
Postado originalmente por
Daniel.Shimomoto
Galera, de boa...Esse negocio de NGD é melhor que Sprint que é inferior ao HS que é melhor que o Cummins e todos são inferiores ao AP 1600, enche o saco e detona qualquer topico. Para julgar ALGUMA coisa tem que conhecer. E ponto!
Um pouco de historia:
-> HS 2.5 = Projeto original da Land Rover para o Defender. Nasceu a gasolina (ciclo Otto) vertido para o diesel pela Land, veio para o Brasil em 1996 e foi produzido sob licença pela Ioschpe-Maxion (era chamado de "Maxion Rover" por alguns). Motorzinho excelente se colocado no veiculo certo com o cambio certo. Aplicação essencialmente veicular em carros de passeio não comerciais. Cabeçote em aluminio e sistema de distribuição e acionamento de comando de válvulas via correia dentada.
O Comando de válvulas é lateral, e não sobre as válvulas.
Funcionou bem na Ranger (115cv) e na Mercedes Sprinter (denominado de OM-014LA), sendo que já vi Sprinter com mais de 500 mil km e motor lacrado.Um amigo meu rodou 389 mil com sua Ranger 99, sempre andando com o "pé baixo" e o motor só parou porque quebrou um anel.
Na F-1000 ganhou má fama pois ao contrário do MWM, projetado para rodar gerando potencia total em 2800rpms, o Maxion gerava 115cv em 4000rpms, sendo que a potencia disponivel do motor entre 1600 e 2800rpms era insatisfatoria para o peso do carro. Na S10 ganhou má fama porque simplesmente era raquitico. 90cv apenas em 4000rpms.
Importante notar que NENHUM motor diesel de alta rotação é projetado para rodar em regime de potência máxima 100% do tempo.
-> HS2.8/PS2.8 = Quando a Ioschpe-Maxion vendeu a divisão de motores para a International Engines, a empresa pegou o HS2.5, aprimorou o motor conceitualmente, revendo pequenos detalhes e aumentando um pouco o deslocamento e apresentou o HS2.8L com ou sem VNT/TGV.
Motor semelhante ao HS2.5 nas virtudes mas sem seus os defeitos (como os vazamento), além de ligeiramente mais silencioso e funcionamento mais suave.
Motor predileto para remotorização de Land Rovers Defender no exterior. No Brasil houve apenas 3 aplicações: Ford Ranger, Crosslander e um projeto de onibus hibrido/eletrico.
-> MWM Sprint 2.8L = Na verdade o 2.8L é o 4.2L 6 cilindros na sua versão 4 cilindros. Lançado em 1995 foi um motor revolucionário por ser o primeiro 6 cilindros diesel de alta rotação no mundo! Gerava 168cv @ 3800rpms nas primeiras Silverados e ficaram afamados por apresentarem muita quebra de virabrequim. Seja como for, a partir de 1999, o 6 cilindros foi taxado em 150cv na Silverado em 3400rpms (400rpms a menos que nas versoes iniciais)
A GM encomendou a versão de 2 cilindros a menos do Spinnt para equipar a S10 pois o Maxion HS2.5 era simplesmente fraquissimo para a proposta do carro. E sendo assim a GM saiu na frente da Ford lançando no ano 2000 a S10 2.8L MWM Sprint.
Do ponto de vista construtivo, o Sprint é um motor prá lá de parrudo: Não tem correia de distribuição, funçao esta exercida por um trem de 10 engrenagens na parte de trás do bloco. Comando de válvulas no cabeçote e cabeçote de 3 valvulas por cilindro. Camisas destacáveis do bloco (prevendo futuras retificas) e cabeçote em ferro fundido (mais robusto)
Ganhou injeção "common rail" a partir de 2005 para pode enquadrar nas normas Euro III/Proconve 5 mas....ao contrário do que seria o lógico as versões de injeção mecanica do Sprint consomem menos diesel do que as eletronicas.
O motorzinho ficou tão robusto e com cara de aplicação comercial que a VW caminhões encomendou uma versão "aumentada" do 4.07 do Sprint que se tornou a 4.08 (3 litros), utilizada no modelo 8-140 da empresa e microonibus.
-> NGD3.0E = Motor que nasceu eletronico. Nunca teve versão de injeção mecanica. Projetado para as normas Euro III de emissões mas prevendo Upgrades para até Euro V.
Do ponto de vista construtivo apresenta recursos modernos como cabeçote de 16 valvulas por cilindro, tuchos hidraulicos, acionamento de válvulas via roletes...corrente de distribuição, enfim, é moderno. Inclusive o sistema de Injeção common rail é avançado com injeção de diesel em 3 fases, coisa evoluida.
------------------------
Portanto não tem essa de dizer o motor X é mellhor que o Y que é pior que o Z.
Se eu fosse remotorizar uma picae a gasolina, jipe ou qualquer coisa, escolheria um HS2.8 sem pestanejar.
Para usar em um microonibus, um Sprint
Se fosse projetista de um veiculo não comercial a ser vendido zero km, o NGD é a melhor escolha,
Portanto tudo é relativo!
Abs!!!