x
Convex Datacenter
Página 25 de 223 PrimeiroPrimeiro ... 15161718192021222324252627282930313233343575125 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 289 a 300 de 2671

Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Salvo engano, a pressão da tampa é de 1 bar.
    A capacidade só do reservatório de expansão? Se for somente a do reservatório segundo o pessoal desse tópico é cerca de 2l (http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...o-e-pneus.html (Reservatório de expansão e pneus))
    Se alguém puder confirmar com certeza, agradeço.

Apreciaria fotos também do reservatório e da tampa.

Parece que no Troller é 4 bar.

Curiosa diferença, não?

Abs.
    Ricardo A. I. Loureiro

Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Loras;

O reservatorio de expansão acho que tem uns 3 litros. Entre as marcas máximo e mínimo vai uns 500mL.

[...]

Sei lá, já que a idéia é criar, quem sabe não vale uma experiência!

Abs!!!
    Pode ser uma idéia!

Mas o sensor de nível já tem algumas soluções no mercado, meio caminho andado!

Depois precisaria ser analisado qual o valor da variação da pressão nessas situações. Será que existe um trasndutor pressão / eletricidade sensível e confiável suficiente para isso?

Abraço.
    Ricardo A. I. Loureiro

Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Daniel,

A idéia é justamente desenvolver um kit que alerte antes da água acabar totalmente!

Existem alguns relatos de que o sensor não acusa o aumento da temperatura.

Principalmente quando a água abaixa muito rapidamente e não há tempo suficiente de contato com o sensor para esquentá-lo.

Se toda água vazar, como o sensor esquenta?

Não gosto muito da idéia de furar o reservatório original.

Por isso precisaria de mais dados:

- qual a pressão de abertura da tampa original do reservatório da Ranger?

- qual a capacidade em litros do reservatório considerando o limite superior?

Obrigado pela ajuda!

Abraço,
    Dá uma olhada no site do Sukys, ele tem isso pronto... SUKYS - Tecnologia Eletrônica
    L200 Triton AT 3.2 2010

Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Dá uma olhada no site do Sukys, ele tem isso pronto... SUKYS - Tecnologia Eletrônica
    Já converso com ele há algum tempo!

Ele recomenda adaptar um sensor no reservatório, precisa furar!

E isso gera um pouco de receio nos proprietários.

Por isso se houver uma solução menos agressiva para o sensor...
    Ricardo A. I. Loureiro

Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Agradecimentos: 0

furos

Olá Daniel,

"O reservatorio de expansão acho que tem uns 3 litros. Entre as marcas máximo e mínimo vai uns 500mL."

Um pouco menos, uns 2l.

"Quando se funciona o motor, a temperatura vai subindo e a pressão de trabalho também. Se houver um vazamento abrupto, (rompimento de mangueira, por exemplo), a temperatura pode não subir, o liquido vazar (ai entra o seu sensor de nivel da água no reservatório) e queda de pressão no sistema."

A temperatura sobe e desce rápido, mesmo que o vazamento seja grande e abrupto.

Daí temos mais uma importância da válvula termostática. Ela prende a água no bloco até que a temperatura suba. Após ela subir, o que é rápido, o motorista tem controle da água no sistema. Se continuar subindo, pouca água; se o ponteiro da temperatura subir e descer rápido após o aquecimento normal, grande vazamento. Os engenheiros adotaram este sistema partindo do pressuposto que: 1. vazamentos pelo bloco (água sob controle da válvula) são mais raros e ocorrem em pouca quantidade, devendo ser perceptível antes que gere danos.

Na verdade, os imbecis dos projetistas deveriam simplificar a babel que é o sistema de mangueiras da Ranger, eliminando várias conexões. Por exemplo, na 2.8 deveriam fazer o resfriador de óleo embutido no bloco. Foi justamente naquela ligação que a mangueira da minha rompeu-se abruptamente (rasgou 95%).
    Poderiam também adotar o sistema de radiador pressurizado independente - aqueles com tampa do radiador que segura a pressão (com reservatório sem pressão que é muito mais simples e a prova de problemas), igual a Dodge Ram e Cherokee v8 5.2 e 5.9.

"Se houver mesmo que um pequeno vazamento, o sistema fechado não atingirá a pressão máxima de trabalho a temperatura normal, haverá indicação de pressão "faltante", em caso de desligamento do motor, o sistema não se manterá pressurizado, e haverá indicação, mesmo que a perda de liquido seja infima."

Mesmo com vazamento pequeno, o sistema se pressurizará. Será atingida a pressão de trabalho sim. Mesmo sem vazamentos, a pressão escapa com o tempo. Uns 2 ou 3 dias são suficientes para o sistema se despressurizar.

Na minha acho que vou furar o reservatório de expansão e instalar um sensor de nível. Os Ford Versailles sairam com sensor de nível. Deve ser barato.

Daniel

Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Loras;

O reservatorio de expansão acho que tem uns 3 litros. Entre as marcas máximo e mínimo vai uns 500mL.

Uma idéia a ser avaliada (penso eu) é utilizar o conceito do sistema de arrefecimento: Pressão. Se utilizar um manometro de pressão não dá para monitorar, de uma maneira mais precisa o status do sistema? Explico. Quando se funciona o motor, a temperatura vai subindo e a pressão de trabalho também. Se houver um vazamento abrupto, (rompimento de mangueira, por exemplo), a temperatura pode não subir, o liquido vazar (ai entra o seu sensor de nivel da água no reservatório) e queda de pressão no sistema.

Se houver mesmo que um pequeno vazamento, o sistema fechado não atingirá a pressão máxima de trabalho a temperatura normal, haverá indicação de pressão "faltante", em caso de desligamento do motor, o sistema não se manterá pressurizado, e haverá indicação, mesmo que a perda de liquido seja infima.

Apenas para ilustrar: Tive um Gol 1.6 que quando desligava, após mais ou menos um minuto, começava-se a escutar o barulho de água borbulhando no reservatorio de expansão. Se deixasse uns 5 minutos, ele parava de borbulhar. Mas também, depois desse tempo podia se abrir a tampa sem medo que o sistema estava com a presão baixissima. Troquei a tampa e tudo se resolveu.

Sei lá, já que a idéia é criar, quem sabe não vale uma experiência!

Abs!!!

Daniel,

O sensor de nível pode custar entre 60 a 500 reais.

Depende de como você pretende instalar. Quais suas exigências.

Pode ser simplesmente o sensor e pronto (usando uma luz espia vazia do próprio painel). Ou sensor + relê. Ou sensor + relê + buzzer. Ou ainda tudo isso + módulo...

Só um adendo. Nem sempre o marcador da temperatura tem a "instantaneidade" necessária.

Ou seja, alguns marcadores não funcionam como o RPM / velocimetro. Não é instantâneo.

Eles podem demorar a subir... ou ainda não apresentar variação mesmo com a temperatura variando mais de 5 graus. Na Defender é assim. O motor esquenta (normalmente) em algumas situações, mas o marcador não mostra. Quando esquenta de verdade... demora a subir... e aí, o cabeçote já disse adeus.

Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

O ideal seria aquele sensor do ômega, mas eu mesmo já procurei e só achei usado. Exitem um monte de outros, mas todos têm que ser instalados de dentro pra fora, e a maioria não suporta temperaturas acima de 80 ou 90ºC.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Walter, a tampa do Omega serve na Ranger?

Tem mesma especificação de pressão?

Existe um sensor que segundo o fabricante suporta 125o. C.

Mas ainda assim é instalado furando o reservatório.
    Ricardo A. I. Loureiro

Walter, a tampa do Omega serve na Ranger?

Tem mesma especificação de pressão?

Existe um sensor que segundo o fabricante suporta 125o. C.

Mas ainda assim é instalado furando o reservatório.
    Essas tampas são iguais na maioria dos carros, mesma pressão também. Que eu me lembro, no reservatório da Ranger em baixo da tampa tem um compartimento menor para quebrar ondas e não permite o acesso para instalar um sensor de nível desses.

Eu já pensei em colocar um boia com um imã dentro desse compartimente e um reed switch do lado de fora. Desse jeito não precisaria furar nada, mas não testei...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Walter,

Vamos testar? Será que a bóia/íma não pode ser "engolido" pelo sistema eventualmente?

O que seria um reed switch? O custo é acessível?

Semana que vem pretendo dar um volta nas autopeças daqui para averigar as possibilidades.

Um mecanismo muito simples que evitaria prejuízos! Poderia vir de fábrica em todos os carros...
    Ricardo A. I. Loureiro

Walter,

Vamos testar? Será que a bóia/íma não pode ser "engolido" pelo sistema eventualmente?

O que seria um reed switch? O custo é acessível?

Semana que vem pretendo dar um volta nas autopeças daqui para averigar as possibilidades.

Um mecanismo muito simples que evitaria prejuízos! Poderia vir de fábrica em todos os carros...
    Se a boia for de tamanho suficiente ela vai ficar perto da tampa.

O reed switch normalmente é uma ampola de vidro com um contato elétrico que atua sob influência de um campo magnético e é bastante sensível. Muito usado naqueles sensores de alarme que a gente instala em portas e janelas de residências. Custa nada: SENSORES-Reed-switch

Isso deveria se básico, pra você ter uma ideia, já em 88 tive um Uno 1.5R que tinha no painel um "check control" que avisava entre vários outros se o nível da água do radiador baixasse. Tinha um sensor com boia no reservatório, depois vi isso no ômega e nunca mais em outro veículo. Se isso passasse a vir em todos os veículos os serviços das retíficas cairiam bastante.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    (...)

Mesmo com vazamento pequeno, o sistema se pressurizará. Será atingida a pressão de trabalho sim. Mesmo sem vazamentos, a pressão escapa com o tempo. Uns 2 ou 3 dias são suficientes para o sistema se despressurizar.

Na minha acho que vou furar o reservatório de expansão e instalar um sensor de nível. Os Ford Versailles sairam com sensor de nível. Deve ser barato.

Daniel
    Daniel;

Então, mesmo vazando o sistema pressuriza e, inclusive, acelera pequenos furos.

No pé do radiador, mangueira inferior, o FDP do mecanico montou de qualquer jeito e sumia água do reservatorio da minha Ranger. Só que eu olhava no frio e não via vazamento, apenas a mancha no chão da garagem. Um dia, quando inspecionei com o motor bem quente é que eu vi o vazamento, por isso sugeri pressão. O Gol que eu citei, tinha vazamento de pressão na tampa e mesmo assim o sistema pressurizava.

Com relação ao sistema da Dodge, tomo a liberdade de discordar...Não sei porque (de boa, não sei mesmo! Era o sistema do Passat mas não confio muito nesse sistema. Acho ele meio "mascarado". A L-200 Sport usa esse sistema. E se não estou errado (Mitsubisheiros, apareçam para confirmar!) o famoso "kit gelo" para as L-200 Sport/Outdoor consiste justamente em colocar um sistema selado com reservatório de expansão.

Um Abraço
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 100
      Última resposta: 22/08/2015, 02:14
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 03/10/2011, 01:07
    3. Tópico da RANGER 2.5 e 2.8
      Por Imperador! no fórum Ford
      Respostas: 23
      Última resposta: 19/08/2011, 20:14
    4. Respostas: 12
      Última resposta: 04/06/2005, 09:51

Permissões de Postagem