor desligar, por falta de combustível e "Pegar ar"? Se a resposta for não, não há a necessidade de uso do cash! Ele somente evita que numa inclinação severa, o combustível no tanque fique do lado oposto ao do pescador e "dê" falta, desligando o motor e gerando "ar no sistema de alimentação".

Mas, se você quer "prevenir" uma eventual "falta" de combustível na bomba, pelo motivo acima mencionado, e como você mencionou que seu espaço para o cash é apertado, você pode fazer o seu próprio cash tank!!! Seja ele feito na forma retangular (em chapa) ou cilíndrica (cano "tampado" nas duas extremidades), basta uma entrada (que vem do tanque acima) e uma saída (para a bomba) e pronto, problema resolvido!!!

Agora se você pretende separar a água ou sujeira do diesel que é "queimado" o Raccor é uma boa pedida, e pode ser instalado no próprio cofre do motor, tornando sua observação e manutenção muito prática!!!

Esse filtro "separador" digamos assim, é muito usado em tratores, cujo combustível e filtro de ar estão constantemente expostos a elementos contaminantes como barro, terra, poeira etc...

Espero ter ajudado! Grande abraço!

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Uxio , muita gente usa filtro Racor ou parecido , no meu engesa tem o original com copo de vidro junto ao filtro de diesel , se aparecer água vai ficar igua ao do filme que vc colocou do filtro Kobra e é só drenar ... como é grande tem que achar um lugar legal de colocar no cofre do motor , fica entre a bomba primaria e a BI , se colocar perto do tanque vai um tubo da bomba primaria até ele e volta pra BI ... em resumo , pode colocar qqer filtro de diesel que possa ver e drenar a água , o Racor é o top ... rs

abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Fala Úxio!

Em primeiro lugar, você tem que avaliar se há a necessidade de adquir o cash tank, já aconteceu de numa trilha o seu motor desligar, por falta de combustível e "Pegar ar"? Se a resposta for não, não há a necessidade de uso do cash! Ele somente evita que numa inclinação severa, o combustível no tanque fique do lado oposto ao do pescador e "dê" falta, desligando o motor e gerando "ar no sistema de alimentação".

Mas, se você quer "prevenir" uma eventual "falta" de combustível na bomba, pelo motivo acima mencionado, e como você mencionou que seu espaço para o cash é apertado, você pode fazer o seu próprio cash tank!!! Seja ele feito na forma retangular (em chapa) ou cilíndrica (cano "tampado" nas duas extremidades), basta uma entrada (que vem do tanque acima) e uma saída (para a bomba) e pronto, problema resolvido!!!
    Oi Fabrício,

Obrigado pelas informações!

Por enquanto não vou instalar o Cash Tank. Como vc citou, nunca aconteceu comigo do motor ficar sem alimentação. O motor MWM é econômico, e como sempre vou pras trilhas de tanque cheio, não acredito que terei esse tipo de problema.

Agora se você pretende separar a água ou sujeira do diesel que é "queimado" o Raccor é uma boa pedida, e pode ser instalado no próprio cofre do motor, tornando sua observação e manutenção muito prática!!!

Esse filtro "separador" digamos assim, é muito usado em tratores, cujo combustível e filtro de ar estão constantemente expostos a elementos contaminantes como barro, terra, poeira etc...

Espero ter ajudado! Grande abraço!
    Quanto ao filtro separador de água, esse vou colocar sim. E acho que vou de Racor, mas tá flórida descobrir qual modelo devo comprar.

Em um tópico bem legal daqui do fórum ( (Filtro Racor para a Camper com motor MWM 2.8 TD (Opinião))h), parece que o modelo é o R45/10M, mas preciso confirmar isso. Liguei para algumas lojas, e todos tentaram me "empurrar" filtros de outras marcas.

Só o filtro Racor tem o depósito de água transparente, facilitando a visualização. Os das outras marcas não tem isso.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-racor.jpg

Li nesse tópico que a ordem de instalação é: Tanque > Racor > Bomba alimentadora > Filtros originais > Bomba injetora.

Nesse tópico tem uma comentário sobre o filtro eletrostático Purifilt (http://www.purifilt.com/produto/modelo-automotivo/purificadores-automotivos/p-450-r). Parece bem interessante. Alguém conhece?

Segue vídeo:

4X4 Brasil
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Uxio , muita gente usa filtro Racor ou parecido , no meu engesa tem o original com copo de vidro junto ao filtro de diesel , se aparecer água vai ficar igua ao do filme que vc colocou do filtro Kobra e é só drenar ... como é grande tem que achar um lugar legal de colocar no cofre do motor , fica entre a bomba primaria e a BI , se colocar perto do tanque vai um tubo da bomba primaria até ele e volta pra BI ... em resumo , pode colocar qqer filtro de diesel que possa ver e drenar a água , o Racor é o top ... rs

abs ...
    Oi Edu,

Valeu ajuda!

Vou botar esse filtro sim. Provavelmente será o Racor, da Parker, mas achei o Purifilt bem interessante.
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    No meu está com separador duplo de vidro , tem dreno bem fácil em baixo dele , depois que limpei e coloquei pra puxar por baixo no tanque ainda não apareceu água ...

Os postos são obrigados a usar tanque de fibra de carbono , o prazo para os postos trocarem esses tanques já passou , a tendência é diminuir muito água no diesel com esses tanques pq eles criam muito menos condensado que tanques de ferro ...

abs ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_6924.jpg   Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_6925.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 2
    Ja q c gosta de ler. toma

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES

Ta ai tambem aquilo que te falei sabado, sobre o processo de tratamento do S10.

Bjos
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por uxio69 Ver Post
    Oi Edu,

Valeu ajuda!

Vou botar esse filtro sim. Provavelmente será o Racor, da Parker, mas achei o Purifilt bem interessante.

UXIO

Eu tb já comprei este filtro , eu comprei o meu da marca MWM número : 905410500095 que tem a parte de baixo transparente como vc quer e a aplicação é para o motor MWM 2.8 sprint e que é correspondente ao número R45/10M da RACOR , paguei apenas R$150,00 ano passado numa numa promoção da loja representante da MWM aqui em Campos .

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Engesa FII - GALEGO
      Por uxio69 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/07/2011, 19:58
    2. engesa fase I
      Por Ismar Leal Machado no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/12/2008, 08:52
    3. Engesa Fase II
      Por gwegbecher no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4