Muito difícil não ser o cabeçote ou junta. O marcador não marca direito por que ele só marca se tiver água no motor. Se a água está borbulhando o estrago já foi feito e certamente você vai ter que desmontar o cabeçote.
Versão Imprimível
Tô com o Walter: é junta queimada ou cabeçote com cavitação.
Passei por situação semelhante à sua e relatei aqui no fórum (é uma boa leitura, a partir da página 12): http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...biarra-12.html
PS: manda olhar também sua VT. Pelo que você relatou (demora pra atingir temperatura de trabalho), ela pode ter travado aberta.
Pessoal, mesmo sem o marcador marcar que está fervendo?
Quando tem água no sistema o marcador nunca passa da metade...estou usando-a normalmente, mas está baixando água, justamente em dias mais quentes, em que a pressão do sistema sobe..
O carro, no momento está na oficina, mas até agora o meca não achou o motivo...
Agradeço a ajuda dos amigos aqui do fórum, e informo assim que for resolvido o problema...ah, minha ranger é minha desde zero, e tem somente 65milkm, caso seja cabeçote, vou passar esse carro e nunca mais na minha vida compro um FORD!! Pagar 87 mil reais, andar 65 milkm, e ter de fazer o cabeçote do motor, num carro a diesel é fod...então compro um chinês JAC MOTORS que certamente rodarei 65milkm sem me incomodar...
abraços
Tem um teste muito simples pra saber se ela tá esquentando... pega uam estrada e fica na marcha de 140~150kmh em 4ª marcha.
Depois que atingir a temperatura de trabalho, esquentará em menos de 10 minutos.
Se carro talvez não esteja esquentando ainda por causa do seu uso ser em cidade, exigindo pouco do motor.
O problema no cabeçote não tem nada a ver com a Ford/Ranger. Você, em algum ponto da vida da sua picape, fez alguma coisa errada (misturou aditivos, rodou sem água, bomba d'água deu problema e você pagou pra ver, usou água de torneira - controverso, mas é uma possibilidade). Assim como ocorreu na minha (cavitação no cabeçote por acúmulo de cloro - diagnóstico oficial, mas pode ser também mistura de aditivos do dono anterior, não sei...), pode ter acontecido na sua.
E na minha aconteceu por volta da mesma km, 60.000km. Hoje ela está indo pros 80.000km (estaria muito mais, mas estou focado nos estudos pra concurso e passo o dia quase todo em casa...)
Imperador obrigado pela sua ajuda...mas já testei 170KM/h um tempão na estrada, e a temperatura não passa da metade, isto é, do normal...
abs
Se ela não está esquentando ainda, quando o desgaste aumentar certamente esquentará.
Reservatório borbulhado é quase 100% junta de cabeçote, agora esta junta é metálica até hoje não vi aqui no forum relato de queima desta junta se for será o 1º
Se vc ver umas 5 ou 6 página anteriores deste mesmo tópico eu postei o mesmo problema. Quando vc desliga o motor da de escutar o borbulhar da agua de dentro da viatura?? E se vc diz que nao esquenta é pq ainda tem agua no sistema. Quando a agua não for suficiente e o motor ferver podes comprometer o motor inteiro!
Quase 90% de chances de ser a junta do cabeçote queimada.