Fala Úxio! enquanto você estava meio sumido, nós fomos tentando adiantar alguma coisa por aqui no seu Tópico, esperamos que seja útil !!!
Vamos lá :
Cash Tank: as fotos que postei, trata-se de um cash tank, da C.L.A, com capacidade para dois litros de combustível, instalado externamente ao tanque de combustível, não sei informar as medidas do mesmo, apenas sua capacidade.
Como seu Jeep é movido à Diesel, portanto não existe bomba dentro do tanque, como nos veículos com injeção eletrônica movidos à gasolina/alcool/flex, nem externamente junto ao tanque (como em alguns veículos), a instalação do Cash tank deve ser feita de modo a este ficar abaixo da linha de combustível do tanque, ou o mais próximo dela, segue abaixo o manual de instalação do Cash Tank da C.L.A:
"Debaixo do veiculo, após já ter feito um suporte para o cash tank e este estar fixado para receber as mangueiras, faça as conexões necessárias para que o veiculo funcione adequadamente".
"As duas saídas devem ser conectada nas duas entradas do cash tank e a saída do cash tank deve ser levada para o carburador ou bomba injetora, no caso do veiculo for movido a óleo diesel".
"Quando o veiculo for movido a óleo diesel ou for a injeção eletrônica o retorno pode ser feito no próprio cash tank".
"Se o veiculo for carburado, não há necessidade de retorno, o componente do cash tank deve ser usado como respiro deste recipiente".
Vamos às considerações:
Geralmente o que se vê, é a instalação do Cash na longarina do chassí, por questão de praticidade e por ficar geralmente "abaixo do nível tanque", que originalmente fica embaixo do banco do motorista nos Jeep Willys/Ford, no meu fica na traseira entre as longarinas.
Por que o Cash "deve" ficar abaixo do nível de combustível do tanque? Resposta simples: por gravidade o combustível do tanque o mantêm sempre cheio (capacidade plena de 2 litros) cumprindo com sua função de manter sempre combustível na linha de alimentação, e se você quiser, pode até drenar todo o combustível do tanque por ele!.
Agora, se por qualquer outro motivo, o cash for instalado acima do nível de combustível do tanque, teoricamente!!! a bomba injetora, depois que "puxar" todo o ar do sistema, deve encher cash de diesel ( todo mundo sabe o quanto é difícil expelir o ar do sistema de alimentação de um motor movido à diesel).
Agora a dúvida: mesmo que a bomba injetora retire todo o ar do sistema e encha o cash, será que ao desligar o motor a pressão na linha de alimentação será mantida para que o diesel armazenado no cash não retorne ao tanque por gravidade? Acredito que sim, a não ser que exista, ou seja instalada uma válvula unidirecional para impedir este retorno.
Conclusão: Num veículo movido à Diesel o melhor é instalar o cash ao nível do fundo do tanque de combustível, ou o mais próximo possível dele, pois, você não vai andar com o tanque vazio, quase sempre haverá combustível descendo por gravidade para o cash tank, mantendo-o cheio.
Num veículo movido a gasolina, uma bomba elétrica instalada logo na saída do pescador para o cash (instalado acima do tanque) talvez resolvesse o problema, assim que acionada pela chave, a bomba teoricamente encheria o Cash tank alimentando o motor. É apenas uma teoria!!! eu particularmente nunca ví.
Sobre o Pré-filtro (telinha), a ser instalada na ponta do pescador de combustível dentro do tanque, são bem duráveis nos veículos à gasolina/alcool, eu diria mais ou menos uns 10 anos. Não existe manutenção! só são trocadas se apresentarem algum defeito, dando "falta" de combustível. É mais fácil a bomba elétrica queimar (por motivo não relacionado ao pré-filtro) do que o pré-filtro dar problema.
O que precisa ser verificado é se o pré-filtro vai ter a mesma durabilidade utilizando-se o Diesel como combustível, eu creio que sim! pois, no Engesa do Eduardo Velo uma simples telinha de mosquiteiro aguentou 8 anos...
Anexo 435478
Realmente a durabilidade do pré-filtro, tem que ser levada em conta, pois o acesso ao interior do tanque é dificil.
No meu caso, a entrada da bóia de combustível no tanque, ficou embaixo do assoalho na traseira do Jeep, se eu precisar trocar a bóia, primeiro tenho que retirar o tanque, ou recortar o assoalho para garantir o acesso, e depois "bolar" uma tampa que abra e feche, mesmo assim a "tampa" vai ficar mais ou menos embaixo do banco traseiro.
Espero ter ajudado, sugestões e dúvidas estamos ai, Grande Abraço!
Vamos lá :
Cash Tank: as fotos que postei, trata-se de um cash tank, da C.L.A, com capacidade para dois litros de combustível, instalado externamente ao tanque de combustível, não sei informar as medidas do mesmo, apenas sua capacidade.
Como seu Jeep é movido à Diesel, portanto não existe bomba dentro do tanque, como nos veículos com injeção eletrônica movidos à gasolina/alcool/flex, nem externamente junto ao tanque (como em alguns veículos), a instalação do Cash tank deve ser feita de modo a este ficar abaixo da linha de combustível do tanque, ou o mais próximo dela, segue abaixo o manual de instalação do Cash Tank da C.L.A:
"Debaixo do veiculo, após já ter feito um suporte para o cash tank e este estar fixado para receber as mangueiras, faça as conexões necessárias para que o veiculo funcione adequadamente".
"As duas saídas devem ser conectada nas duas entradas do cash tank e a saída do cash tank deve ser levada para o carburador ou bomba injetora, no caso do veiculo for movido a óleo diesel".
"Quando o veiculo for movido a óleo diesel ou for a injeção eletrônica o retorno pode ser feito no próprio cash tank".
"Se o veiculo for carburado, não há necessidade de retorno, o componente do cash tank deve ser usado como respiro deste recipiente".
Vamos às considerações:
Geralmente o que se vê, é a instalação do Cash na longarina do chassí, por questão de praticidade e por ficar geralmente "abaixo do nível tanque", que originalmente fica embaixo do banco do motorista nos Jeep Willys/Ford, no meu fica na traseira entre as longarinas.
Por que o Cash "deve" ficar abaixo do nível de combustível do tanque? Resposta simples: por gravidade o combustível do tanque o mantêm sempre cheio (capacidade plena de 2 litros) cumprindo com sua função de manter sempre combustível na linha de alimentação, e se você quiser, pode até drenar todo o combustível do tanque por ele!.
Agora, se por qualquer outro motivo, o cash for instalado acima do nível de combustível do tanque, teoricamente!!! a bomba injetora, depois que "puxar" todo o ar do sistema, deve encher cash de diesel ( todo mundo sabe o quanto é difícil expelir o ar do sistema de alimentação de um motor movido à diesel).
Agora a dúvida: mesmo que a bomba injetora retire todo o ar do sistema e encha o cash, será que ao desligar o motor a pressão na linha de alimentação será mantida para que o diesel armazenado no cash não retorne ao tanque por gravidade? Acredito que sim, a não ser que exista, ou seja instalada uma válvula unidirecional para impedir este retorno.
Conclusão: Num veículo movido à Diesel o melhor é instalar o cash ao nível do fundo do tanque de combustível, ou o mais próximo possível dele, pois, você não vai andar com o tanque vazio, quase sempre haverá combustível descendo por gravidade para o cash tank, mantendo-o cheio.
Num veículo movido a gasolina, uma bomba elétrica instalada logo na saída do pescador para o cash (instalado acima do tanque) talvez resolvesse o problema, assim que acionada pela chave, a bomba teoricamente encheria o Cash tank alimentando o motor. É apenas uma teoria!!! eu particularmente nunca ví.
Sobre o Pré-filtro (telinha), a ser instalada na ponta do pescador de combustível dentro do tanque, são bem duráveis nos veículos à gasolina/alcool, eu diria mais ou menos uns 10 anos. Não existe manutenção! só são trocadas se apresentarem algum defeito, dando "falta" de combustível. É mais fácil a bomba elétrica queimar (por motivo não relacionado ao pré-filtro) do que o pré-filtro dar problema.
O que precisa ser verificado é se o pré-filtro vai ter a mesma durabilidade utilizando-se o Diesel como combustível, eu creio que sim! pois, no Engesa do Eduardo Velo uma simples telinha de mosquiteiro aguentou 8 anos...
Anexo 435478
Realmente a durabilidade do pré-filtro, tem que ser levada em conta, pois o acesso ao interior do tanque é dificil.
No meu caso, a entrada da bóia de combustível no tanque, ficou embaixo do assoalho na traseira do Jeep, se eu precisar trocar a bóia, primeiro tenho que retirar o tanque, ou recortar o assoalho para garantir o acesso, e depois "bolar" uma tampa que abra e feche, mesmo assim a "tampa" vai ficar mais ou menos embaixo do banco traseiro.
Espero ter ajudado, sugestões e dúvidas estamos ai, Grande Abraço!
Muito obrigado pelas informações.

Eu estava em dúvida, mais por falta de conhecimento, quanto ao uso do Cash Tank. Perguntei a todos aqui, e ninguém usa. Ainda tô pensando na aquisição. Abaixo do tanque do Galego tem o protetor de tanque. Pouco espaço ali pra instalar o Cash Tank.
Faltou o manual de instalação da CLA não veio.
Quanto à tela de proteção do pescador, vou adquirir a que vcs comentaram. Nas lojas de autopeças tem vários modelos. Vou levar o pescador pra descobrir alguma que encaixe bem.
Valeu!
