Fiz na autorizada MWM de Fortaleza.
Procura a oficina MWM na tua região. Bem melhor que concessionária.
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Amigos,
Uma dúvida.
A Ranger possui algum tipo de sensor no reservatório de aferrecimento que detecta quando o nível do líquido abaixa?
Obrigado.
Tem não.
Se eu não me engano, o Walter cogitou adaptar um na Ranger dele, mas eu acho que não fez...
Certo. Além do Troller, quais outros carros saíram com o 3.0 eletrônico?
Sabem me dizer se é possível adaptar outros reservatórios de expansão na Ranger? Alguém já fez?
Abs.
Loras;
Adaptação de reservatório eu sinceramente desconheço.
Quanto a outros veículos saindo com NGD 3.0 só no exterior. Li de um Motorhome australiano com o NGD3.0E taxado em 140cv e um micro-onibus chinês utilizando o NGD fabricado sob licença na China.
Nos EUA a Navistar divulga o NGD no site dela e existe pessoas em foruns buscando informações dele para repotenciamento em Land Rovers Defender.
O HS2.8 já é utilizado por lá nas Defenders e em uma réplica do Toyota Land Cruiser (Bandeirantes) construida por lá.
Respondendo a essa questão: Definitivamente não!
Já tive um problema de vazamento de liquido na minha e nada acusou no painel exceto quando o sistema perdeu pressão e a temperatura subiu e o ponteiro indicou (a tempo de não causar danos).
Apenas para ilustrar, o ponteiro sobe e acende a luz da temperatura quando chega no vermelho.
Um grande Abraço
Daniel,
A idéia é justamente desenvolver um kit que alerte antes da água acabar totalmente!
Existem alguns relatos de que o sensor não acusa o aumento da temperatura.
Principalmente quando a água abaixa muito rapidamente e não há tempo suficiente de contato com o sensor para esquentá-lo.
Se toda água vazar, como o sensor esquenta?
Não gosto muito da idéia de furar o reservatório original.
Por isso precisaria de mais dados:
- qual a pressão de abertura da tampa original do reservatório da Ranger?
- qual a capacidade em litros do reservatório considerando o limite superior?
Obrigado pela ajuda!
Abraço,
Com certeza é possível, de duas formas:
a) Trocando o reservatório de expansão completo. Pelo que eu vi, a Quantum, ômega e Tempra tinham reservatórios de expansão com sensor de nível.
b) Adaptando um sensor de nível de outro carro ou um genérico. Nesse caso tinha que fazer um jeito de o sistema não ficar despressurizado. Parece-me uma solução um pouco mais difícil, mas não impossível, mas um dos links abaixo mostra que dá pra adaptar a tampa do Tdi300 o que é bem fácil, caso a rosca seja a mesma.
Será que é realmente fazer isso tudo? Não seria mais fácil simplesmente verificar a água do carro regularmente?
Links principais:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...-defender.html
ReduTToras: Sensor Nível Vaso Expansão - motores Land Rover 300tdi - 1ª parte
Outros links que podem ajudar:
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Reservatorio De Agua Do Tempra Com Sensor De Nivel - R$ 150,00 en MercadoLibre
Salvo engano, a pressão da tampa é de 1 bar.
A capacidade só do reservatório de expansão? Se for somente a do reservatório segundo o pessoal desse tópico é cerca de 2l (http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...o-e-pneus.html)
Loras;
O reservatorio de expansão acho que tem uns 3 litros. Entre as marcas máximo e mínimo vai uns 500mL.
Uma idéia a ser avaliada (penso eu) é utilizar o conceito do sistema de arrefecimento: Pressão. Se utilizar um manometro de pressão não dá para monitorar, de uma maneira mais precisa o status do sistema? Explico. Quando se funciona o motor, a temperatura vai subindo e a pressão de trabalho também. Se houver um vazamento abrupto, (rompimento de mangueira, por exemplo), a temperatura pode não subir, o liquido vazar (ai entra o seu sensor de nivel da água no reservatório) e queda de pressão no sistema.
Se houver mesmo que um pequeno vazamento, o sistema fechado não atingirá a pressão máxima de trabalho a temperatura normal, haverá indicação de pressão "faltante", em caso de desligamento do motor, o sistema não se manterá pressurizado, e haverá indicação, mesmo que a perda de liquido seja infima.
Apenas para ilustrar: Tive um Gol 1.6 que quando desligava, após mais ou menos um minuto, começava-se a escutar o barulho de água borbulhando no reservatorio de expansão. Se deixasse uns 5 minutos, ele parava de borbulhar. Mas também, depois desse tempo podia se abrir a tampa sem medo que o sistema estava com a presão baixissima. Troquei a tampa e tudo se resolveu.
Sei lá, já que a idéia é criar, quem sabe não vale uma experiência!
Abs!!!
boa noite, quem tiver problemas com a ranger 3.0 pode me perguntar que passei por uns esses tempos e tô cheio de dicas..abç
Exato. Já encontrei um sensor genérico que pode ser adaptado em qualquer reservatório. Mas confesso que prefiro algo menos "agressivo". Sem furos.
Uma coisa é verificar o nível da água com o carro parado... quero ver fazer com ele andando! :mrgreen:
Obrigado pelos links, ajudarão bastante!
Abraço,