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    Uxio , não deixaria o meca fazer essa caca na minha vtr não ... rsr , era só colocar uma extensão torta na alavanca ...
    Pela decepada na arvore o tranco foi feio heim ... e além de pneuão ainda tem alargador ... !!! tem que entrar no cálculo de momento de esforço tudo que não for longitudinal ao eixo de transmissão e além do semi original , tudo que passar rente ao final do eixo é considerado esforço extra ... nos rallyes eles bolam um jeito da roda ficar rente ao eixo , se vc observar os carros que participam dos Sertões a grande maioria tem a roda rente ao eixo ... eles não correm , voam ... e uma boa parte aguenta bem o tranco ...

    O meca comentou o que causou dano no cilindro mestre co freio ??? dependendo do que foi vai acontecer novamente , fica esperto ... 2 coisas não podem falhar , freio e direção ...

    abs ...
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  • #1946
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  • #1947
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  • #1948
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    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    ei Uxio

    Entendo como a alavanca do câmbio vai para frente e para trás, tipo 3 , neutro ou 4 marcha.
    Não entendi como ela se movimenta para esquerda e direita, 1 ou 5 marcha, por exemplo.
    Ela está solidamente travada com a alavanca do motorista para obedecer a inclinação para esquerda/direita?
    Haundrich,

    Entendi sua pergunta e agora fiquei com dúvida.

    Quando movimentei, num teste bem rápido, foi pra verificar a posição da alavanca em relação ao banco, e apenas passei da primeira pro neutro e depois pra segunda, ou seja, de frente pra trás.

    Não movimentei no sentido lateral.

    Vendo a foto com calma percebo que sua pergunta tem lógica.

    Amanhã vou na oficina, vejo isso com calma e posto aqui.

    Valeu!
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  • #1949
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Uxio , não deixaria o meca fazer essa caca na minha vtr não ... rsr , era só colocar uma extensão torta na alavanca ...
    Edu,

    Como estava tb não estava bom. A posição da alavanca do câmbio estava incômoda, dificultando passar as marchas.

    A alavanca original da S-10 é bem curta, sem condições de usar.

    O meca fez uma alavanca maior, que ficasse mais fácil manobrar (próxima da minha mão - tenho 1,82m), porém, em razão do tamanho maior, quando engatava a 1ª, 3ª e 5ª a manopla ficava perto do painel. Já quando engatava a 2ª, 4ª e ré, a manopla ficava na linha do banco. Tava estranho.

    Da forma como ele fez, o câmbio ficou ideal, pois a alavanca é curta e localizada bem ao lado do banco, na altura da mão.

    Segundo ele é um sistema similar ao do Pajero TR-4 R (de competição).

    Vou procurar algumas fotos de como estava antes e posto aqui.


    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Pela decepada na arvore o tranco foi feio heim ... e além de pneuão ainda tem alargador ... !!! tem que entrar no cálculo de momento de esforço tudo que não for longitudinal ao eixo de transmissão e além do semi original , tudo que passar rente ao final do eixo é considerado esforço extra ... nos rallyes eles bolam um jeito da roda ficar rente ao eixo , se vc observar os carros que participam dos Sertões a grande maioria tem a roda rente ao eixo ... eles não correm , voam ... e uma boa parte aguenta bem o tranco ...
    Obrigado pelo comentário. Mas desculpe-me se não entendi direito. Como as rodas, semis, cruzetas, etc., estão todas no sentido longitudinal do eixo, a que vc se referiu quando disse: "tudo que não for longitudinal ao eixo de transmissão"? Tem como desenhar?

    E como é feito nos rallys? Tiram a JH, cruzeta, etc.?


    A opção de usar o alargador foi pra ganhar um pouco mais de esterçamento da rodas. Os 37" limitam muito isso, e a cruzetinha tb não ajuda muito. Como os semis da RCV tem JH de alto grau giro, espero minorar esse problema.

    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    O meca comentou o que causou dano no cilindro mestre co freio ??? dependendo do que foi vai acontecer novamente , fica esperto ... 2 coisas não podem falhar, freio e direção ... abs ...
    Na primeira trilha que fiz com o Galego, os freios estavam fantásticos. Parecia que tinha até ABS!

    Já a partir da segunda, não gostei. Eu pisava várias vezes pra conseguir frear. Algumas vezes quando pisava, sentia pressão inicial no pedal, porém o pedal ia descendo bem devagar.

    Meca verificou se tinha ar no sistema, fez testes e detectou que o cilindro não tava bom. Poderia trocar as vedações, mas ele recomendou comprar um novo.

    Vc desconfia do que pode causar essa falha?


    Valeu!
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  • #1950
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    Movimentou sim.

    primeira e segunda vc precisa deslocar a alavanca pro lado esquerdo.

    3 e 4 nao, só pra frente e tras.
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  • #1951
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    Achei algumas fotos:

    Essa é a alavanca original da S-10. Reparem que no Galego ficaria bem curta.


    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-cambio-1.jpg
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    Outra foto da alavanca original da S-10.

    Reparem como ficou baixa e distante em relação ao banco!

    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-cambio-2.jpg
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    Procurei fotos da alavanca maior que o meca fez pra substituir a original, porém só encontrei essa.

    Em neutro estava numa distância bem melhor que a original, porém quanto engatada estava muito perto ou do painel ou do banco.


    Nessa foto está em neutro.

    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-cambio-3.jpg
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    Essa imagem abaixo não está muito boa, pois tirei-a de um vídeo de teste do Galego.

    Galego na 2ª marcha. Reparem que a alavanca está quase na linha do banco e bem atrás do meu joelho.


    Ficava desconfortável!

    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-cambio-4.jpg
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    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Pra que simplificar quando se pode complicar?
    Como estava tb não tava legal. Algo precisava ser feito. Talvez essa solução não seja a ideal, mas já melhorou bastante. Sábado veremos como vai se comportar!
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    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Concordo com o edu: bem mais simples colocar um extensão torta.
    Fala Caveso! Tá sumido! Tudo beleza?

    Atualiza o YS ômi!

    Inicialmente pensei nessa extensão torta, mas ficaria grande tb. Vou esperar o meca terminar essa invenção pra ver como vai ficar. Por enquanto é tudo provisório.


    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Sobre a quebra do eixo: para um pneuzão desses eu partiria para eixos dana 70...
    Viu que vc tá sumido? Umas páginas atrás, coloquei aqui essa situação. Tinha duas opções: Reforçar o D44 ou partir pro D60. Lendo as opiniões e experiências de todos, fazendo contas pra comparar custo x benefício, decidi pelo reforço do D44 com semi-eixos da RCV performance.

    A opção de D60 não foi totalmente descartada. Ficou prum futuro não muito distante!


    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    É reforçar os bengalas e C&P passará a ser o fusível...
    Impossível fazer uma omelete sem quebrar os ovos né? Se não for a CP, poderá ser o cardã, junta cv, etc. Entende agora pq o D60 é prum futuro não muito distante?

    Vê se aparece mais!

    Abração,

    Uxío
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