Se alguém puder confirmar com certeza, agradeço.
Apreciaria fotos também do reservatório e da tampa.
Parece que no Troller é 4 bar.
Curiosa diferença, não?
Abs.
Versão Imprimível
Pode ser uma idéia!
Mas o sensor de nível já tem algumas soluções no mercado, meio caminho andado!
Depois precisaria ser analisado qual o valor da variação da pressão nessas situações. Será que existe um trasndutor pressão / eletricidade sensível e confiável suficiente para isso?
Abraço.
Dá uma olhada no site do Sukys, ele tem isso pronto... SUKYS - Tecnologia Eletrônica
Olá Daniel,
"O reservatorio de expansão acho que tem uns 3 litros. Entre as marcas máximo e mínimo vai uns 500mL."
Um pouco menos, uns 2l.
"Quando se funciona o motor, a temperatura vai subindo e a pressão de trabalho também. Se houver um vazamento abrupto, (rompimento de mangueira, por exemplo), a temperatura pode não subir, o liquido vazar (ai entra o seu sensor de nivel da água no reservatório) e queda de pressão no sistema."
A temperatura sobe e desce rápido, mesmo que o vazamento seja grande e abrupto.
Daí temos mais uma importância da válvula termostática. Ela prende a água no bloco até que a temperatura suba. Após ela subir, o que é rápido, o motorista tem controle da água no sistema. Se continuar subindo, pouca água; se o ponteiro da temperatura subir e descer rápido após o aquecimento normal, grande vazamento. Os engenheiros adotaram este sistema partindo do pressuposto que: 1. vazamentos pelo bloco (água sob controle da válvula) são mais raros e ocorrem em pouca quantidade, devendo ser perceptível antes que gere danos.
Na verdade, os imbecis dos projetistas deveriam simplificar a babel que é o sistema de mangueiras da Ranger, eliminando várias conexões. Por exemplo, na 2.8 deveriam fazer o resfriador de óleo embutido no bloco. Foi justamente naquela ligação que a mangueira da minha rompeu-se abruptamente (rasgou 95%).
Poderiam também adotar o sistema de radiador pressurizado independente - aqueles com tampa do radiador que segura a pressão (com reservatório sem pressão que é muito mais simples e a prova de problemas), igual a Dodge Ram e Cherokee v8 5.2 e 5.9.
"Se houver mesmo que um pequeno vazamento, o sistema fechado não atingirá a pressão máxima de trabalho a temperatura normal, haverá indicação de pressão "faltante", em caso de desligamento do motor, o sistema não se manterá pressurizado, e haverá indicação, mesmo que a perda de liquido seja infima."
Mesmo com vazamento pequeno, o sistema se pressurizará. Será atingida a pressão de trabalho sim. Mesmo sem vazamentos, a pressão escapa com o tempo. Uns 2 ou 3 dias são suficientes para o sistema se despressurizar.
Na minha acho que vou furar o reservatório de expansão e instalar um sensor de nível. Os Ford Versailles sairam com sensor de nível. Deve ser barato.
Daniel
Daniel,
O sensor de nível pode custar entre 60 a 500 reais.
Depende de como você pretende instalar. Quais suas exigências.
Pode ser simplesmente o sensor e pronto (usando uma luz espia vazia do próprio painel). Ou sensor + relê. Ou sensor + relê + buzzer. Ou ainda tudo isso + módulo...
Só um adendo. Nem sempre o marcador da temperatura tem a "instantaneidade" necessária.
Ou seja, alguns marcadores não funcionam como o RPM / velocimetro. Não é instantâneo.
Eles podem demorar a subir... ou ainda não apresentar variação mesmo com a temperatura variando mais de 5 graus. Na Defender é assim. O motor esquenta (normalmente) em algumas situações, mas o marcador não mostra. Quando esquenta de verdade... demora a subir... e aí, o cabeçote já disse adeus.
Abraço,
O ideal seria aquele sensor do ômega, mas eu mesmo já procurei e só achei usado. Exitem um monte de outros, mas todos têm que ser instalados de dentro pra fora, e a maioria não suporta temperaturas acima de 80 ou 90ºC.
Walter, a tampa do Omega serve na Ranger?
Tem mesma especificação de pressão?
Existe um sensor que segundo o fabricante suporta 125o. C.
Mas ainda assim é instalado furando o reservatório.
Essas tampas são iguais na maioria dos carros, mesma pressão também. Que eu me lembro, no reservatório da Ranger em baixo da tampa tem um compartimento menor para quebrar ondas e não permite o acesso para instalar um sensor de nível desses.
Eu já pensei em colocar um boia com um imã dentro desse compartimente e um reed switch do lado de fora. Desse jeito não precisaria furar nada, mas não testei...
Walter,
Vamos testar? Será que a bóia/íma não pode ser "engolido" pelo sistema eventualmente?
O que seria um reed switch? O custo é acessível?
Semana que vem pretendo dar um volta nas autopeças daqui para averigar as possibilidades.
Um mecanismo muito simples que evitaria prejuízos! Poderia vir de fábrica em todos os carros...
Se a boia for de tamanho suficiente ela vai ficar perto da tampa.
O reed switch normalmente é uma ampola de vidro com um contato elétrico que atua sob influência de um campo magnético e é bastante sensível. Muito usado naqueles sensores de alarme que a gente instala em portas e janelas de residências. Custa nada: SENSORES-Reed-switch
Isso deveria se básico, pra você ter uma ideia, já em 88 tive um Uno 1.5R que tinha no painel um "check control" que avisava entre vários outros se o nível da água do radiador baixasse. Tinha um sensor com boia no reservatório, depois vi isso no ômega e nunca mais em outro veículo. Se isso passasse a vir em todos os veículos os serviços das retíficas cairiam bastante.
Daniel;
Então, mesmo vazando o sistema pressuriza e, inclusive, acelera pequenos furos.
No pé do radiador, mangueira inferior, o FDP do mecanico montou de qualquer jeito e sumia água do reservatorio da minha Ranger. Só que eu olhava no frio e não via vazamento, apenas a mancha no chão da garagem. Um dia, quando inspecionei com o motor bem quente é que eu vi o vazamento, por isso sugeri pressão. O Gol que eu citei, tinha vazamento de pressão na tampa e mesmo assim o sistema pressurizava.
Com relação ao sistema da Dodge, tomo a liberdade de discordar...Não sei porque (de boa, não sei mesmo! Era o sistema do Passat mas não confio muito nesse sistema. Acho ele meio "mascarado". A L-200 Sport usa esse sistema. E se não estou errado (Mitsubisheiros, apareçam para confirmar!) o famoso "kit gelo" para as L-200 Sport/Outdoor consiste justamente em colocar um sistema selado com reservatório de expansão.
Um Abraço