Troca só a pastilha. Passe no disco seo serve para afinar disco e deixá-lo fino mais rapido para antecipar a troca de um componente que não tem a necessidade de trocas tão frequentes quanto o povo quer que tenha.
Considerando que a pastilha é feita de um material mais macio que o disco (óbvio), ela se assenta aos riscos e sulcos do disco de freio. O unico cuidado é que logo em seguida da troca, o carro fica com os freios meio "fracos" na primeira centena de quilometros. A unica ressalva é que um bom mecanico coloca as pastilhas e desbasta as pontas para elas assentarem mais rapidamente.
Com o preco do passe no disco de freio, dependendo do carro, compensa trocar direto o disco ao invés de ficar retificando, com o risco de ficar mal feito o serviço e o freio trepidando. Alguém em sã consciência dá passe em disco de freio de Gol quadrado (Um par de discos novos custa uns R$80,00!!!)
NUNCA dei passe no disco da minha Ranger e troquei a pastilha 6 vezes no mesmo disco (um jogo a cada 20 mil km), em 120 mil km e olha que rodei no asfalto, areia e lama.
Só troquei o disco de freio pois em um dos lados, ouve um problema de fabricação de uma pastilha que se desgastou de maneira anormal (menos de 5 mil km) e como ficou no "ferro com ferro", acabou por desgastar uma das faces do disco de freio. Isso aos 120 mil km. Caso contrário, estaria rodando com os discos originais.
Opinião minha: Passe em disco é tão util quanto "limpeza" de ar condicionado feita em posto de gasolina...